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Mover para ponto mais proximo : preferencia
5 participantes
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Mover para ponto mais proximo : preferencia
Bem em meu jogo a criatura se move para comer a comida(objeto) mais proximo e uso desta forma :
if distance_to_object(obj_lipid or obj_glico or obj_amino)
with instance_nearest(x,y,obj_lipid) { other.speed=1;
other.direction=point_direction(other.x,other.y,x,y) }
with instance_nearest(x,y,obj_glico) { other.speed=1;
other.direction=point_direction(other.x,other.y,x,y) }
with instance_nearest(x,y,obj_amino) { other.speed=1;
other.direction=point_direction(other.x,other.y,x,y) }
todos os 3 objs sao comidas.
entao oq acontece é o seguinte:
a criatura da preferencia ao obj_amino por ele ter sido colocado por ultimo ou seja se tiver um lipidio ou um glico mais proximo dele e um amino mais longe ele vai atras do amino --' entendem?
então como fazer para ele seguir o mais proximo independe de qual seja ?
Obg ai xD
if distance_to_object(obj_lipid or obj_glico or obj_amino)
with instance_nearest(x,y,obj_lipid) { other.speed=1;
other.direction=point_direction(other.x,other.y,x,y) }
with instance_nearest(x,y,obj_glico) { other.speed=1;
other.direction=point_direction(other.x,other.y,x,y) }
with instance_nearest(x,y,obj_amino) { other.speed=1;
other.direction=point_direction(other.x,other.y,x,y) }
todos os 3 objs sao comidas.
entao oq acontece é o seguinte:
a criatura da preferencia ao obj_amino por ele ter sido colocado por ultimo ou seja se tiver um lipidio ou um glico mais proximo dele e um amino mais longe ele vai atras do amino --' entendem?
então como fazer para ele seguir o mais proximo independe de qual seja ?
Obg ai xD
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
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Re: Mover para ponto mais proximo : preferencia
Opa beleza tenta fazer algo mais ou menos assim.
- Código:
d[1] = distance_to_object(object1);
d[2] = distance_to_object(object2);
d[3] = distance_to_object(object3);
o1xx = object1.x;
o2xx = object2.x;
o3xx = object3.x;
o1yy = object1.y;
o2yy = object2.y;
o3yy = object3.y;
if (d[1]) < d[2] && d[3] then
{
move_towards_point(o1xx,o1yy,3);
}
if (d[2]) < d[1] && d[3] then
{
move_towards_point(o2xx,o2yy,3);
}
if (d[3]) < d[1] && d[2] then
{
move_towards_point(o3xx,o3yy,3);
}
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Re: Mover para ponto mais proximo : preferencia
n entendi nada *---*
se podesse explicar e usar os obj que uso ficaria mais claro
se podesse explicar e usar os obj que uso ficaria mais claro
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
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Re: Mover para ponto mais proximo : preferencia
Opa amigo não tem segredo, presta atenção.
Obs :. Você está fazendo alguma coisa relacionado com biologia certo.
- Código:
d[1] = distance_to_object(obj_lipid);
d[2] = distance_to_object(obj_glico);
d[3] = distance_to_object(obj_amino);
o1xx = obj_lipid.x;
o2xx = obj_glico.x;
o3xx = obj_amino.x;
o1yy = obj_lipid.y;
o2yy = obj_glico.y;
o3yy = obj_amino.y;
- Código:
if (d[1]) < d[2] && d[3] then // se a distancia do obj_lipid for menor que a do obj_glico e obj_amino faça algo.
{
move_towards_point(o1xx,o1yy,3);
}
if (d[2]) < d[1] && d[3] then
{
move_towards_point(o2xx,o2yy,3);
}
if (d[3]) < d[1] && d[2] then
{
move_towards_point(o3xx,o3yy,3);
}
Obs :. Você está fazendo alguma coisa relacionado com biologia certo.
- Código:
obj_lipid = Lipidio;
obj_glico = Glicose;
obj_amino = Aminoacido.
Carlos L.- Games Ranking :
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Re: Mover para ponto mais proximo : preferencia
Deu bastante trabalho, mas consegui o que você quer!
Coloque isso no step do objeto que vai comer:
Até agora já sabemos qual são as comidas próximas e a distancia delas do faminto.
Agora, vamos fazer o código saber qual das três refeições está mais próxima:
E finalmente, vamos descobrir qual comida a criatura vai seguir:
Agora tudo que tem que fazer é criar o código para fazer a criatura faminta ir atrás da comida. Usarei algo simples apenas para testar.
Coloque isso no step do objeto que vai comer:
- Código:
lipid=instance_nearest(x,y,obj_lipid)
glico=instance_nearest(x,y,obj_glico)
amino=instance_nearest(x,y,obj_amino)
- Código:
alvo_1=distance_to_object(lipid)
alvo_2=distance_to_object(glico)
alvo_3=distance_to_object(amino)
Até agora já sabemos qual são as comidas próximas e a distancia delas do faminto.
Agora, vamos fazer o código saber qual das três refeições está mais próxima:
- Código:
mais_perto=min(alvo_1,alvo_2,alvo_3)
E finalmente, vamos descobrir qual comida a criatura vai seguir:
- Código:
if mais_perto=alvo_1{
alvo=lipid
}else if mais_perto=alvo_2{
alvo=glico
}else if mais_perto=alvo_3{
alvo=amino
}
Agora tudo que tem que fazer é criar o código para fazer a criatura faminta ir atrás da comida. Usarei algo simples apenas para testar.
- Código:
move_towards_point(alvo.x,alvo.y,3)
Espero ter ajudado!
Re: Mover para ponto mais proximo : preferencia
Kkkkkkkkk' Achei uma forma MTOO!! MAIS FACIL xD
Olha nem precisa destes codigos tudo ai kk'
if distance_to_object(obj_lipid)<200 or
distance_to_object(obj_glico)<200 or
distance_to_object(obj_amino)<200{
if distance_to_object(obj_lipid) and distance_to_object(obj_lipid) {with instance_nearest(x,y,obj_lipid) { other.speed=1;
other.direction=point_direction(other.x,other.y,x,y) }}
if distance_to_object(obj_glico) and distance_to_object(obj_glico) {with instance_nearest(x,y,obj_glico) { other.speed=1;
other.direction=point_direction(other.x,other.y,x,y) }}
if distance_to_object(obj_amino) and distance_to_object(obj_amino) {with instance_nearest(x,y,obj_amino) { other.speed=1;
other.direction=point_direction(other.x,other.y,x,y) }}}
pra mim assim ficou bem mais simple xD
Olha nem precisa destes codigos tudo ai kk'
if distance_to_object(obj_lipid)<200 or
distance_to_object(obj_glico)<200 or
distance_to_object(obj_amino)<200{
if distance_to_object(obj_lipid)
other.direction=point_direction(other.x,other.y,x,y) }}
if distance_to_object(obj_glico)
other.direction=point_direction(other.x,other.y,x,y) }}
if distance_to_object(obj_amino)
other.direction=point_direction(other.x,other.y,x,y) }}}
pra mim assim ficou bem mais simple xD
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
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Re: Mover para ponto mais proximo : preferencia
Observei os codigos acima e verifiquei que funcionam. Porém caso haja mais de um destes objetos, você nao pode se referir com o nome do objeto diretamente como obj_glico, assim pra funcionar em qualquer numero de objetos fica assim:
Flws
- Código:
in = noone; //instancia a procurar
d = 9999999; //valor alto de inicializacao
//Verifica qual o objeto mais perto dentre os quais vc precisa
with (all)
{
if (object_index == obj_lipid or object_index == obj_glico or object_index == obj_amino)
{
if (distance_to_point(other.x, other.y) < other.d)
{
other.d = distance_to_point(other.x, other.y);
other.in = id;
}
}
}
if (in != noone)
{
move_towards_point(in.x, in.y, 2); //Move para o objeto caso ele tenha sido encontrado
}
Flws
Re: Mover para ponto mais proximo : preferencia
Não eu colekei varios objetos e deu tudo certo e não ira haver mais de 3 tipos de comida para esta criatura não
Como não estou conseguindo postar umn novo topico vou perguntar poraqui msm :
Decimais
Olha se eu tiro 0.50 de dano em um bixo e eu ataco de novo e tiro 0.50 de dano o dano total sera de 1.00 mas no GM n aparece 1.00 e sim 1 quero que apareça 1.00 tem como ?
obg xD
mais uma coisa esta msm criatura ela aumenta o nivel de co2 em 0.50% e o obj que define que esta variavel(global.co2) existe não funciona é como se esta criatura aumentasse o nivel de co2 em 0.50% antes do outro obj declarar que ela exista ajuda ai nisso tb xD vo ir tentando aqui
( o erro que ocorre é unknow variable co2 --' )
Como não estou conseguindo postar umn novo topico vou perguntar poraqui msm :
Decimais
Olha se eu tiro 0.50 de dano em um bixo e eu ataco de novo e tiro 0.50 de dano o dano total sera de 1.00 mas no GM n aparece 1.00 e sim 1 quero que apareça 1.00 tem como ?
obg xD
mais uma coisa esta msm criatura ela aumenta o nivel de co2 em 0.50% e o obj que define que esta variavel(global.co2) existe não funciona é como se esta criatura aumentasse o nivel de co2 em 0.50% antes do outro obj declarar que ela exista ajuda ai nisso tb xD vo ir tentando aqui
( o erro que ocorre é unknow variable co2 --' )
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
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Re: Mover para ponto mais proximo : preferencia
Pra 1.00, acho que você procura pela função "string_format".
Quanto ao co2, se ele é global sem ter sido declarado como globalvar, SEMPRE será necessário usar o "global.", antes.
Quanto ao co2, se ele é global sem ter sido declarado como globalvar, SEMPRE será necessário usar o "global.", antes.
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Re: Mover para ponto mais proximo : preferencia
sim eu sempre uso mas msm assim não funciona *---*
como usar string format ?
como usar string format ?
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
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Re: Mover para ponto mais proximo : preferencia
Não necessariamente. Nas versões mais novas do Game Maker, a partir da 7 se não me engano, você pode usarsaim escreveu:Pra 1.00, acho que você procura pela função "string_format".
Quanto ao co2, se ele é global sem ter sido declarado como globalvar, SEMPRE será necessário usar o "global.", antes.
- Código:
globalvar xxxx;
@Topico
Use string_format como o nosso amigo saim disse acima. Exemplo:
- Código:
draw_text(x, y, string_format(valor, 5, 2)); //mostra com duas casas decimais num total de 5 digitos.
Re: Mover para ponto mais proximo : preferencia
Ô, vinians, foi o que eu disse. "...se ele é global sem ter sido declarado como globalvar..."
kiklin123, os dois objetos fazem as ações descritas no create event? Se for o caso, pode ser mesmo que um esteja aumentando uma variável que o outro ainda não criou. Se não for, vou te pedir pra mostrar o código de declaração da variável e de aumento, com o evento em que ocorrem.
kiklin123, os dois objetos fazem as ações descritas no create event? Se for o caso, pode ser mesmo que um esteja aumentando uma variável que o outro ainda não criou. Se não for, vou te pedir pra mostrar o código de declaração da variável e de aumento, com o evento em que ocorrem.
Última edição por saim em Qua 27 Abr 2011, 16:55, editado 1 vez(es)
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Re: Mover para ponto mais proximo : preferencia
VLW ! xD
Resolvido tudo ai!
Resolvido tudo ai!
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Re: Mover para ponto mais proximo : preferencia
Puxa é mesmo amigão! Isso é que dá ler tudo rapido demaissaim escreveu:Ô, vinians, foi o que eu disse. "...se ele é global sem ter sido declarado como globalvar..."
kiklin123, os dois objetos fazem as ações descritas no create event? Se for o caso, pode ser mesmo que um esteja aumentando uma variável que o outro ainda não criou. Se não for, vou te pedir pra mostrar o código de declaração da variável e de aumento, com o evento em que ocorrem.
@Topico
Como foi resolvido, tópico trancado.
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