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[Tutorial] Arrays

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arrays) - [Tutorial] Arrays Empty [Tutorial] Arrays

Mensagem por saim Qui 17 Fev 2011, 09:29

Nome: Uma breve explicação sobre arrays
Descrição: Me disseram que a comunidade ainda não tem um tutorial sobre o uso de arrays. Fui escrever uma explicação rápida e acabei com o texto abaixo. Achei melhor postar em tutoriais que num tópico à parte.
Nível de dificuldade: iniciante
Requerimentos: Qualquer versão, lite
Desenvolvimento:

O que são arrays?

Arrays, como tudo no game maker, são variáveis. No caso, um conjunto de variáveis, do tamanho que você determinar. Só que elas são um jeito muito esperto de armazenar variáveis. Essa esperteza toda consiste no fato de que cada elemento do conjunto tem um índice, que pode ser informado manualmente ou calculado. A vantagem toda fica no fato que o índice pode ser calculado.
A forma de apresentação de uma array é a seguinte:
Código:
nome_da_array[índice]
onde "índice" é um número inteiro e positivo.
Existem arrays de uma e duas dimensões. A array acima é de uma dimensão. Pense nas dimensões como dimensões mesmo, de modo que arrays de uma dimensão funcionam como listas e arrays de duas dimensões, como quadros. A diferença é que a array 2D tem dois índices. A apresentção de uma array de duas dimensões é a seguinte:
Código:
nome_da_array[primeiro_índice,segundo_índice]

Pra que servem arrays?

É difícil, se não impossível, listar todas as utilidades de uma array. Isso porque o que você vai fazer com ela só é limitado pela sua criatividade. O resumo confunde-se com a definição: você pode tirar vantagem do fato de ter variáveis indexadas. O que eu posso fazer é dar exemplos.
    - é possível escolher uma variável aleatória entre várias (como no exemplo a seguir)
    - é possível organizar posições de objetos com base nos valores da array
    - é possível circular entre variáveis (como no exemplo no final)

Se você considerar que objetos, scripts, sons, sprites, fontes e backgrounds são armazenados em variáveis, as possibilidades aumentam exponencialmente.

Declarando uma array

Arrays são declaradas como qualquer variável. Atribua um valor a qualquer índice e a array passa a existir. O tamanho da array vai de zero até o último índice declarado. Se você não declarar algum índice anterior ao último, o game maker considera que ele é zero. Para usar var ou globalvar, faça como com as variáveis, apenas omita o índice na declaração var/globalvar.
Exemplos:
Código:
var i;
i=0
array_crescente[i]=0; i+=1
//como "i" vale 0, array_crescente[0] recebe 0. Logo em seguida, "i" aumenta em uma unidade, passando a valer 1
array_crescente[i]=1; i+=1
//como "i" vale 1, array_crescente[1] recebe 1. Logo em seguida, "i" aumenta em uma unidade, passando a valer 2
array_crescente[i]=2; i+=1
array_crescente[i]=3; i+=1
array_crescente[i]=4; i+=1
Código:
var i, array_crescente;
i=0
array_crescente[i]=i; i+=1
//como "i" vale 0, array_crescente[0] recebe 0. Logo em seguida, "i" aumenta em uma unidade, passando a valer 1
array_crescente[i]=i; i+=1
array_crescente[i]=i; i+=1
array_crescente[i]=i; i+=1
array_crescente[i]=i; i+=1
Código:
var i;
globalvar array_crescente;
for(i=0;i<5;i+=1)
array_crescente[i]=i
//aqui, array_crescente foi declarada como global (TODOS seus índices passam a ser globais).
//Variando "i" desde 0, até ele deixar de ser menor que 5 e aumentando uma unidade a cada iteração, declaramos a array_crescente
todas essas declarações resultam na mesma array:
array_crescente[0]=0
array_crescente[1]=1
array_crescente[2]=2
array_crescente[3]=3
array_crescente[4]=4
Edit:
Para fazer uma array "var", ou "globalvar" basta declarar o tipo de variável como qualquer outra variável, ignorando o índice:
Código:
var array_temporaria;
array_temporaria[indice]=valor
Código:
globalvar array_global;
array_global[indice]=valor
E arrays também podem ser globais usando um "global." antes da array:
Código:
global.outra_array_global[indice]=valor


Exemplo de utilização de arrays:

Array 1D

Vamos imaginar um jogo de bang-bang. Num jogo assim, o que interessa são armas. O jogador começa com uma pistola e evolui aleatoriamente as características dessa arma à medida que colide com ojetos de upgrades. Uma forma de iniciar essas características é:
Código:
precisao=0
distancia_do_tiro=0
velocidade_do_saque=0
cadencia=0
dano_do_tiro=0
Temos então 5 características para a arma (sem contar aquelas que mudam mas não evoluem, como sprite, posição do desenho, inclinação do desenho, quantidade de munição - até poderíamos evoluir o limite de munição, mas vamos deixar isso pra lá).
Como fazer pra evoluir qualquer um desses atributos ao colidir com o objeto de upgrade? Uma forma funcional seria colocar, na colisão com o objeto, o seguinte código:
Código:
evoluir=floor(random(5)) //"evoluir" recebe um inteiro aleatório entre 0 e 4
switch (evoluir){
 case 0: precisao+=1; break;
 case 1: distancia_do_tiro+=1; break;
 case 2: velocidade_do_saque+=1; break;
 case 3: cadencia+=1; break;
 case 4: dano_do_tiro+=1+=1; break;
 }
//pra cada possibilidade de valor que "evoluir" possa receber, aumentar uma variável diferente em uma unidade.
Chato, não? E se resolvermos mudar alguma coisa, como acrescentar alguma característica à arma, teremos que lembrar de tudo o que já fizemos e sair alterando tudo. Pra resolver isso, usamos arrays. Começamos mudando a forma de declaração das características da arma:
Código:
var i;
i=0
caracteristica[i]=0; i+=1 //a característica[0] (precisao) recebe o valor 0; i aumenta uma unidade
caracteristica[i]=0; i+=1 //a característica[1] (distancia_do_tiro) recebe o valor 0; i aumenta uma unidade
caracteristica[i]=0; i+=1 //a característica[2] (velocidade_do_saque) recebe o valor 0; i aumenta uma unidade
caracteristica[i]=0; i+=1 //a característica[3] (cadencia) recebe o valor 0; i aumenta uma unidade
caracteristica[i]=0; i+=1 //a característica[4] (dano_do_tiro) recebe o valor 0; i aumenta uma unidade
numero_de_caracteristicas=i //5
Como o ctrl+c, ctrl+v me ajudou a digitar isso! Muito mais rápido! E, pra acrescentar outra característica, posso usar o ctrl+c, ctrl+v de novo!
As variáveis não têm mais aqueles nomes sugestivos. Essa é uma desvantagem. Tive de usar comentários para me lembrar, depois, o que significa cada variável (ou cada índice da array).
Só que a principal vantagem vem a seguir: pra adicionar 1 a um elemento aleatório dessa array, como fizemos acima, com variáveis, basta usar a seguinte linha:
Código:
caracteristica[floor(random(numero_de_caracteristicas))]+=1
e pronto! Sim, você pode usar fórmulas dentro do índice da array!

Array 2D

Agora, suponhamos que temos diversas armas, cada uma com as mesmas variáveis e nós queremos trocar de arma ao girar o scroll do mouse. Podemos armazenar cada arma num índice de array, certo?
Código:
var i;
i=0
arma[i]="pistola";          i+=1 //a arma[0] recebe o valor "pistola"; "i" aumenta em uma unidade
arma[i]="arco_e_flecha"; i+=1 //a arma[1] recebe o valor "arco_e_flecha"; "i" aumenta em uma unidade
arma[i]="rifle";              i+=1 //e assim por diante
arma[i]="metralhadora";  i+=1
arma[i]="pistola";          i+=1
arma[i]="dinamite";        i+=1
numero_de_armas=i //6
arma_atual=0 //precisamos começar com ALGUMA arma, escolhemos a primeira ("pistola")
A partir daí, usamos o sprite da arma[arma_atual]
E, no evento "mouse wheel up", podemos colocar
Código:
arma_atual+=1 //aumenta o índice da array em uma unidade
if arma_atual>=numero_de_armas //se chegamos num valor acima do máximo
 arma_atual=0 //ignoramos o valor e voltamos ao zero, criando um ciclo
e, no evento "mouse wheel down",
Código:
arma_atual-=1 //diminuímos o índice da array
if arma_atual<0 //se chegamos num índice abaixo do mínimo
 arma_atual=numero_de_armas //ignoramos o valor e adotamos o valor máximo, criando um ciclo
Fácil. Mas e para atirar ou ganhar upgrades, como chamamos a característica dessa arma atual? Podemos criar uma array pra cada arma, mas isso seria desnecessariamente trabalhoso. Sugiro usarmos uma array 2D. Numa array 2D, temos dois índices, cada um significando o que se escolher que ele signifique. Nesse caso, usarei a array "caracteristica[caracteristica,arma]" ou seja, o primeiro índice significa a característica da arma (precisao, distancia_do_tiro, velocidade_do_saque, cadencia, dano_do_tiro) e o segundo índice, a arma a que se refere tal característica (pistola, arco_e_flecha, rifle).
Novamente, perderemos a facilidade de ter escrito o que significa cada índice, mas haverá ganho em mobilidade do código:
Código:
numero_de_armas=3
numero_de_caracteristicas=5
var i, j;
for(j=0;j
 for(i=0;i
  caracteristica[i,j]=0
arma_atual=0
Eu diminuí o número de armas pra ilustração a seguir caber na tela Smile
isso nos deixa com uma array 2D com todos os índices iguais a zero:
caracteristica[0,0]=0; caracteristica[0,1]=0, caracteristica[0,2]=0
caracteristica[1,0]=0; caracteristica[1,1]=0; caracteristica[1,2]=0
caracteristica[2,0]=0; caracteristica[2,1]=0; caracteristica[2,2]=0
caracteristica[3,0]=0; caracteristica[3,1]=0; caracteristica[3,2]=0
caracteristica[4,0]=0; caracteristica[4,1]=0; caracteristica[4,2]=0
Daí, pra dar tocar a arma usada, podemos manter os códigos pra mouse wheel up/down e, na hora de dar o upgrade pra arma usada, podemos usar:
Código:
caracteristica[floor(random(numero_de_caracteristicas)),arma_atual]+=1

Para voltarmos a ter escrito o que significa cada índice, podemos declará-los como variáveis. Isso é mais trabalhoso e pouco eficiente, mas pode facilitar o trabalho em alguns momentos. Assim, se declararmos:
Código:
precisao=0
distancia_do_tiro=1
velocidade_do_saque=2
cadencia=3
dano_do_tiro=4
e
Código:
pistola=0
arco_e_flecha=1
rifle=2
, podemos ler a array acima como
caracteristica[precisao,pistola]=0; caracteristica[precisao,arco_e_flecha]=0, caracteristica[precisao,rifle]=0
caracteristica[distancia_do_tiro,pistola]=0; caracteristica[distancia_do_tiro,arco_e_flecha]=0; caracteristica[distancia_do_tiro,rifle]=0
caracteristica[velocidade_do_saque,pistola]=0; caracteristica[velocidade_do_saque,arco_e_flecha]=0; caracteristica[velocidade_do_saque,rifle]=0
caracteristica[cadencia,pistola]=0; caracteristica[cadencia,arco_e_flecha]=0; caracteristica[cadencia,rifle]=0
caracteristica[dano_do_tiro,pistola]=0; caracteristica[dano_do_tiro,arco_e_flecha]=0; caracteristica[dano_do_tiro,rifle]=0
Agora, deixe-me alterar alguns valores para explicar melhor o que acabamos de fazer:
caracteristica[precisao,pistola]=1; caracteristica[precisao,arco_e_flecha]=2, caracteristica[precisao,rifle]=3
caracteristica[distancia_do_tiro,pistola]=4; caracteristica[distancia_do_tiro,arco_e_flecha]=5; caracteristica[distancia_do_tiro,rifle]=6
caracteristica[velocidade_do_saque,pistola]=7; caracteristica[velocidade_do_saque,arco_e_flecha]=8; caracteristica[velocidade_do_saque,rifle]=9
caracteristica[cadencia,pistola]=10; caracteristica[cadencia,arco_e_flecha]=11; caracteristica[cadencia,rifle]=12
caracteristica[dano_do_tiro,pistola]=13; caracteristica[dano_do_tiro,arco_e_flecha]=14; caracteristica[dano_do_tiro,rifle]=15
Aqui, a velocidade do saque do arco-e-flecha é 8, o dano causado por um tiro de rifle é 15, a cadência de tiros da pistola é 10 e a cadência de tiros do rifle é 12.
Claro que esses valores não fazem sentido, fica a cargo do programador inserir valores adequados a cada elemento da array. Usando alguns truques simples para definir os índices das arrays, elas passam a ser ferramentas muito úteis na agilização e flexibilização da programação!

Espero que tenha sido um tutorial útil. Qualquer dúvida, estou à disposição!

Aqui você encontra um exemplo de uso das arrays.


Última edição por Janx em Qui 28 Abr 2011, 18:33, editado 6 vez(es) (Motivo da edição : atualização de informações)
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Mensagem por Super Games Qui 17 Fev 2011, 10:06

É Um bom tutorial, util...Mas tenho uma pergunta, a forma de coloca-lo para ser global ou ele já funciona como global?Olhei todos as informações e partes não achei nada sobre Arrays ficarem globais.


Até!
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Mensagem por Markituh Qui 17 Fev 2011, 11:16

Super Games escreveu:É Um bom tutorial, util...Mas tenho uma pergunta, a forma de coloca-lo para ser global ou ele já funciona como global?Olhei todos as informações e partes não achei nada sobre Arrays ficarem globais.


Até!
O array é nada mais e nada menos que uma variável, a única diferença é que são usados índices entre colchetes. Sendo assim, só é colocar global da forma tradicional que se faz com uma variável
Código:
global.array[indice]
O interessante saim, é que existe um tutorial de array sim aqui na comunidade. Inclusive fui eu que postei, está num tópico fixado na seção de Iniciante e Intermediário: Índice de aulas e tutoriais por Dharisson. No tópico tem uma lista de tutoriais, e o de arrays está no meio deles. O problema é que o pessoal não sabe procurar =/

https://gmbr.forumeiros.com/t12433-indice-de-aulas-e-tutoriais-de-dharrison <----
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Mensagem por Super Games Qui 17 Fev 2011, 11:46

Desculpa não ter procurado, pensei que só havia este...
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arrays) - [Tutorial] Arrays Empty Re: [Tutorial] Arrays

Mensagem por saim Qui 17 Fev 2011, 11:58

Super Games escreveu:É Um bom tutorial, util...Mas tenho uma pergunta, a forma de coloca-lo para ser global ou ele já funciona como global?Olhei todos as informações e partes não achei nada sobre Arrays ficarem globais.Até!
Editei o post inicial, está em declaração de arrays

Markituh escreveu:O interessante saim, é que existe um tutorial de array sim aqui na comunidade.

O problema é que o pessoal não sabe procurar =/

https://gmbr.forumeiros.com/t12433-indice-de-aulas-e-tutoriais-de-dharrison <----
Super Games escreveu:Desculpa não ter procurado, pensei que só havia este...
Eu sou um dos que não sabem procurar! Juro que tentei: fui na parte de tutoriais de iniciantes, cliquei naquele retângulo escrito "Buscar...", digitei "array" e cliquei no botão ao lado. Só apareceram perguntas sobre o uso de arrays, nenhum tutorial. Talvez precisemos de um tutorial de "como usar a ferramenta de busca".
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Mensagem por Markituh Qui 17 Fev 2011, 12:02

É, talvez usando a busca avançada resolva. Pesquisando por "Curso de GML"(sem aspas) se acha todos os tutoriais relacionados aos que eu e o Dharrison estamos fazendo. Na busca avançada, escolhe para procurar na seção de tutoriais da categoria Iniciante e Intermediário e coloca o nome, que talvez ache. Mas realmente precisamos de um tutorial mas detalhado para quem não sabe.
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Mensagem por saim Qui 17 Fev 2011, 14:38

Mesmo na busca avançada, se buscar por "array" no tópico de tutoriais para iniciantes, não retorna nada. Mas buscar por "arrays", já retornam os dois tutoriais (o seu e esse aqui).
Aí, testei a caixinha com a lupa, mais uma vez a busca pelo plural retorna os tutoriais.

Acho que a ferramenta de busca é que está meio restrita, tem que digitar o termo exatamente como ele aparece. Moderadores, tem como melhorar isso?
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Mensagem por vinians Qui 17 Fev 2011, 14:46

saim escreveu:Mesmo na busca avançada, se buscar por "array" no tópico de tutoriais para iniciantes, não retorna nada. Mas buscar por "arrays", já retornam os dois tutoriais (o seu e esse aqui).
Aí, testei a caixinha com a lupa, mais uma vez a busca pelo plural retorna os tutoriais.

Acho que a ferramenta de busca é que está meio restrita, tem que digitar o termo exatamente como ele aparece. Moderadores, tem como melhorar isso?
Essa busca do forum é horrorosa mesmo, muito mal feita, ainda mais que estamos acostumados com o google, pois ela exige que se digite os termos com muita precisão, porém quando estamos pesquisando nem sempre sabemos exatamente o que queremos ou como que o autor do tópico escreveu. Eu já tinha falado sobre isso antes, porém continua a mesma coisa.

@TOPIC Ótimo tutorial, vai ajudar muitas pessoas. Tem muita gente que tem bastante dúvida com variáveis em geral, arrays nem se fala. Vou apertar o seu + hehehhehe.
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Mensagem por JV Justino Qui 17 Fev 2011, 14:49

O sistema de busca do fórum, na minha opinião, não é muito bom.
Quando vou pesquisar algo, primeiro coloco no busca aqui do site, e se não achar o que preciso, coloco para buscar no google.
Fica bem mais facil de achar
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Mensagem por Luca$ Qua 02 Mar 2011, 14:23

Cara desculpa,mas eu nao entendi coisa nenhuma

Se você adicionace explicaçoes,talves daria pra entender,mas tipo,se esse é um tutorial para inicianmetes,como eles vao saber oque é cada código,oque eu entendi foi que você só colocou uns códigos de arrays ali,mas nao explicou
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Mensagem por saim Qua 02 Mar 2011, 15:50

Dei uma editada, GMLucas, veja se agora ficou mais claro.
Entretanto, eu não vou ensinar como usar um "if" ou "for". Posso colocar como pré-requisito, mas o uso dessas declarações fogem da intenção desse tutorial.
Pra eles, pode-se usar as aulas linkadas pelo Markituh (que realmente falam de arrays, também).

Talvez eu deva criar um exemplo em .gmk usando a array do tutorial. O que acha? Se a idéia tiver aceitação, posso desenvolver alguma coisa.
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Mensagem por †Des† Qui 31 Mar 2011, 12:41

Bem explicativo, convesso que li com atenção, e apesar de entender boa parte, inda me parece meio complicado seu uso hehe...

Nesse caso achei ótima a idéia de postar uma engine, nem que seja uma simples com o exemplo das armas que você usou, ou até algo mais simples ainda...

Eu gosto de fazer coisas na prática e a engine auxilia nessa parte, isso certamente ajuda a desenvolver um melhor entendimento sobre tal assunto e ajuda também na hora de se usar para coisas futuras...
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Mensagem por willam Qui 31 Mar 2011, 13:10

Gostei bastante do tutorial, pode ajudar muitas pessoas inclusive eu Very Happy e é um ótimo tutorial ! Eu tava com algumas duvidas ( que ainda tô porque só entendi o começo daí e resolveu algumas das dúvdas Very Happy

Muito Obrigado por postar


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Mensagem por saim Qui 31 Mar 2011, 14:20

†Des† escreveu:Nesse caso achei ótima a idéia de postar uma engine, nem que seja uma simples com o exemplo das armas que você usou, ou até algo mais simples ainda...
A engine está semi-pronta, só faltava alguém manifestar interesse. Ainda nesse final de semana, procure por atualizações no post inicial.

willam escreveu: que ainda tô porque só entendi o começo
A partir de que parte você não entendeu? Posso entrar em detalhes por MP, se você quiser. Arrays são úteis demais pra ficarem só "meio" entendidas.
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