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Criar um código?

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Mensagem por Roger Jr Seg 11 Jul 2011, 21:45

Não é bem um código comum, e sim uma linguagem! Eu tô com um projeto abandonado por que precisava desse sistema.

O que eu quero é que o GameMaker abra o arquivo : "NewWorld.gks" e entenda o código mais ou menos assim:

<player, x=32, y=64>
Cria o player em x=32 e y=64!

Tem como fazer isso?
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Mensagem por Hatzo enkiri Seg 11 Jul 2011, 21:57

Sim isso é possível. Mas terá q fazer tudo a mão. O primeiro passo é criar a linguagem . Depois de uma estudada no manuseio de arquivos. Por fim estude os comandos string_ no gm. Some isso a lógica e ratata!
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Mensagem por Roger Jr Seg 11 Jul 2011, 21:59

Eu já criei a minha linguagem (GKC/Gam-K Code) ela tem um padrão e o Visual Basic tá programado para ler. só não cria! esse é o problema...

O VB faz o código
e o GM lê e cria o jogo! só queria saber se tem alguma engine ou algo do tipo!
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Mensagem por Tedi Ripper Seg 11 Jul 2011, 22:14

eu tbm to precisando disso, eu queria um codigo pra ler e interpretar, xD
alguém ajuda nois...
flw
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Mensagem por Hatzo enkiri Seg 11 Jul 2011, 22:23

Já q criou a linguagem então poste a sintaxe dela(poste os comandos e como eles são chamados). Somente desse jeito podemos ajudar. Smile .
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Mensagem por ricaun Seg 11 Jul 2011, 22:25

Bem isso dependo do que vc quer... Não sei se vc já tem o objeto 'player', ou vc quer criar um objeto com o nome player nesse caro com o jogo rodando...
Acho que vc vai criar um emulador, que abre esse tal arquivo... Dai vc quer saber como faz para interpretar esse code usando o gm e fazer algo...

Algo assim...
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Mensagem por Tedi Ripper Seg 11 Jul 2011, 22:27

mas tipo, eu preciso de algo assim:
o programa le um comando inteiro, ai ele ve bem certinho os valores e guarda o codigo numa fila de codigos pra executar (no meu programa é a variavel code)
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Mensagem por vinians Seg 11 Jul 2011, 22:49

Amigos, vocês precisam de criar um pharser ou seja, uma rotina, ou funcao, ou programar que le um arquivo em forma de texto, e transforma o texto em tokens que depois serão interpretados pelo núcleo da linguagem, mas adianto a vocês, não é tão simples, veja porque:
Apos transformar em tokens você precisará:
1-Um mecanismo de criação de variáveis para sua linguagem
2-Um analisador de expressoes, que possa analisar corretamente algo como por exemplo: xplayer = (120 * 2) + dx * cos(10) ....
3-Um analisador de expressoes booleanas e lógicas para usar em comandos como IF, While, Do etc
4-Um analisador sintatico para verificar se os comandos estão na extrutura correta.
5-Um otimizador. Voce deve decidir se tudo será interpretado linha alinha ou transformado em tokens para rodar em uma maquina virtual da sua linguagem.
Tem mais coisa, mas não estou lembrando agora. Bem, procure sobre estes temas na internet e boa sorte!
Flws!
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Mensagem por Tedi Ripper Seg 11 Jul 2011, 23:01

ta, eu desisto, vo deixa em gml... xD
isso é muito complicado pra minha cabeça e...
o que é booleana?? confused
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Mensagem por Roger Jr Ter 12 Jul 2011, 11:26

O GKC tá salvo em um arquivo .doc mas eu vou explicar o que eu vou fazer:

O Programa do VB só vai criar os códigos, o game maker entra para decodifica-los e emular para sair um jogo! os objetos já são prontos a pessoa só escolhe onde eles vão ficar! entendeu?
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Mensagem por ricaun Ter 12 Jul 2011, 12:08

roger028 escreveu:
<player, x=32, y=64>

No caso vc quer pegar esse code e fazer ele virar isso no GM...
Código:
instance_create(32,64,player)

Certo...
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Mensagem por Roger Jr Ter 12 Jul 2011, 12:10

isso, e como os objetos já estarão 'preparados' não vão existir códigos muito além disso! Você sabe como faz isso?
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Mensagem por ricaun Ter 12 Jul 2011, 12:17

roger028 escreveu:isso, e como os objetos já estarão 'preparados' não vão existir códigos muito além disso! Você sabe como faz isso?

Sim, to ligado mais ou menos como fazer, só acho ruim esse teu code que usa virgula... ficaria muito mais facil algo assim...

Código:
player 32 64

Mas tudo bem... Eu vou almoçar e depois posto algum code pra te ajudar...

Té...
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Mensagem por Roger Jr Ter 12 Jul 2011, 12:19

se eles ficarem soltos é ruim mesmo que não use virgulas só naum queria eles soltos! se você tiver algum código para ajudar!
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Mensagem por ricaun Ter 12 Jul 2011, 13:18

Sim!

Do teu modo fica mais organizado e bonito...

Tenho algo pra vc!

Não sou muito bom para explicar mas... Funciona!

Copie os dois stripts com esses nomes... Ta feio os nomes mas...

return_id
Código:
// id = return_id(str)

// Retorna o valor da str, usado para encontrar o id de objetos, sounds... etc.

return execute_string("return "+argument0+";");
return_str
Código:
// str = return_str(str,substr)

// Procura pela substr e retorna uma string ate achar uma ',' ou '>'.

// Ex:

// ricaun = return_str("<player, x=32, y=64>","<")
// ricaun vai ser igual a "player"

// ricaun = return_str("<player, x=32, y=64>","x=")
// ricaun vai ser igual a "32"

// ricaun = return_str("<player, x=32, y=64>","y=")
// ricaun vai ser igual a "64"


var str,len,char,pos;

pos = string_pos(argument1,argument0)
len = string_length(argument0)

str = ""
char = ""

if (pos){
    pos += string_length(argument1)
    while(pos <= len){
        char = string_char_at(argument0,pos);
        if (char == ',' || char == '>') break;
        str += char;
        pos += 1;
    }
}

return str;

E tenho um exemplo! Aqui...

return_ex
Código:

// return_ex()

// Exemplo: É preciso ter um objeto chamado player, que vai ser criado na posição (32,64)

text = "<player, x=32, y=64>"

o1 = return_str(text,"<")
x1 = return_str(text,"x=")
y1 = return_str(text,"y=")

o1 = return_id(o1)
x1 = real(x1)
y1 = real(y1)

instance_create(x1,y1,o1)

Acho que com isso vc já tem uma ideia de como fazer...

Pra quem não esta afim de dar ctrl c, tenho o gml aqui!

Aqui! >>> http://www.4shared.com/file/LUIRsfuk/return_ricaun.html

É isso ai!
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Mensagem por Roger Jr Ter 12 Jul 2011, 13:24

vou tentar, acho que deve servir...
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Mensagem por Klior Ter 12 Jul 2011, 13:43

Deixar eu ver se entendi, você está fazendo um programa (Um Maker) em outra linguagem (Visual Basic), e quer que o game maker leia o arquivo gerado por esse programa e crie o jogo a partir disso?

Existe um programa chamado LateralGM feito em java, que criar e ler arquivos gmk, gm6 etc, no inicio creio que esse programa foi criado para poder rodar em qualquer sistema operacional que o game maker não funciona, por exemplo Linux,

Seria +- isso que você pretende fazer? Se sim não vejo muito utilidade na minha opinião,
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Mensagem por Roger Jr Ter 12 Jul 2011, 13:45

Sim, e não! Eu quero criar um programa que cria jogos para o game maker no VB e o GameMaker emular! Só que não vai ser a mesma linguagem vai ser uma mais simples o GKC (GamK Code) do programa que eu estou fazendo!
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Mensagem por Klior Ter 12 Jul 2011, 21:35

Ata, a intenção no caso é de simplificar a linguagem do game maker, agora vai ser meio difícil hehehehe, porque mais simples que GML até hoje não conheço, flws.
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Mensagem por Roger Jr Qua 13 Jul 2011, 12:13

Testei o código mas como ativa-lo usando o arquivo "game.gks" com o código na linguagem do outro programa?
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