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Problema com Sprite
4 participantes
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Problema com Sprite
Olá.
Estou com problemas com o soco do personagem, eu tenho um sprite com 9 imagens da animação do personagem socando, mas eu mexi e remexi e não encontrei um jeito de fazer ele bater e aparcer a sequencia inteira da animação, só aparece uma subimagem do sprite.
Também Preciso de ajuda para entrar e sair de uma room, tipo sair pela direita voltar pelo mesmo lugar e aparecer na room anterior.
Estou com problemas com o soco do personagem, eu tenho um sprite com 9 imagens da animação do personagem socando, mas eu mexi e remexi e não encontrei um jeito de fazer ele bater e aparcer a sequencia inteira da animação, só aparece uma subimagem do sprite.
Também Preciso de ajuda para entrar e sair de uma room, tipo sair pela direita voltar pelo mesmo lugar e aparecer na room anterior.
Nickvas- Data de inscrição : 23/04/2012
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Re: Problema com Sprite
mexi e remexi e não encontrei um jeito de fazer ele bater e aparcer a sequencia inteira da animação, só aparece uma subimagem do sprite.
Difícil dizer o que é. Poder ser muita coisa...
Talvez você tenha feito a troca no evento de colisão "ao bater". Colisão é um evento que acontece continuamente enquanto houver contato das instâncias, então, um código como esse abaixo faria a animação "parar"...
- Código:
image_index = 0 // retorna à subimagem 0
sprite_index = spr_batendo // troca o sprite
...porque image_index seria redefinida como 0 o tempo todo.
Outra possibilidade seria a de você estar usando um evento contínuo pra fazer a troca, como o "Draw" por exemplo.
Ainda outra possibilidade seria você estar definindo image_speed como zero (0) em algum lugar do código. Isso faz a animação parar também.
Também Preciso de ajuda para entrar e sair de uma room, tipo sair pela direita voltar pelo mesmo lugar e aparecer na room anterior.
Um jeito simples seria colocar dois objetos de contato nas laterais da room. Daí, na colisão, o da lateral esquerda enviaria o personagem pra room anterior (room_goto_previous()) e o outro pra posterior (room_goto_next()). Você só teria que reajustar a posição inicial do personagem.
Abraços!!
GameMakerTutoriais- Data de inscrição : 29/01/2011
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Re: Problema com Sprite
Cara, se você quer o que estou pensando tratando-se da situação sobre as rooms, você pode usar variáveis globais.
Use uma variável global para guardar de que porta ele veio e pra qual porta ele vai, e use um teste "if" dentro do boneco para ele saber daonde veio ou para onde vai. Depois que o boneco já sabe isso, faça com que o "x" e o "y" do seu boneco sejam os valores da porta em que você quer aparecer ao iniciar a room. Se tu realmente não conseguiu me entender, manda uma pm que eu te passo em forma de código.
Use uma variável global para guardar de que porta ele veio e pra qual porta ele vai, e use um teste "if" dentro do boneco para ele saber daonde veio ou para onde vai. Depois que o boneco já sabe isso, faça com que o "x" e o "y" do seu boneco sejam os valores da porta em que você quer aparecer ao iniciar a room. Se tu realmente não conseguiu me entender, manda uma pm que eu te passo em forma de código.
Markulino- Data de inscrição : 28/02/2012
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Re: Problema com Sprite
Oi, vejo que está na ativa, lhe mandei um e-mail sobre aquelo projeto, dê uma olhada quando puder.
Sobre suas dúvidas aqui, é o seguinte:
Se estiver programando por código use: image_speed=VELOCIDADE DA ANIMAÇÃO. Se colocar a velocidade em 0 ele vai mostra só a primeira imagem do sprite, se colocar negativo a animação será ao contrário e um número positivo fica repetindo a animação.
Se estiver usando DnD é mais simples: use o icone Change Sprite no Create e defina 0 para subimage e um número positivo para speed. Mas para saber o que tá acontecendo voce tem que postar o código usado.
Sair e entrar da room: coloque um objeto qualquer para o player colidir e no evento colisão use um room_goto, na próxima room é só criar o player na posição desejada. Para manter os parâmetros de player inalterados na próxima room utilize sempre variáveis globais que sejam setadas inicialmente em outro objeto que não seja o player, por exemplo um objeto "variaveis" que exista somente no início do jogo.
Sobre suas dúvidas aqui, é o seguinte:
Se estiver programando por código use: image_speed=VELOCIDADE DA ANIMAÇÃO. Se colocar a velocidade em 0 ele vai mostra só a primeira imagem do sprite, se colocar negativo a animação será ao contrário e um número positivo fica repetindo a animação.
Se estiver usando DnD é mais simples: use o icone Change Sprite no Create e defina 0 para subimage e um número positivo para speed. Mas para saber o que tá acontecendo voce tem que postar o código usado.
Sair e entrar da room: coloque um objeto qualquer para o player colidir e no evento colisão use um room_goto, na próxima room é só criar o player na posição desejada. Para manter os parâmetros de player inalterados na próxima room utilize sempre variáveis globais que sejam setadas inicialmente em outro objeto que não seja o player, por exemplo um objeto "variaveis" que exista somente no início do jogo.
cascavelo- Games Ranking :
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