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[ SIGI-TUTO ] CONTAGEM DE PONTOS!!

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sigi - [ SIGI-TUTO ] CONTAGEM DE PONTOS!! Empty [ SIGI-TUTO ] CONTAGEM DE PONTOS!!

Mensagem por SIGILOSO Qui 07 Jul 2011, 01:52

Pipolho: Será que não tem uma contagem de pontos decente nesse meu jogo?!
SIGI: Vindo de você... será que tem?....
Spoiler:

Hey hey, aproveitando a madrugada em claro antes de ir na junta militar (em pleno aniversário), vamos a um rápido sigi-tuto!

Nome: Contagem de pontos!!
Descrição: Neste tuto vamos ver como montar uma tabela de pontos adquiridos durante as fases em seus games.
Nível de dificuldade: Mediano
Requerimentos: GM 7/8 PRO,mas creio q funcione no Lite tbm.

sigi - [ SIGI-TUTO ] CONTAGEM DE PONTOS!! Sonic-sonic-sign
Um ótimo exemplo do que vamos fazer, é essa tela aí que aparece quando você fecha um act no Sonic the Hedgehog. Nela você vê todos os pontos extras que você conseguiu ao fechar o act.


Pipolho: Tio SIIIIIIIIIIGIII, estou com sono... São 01:30, passa logo o código aí que eu quero ir pra casa... T_T
SIGI: Hoje quem manda sou eu mané, caluda.


Pra começar, vamos definir algumas variáveis globais. Supondo que os bônus adquiridos sejam zerados ao se iniciar uma fase, podemos declarar nossas variáveis em algum objeto presente nas fases, como o obj_controle, obj)view... enfim.
Código:
global.bonus_moeda=0
global.bonus_tempo=0

global.bonus_total=0
global.time_bonus=200
Ok, as primeiras variáveis representam os bônus que vamos ganhar, no caso, seriam bônus pelas moedas e pelo tempo. Depois a gente vai declarar duas variáveis muito importantes pra treta, o bonus_total, que representa todo o bõnus adquirido, e o time_bonus, ele faz a parada acontecer.


Pipolho: Wuuahhh........ tonto Muito bonitinho, posso ir pra casa?
SIGI: Quando chegar seu aniversário você decide alguma coisa.


Agora é bem simples, sempre que o jogador ganhar algum bônus, acrescente ao código a variável correspondente ao bônus+ o valor adquirido. Trocando em míudos...
Pipolho pegou uma moeda!
Código:
global.moeda+=1
global.bonus_moeda+=100
Quanto mais tempo passar, menor será seu bônus!
Durante o código responsável pelo tempo...
Código:
global.tempo-=1
global.bonus_tempo-=100
Sacaram? Não é difícil!

Dessa forma, durante o jogo, os bônus estarão sendo manipulados e no fim da fase teremos valores prontos para uma contagem, que é o que veremos aqui.

Tendo uma fonte em mãos poderemos criar a tela onde vamos mostrar as variáveis.
No momento em que a contagem começar, use algo como isto no DRAW de algum objeto:
Código:
draw_set_font(a fonte que você vai usar)
draw_text(10,100,"Bônus de moedas")
draw_text(10,110,"Bônus de tempo")
draw_text(10,150,"Total")

draw_text(100,100,global.bonus_moedas)
draw_text(100,110,global.bonus_tempo)
draw_text(100,150,global.bonus_total)
Este é um medíucre código em que simulamos a tabelinha que aparece na tela, que nem a da screen lá encima ;D

Agora, durante a tabelinha na tela, vamos ativar isto, no STEP dese mesmo objeto:
Código:
global.timer_bonus=200
Isto é o que fará o código realmente funfar, meus garotos. Vamô ver como.

Para começar a contagem das moedas:
Código:
if global.time_bonus<200
{
if global.bonus_moedas>0
{
global.bonus_moedas-=1
global.bonus_total+=100
global.pontos // a variável que você usa pra contar os pontos
global.time_bonus+=1
}
}
Viram? É exatamente isso que acontece: o bônus das moedas vai diminuindo na tela, o jogador ganha os pontos e ele ainda vai contando o total adquirido Smile


SIGI: Vamos, faça uma pergunta, Pipolho.
SIGI: .............................
SIGI: Espere, vou chamar o Senshi Tetsu pra fazer você pensar mais ráp...
Pipolho: TIO SIGI, POR QUE A VARIÁVEL TIME_BONUS ACRESCENTA +=1?!!!
SIGI: ... Boa pergunta, e sábia decisão!


A variável global.time_bonus acrescenta mais um durante a contagem das moedas, para as outras contagens não atropelarem essa, afinal, é uma de cada vez! A contagem de tempo, por exemplo, viria logo depois da de moedas, com um código igual, mudando apenas as variáveis e começando quando global.time_bonus for menor que 100. Então independente de quanto vá demorar a contagem das moedas, o tempo entre as moedas e o tempo vai ser igual, porque o tempo para começar a próxima não roda enquanto essa está em andamento.


SIGI: Entendeu, Pipolho?
Pipolho: ........ Sleep
SIGI: SENSH...
Pipolho: NÃO, NÃO ENTENDI NADA, SOU BURRO COMO UMA PORTA!!!
SIGI: É... sabia que não entenderia... bravo


Então neste sistema, quando a variável global.time_bonus zerar, a contagem terá acabado e o jogo poderá prosseguir ;D Bem fácil!

É isso gente, vou agora tentar dormir e deixar Pipolho ir pra casa, preciso estar bem disposto pra ir na junta militar e depois curtir o aniverásio. 18 anos não é todo dia feliz2
Flws galera!!
afro


Última edição por SIGILOSO em Qui 07 Jul 2011, 10:09, editado 1 vez(es)
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Mensagem por mrHarris Qui 07 Jul 2011, 01:58

Opa, primeiro a comentar! 8D

Legal tio sigi, vou precisar disso para o meu próximo projeto. A propósito, feliz aniversário!
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Mensagem por Machow8 Qui 07 Jul 2011, 08:44

Haha, excelente tutorial e com muito humor! Happy
Meus parabéns, pois vai ser muito útil para mim e para outros com certeza:
Curiosidade: Quando é o aniversário do Pipolho? XD
P.S.: Parabéns pelos seus 18 anos, amigo! Very Happy
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Mensagem por Mr. Kaleb Qui 07 Jul 2011, 09:37

Ótimo tutorial, SIGILOSO, um dia desses eu estava me perguntando como fazer isso (sempre estamos, né? XD). Um único problema e que você mistura muito o uso das palavras timer_bonus e time_bonus, inclusive nos códigos, o que pode atrapalhar na hora de testar. É bom arrumar isso aí.
FLWS!
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Mensagem por SIGILOSO Qui 07 Jul 2011, 10:12

Grande TGNF, valew pelo toque! Tutorial sendo feito às 01:00 não dá certo, kkkkk...

Obrigado pelos coments galera Smile

= OFF =
Causos do acaso: por me atrasar 5 minutos pro quartel, vou ter que voltar lá amanhã, meia hora mais cedo. Isso em pleno aniversário. Holy sh*t... ¬¬
afro
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Mensagem por Machow8 Qui 07 Jul 2011, 10:16

SIGILOSO escreveu:Grande TGNF, valew pelo toque! Tutorial sendo feito às 01:00 não dá certo, kkkkk...

Obrigado pelos coments galera Smile

= OFF =
Causos do acaso: por me atrasar 5 minutos pro quartel, vou ter que voltar lá amanhã, meia hora mais cedo. Isso em pleno aniversário. Holy sh*t... ¬¬
afro

Ô coitado de vc meu amigo, ter que voltar lá não é nada fácil, desejo o melhor para vc! Happy
Mas ainda não respondeu minha pergunta: quando é o aniversário do Pipolho e quantos anos ele tem agora? lol
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Mensagem por Super Games Qui 07 Jul 2011, 10:24

Grande TIO Sigi!
Já estava com soldades de seus SIGI-TUTOS(E Do Pipolho...xD), este realmente foi o único que testei...xD, porém bem que você podia ter falando em qual evento colocar os códigos né?Pois tive que adivinhar!

Pipolho:Oiiiiiiii!
SGames:Sen não sei das contas...
Pipolho:Ahhhhhhhhh. Fui...!
SGames:Vá enxer o saco de outro!
Pipolho:O SIGI?
SGames:...Enviar
Pipolho:NÃ!
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Mensagem por GraderA Qui 07 Jul 2011, 10:25

Esse Sigi, não mudou...
Mesmo após o meu banimento, ele continua sendo um brincalhão! XD
BTW, ótimo tutorial, gostei muito dele!
Será que você poderia criar um tópico contendo todos os seus tutoriais, engines e etc?
FLW!
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Mensagem por SIGILOSO Qui 07 Jul 2011, 10:32

@Zignaw
Hmm... Pipolho nunca me disse quando faz aniversário... Mas posso dizer que ele ainda tem muuuuuuuuuito o que aprender...

@Super
Uai, os eventos estão lá sim! Pra declarar as variáveis você vai usar o CREATE, os dois códigos seguintes são apenas exemplos... Então pus o código pra escrever as variáveis na tela, com o DRAW, e o resto no STEP ;D

@Perfect8
Eaee rapaz, valew pelo coment _o/
Tô protelando pra criar esse tópico, heuheue... Pode deixar que crio sim Happy
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Mensagem por Machow8 Qui 07 Jul 2011, 10:42

Mas esse garoto é um pipolho mesmo.. lol!
Quanto à idéia do Perf..GradeA, é ótima! Faz isso para a gente por favor, Sigiloso! Happy
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Mensagem por Riraito Ikegami Seg 11 Jul 2011, 10:48

esse era um tutorial que eu estava precisando
Talvez eu até use...

Bem continue assim
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