Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
[Resolvido]Controle temporal
5 participantes
Página 1 de 1
[Resolvido]Controle temporal
Controle temporal é algo bem interessante em jogos e hoje em dia é muito usado.
Não estou falando exatamente de voltar no tempo mais sim desacelera-lo de modo que so os inimigos fiquem lentos e o jogador normal ou vice-versa.
Qual um bom meio de se fazer isso?
Não estou falando exatamente de voltar no tempo mais sim desacelera-lo de modo que so os inimigos fiquem lentos e o jogador normal ou vice-versa.
Qual um bom meio de se fazer isso?
DS Santos- Data de inscrição : 19/05/2010
Reputação : 2
Número de Mensagens : 98
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido]Controle temporal
Isso pode ser feito multiplicando as velocidades por um fator.
Um objeto se move usando as variaveis xsp e ysp, por exemplo.
A variavel global delta é o fator de multiplicação que por padrão vale 1.
Na hora de mudar o x e y do objeto você tem que multiplicar as velocidades pelo delta:
Sendo assim, se o delta for 0.5 a velocidade cai pela metade, se for 2 fica duas vezes mais rápido.
Em jogos como os nave quando o jogador lançar um especial o delta dos inimigos decresce até 0.2 por exemplo e o dele fica normal, depois de algum tempo o delta aumenta lentamente até ficar em 1 de novo.
Esse efeito especial é muito interessante.
Um objeto se move usando as variaveis xsp e ysp, por exemplo.
A variavel global delta é o fator de multiplicação que por padrão vale 1.
- Código:
xsp = 10;
ysp = 10;
delta = 1;
Na hora de mudar o x e y do objeto você tem que multiplicar as velocidades pelo delta:
- Código:
x += xsp*delta;
y += ysp*delta;
Sendo assim, se o delta for 0.5 a velocidade cai pela metade, se for 2 fica duas vezes mais rápido.
Em jogos como os nave quando o jogador lançar um especial o delta dos inimigos decresce até 0.2 por exemplo e o dele fica normal, depois de algum tempo o delta aumenta lentamente até ficar em 1 de novo.
Esse efeito especial é muito interessante.
Uma outra maneira de fazer isso seria alterar a variável room_speed pois todos os elementos e timers e o evento STEP são controlados por essa variável. Depois, se você quizer que o jogador permaneça na velocidade normal você multiplica a velocidade somente dele para o fator usado na room.
Bom, eu conheço uma maneira de fazer isso, é um pouco confuso, mas funciona perfeitamente.
É um princípio com arrays, eu pensei até em fazer uma extensão baseada nisso, pode servir como 'reverse' ou como 'replay', porém abandonei a idéia, seu funcionamento é assim, você grava uma quantidade de ações em uma array, cada 'número' da array é um 'frame', nesse caso varia de objeto para objeto, de jogo pra jogo e por ai vai.
Por exemplo, supondo que seu jogo seja bem simples, só tem movimentação pelas setas (varia apenas a posição x e y) e você queira fazer um controle de tempo com isso, como é basicamente 2 variáveis, você usa apenas:
a+=1
rev_x[a]=x
rev_y[a]=y
Claro que isso condiciona o funcionamento, se ficar muito tempo gravando, ocupará muito espaço na memória e consequentemente ocasionará um 'lag', a solução é 'limpar' os primeiros frames, de modo que somente as últimas, por exemplo, 200 posições fiquem armazenadas, é muito simples fazer isso, basta só descartar as 200 primeiras quando chegar em 400 e começar a regravar do início: a=1.
Para reproduzir, tem 2 possibilidades: 'Voltar no tempo', que resumidamente seria fazer o próprio objeto (ou um fake dele) seguir os frames de trás para frente, ou de modo 'Replay', onde você antes de dar o 'Play' reseta a variável a em 1 e segue crescentemente até o limite de frames gravados (nesse caso não pode descartar frames).
O que eu disse na prática é assim:
a-=1
x=rev_x[a]
y=rev_y[a]
e no caso de um simples replay:
a+=1
x=rev_x[a]
y=rev_y[a]
Note que: Já deve existir os dados gravados na arrays.
Tudo no evento Step, tanto pra gravar, quanto pra ler, a velocidade do jogo em frames por segundo (também conhecido como FPS) indicará a 'resolução' do replay e a quantidade de detalhes que será armazenado, quanto maior o FPS, maior a resolução e assim por diante.
Se você não entender eu posso fazer um sistema bem simples funcionando no mesmo princípio do exemplo citado aqui, e você estuda da melhor forma que encontrar.
Boa sorte com seu projeto.
É um princípio com arrays, eu pensei até em fazer uma extensão baseada nisso, pode servir como 'reverse' ou como 'replay', porém abandonei a idéia, seu funcionamento é assim, você grava uma quantidade de ações em uma array, cada 'número' da array é um 'frame', nesse caso varia de objeto para objeto, de jogo pra jogo e por ai vai.
Por exemplo, supondo que seu jogo seja bem simples, só tem movimentação pelas setas (varia apenas a posição x e y) e você queira fazer um controle de tempo com isso, como é basicamente 2 variáveis, você usa apenas:
a+=1
rev_x[a]=x
rev_y[a]=y
Claro que isso condiciona o funcionamento, se ficar muito tempo gravando, ocupará muito espaço na memória e consequentemente ocasionará um 'lag', a solução é 'limpar' os primeiros frames, de modo que somente as últimas, por exemplo, 200 posições fiquem armazenadas, é muito simples fazer isso, basta só descartar as 200 primeiras quando chegar em 400 e começar a regravar do início: a=1.
Para reproduzir, tem 2 possibilidades: 'Voltar no tempo', que resumidamente seria fazer o próprio objeto (ou um fake dele) seguir os frames de trás para frente, ou de modo 'Replay', onde você antes de dar o 'Play' reseta a variável a em 1 e segue crescentemente até o limite de frames gravados (nesse caso não pode descartar frames).
a-=1
x=rev_x[a]
y=rev_y[a]
a+=1
x=rev_x[a]
y=rev_y[a]
Tudo no evento Step, tanto pra gravar, quanto pra ler, a velocidade do jogo em frames por segundo (também conhecido como FPS) indicará a 'resolução' do replay e a quantidade de detalhes que será armazenado, quanto maior o FPS, maior a resolução e assim por diante.
Se você não entender eu posso fazer um sistema bem simples funcionando no mesmo princípio do exemplo citado aqui, e você estuda da melhor forma que encontrar.
Fuzenrad- Games Ranking :
Notas recebidas : A-A-A-A-B
Reputação : 46
Número de Mensagens : 1063
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 1
x 0 x 0 x 0
o jeito do kabeção aos meus olhos é o melhor, ao inves de colocar um valor em numero, uma variavel, e depois, almentar ou diminuir a variavel
o jeito do vinians tbm é bom mas nos limita muito, o do kabeção é mais facil e nos permite total liberdade
o do fuzenrad nem entendi
bom, se eu quizesse fazer um jogo desse, eu usaria o jeito do kabeção, eu não tenho nada a ver, mas com room_speed por exemplo, vc teria que criar outros objetos só para alterar coisas na room enquanto os outros objetos ficam inacessiveis, e o do fuzenrad eu nem entendi nada....
o jeito do vinians tbm é bom mas nos limita muito, o do kabeção é mais facil e nos permite total liberdade
o do fuzenrad nem entendi
bom, se eu quizesse fazer um jogo desse, eu usaria o jeito do kabeção, eu não tenho nada a ver, mas com room_speed por exemplo, vc teria que criar outros objetos só para alterar coisas na room enquanto os outros objetos ficam inacessiveis, e o do fuzenrad eu nem entendi nada....
Eu já tentei isso é pode causar muitos bugs além daquela impressão de travamento por diminuir a quantidade de frames.vinians escreveu:Uma outra maneira de fazer isso seria alterar a variável room_speed pois todos os elementos e timers e o evento STEP são controlados por essa variável. Depois, se você quizer que o jogador permaneça na velocidade normal você multiplica a velocidade somente dele para o fator usado na room.
Eu acho que o jogo Braid usa esse método para poder voltar no tempo.fUzEnRaD escreveu:Bom, eu conheço uma maneira de fazer isso, é um pouco confuso, mas funciona perfeitamente.
a+=1
rev_x[a]=x
rev_y[a]=y
a-=1
x=rev_x[a]
y=rev_y[a]
a+=1
x=rev_x[a]
y=rev_y[a]
Só que ele usava uma string ou um formado de dados em texto destinto para armazenar os valores o que diminui o gasto com a memória.
Vlw vinians e fUzEnRaD mas o método do Kabeção é o melhor para o tipo que estou fazendo.
Acho que se a engine do Game Maker fosse baseada em tempo esse efeito seria mais fácil de se fazer.
Acho que se a engine do Game Maker fosse baseada em tempo esse efeito seria mais fácil de se fazer.
DS Santos- Data de inscrição : 19/05/2010
Reputação : 2
Número de Mensagens : 98
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0