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por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
Mask,mask,mask
Página 1 de 1
Mask,mask,mask
Bom estou fazendo a versão 2 do jogo " As aventuras de Wilson " e pedi oq podia melhorados
Link para o topico
e queria q alguem ajudase para ele n ficar preso na parede pq se pula ele gruda na parede (liga n so nb msm)
se alguem puder ajudar agradeso desde ja
Link para o topico
- Código:
http://gmbr.forumeiros.com/t14903-as-aventuras-de-wilson-2
e queria q alguem ajudase para ele n ficar preso na parede pq se pula ele gruda na parede (liga n so nb msm)
se alguem puder ajudar agradeso desde ja
Convidad- Convidado
Re: Mask,mask,mask
A Mask (PT: Mascara) serve para melhorar a colisão com os objetos.
- Pegue a sprite do seu personagem.
- Faça um quadrado do mesmo tamanho dele.
- No objeto do player em baixo de onde coloca o nome, vai ter uma opção láh com o nome de Mask
- Você coloca a sprite do quadrado do tamanho do player.
Agora ele vai passar a ter colisões melhores assim, passando a ser um jogo mais profissional.
- Pegue a sprite do seu personagem.
- Faça um quadrado do mesmo tamanho dele.
- No objeto do player em baixo de onde coloca o nome, vai ter uma opção láh com o nome de Mask
- Você coloca a sprite do quadrado do tamanho do player.
Agora ele vai passar a ter colisões melhores assim, passando a ser um jogo mais profissional.
Re: Mask,mask,mask
você pode mandar o cód que você usa para movimentar o player, incluindo gravidade e pulo.
Re: Mask,mask,mask
eu uso move fixed para faze-lo anda-lo e para pular
no step
no step
- Código:
if place_free(x,y+1)
{gravity=1}
else
{gravity=0}
if keyboard_check_pressed(vk_space)&&!place_free(x,y+2)
{vspeed=-10 }
Convidad- Convidado
Re: Mask,mask,mask
eu acho que é porque você ta usando move fixed para mover o player, tenta usar um código profissional, vou passar um pra vc:
Não é bem um profissional, mais acho que vai resolver:
Só é vc mudar as sprites, Ok!
Não é bem um profissional, mais acho que vai resolver:
- Código:
/****************************** GRAVIDADE ******************************/
if place_free(x,y+2){gravity=2} // Se estiver no ar, ele vai cair com a gravidade 1
else // Senão
gravity=0 // Ele vai parar no chão com a gravidade 0
// Limitar a velocidade vertical
if vspeed>15 {vspeed=15} // Se for maior que 12, recebe os 12
/***************************** MOVIMENTANDO *****************************/
// Direita
if keyboard_check(vk_right) // Se direcional à direira for pressionado
{
sprite_index = spr_direita // Sprite vai virar para a direita (pode trocar por "sprite_index")
if place_free(x+6,y){x+=6} // Se estiver livre de colisões 5 pixels à direita, andará 5 pixels à direita.
}
//Esquerda
if keyboard_check(vk_left)// Se direcional à esquerda for pressionado
{
sprite_index = spr_esquerda // Sprite vai virar para a esquerda
if place_free(x-4,y){x-=4} // Se estiver livre de colisões 5 pixels à esquerda, andará 5 pixels à esquerda.
}
//Pulo
if keyboard_check_pressed(vk_up) // Se espaço for pressionado
{
if !place_free(x,y+2){vspeed=-14} // Se "não" estiver livre de colisões 2 pixels abaixo, a velocidade vertical vai ser -20 (para cima)
}
// Super Pulo
if keyboard_check_pressed(ord("A")) // Se espaço for pressionado
{
if !place_free(x,y+2){vspeed=-20} // Se "não" estiver livre de colisões 2 pixels abaixo, a velocidade vertical vai ser -20 (para cima)
}
Só é vc mudar as sprites, Ok!
Re: Mask,mask,mask
esses são os eventos q eu coloquei
Information about object: object0
Sprite: sprite2
Solid: false
Visible: true
Depth: 0
Persistent: false
Parent:
Mask:
Step Event:
execute code:
if place_free(x,y+2){gravity=1}
else
gravity=0
if vspeed>15{vspeed=15}
Collision Event with object object1:
execute code:
move_contact_solid(direction,12)
vspeed=0
Collision Event with object object3:
execute code:
vspeed=0
Collision Event with object object4:
go to next room with transition effect
Collision Event with object object5:
play sound sound0; looping: false
restart the current room with transition effect
Collision Event with object object6:
execute code:
vspeed=0
Collision Event with object object8:
execute code:
move_contact_solid(direction,12)
vspeed=0
Keyboard Event for Key:
execute code:
if keyboard_check_pressed(vk_up)
{
if !(place_free(x,y+4)){vspeed=-10}
}
Key Press Event for Key:
set the sprite to sprite1 with subimage 0 and speed 1
start moving in directions 000100000 with speed set to 5
Key Press Event for Key:
set the sprite to sprite0 with subimage 0 and speed 1
start moving in directions 000001000 with speed set to 5
Key Release Event for Key:
set the sprite to sprite3 with subimage 0 and speed 1
start moving in directions 000010000 with speed set to 5
Key Release Event for Key:
set the sprite to sprite2 with subimage 0 and speed 1
start moving in directions 000010000 with speed set to 5
Information about object: object0
Sprite: sprite2
Solid: false
Visible: true
Depth: 0
Persistent: false
Parent:
Mask:
Step Event:
execute code:
if place_free(x,y+2){gravity=1}
else
gravity=0
if vspeed>15{vspeed=15}
Collision Event with object object1:
execute code:
move_contact_solid(direction,12)
vspeed=0
Collision Event with object object3:
execute code:
vspeed=0
Collision Event with object object4:
go to next room with transition effect
Collision Event with object object5:
play sound sound0; looping: false
restart the current room with transition effect
Collision Event with object object6:
execute code:
vspeed=0
Collision Event with object object8:
execute code:
move_contact_solid(direction,12)
vspeed=0
Keyboard Event for
execute code:
if keyboard_check_pressed(vk_up)
{
if !(place_free(x,y+4)){vspeed=-10}
}
Key Press Event for
set the sprite to sprite1 with subimage 0 and speed 1
start moving in directions 000100000 with speed set to 5
Key Press Event for
set the sprite to sprite0 with subimage 0 and speed 1
start moving in directions 000001000 with speed set to 5
Key Release Event for
set the sprite to sprite3 with subimage 0 and speed 1
start moving in directions 000010000 with speed set to 5
Key Release Event for
set the sprite to sprite2 with subimage 0 and speed 1
start moving in directions 000010000 with speed set to 5
Última edição por vdm842 em Seg 21 Mar 2011, 20:54, editado 2 vez(es)
Convidad- Convidado
Re: Mask,mask,mask
Acho que eu sei qual o problema, coloca na colisão do player com a parede:
vspeed=0
"Apenas com a parede se for com o chão ele não vai andar"
Re: Mask,mask,mask
os cara no tuto falaro pra coloca assim
move_contact_solid(direction,12)
vspeed=0
mas eu vo tenta
edit n funciono
move_contact_solid(direction,12)
vspeed=0
mas eu vo tenta
edit n funciono
Última edição por vdm842 em Seg 21 Mar 2011, 20:23, editado 1 vez(es)
Convidad- Convidado
Página 1 de 1
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