GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


Problema com código de GO->!

3 participantes

Ir para baixo

Problema com código de GO->! Empty Problema com código de GO->!

Mensagem por iFaé Qui 03 Fev 2011, 13:42

Eu criei 3 objetos:

obj_player
obj_inimigo
obj_bloqueio
obj_GO

No obj_player:

Step:

Código:
if !instance_exists(obj_inimigo)
{
instance_create(528,48, obj_GO)
}
{
instance_destroy(obj_bloqueio)
}

E botei na colisão dele com o obj_inimigo destroy intance obj_inimigo!


Ai eu mando começar o jogo e apareçe:

___________________________________________
FATAL ERROR in
action number 1
of Step Event
for object obj_player:

COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 6:
instance_destroy(obj_bloqueio)
^
at position 31: Wrong number of arguments to function or script.



Alguém poderia me ajudar concertando esse codigo para mim?!

Agradeço antes!
iFaé
iFaé

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D - D - D - B
Data de inscrição : 02/02/2011
Reputação : -14
Número de Mensagens : 455
Prêmios : Problema com código de GO->! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://matheusfaegames.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com código de GO->! Empty Re: Problema com código de GO->!

Mensagem por Markituh Qui 03 Fev 2011, 13:53

A função instance_destroy não tem um argumento que diz para você indicar o objeto, o único meio de destruir um objeto que não é o próprio é usando with.
Código:
with(obj_bloqueio)
{
instance_destroy()
}
A função instance_destroy não possui argumentos.
Markituh
Markituh

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios : Problema com código de GO->! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com código de GO->! Empty Re: Problema com código de GO->!

Mensagem por iFaé Qui 03 Fev 2011, 14:01

o obj_bloqueio ja começa destroido, ele não apareçe!
iFaé
iFaé

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D - D - D - B
Data de inscrição : 02/02/2011
Reputação : -14
Número de Mensagens : 455
Prêmios : Problema com código de GO->! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://matheusfaegames.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com código de GO->! Empty Re: Problema com código de GO->!

Mensagem por Markituh Qui 03 Fev 2011, 14:06

Por que você colocou pra destruir no Step >_< E também, eu acho que sei o que você quer fazer, você esqueceu de colocar o else antes do destroy.
Código:
if !instance_exists(obj_inimigo)
{
instance_create(528,48, obj_GO)
}
else
{
instance_destroy(obj_bloqueio)
}
Que problemas simples de sintaxe Happy" Recomendo a você ler as aulas do reddragon e talvez do Alex FC, algumas devem explicar sobre sintaxe. Ou melhor, leia o curso de GML criado pelo Dharisson, está fixado na categoria Tutoriais de Iniciante e Intermediário.
Markituh
Markituh

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios : Problema com código de GO->! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com código de GO->! Empty Re: Problema com código de GO->!

Mensagem por iFaé Qui 03 Fev 2011, 14:19

Aparece isso:


___________________________________________
FATAL ERROR in
action number 1
of Step Event
for object obj_player:

COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 7:
instance_destroy(obj_bloqueio)
^
at position 31: Wrong number of arguments to function or script.
iFaé
iFaé

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D - D - D - B
Data de inscrição : 02/02/2011
Reputação : -14
Número de Mensagens : 455
Prêmios : Problema com código de GO->! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://matheusfaegames.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com código de GO->! Empty Re: Problema com código de GO->!

Mensagem por Markituh Qui 03 Fev 2011, 14:50

Eu não já te disse por que aparece? Parece que nem leu, só copiou o código.
A função instance_destroy não tem um argumento que diz para você indicar o objeto, o único meio de destruir um objeto que não é o próprio é usando with.
Código:
with(obj_bloqueio)
{
instance_destroy()
}
A função instance_destroy não possui argumentos.
E caso você novamente não tenha nem lido o que eu disse, substitua o instance_destroy(obj_bloqueio) pelo código do quote. =/
Markituh
Markituh

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios : Problema com código de GO->! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com código de GO->! Empty Re: Problema com código de GO->!

Mensagem por iFaé Qui 03 Fev 2011, 15:07

Cara eu não to conseguindo de jeito nenhum!

Vou te mandar a minha engine de teste ai vc conserta ela para mim e me manda de volta por favor!

http://www.4shared.com/file/UC3nBxMV/Teste_GO.html
iFaé
iFaé

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D - D - D - B
Data de inscrição : 02/02/2011
Reputação : -14
Número de Mensagens : 455
Prêmios : Problema com código de GO->! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://matheusfaegames.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com código de GO->! Empty Re: Problema com código de GO->!

Mensagem por saim Sex 04 Fev 2011, 10:41

Velho, ele já te explicou duas vezes, consertar sua engine não vai te ensinar nada.
A função "instance_destroy()" não aceita argumentos. Se você colocar qualquer argumento, ela dá erro. "Argumento" é aquilo que você coloca nos parênteses da função.
Você está usando "instance_destroy(obj_bloqueio)". Nesse caso, obj_bloqueio é o argumento, que não deveria existir.
Pra destruir um objeto que não é aquele que está chamando o código, você usa um "with". Tudo que está dentro do "with" passa a ser olhado como se estivesse dentro do objeto-argumento da função. Então escrever
Código:
with (obj_bloqueio){
//qualquer coisa
}
É o mesmo que ir lá no obj_bloqueio e escrever "//qualquer coisa".
Agora deu pra entender o código do Markituh?

Curiosidade: a função "with" tem a propriedade de considerar a instância que chamou a função como "other". Então, se você quiser passar valores de variáveis, por exemplo, pode usar "variável_nova=other.variável_original"
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : Problema com código de GO->! Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com código de GO->! Empty Re: Problema com código de GO->!

Mensagem por Markituh Sex 04 Fev 2011, 11:05

Opa, obrigado pela explicação Happy Eu teria explicado mais mais isso ele poderia ter aprendido num tutorial, no Curso de GML do dharrison, nas aulas do Reddragon, etc. Deu pra entender agora iFaé?

E sobre essa curiosidade, legal saber, eu nem sabia disso Razz Eu ficava armazenando várias variáveis para deixar dois objetos com a mesma, mas depois de saber disso nem precisa mais! Valeu! Viu, nós podemos ensinar e ao mesmo tempo aprender ;)
Markituh
Markituh

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios : Problema com código de GO->! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com código de GO->! Empty Re: Problema com código de GO->!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos