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view seguir objeto
2 participantes
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view seguir objeto
Ok, antes de qualquer coisa, eu dei uma procurada, não achei nada que resolvesse meu problema.
Meu objeto segue um path que vai além dos limites da room. Eu quero que a view_xview comece a segui-lo assim que ele se aproxime do fim da view. Coloquei isso aqui no step event:
Eu rodei o debug no modo passo-a-passo e a linha amarela ainda tocava o canto. Eis os valores que encontrei:
Meu objeto segue um path que vai além dos limites da room. Eu quero que a view_xview comece a segui-lo assim que ele se aproxime do fim da view. Coloquei isso aqui no step event:
- Código:
view_xview[0]=max(view_xview[0],x+50-view_wview[0]) // essa linha que importa
if path_position=1{
view_xview[0]=0
instance_create(xstart, ystart, object_index)
//eu sei, deveria simplesmente pular pra lá. Mas não.
instance_destroy()
}
- Código:
draw_line_color(x, y, x+50, y, c_white, c_white)
draw_line_color(x-5, y+10, x+45, y+10, c_yellow, c_yellow)
Eu rodei o debug no modo passo-a-passo e a linha amarela ainda tocava o canto. Eis os valores que encontrei:
Alguma idéia?object0.x=661,438226100
view_xview[0]=67
view_wview[0]=640
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Re: view seguir objeto
Pensou em fazer isso na propria room?
É só você usar um valor baixo em hbor e vbor.
Exemplo:
Hbor: 20
Vbor: 20
Você pode trocar o objeto que sera seguido por codigo:
view_object[0]=obj_seguido;
FLW
É só você usar um valor baixo em hbor e vbor.
Exemplo:
Hbor: 20
Vbor: 20
Você pode trocar o objeto que sera seguido por codigo:
view_object[0]=obj_seguido;
FLW
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Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
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Re: view seguir objeto
Quando eu uso as caixinhas da room, a view fica restrita à room. Não quero ter que ficar editando a room a cada vez que eu mudar o tamanho do path.
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Re: view seguir objeto
Foi dificil imaginar esse codigo:
Descobri, estipulando valores, que a view segue quando ele fica 50px antes do fim dela.
Só que não entendi bem o que você quer.
Poderia explicar melhor sobre a linha?
FLW
- Código:
view_xview[0]=max(view_xview[0],x+50-view_wview[0])
Descobri, estipulando valores, que a view segue quando ele fica 50px antes do fim dela.
Só que não entendi bem o que você quer.
Poderia explicar melhor sobre a linha?
FLW
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Re: view seguir objeto
Eu quero que a view comece no ponto (0,0), depois faça como você disse, quando o objeto estiver pra sair da view (50 pixels, mas isso pode variar depois), ela acompanhe ele. Isso acontece, mas parece que há um problema de precisão (senão, o fim da linha amarela estaria sempre visível). 5 pixels me parece um excesso pra um erro de precisão.
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Re: view seguir objeto
Sei que talvez não resolva, mas tente alinhar o sprite diferente do que esta agora. Se estiver em center, coloque no começo ou vice-versa.
Assim talvez resolva. É uma sugestão...
FLW
Assim talvez resolva. É uma sugestão...
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Re: view seguir objeto
O objeto não tem sprite, só algumas funções de draw...
Estranho, fiz uns debugs mais elaborados, aqui, e verifiquei que, na verdade, a distância entre o objeto e a borda varia entre 50.4915971500 e 49.5266855400. Isso é aceitável pra um erro de aproximação (parece que view_xview só aceita valores inteiros). Ainda não sei porque a linha amarela - que termina em x+45 - toca o fim da tela.
Será que a janela cobre um pedaço pequeno da tela? Será que a linha tem alguma espessura além do ponto final?
Estranho, fiz uns debugs mais elaborados, aqui, e verifiquei que, na verdade, a distância entre o objeto e a borda varia entre 50.4915971500 e 49.5266855400. Isso é aceitável pra um erro de aproximação (parece que view_xview só aceita valores inteiros). Ainda não sei porque a linha amarela - que termina em x+45 - toca o fim da tela.
Será que a janela cobre um pedaço pequeno da tela? Será que a linha tem alguma espessura além do ponto final?
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