Entrar
Últimos assuntos
» Colisões não funcionandopor RastaMaan Ontem à(s) 19:49
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Ontem à(s) 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
Problemas com 3D, variável e a localização do player.
2 participantes
Página 1 de 1
Problemas com 3D, variável e a localização do player.
Estou com um problema sério. Estou fazendo um jogo em primeira pessoa (mas não é de tiro, é investigativo, logo, não é um "FPS"), e a base do jogo é isso aqui: FPS tutorial.
Acontece que na primeira room tem um carinha (o nome dele é Magnus, e é inspirado no irmão do Wernher von Braun, já que a história se passa durante a Operação Paperclip) que te fala algumas coisas e depois te dá um papel. A primeira que deu foi que o sistema de falas que eu uso é do tipo de rpg (abre uma text box na parte de baixo da tela), e usar isso em 3D só deu dor de cabeça, porque eu, que sou um novato em 3D, não consegui criar a text box enquanto está no modo 3D. Até que eu resolvi passar pra outra room, desativar o 3D e então criar a text box (ouvi gente falando que dá pra tirar uma screen da tela e botar de background na outra room). Até aí tudo bem. Então eu fiz uma variável que checa se o Magnus já deu o papel pra mim ou não. Aí que vem o segundo problema: quando o diálogo acaba nessa outra room, eu quero que o jogador vá para a primeira room, onde ele encontrou o Magnus, fazendo-o aparecer no lugar onde ele estava antes de ir para a outra room (ou alguns passos atrás, já que à certa distância ele vai pra outra room de novo, onde o Magnus fala outra outra coisa). Eu usei o instance_create, obviamente, mas não funcionou, não se por que: quando ele volta, a câmera não funciona (ela não se movimenta).
Resumindo, as minhas duas dúvidas são:
- Dá pra fazer uma text box mesmo no modo 3D (tipo usando o d3d_set_projection_ortho), com animações?
- Dá pra guardar a posição onde o jogador estava antes de sair da room e, quando a room iniciasse de novo, já criava o jogador lá?
Obs: uma outra dúvida que tenho é se o “global.” antes da variável funciona como no GM6 (sou novo no GM8): porque a variável que eu fiz pra ver se o Magnus já tinha dado o papel só funciona se eu botar num código no objeto da text box.
Acontece que na primeira room tem um carinha (o nome dele é Magnus, e é inspirado no irmão do Wernher von Braun, já que a história se passa durante a Operação Paperclip) que te fala algumas coisas e depois te dá um papel. A primeira que deu foi que o sistema de falas que eu uso é do tipo de rpg (abre uma text box na parte de baixo da tela), e usar isso em 3D só deu dor de cabeça, porque eu, que sou um novato em 3D, não consegui criar a text box enquanto está no modo 3D. Até que eu resolvi passar pra outra room, desativar o 3D e então criar a text box (ouvi gente falando que dá pra tirar uma screen da tela e botar de background na outra room). Até aí tudo bem. Então eu fiz uma variável que checa se o Magnus já deu o papel pra mim ou não. Aí que vem o segundo problema: quando o diálogo acaba nessa outra room, eu quero que o jogador vá para a primeira room, onde ele encontrou o Magnus, fazendo-o aparecer no lugar onde ele estava antes de ir para a outra room (ou alguns passos atrás, já que à certa distância ele vai pra outra room de novo, onde o Magnus fala outra outra coisa). Eu usei o instance_create, obviamente, mas não funcionou, não se por que: quando ele volta, a câmera não funciona (ela não se movimenta).
Resumindo, as minhas duas dúvidas são:
- Dá pra fazer uma text box mesmo no modo 3D (tipo usando o d3d_set_projection_ortho), com animações?
- Dá pra guardar a posição onde o jogador estava antes de sair da room e, quando a room iniciasse de novo, já criava o jogador lá?
Obs: uma outra dúvida que tenho é se o “global.” antes da variável funciona como no GM6 (sou novo no GM8): porque a variável que eu fiz pra ver se o Magnus já tinha dado o papel só funciona se eu botar num código no objeto da text box.
Re: Problemas com 3D, variável e a localização do player.
Ola!
Cara acho que mudar de room fica uma droga... Não sei bem como é sua câmera, mas sei que quando vc usa d3d_set_projection_ortho meio que desatva o modo 3d.
Vc pode usar esse code que o help do GM sugere.
Use e veja o que acontece.
Té.
Cara acho que mudar de room fica uma droga... Não sei bem como é sua câmera, mas sei que quando vc usa d3d_set_projection_ortho meio que desatva o modo 3d.
Vc pode usar esse code que o help do GM sugere.
- Código:
{
draw_set_color(c_black);
d3d_set_projection_ortho(0,0,room_width,room_height,0);
d3d_set_hidden(false);
draw_text(10,10,'Score: ' + string(score));
d3d_set_hidden(true);
}
Use e veja o que acontece.
Té.
ricaun- Data de inscrição : 23/09/2008
Reputação : 9
Número de Mensagens : 169
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|