GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21


view seguir objeto

2 participantes

Ir para baixo

view seguir objeto Empty view seguir objeto

Mensagem por saim Sex 29 Abr 2011, 20:14

Ok, antes de qualquer coisa, eu dei uma procurada, não achei nada que resolvesse meu problema.
Meu objeto segue um path que vai além dos limites da room. Eu quero que a view_xview comece a segui-lo assim que ele se aproxime do fim da view. Coloquei isso aqui no step event:
Código:
view_xview[0]=max(view_xview[0],x+50-view_wview[0]) // essa linha que importa

if path_position=1{
 view_xview[0]=0
 instance_create(xstart, ystart, object_index)
//eu sei, deveria simplesmente pular pra lá. Mas não.
 instance_destroy()
 }
Estava bom até eu testar, pra ver se tava tudo ok. Coloquei isso aqui no draw event:
Código:
draw_line_color(x, y, x+50, y, c_white, c_white)
draw_line_color(x-5, y+10, x+45, y+10, c_yellow, c_yellow)
Achei que a linha amarela NUNCA tocaria o canto da tela. Mas toca. Toca, solta, toca, solta... O que há de errado?
Eu rodei o debug no modo passo-a-passo e a linha amarela ainda tocava o canto. Eis os valores que encontrei:
object0.x=661,438226100
view_xview[0]=67
view_wview[0]=640
Alguma idéia?
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : view seguir objeto Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

view seguir objeto Empty Re: view seguir objeto

Mensagem por PedroX Sex 29 Abr 2011, 20:19

Pensou em fazer isso na propria room?
É só você usar um valor baixo em hbor e vbor.
Exemplo:

Hbor: 20
Vbor: 20

Você pode trocar o objeto que sera seguido por codigo:
view_object[0]=obj_seguido;

FLW

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : view seguir objeto Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

view seguir objeto Empty Re: view seguir objeto

Mensagem por saim Sex 29 Abr 2011, 20:35

Quando eu uso as caixinhas da room, a view fica restrita à room. Não quero ter que ficar editando a room a cada vez que eu mudar o tamanho do path.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : view seguir objeto Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

view seguir objeto Empty Re: view seguir objeto

Mensagem por PedroX Sex 29 Abr 2011, 21:01

Foi dificil imaginar esse codigo:
Código:
view_xview[0]=max(view_xview[0],x+50-view_wview[0])

Descobri, estipulando valores, que a view segue quando ele fica 50px antes do fim dela.

Só que não entendi bem o que você quer.
Poderia explicar melhor sobre a linha?

FLW


_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : view seguir objeto Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

view seguir objeto Empty Re: view seguir objeto

Mensagem por saim Sex 29 Abr 2011, 21:23

Eu quero que a view comece no ponto (0,0), depois faça como você disse, quando o objeto estiver pra sair da view (50 pixels, mas isso pode variar depois), ela acompanhe ele. Isso acontece, mas parece que há um problema de precisão (senão, o fim da linha amarela estaria sempre visível). 5 pixels me parece um excesso pra um erro de precisão.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : view seguir objeto Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

view seguir objeto Empty Re: view seguir objeto

Mensagem por PedroX Sex 29 Abr 2011, 21:35

Sei que talvez não resolva, mas tente alinhar o sprite diferente do que esta agora. Se estiver em center, coloque no começo ou vice-versa.
Assim talvez resolva. É uma sugestão...

FLW

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : view seguir objeto Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

view seguir objeto Empty Re: view seguir objeto

Mensagem por saim Sáb 30 Abr 2011, 08:24

O objeto não tem sprite, só algumas funções de draw...

Estranho, fiz uns debugs mais elaborados, aqui, e verifiquei que, na verdade, a distância entre o objeto e a borda varia entre 50.4915971500 e 49.5266855400. Isso é aceitável pra um erro de aproximação (parece que view_xview só aceita valores inteiros). Ainda não sei porque a linha amarela - que termina em x+45 - toca o fim da tela.
Será que a janela cobre um pedaço pequeno da tela? Será que a linha tem alguma espessura além do ponto final?
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : view seguir objeto Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

view seguir objeto Empty Re: view seguir objeto

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos