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[Dúvida]Desativando comandos do heroi em certos momentos
3 participantes
Página 1 de 1
[Dúvida]Desativando comandos do heroi em certos momentos
Olá, pessoal. Estou com o seguinte problema:
tenho um herói totalmente programado para se locomover, pular, atirar, ativar menus através das devidas teclas. Porém, em determinados momentos, ele não deve responder a essas teclas.
Por exemplo, ao abrir uma caixa de texto para que o heroi e outro personagem possam conversar, as teclas direcionais que controlam seus movimentos não deverão responder assim, nem o Enter para abrir o menu. Um outro exemplo é quando o chefe da fase se apresenta, o heroi precisa ficar simplesmente parado.
como faço isso? Tentei desativar o heroi e depois reativa-lo, porém não funciona. Destruir o objeto heroi e depois reconstrui-lo também não é o mais conveniente, pois o evento Create recarregaria determinadas variáveis para seus valores iniciais.
Tentei associar os comandos através de uma variável, como por exemplo, no código abaixo:
====
Evento "Press Enter"
if v_eventox=0
{instance_create(0,0,obj_menu)}
====
Assim, a variável v_eventox controla liberação das teclas. Porém também não funcionou. Creio que o GM armazena de alguma forma as teclas que foram apertadas e depois que a variável libera as teclas, esta memória ativa as funções.
E então? Alguém pode me ajudar? Desde já agradeço. Um Abraço a todos
PS: desculpem se estou repetindo algum tópico, procurei no histórico do fórum e não achei nada condizente com minha dúvida.
tenho um herói totalmente programado para se locomover, pular, atirar, ativar menus através das devidas teclas. Porém, em determinados momentos, ele não deve responder a essas teclas.
Por exemplo, ao abrir uma caixa de texto para que o heroi e outro personagem possam conversar, as teclas direcionais que controlam seus movimentos não deverão responder assim, nem o Enter para abrir o menu. Um outro exemplo é quando o chefe da fase se apresenta, o heroi precisa ficar simplesmente parado.
como faço isso? Tentei desativar o heroi e depois reativa-lo, porém não funciona. Destruir o objeto heroi e depois reconstrui-lo também não é o mais conveniente, pois o evento Create recarregaria determinadas variáveis para seus valores iniciais.
Tentei associar os comandos através de uma variável, como por exemplo, no código abaixo:
====
Evento "Press Enter"
if v_eventox=0
{instance_create(0,0,obj_menu)}
====
Assim, a variável v_eventox controla liberação das teclas. Porém também não funcionou. Creio que o GM armazena de alguma forma as teclas que foram apertadas e depois que a variável libera as teclas, esta memória ativa as funções.
E então? Alguém pode me ajudar? Desde já agradeço. Um Abraço a todos
PS: desculpem se estou repetindo algum tópico, procurei no histórico do fórum e não achei nada condizente com minha dúvida.
GustavoLC- Data de inscrição : 20/11/2011
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Re: [Dúvida]Desativando comandos do heroi em certos momentos
Você está no caminho certo, mas devemos fazer algumas considerações.
Digamos que você tem o seguinte código no Step do seu player:
Acredito que poderia ser solucionado se você definisse no create uma variável podeagir = 'sim' e quando o menu fosse aberto a variável podeagir seria igual a 'nao' (podeagir = 'nao') e quando fechasse seria igual a 'sim' (podeagir = 'sim'). O mesmo esquema seria feito na apresentação do chefe e criação do menu.
Vale lembrar que podeagir deve ter seu valor definido de acordo com o que ocorre no jogo.
OBS: Você deve testar o valor da variável antes de colocar no Evento "Press Enter", no mesmo estilo que postei abaixo: (Logo o código que postei inicialmente seria colocado também no Step e mais ou menos assim)
Outro exemplo: (Menu)
Qualquer coisa só falar que tento solucionar ou explicar de outra forma.
Espero ter ajudado
Viniciusav!! ;)
Digamos que você tem o seguinte código no Step do seu player:
- Código:
if keyboard_check_pressed(vk_down)
{
// Código que Move herói para baixo
}
Acredito que poderia ser solucionado se você definisse no create uma variável podeagir = 'sim' e quando o menu fosse aberto a variável podeagir seria igual a 'nao' (podeagir = 'nao') e quando fechasse seria igual a 'sim' (podeagir = 'sim'). O mesmo esquema seria feito na apresentação do chefe e criação do menu.
Vale lembrar que podeagir deve ter seu valor definido de acordo com o que ocorre no jogo.
OBS: Você deve testar o valor da variável antes de colocar no Evento "Press Enter", no mesmo estilo que postei abaixo: (Logo o código que postei inicialmente seria colocado também no Step e mais ou menos assim)
- Código:
if podeagir = 'sim'
{
if keyboard_check_pressed(vk_down)
{
// Código que Move herói para baixo
}
}
Outro exemplo: (Menu)
- Código:
if podeagir = 'sim'
{
if keyboard_check_pressed(vk_enter)
{
// Código para exibir o menu. No caso você está usando:
instance_create(0,0,obj_menu)
}
}
Qualquer coisa só falar que tento solucionar ou explicar de outra forma.
Espero ter ajudado
Viniciusav!! ;)
Última edição por viniciusav em Qui 15 Dez 2011, 01:17, editado 4 vez(es) (Motivo da edição : Formatação, para tentar aumentar o entendimento)
viniciusav- Data de inscrição : 10/08/2010
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Re: [Dúvida]Desativando comandos do heroi em certos momentos
Deveria funcionar. O raciocínio é o mesmo que o que o Viniciusav apresentou e está correto. Hora de debugar e verificar se v_eventox está mesmo diferente de zero. Ele deve estar igual a zero quando você é capaz de criar o menu e diferente de zero quando não é capaz. Isso está claro, né?if v_eventox=0
{instance_create(0,0,obj_menu)}
Você sabe debugar? Tem um tutorial na minha assinatura, mas não precisa ler ele todo, basta saber verificar o valor da variável.
saim- Games Ranking :
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Re: [Dúvida]Desativando comandos do heroi em certos momentos
Obrigado, Saim. Fiquei sem internet ontem, por isso vi sua resposta apenas hoje. Vou "fuçar" nesta questão depois do meu serviço e qualquer novidade eu posto aqui. Não sabia debugar não, seu tutorial me ajudou bastante. Abração!!
GustavoLC- Data de inscrição : 20/11/2011
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