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objeto grudando nas paredes
2 participantes
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objeto grudando nas paredes
Tenho um objeto que eu quero que seja arrastado pelo mouse, desde que determinadas condições sejam encontradas.
Sempre que esse objeto tocar alguma parede, seja no sentido que for, ele deveria deixar de ser arrastado e cair.
Ele não faz isso. Achei que fosse alguma das condições pra cair que não estava sendo encontrada, mas debuguei e ambas estavam ok.
Essas condições são (ou deveriam ser): "drag=0" e "!place_meeting(x, y+1, obj_wall)".
Depois de um tempo grudado na parede, o objeto muda de idéia e se solta.
Alguém sabe o que há de errado?
Eis os códigos do objeto:
>create<
Sempre que esse objeto tocar alguma parede, seja no sentido que for, ele deveria deixar de ser arrastado e cair.
Ele não faz isso. Achei que fosse alguma das condições pra cair que não estava sendo encontrada, mas debuguei e ambas estavam ok.
Essas condições são (ou deveriam ser): "drag=0" e "!place_meeting(x, y+1, obj_wall)".
Depois de um tempo grudado na parede, o objeto muda de idéia e se solta.
Alguém sabe o que há de errado?
Eis os códigos do objeto:
>create<
- Código:
drag=false; //checa se está sendo arrastado
mxprev=mouse_x; //mouse_x_previous
myprev=mouse_y; //mouse_y_previous
deltax=0; //hspeed
deltay=0; //vspeed
addGrav=0.5; //gravity
peso=0; //peso mesmo, do objeto
- Código:
object_event_add(obj_movable, ev_mouse, ev_left_press, '
if (poder==maoFant && level[maoFant]>=peso){ //está usando o poder certo e suporta o objeto
drag=true;
}
- Código:
drag=false;
- Código:
if (drag==true){ //se está arrastando
deltax=mouse_x-mxprev; deltay=mouse_y-myprev; //anda junto com o mouse
tempoPoder=max(tempoPoder-1, 0); //gasta um pouco do poder
if (tempoPoder==0){ //se o poder acabou
drag=false; //solta o objeto
}
}
else{ //se não está arrastando, cai
deltax*=0.9; //um pouco de atrito com o ar
deltay+=(!place_meeting(x, y+1, obj_wall))*addGrav; //minha própria gravidade
}
if !place_meeting(x+deltax, y+deltay, obj_wall){ //se tem espaço pra mover
x+=deltax; y+=deltay; //move
}
else{ //place_meeting=true
var len, dir, unitx, unity, i;
len=point_distance(0, 0, deltax, deltay); //espaço máximo pra mover
dir=point_direction(0, 0, deltax, deltay); //direção pra mover
unitx=lengthdir_x(1, dir); unity=lengthdir_y(1, dir); //1 pixel na direção certa
for(i=0; i<len; i+=1){ //antes era "while (!place_meeting(x+unitx, y+unity, obj_wall)){"
if (!place_meeting(x+unitx, y+unity, obj_wall)){ //o while dispensava isso
x+=unitx; y+=unity; //anda 1 pixel
}
}
drag=false; //para de arrastar (mesmo se não estiver arrastando)
deltax=0; deltay=0;
}
mxprev=mouse_x; myprev=mouse_y; //atualiza essas variáveis só no final do step
- Código:
draw_sprite(sprite_index, image_index, x, y);
draw_text(x, y-40, "drag="+string(drag));
draw_text(x, y-20, "met="+string(!place_meeting(x, y+1, obj_wall)));
- Código:
maoFant=0;
poder=maoFant;
level[maoFant]=0;
tempoPoder=200;
Última edição por saim em Sex 19 Ago 2011, 14:33, editado 2 vez(es)
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Re: objeto grudando nas paredes
Tente substituir o if pelo while, por exemplo:
- Código:
while(drag=0 and !place_meeting(x, y+1, obj_wall))
{
x=mouse_x
y=mouse_y
}
Re: objeto grudando nas paredes
Isso vai travar o jogo, porque o while nunca sairá do loop.
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Re: objeto grudando nas paredes
Foi mal, moçada, era coisa simples. Está resolvido, podem trancar.
Editei o post original, agora funciona.
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