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Como fazer uma tela seguir um ou mais objetos?
4 participantes
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Como fazer uma tela seguir um ou mais objetos?
Exemplo: Tenho dois objetos: obj_carro1 e obj_carro2. E tenho uma única room. Se nessa room tiver o obj_carro1, a tela siga o obj_carro1 ou se tiver o obj_carro2 ela siga o obj_ carro2. Me ajudem por favor!
Última edição por lucasgmaker em Ter 25 Jan 2011, 11:24, editado 1 vez(es)
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Re: Como fazer uma tela seguir um ou mais objetos?
O grande Mark Overmars colocou uma função muito legal, chamada instance_exists. Esta função checa se tal objeto está na room, retorna true se sim, false se não. Ele também fez uma variável em que você define qual objeto a view está seguindo, chamado view_object[numerodaview], sendo assim:
- Código:
if instance_exists(obj_carro1)
{
view_object[0] = obj_carro1
}
if instance_exists(obj_carro2)
{
view_object[0] = obj_carro2
}
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Re: Como fazer uma tela seguir um ou mais objetos?
cria um objeto sem sprite chamado camera e coloca o seguinte
- Código:
if instance_exists(obj_1)
{
x = obj_1.x;
y = obj_1.y;
}
if instance_exists(obj_2)
{
x = obj_2.x;
y = obj_2.y;
}
Última edição por gustavo ferreira em Ter 25 Jan 2011, 10:47, editado 1 vez(es)
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Re: Como fazer uma tela seguir um ou mais objetos?
Colocar o objeto na room e colocar pra view seguir este objeto, beleza? Pois só colocar o objeto na room não adianta nada " Você pode fazer dos dois métodos, escolha qual achar melhor.ae é so vc colocar o obj na room blz?! espero ter ajudado
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Re: Como fazer uma tela seguir um ou mais objetos?
Cria um objeto parent. Coloca os dois carros como parent dele.
Coloque para seguir ele na room.
Mas nao coloque o parent na room.
FLW
Coloque para seguir ele na room.
Mas nao coloque o parent na room.
FLW
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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