Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
[Extensão]GML SDK v1.0
+21
sonic luan
Mr.Brum
wac2007
Iasmim Ribeiro
Romano
Markituh
Vikintor
Anderson3d
vinians
Mr. Kaleb
Joao3574
Luiz A. Oliveira
Godsil4
SIGILOSO
itallo
PedroX
donte
bill gates Zona sul
LCS
F. Nizzio
Jiraya
25 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
[Extensão]GML SDK v1.0
Este é um kit de desenvolvimento util.
esta sdk da suporte para jogos de plataforma,rpg e 3D.
possibilitando ao programador fazer coisas complexas com poucas linhas de códigos.
alguns pequenos exemplos feitos com a SDK
a sdk lhe permite fazer com que o objeto ande sobre qualquer terreno.
tbm da suporte para jogos visao rpg classico.
a sdk pode facilmente configurar a sprite dos movimentos do personagem com apenas uma linha de código [rpg_define_sprite]
a SDK tbm da suporte total para o 3d, e continua sendo facil de usar.
com 2 linhas de códigos permite ao programador iniciar e projetar a camera.
a sdk tbm permite carregar varios formatos de modelos como
.d3d,.mod,.x,.md2,.md3,.vtx,.obj,.c
os seguintes formatos .md2 e .md3 sao formatos que podem ser carregados com animaçao.
esse tipo de formato pode ser obtido usando o programa "milkshape3D".
a sdk vem com textura ecrã,sistema de colisao[modmod],ect...
tbm com algums funçoes utilitarias denominadas "system"
ex:system_pause(bool pause); sao funçoes para ajudar na criaçao de jogos.
SDk tbm vem com STL Sound Time Line. onde vc pode criar uma linha do tempo especial para tocar sons em sequencia.
para fins como um "MelodyMaker".
tudo isso em apenas um arquivo .gex
;]
size 3.35 mbs
http://dl.dropbox.com/u/34810606/Files/GMLSDK.rar
todas as funçoes extra, estao dentro do arquivo .GEX e para usar essas funçoes é necessário instalar a extensao GMLSDK.gex no seu game maker, aqui tem um tutorial de como instalar extensoes.
https://gmbr.forumeiros.com/t5153-instalando-uma-extensao
================================================================
[créditos]
Hanson
Omciron
amd42
LCS
[LISTA DE FUNÇOES]
[Platform][pf]
- Código:
pf_init();//inicia as definiçoes para plataforma
pf_auto_move()//Ia simples de movimento aleatorio
pf_define_sprite(parado,andando,pulando,caindo);//nomeie os argumentos com o nome das sprites correspondentes
pf_get_direction()//retorna a direçao em scale, se estiver para a direita retorn a 1 se nao a -1
pf_get_ramp_angle()//retorna ao angulo da rampa
pf_gravity(valor);//define a gravidade e a fisica no terreno
pf_move(direção,velocidade);//move o objeto para as direçoes 0=direita,180=esquerda ou use RIGHT ou LEFT
pf_reset();//reseta as definiçoes de sprite para o padrao
pf_set_key_jump(key);//define a tecla de pulo, para que o sistema evita bugs
=============
- Código:
rpg_init()//inicia as definiçoes para rpg
rpg_auto_move()//ia simples de movimento aleatório 4 direçoes
rpg_auto_move_define(time max,speed);//define o tempo maximo entre cada movimento e a velocidade
rpg_auto_xscale();//retorna a direçao em xscale do personagem, se estiver para a direita entao retorna a 1 se nao retorna a -1
rpg_define_sprite(direita,cima,esquerda,baix);//defina os argumentos com os nomes correspondentes das sprites
rpg_depth();//define a fundura automatica
rpg_draw_shadow()//desenha uma simples sombra
rpg_end();//finaliza o modo rpg
============================================
- Código:
d3d_init();//inicia o modo 3d com definiçoes padrao
d3d_End();//finaliza o modo 3d
[Sistema de colisao 3d]
d3d_begin_collision();//inicia uma nova instancia de colisao e retorna a id da instancia
d3d_add_block(x1,y1,z1,x2,y2,z2);//add um bloco a instancia de colisao 3d
d3d_add_floor(x1,y1,z1,x2,y2,z2);//add um floor a instancia de colisao 3d
d3d_add_wall(x1,y1,z1,x2,y2,z2);//add um wall a instancia de colisao 3d
d3d_add_cilinder(x1,y1,z1,x2,y2,z2,closed,step);//add um cilindro a instancia de colisao 3d
d3d_add_point(x,y,z);//add um ponto a instancia de colisao 3d
d3d_add_triangle(x1,y1,z1,x2,y2,z2,x3,y3,z3);//add um triangulo a instancia de colisao 3d
d3d_add_model(file);//add um modelo .d3d externo para a instancia de colisao 3d
d3d_add_obj(file);//add um modelo .obj externo para a instancia de colisao 3d
d3d_end_collision();//finaliza a instancia de colisao
d3d_check_collision(ind1,x1,y1,z1,ind2,x2,y2,z2);//checa a colisao entre 2 instancias nas coordenadas
==============================================================================
d3d_camera(x,y,z,xrot,yrot,zoom);//desenha uma camera padrao
d3d_clear_depth();//limpa o depth 3d
d3d_create(x,y,z,object);//cria uma instancia 3d
d3d_get_triangles()
d3d_load_ext(ind,filename,normals,step);//carrega um modelo externo .x,.vtx,.mod,.c
[MD2 animated models]
d3d_load_md2(filename);//carrega uma modelo .md2 com animaçao
d3d_md2_animation_speed(ind,speed);//define a velocidade de animaçao de um modelo .md2
d3d_md2_draw(ind,x,y,z,texture);//desenha um modelo md2 com animaçao
d3d_md2_frame_index(ind);//retorna a frame atual de um modelo .md2
d3d_md2_frames(ind);//retorna ao numero de frames do modelo .md2
======================================================
[MD3 animated models]
d3d_load_md3(filename);//carrega uma modelo .md3 com animaçao
d3d_md3_animation_speed(ind,speed);//define a velocidade de animaçao de um modelo .md3
d3d_md3_draw(ind,x,y,z,texture);//desenha uma modelo .md3 com animaçao
d3d_md3_frame_index(ind);//retorna a frame atual de um modelo .md3
d3d_md3_frames(ind);//retorna ao numero de frames de um modelo .md3
==============================================
d3d_load_obj(filename);//carrega um modelo .obj[wavefront]
d3d_ortho();//inicia uma visao ortografica para desenhos 2d junto ao 3D
d3d_ortho_end();//finaliza o modo ortografico
d3d_reflex();//atualiza texture ecrã view
d3d_relfex_texture()//usa a textura ecrã view como textura de modelos
d3d_transform(x,y,z,xrot,yrot,zrot,xscale,yscale,zscale);//inicia um eixo 3d
[Sound Time Line][STL]
- Código:
stl_create();//cria uma sequencia de som e retorna a id da sequencia
stl_add_sound(ind,sound,time);//add um som a sequencia
stl_loop(ind,loop);//define se a sequencia fara loop quando acabar
stl_play_sound(ind);//toca a sequencia e retorna a true quando o som for tocado
stl_remove_sound(ind,pos);//remove um som da lista
stl_time(ind);//retorna ao tempo maximo de uma sequencia de som
stl_time_current(ind);//retorna ao tempo atual de um sequencia de som
[System]
- Código:
[MENU]
system_create_menu();//cria um menu simples e retorna a id do mesmo
system_add_menu(ind,string);//add um iten ao menu
system_draw_menu(ind,x,y);//desenha o menu na tela
system_menu_color(ind,color1,color2,alpha);//define as cores e o alpha do menu
system_menu_set_key(ind,keyup,keydown);//define as teclas de controle do menu
system_menu_state(ind);//retorna ao id do iten selecionado na lista
system_menu_text_color(ind,color1,color2);//define as cores do texto no menu
system_remove_menu(ind,pos);//remove um iten da lista
=================================
[Array3D]
system_create_array3D();//cria uma array tridimensional e retorna a id dessa array
system_set_array3D(ind,x,y,z,val);//define o valor da array
system_get_array3D(ind,x,y,z);//retorna ao valor da array
=========================================
system_disk();//retorna ao disco no qual o programa foi executado[ex:"C:\" ou "D:\" ou "E:\" ect....]
system_file_size(file,type);//retorna ao tamanho do arquivo type=typo de retorno KBYTE,MEGABYTE,GIGABYTE
system_md5(string);//criptografa uma string,[nota] n tem como descriptografar de volta
system_pause(pause);//pausa o sistema exeto o objeto no qual a funçao foi executada [ex_pause(true);]
system_read_file(filename);//le todo o arquivo
system_write_file(filename,string);//escreve uma string num arquivo
=======================================================================
[Constants]
- Código:
GIGABYTE
KBYTE
LEFT
MEGABYTE
NULL
RIGHT
Última edição por Jiraya em Sex 12 Ago 2011, 05:59, editado 22 vez(es)
Re: [Extensão]GML SDK v1.0
Nossa cara, muito foda, não encontrei nenhum bug que me atrapalhou muito.
Depois vou tentar fazer um jogo simples 3D com esse GML-SDL.
A mais nova magnifica criação do Orochi aprovada pelo Nizzio o/ (grande coisa xD)
Depois vou tentar fazer um jogo simples 3D com esse GML-SDL.
A mais nova magnifica criação do Orochi aprovada pelo Nizzio o/ (grande coisa xD)
F. Nizzio- Data de inscrição : 19/07/2008
Reputação : -6
Número de Mensagens : 758
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Extensão]GML SDK v1.0
cara o rpograma é perfeito alem de ser muito util é muito facil com poucas linhas o cara define o movimento do player do jogo inteiro
o programa é perfeito nao tem nem o que falar cara como sempre tu surpreende a todos
tu é o cara orochi
flws
o programa é perfeito nao tem nem o que falar cara como sempre tu surpreende a todos
tu é o cara orochi
flws
Re: [Extensão]GML SDK v1.0
muito legal essa engine ai , pena eu nao ter mais tanto tempo disponivel para o game maker té+ ver flw
- SPAM REMOVIDO -
- SPAM REMOVIDO -
Re: [Extensão]GML SDK v1.0
caramba, realmente, não existe coisa melhor, só pena que é dificil encontrar programas faceis para 3D como o blender e que funcione pelo menos o .obj.
Muito boa! nota 10!
Muito boa! nota 10!
donte- Data de inscrição : 22/12/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1165
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker Studio 2.0
- Unity
Re: [Extensão]GML SDK v1.0
Muito bom cara. Simplesmente fantastico. Eu gostei muito do 3D.
O sistema de sprites de RPG tambem é muito bom. Esta de parabens...
Até mais.
O sistema de sprites de RPG tambem é muito bom. Esta de parabens...
Até mais.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: [Extensão]GML SDK v1.0
cara esse SDK vai ajudar muito nego!!!
achei irado a parada do som, que fica apitando toda hora.
+1 pra ti.
achei irado a parada do som, que fica apitando toda hora.
+1 pra ti.
itallo- Games Ranking :
Notas recebidas : B - D
Data de inscrição : 26/08/2009
Reputação : 12
Número de Mensagens : 970
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Extensão]GML SDK v1.0
Fantástico meu garooootooo!
Você criou quase que uma enciclopédia no GM! Continue espremendo a obra do tio Overmars até não poder mais. Belo trabalho! _o/
Você criou quase que uma enciclopédia no GM! Continue espremendo a obra do tio Overmars até não poder mais. Belo trabalho! _o/
SIGILOSO- Games Ranking :
Notas recebidas : A+A+A+A+A+A+A
Data de inscrição : 06/06/2009
Reputação : 39
Número de Mensagens : 2267
Prêmios :
x 0 x 2 x 0
x 4 x 2 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: [Extensão]GML SDK v1.0
vlw pessoal!
estou tentando melhorar a SDK, vou tentar colocar um kit de particulas, e tbm tentar simplificar a 39dll e entao colocar na sdk, e tbm irei tentar fazer a sdk trabalhar com diversos formatos de sons, tais como .ogg.
=================================
vou postar a lista de funçoes ainda hoje.
;]
estou tentando melhorar a SDK, vou tentar colocar um kit de particulas, e tbm tentar simplificar a 39dll e entao colocar na sdk, e tbm irei tentar fazer a sdk trabalhar com diversos formatos de sons, tais como .ogg.
=================================
vou postar a lista de funçoes ainda hoje.
;]
Re: [Extensão]GML SDK v1.0
ah kra q pena me deu um bug no meu :\
sempre mto boas
n faso ideia de como ele aconteceu,
mas quando fui inicia o arquivo Gmk
apareceu o aviso:
Cannot find extencion package: GMLSDK
----edit----
ah agora entendi,
n sei o q deu mais meu GM8
volto de versão n sei pq, dai ele
n tem Script ainda :| (nem path)
vo tenta ageita isso e dps se consegui
mando otro edit comentando
----edit2---
agora n entendi, atualizei meu GM
dinovo e baixei sua engine dinovo mas
quando abro n aparece nenhum script
mals ai pelo transtorno mas se eu consegui
resolve do um edit 3 :oops:
- Spoiler:
- FATAL ERROR in
action number 1
of Create Event
for object PFPlayer:
COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 1:
pf_init();//inicia o sistema de plataforma
^
at position 1: Unknown function or script: pf_init
sempre mto boas
n faso ideia de como ele aconteceu,
mas quando fui inicia o arquivo Gmk
apareceu o aviso:
Cannot find extencion package: GMLSDK
----edit----
ah agora entendi,
n sei o q deu mais meu GM8
volto de versão n sei pq, dai ele
n tem Script ainda :| (nem path)
vo tenta ageita isso e dps se consegui
mando otro edit comentando
----edit2---
agora n entendi, atualizei meu GM
dinovo e baixei sua engine dinovo mas
quando abro n aparece nenhum script
mals ai pelo transtorno mas se eu consegui
resolve do um edit 3 :oops:
Re: [Extensão]GML SDK v1.0
hmm não deu pra testar, apareceu isso...GM8 PRO escreveu:An error occurred installing the extension package.
Re: [Extensão]GML SDK v1.0
vc instalou a extensao no seu game maker?Godsil4 escreveu:ah kra q pena me deu um bug no meu :\quria mto ver sua engine, elas são
- Spoiler:
FATAL ERROR in
action number 1
of Create Event
for object PFPlayer:
COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 1:
pf_init();//inicia o sistema de plataforma
^
at position 1: Unknown function or script: pf_init
sempre mto boas
n faso ideia de como ele aconteceu,
mas quando fui inicia o arquivo Gmk
apareceu o aviso:
Cannot find extencion package: GMLSDK
aqui tem um tutorial de como fazer isso
https://gmbr.forumeiros.com/t5153-instalando-uma-extensao
qual a versao do seu game maker?luiz_100juizo escreveu:hmm não deu pra testar, apareceu isso...GM8 PRO escreveu:An error occurred installing the extension package.
Re: [Extensão]GML SDK v1.0
bem o meu aparece esse error :
Onde eu baixo essee tal de ''GMLSDK'' ( se for pra baixar .-. )
- Spoiler:
- ''
___________________________________________
FATAL ERROR in
action number 1
of Create Event
for object PFPlayer:
COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 1:
pf_init();//inicia o sistema de plataforma
^
at position 1: Unknown function or script: pf_init''
Onde eu baixo essee tal de ''GMLSDK'' ( se for pra baixar .-. )
Joao3574- Data de inscrição : 12/07/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 46
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Extensão]GML SDK v1.0
Aff Jiraya, vai ser f0da assim lá na China (brincadera hehe), tu é o cara mano, nem sei o que dizer, faço minhas as palavras dos demais.
Mr. Kaleb- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 07/09/2010
Reputação : 21
Número de Mensagens : 1400
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Extensão]GML SDK v1.0
noss agora instalei o negocio
mals ai tinha menor noção de pra
q servia aquele '+' paoskaposk
a engine ta mto boa, cumpre o q
promete e um poco mais
n to nem perto do nivel dessa engine
por isso n posso mto bem avalia ela
e tbm n entendi quase nada
mas o 3D ta d+ gostei mto
mals ai tinha menor noção de pra
q servia aquele '+' paoskaposk
a engine ta mto boa, cumpre o q
promete e um poco mais
n to nem perto do nivel dessa engine
por isso n posso mto bem avalia ela
e tbm n entendi quase nada
mas o 3D ta d+ gostei mto
Re: [Extensão]GML SDK v1.0
eai jyraia? Sabe o pq do fail q deu nu meu? Sua gex é o q estava precisando, mas não instala o.O
Re: [Extensão]GML SDK v1.0
Fantastico. Parabéns pela coleção de engines e por disponibilizar no fórum, vai ajudar muita gente!
Re: [Extensão]GML SDK v1.0
Cara sensacional. Se vc adicionar a 39DLL eu faço um jogo em sua homenagem pode ter certeza. To criando exemplos aqui com o engine de plataforma. Até então muito bom mesmo.
Depois tentarei algo no 3D.
Depois tentarei algo no 3D.
Re: [Extensão]GML SDK v1.0
voce fez como dito no tutorial que eu tinha apontado no primeiro post?luiz_100juizo escreveu:eai jyraia? Sabe o pq do fail q deu nu meu? Sua gex é o q estava precisando, mas não instala o.O
pode me enviar uma screenshot do erro por mp ?
vlw Vinians, esse era o objetivo, fico feliz que a sdk esteja ajudando.vinians escreveu:Fantastico. Parabéns pela coleção de engines e por disponibilizar no fórum, vai ajudar muita gente!
x] vlw, e seria uma honra para mim, criarem um jogo em minha homenagem.Anderson3d escreveu:Cara sensacional. Se vc adicionar a 39DLL eu faço um jogo em sua homenagem pode ter certeza. To criando exemplos aqui com o engine de plataforma. Até então muito bom mesmo.
Depois tentarei algo no 3D.
Página 1 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» [Extensão] Pedido de Extensão
» [Extensão]Extensão de Dialogo
» extensão GM
» Extensão(*.asx)
» [Extensão] Gmfilesystem
» [Extensão]Extensão de Dialogo
» extensão GM
» Extensão(*.asx)
» [Extensão] Gmfilesystem
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos