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lado da sprite

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Mensagem por matheus870 Sáb 21 Jan 2012, 18:30

criei uma sprite de o player atacando e ele ataca com a tecla ctrl

mas eu não consigo fazer com que ele ataque para a direita quando estiver virado para a direita e vice versa

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Mensagem por Ritton Sáb 21 Jan 2012, 18:35

Como assim? Verificar a posição e utilizar a sprite correta? Bom, creio que esse tutorial abaixo funcione corretamente com o seu desejo:

Aula 7: Levande e Ande por Reddragon

Passando uma lógica, você primeira terá que declarar uma variável que verifique a posição do player. Após verificar a posição e utilizar a tecla, fazer com que a sprite correta seja utilizada através do sprite_index, por exemplo.

Até mais!
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Mensagem por matheus870 Sáb 21 Jan 2012, 19:20

não intendi esse tutorial --\'

eu queria que se o personagem estivesse virado para a direita e eu usasse o poder, a sprite do poder virasse para o lado em que o personagem já estava ou seja

player está para a direita e eu ataco, o ataque fosse para a direita entendeu?
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Mensagem por Ritton Sáb 21 Jan 2012, 19:55

Eu entendi o seu pedido, mas você tem que ler o tutorial para ver que as resposta estão lá. Você leu corretamente o tutorial e estudou os códigos? Eu aprendi a fazer essa verificação com ele, então como você não consegue? Bom, vou repassar a lógica:

Ritton escreveu:Passando uma lógica, você primeira terá que declarar uma variável que verifique a posição do player. Após verificar a posição e utilizar a tecla, fazer com que a sprite correta seja utilizada através do sprite_index, por exemplo.

Dificuldade: Iniciante

Requerimentos:

1.Entender Variáveis

2. Utilizar lógica da progrmação

Primeiro, monte uma variável para checar qual lado o personagem se encontra (direito ou esquerdo). Logo em seguida, utilizando a variável que checou o lado do objeto, você fará com que no evento de ataque (CTRL) ele pegue essa variável que retornará um valor (direito ou esquerdo) e através do valor mudar a sprite para a posição correta.

Basta apenas ler o tutorial corretamente e montar o sistema no jogo.

Até mais!

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Mensagem por TRFN Sáb 21 Jan 2012, 21:04

Ola meu amigo.
Ideal neste caso seria você usar o image_xscale com as propriedades de positivo (1) é negativo (-1).Mas antes,recomendo que ajuste a sprite usada ao centro .
Desse modo,você poupa trabalho não tendo que fazer uma sprite para cada lado.
Flws lol!
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Mensagem por matheus870 Sáb 21 Jan 2012, 21:42

TRFN escreveu:Ola meu amigo.
Ideal neste caso seria você usar o image_xscale com as propriedades de positivo (1) é negativo (-1).Mas antes,recomendo que ajuste a sprite usada ao centro .
Desse modo,você poupa trabalho não tendo que fazer uma sprite para cada lado.
Flws lol!


hmm... antes de vc postar isso, eu fiz uma sprite para cada lado :| mas com o editor do game maker é bem fácil e rápido de se fazer!

mas como assim, positivo e negativo? sou iniciante no GM8

da um exemplo de como eu botaria esses códigos
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Mensagem por Jow Sáb 21 Jan 2012, 21:53

Ola matheus.
o que você precisa fazer é como o TRFN falou... no evento de apertar o botão para a direita, você coloca o seguinte codigo:
Código:

image_xscale=1
e para a esquerda
Código:

image_xscale=-1

um exemplo para você entender melhor:

Código:

if keyboard_check_pressed(vk_right)
{image_xscale=1}

if keyboard_check_pressed(vk_left)
{image_xscale=-1}
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Mensagem por matheus870 Sáb 21 Jan 2012, 22:10

amigo, no caso eu teria que apertaros botões direita e esquerda no teclado mas não é isso que eu quero. queria que fosse automático se é que me entende
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Mensagem por Jow Sáb 21 Jan 2012, 22:15

como assim automatico?
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Mensagem por Thyago Sáb 21 Jan 2012, 22:35

matheus870 escreveu:amigo, no caso eu teria que apertaros botões direita e esquerda no teclado mas não é isso que eu quero. queria que fosse automático se é que me entende

.Tente isso no step:
Código:
if(direction>90 and direction<270)
{
image_xscale=-1;
}
else
{
image_xscale=1;
}
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Mensagem por matheus870 Sáb 21 Jan 2012, 23:39

vlw funcionou aqui Happy
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