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Codificar e Descodificar INI
3 participantes
Página 1 de 1
Codificar e Descodificar INI
Vou usar ini's no meu jogo e gostaria se há alguma função que codifique as variaveis, porque usarei como um save game
PS: decodificar tb (:
PS: decodificar tb (:
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Re: Codificar e Descodificar INI
Tem um script em GML de codificação RC4.
Rápido é bem fácil de se usar.
http://www.gmlscripts.com/script/rc4
Dica:
Defina uma variável global ou constante para guardar a senha.
Se vai usar ini's codifique as nomes e os valores, não precisa ser o arquivo inteiro.
Você sabe que ler e fazer funcionar a ini assim vai ser bem mais complicado não é?
Por isso prefiro trabalhar com arquivos de texto.
Rápido é bem fácil de se usar.
http://www.gmlscripts.com/script/rc4
Dica:
Defina uma variável global ou constante para guardar a senha.
Se vai usar ini's codifique as nomes e os valores, não precisa ser o arquivo inteiro.
Você sabe que ler e fazer funcionar a ini assim vai ser bem mais complicado não é?
Por isso prefiro trabalhar com arquivos de texto.
Re: Codificar e Descodificar INI
vlw Kabeção.. Já usei INI, sei que é dificil fazer assim sim, mas quero aprender logo xD.. E tenho ideia de como se faz, porque lido muito com codificação MD5 no PHP... x)
Bem como eu queria &:
Bem como eu queria &:
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Re: Codificar e Descodificar INI
Bom, você poderia tentar então o método binário. Pelo que parece, você está buscando segurança dos dados certo? O método binário é o mais seguro sem dúvida e, essa segurança vem da posição aleatória onde se guarda os valores dentro de um arquivo.
Você pode escrever o valor que quer guardar em qualquer posição de um arquivo e preenchê-lo com dados aleatórios para tornar a alteração por outras pessoas mais difícil. Além disso, um arquivo assim costuma ser bem menor e mais fácil de manipular que o INI, desde que se tenha a ordem correta de onde estão os dados.
A escrita tem três etapas básicas e simples:
1 - Abrir um arquivo no modo binário.
2 - Escrever um valor de byte para a informação que deseja guardar.
3 - Fechar o arquivo.
A leitura consiste em quatro:
1 - Abrir o arquivo no modo binário.
2 - Mover a posição do ponteiro de leitura para onde está a informação.
3 - Ler e guardar o valor.
4 - Fechar o arquivo.
O byte abrange um valor de 0 à 255, mas caso você queira escrever um valor maior que esse, você pode reservar dois ou mais bytes de acordo com o necessário. Se você reservar 3 bytes você pode armazenar um valor de até 256 x 256 x 256 = 16777216.
Supondo que usemos esses 3 bytes como Primeiro, Segundo e Terceiro, ficaria assim (só uma ideia):
Para facilitar, crie um Script para abrir um arquivo que vamos manipular, nomeie-o como "meu_arquivo_abrir":
Agora, o script para escrever um valor, nomeie-o como "meu_arquivo_grava":
Agora o script para ler um valor de uma determinada posição no arquivo. Nomeie-o como meu_arquivo_ler
Por último, crie um script meu_arquivo_fechar:
Agora, pra usar os três, seguiria como no exemplo:
Escrever dados:
Ler dados:
Não se se ficou meio confuso! Acho que o confundirá mais deva ser a posição. Essa posição é dada em bytes (dentro o arquivo). Eu acho que o fórum ainda não tem algum tutorial mais detalhado, mas eu tenho um que eu fiz há muito tempo, assim que eu achá-lo aqui eu vou postar pra todo mundo. Não sei se vai ajudar isso aí que eu fiz, mas de qualquer forma boa sorte.
Você pode escrever o valor que quer guardar em qualquer posição de um arquivo e preenchê-lo com dados aleatórios para tornar a alteração por outras pessoas mais difícil. Além disso, um arquivo assim costuma ser bem menor e mais fácil de manipular que o INI, desde que se tenha a ordem correta de onde estão os dados.
A escrita tem três etapas básicas e simples:
1 - Abrir um arquivo no modo binário.
2 - Escrever um valor de byte para a informação que deseja guardar.
3 - Fechar o arquivo.
A leitura consiste em quatro:
1 - Abrir o arquivo no modo binário.
2 - Mover a posição do ponteiro de leitura para onde está a informação.
3 - Ler e guardar o valor.
4 - Fechar o arquivo.
O byte abrange um valor de 0 à 255, mas caso você queira escrever um valor maior que esse, você pode reservar dois ou mais bytes de acordo com o necessário. Se você reservar 3 bytes você pode armazenar um valor de até 256 x 256 x 256 = 16777216.
Supondo que usemos esses 3 bytes como Primeiro, Segundo e Terceiro, ficaria assim (só uma ideia):
- Código:
Valor := (Terceiro * 65536) + (Segundo * 256) + Primeiro;
Para facilitar, crie um Script para abrir um arquivo que vamos manipular, nomeie-o como "meu_arquivo_abrir":
- Código:
/*
Abre um arquivo para ser manipulado. Se não existir ou ocorrer
alguma falha o valor retornado será -1. Se der certo vai retornar
o id do arquivo pra gente utilizar nos scripts de leitura e escrita.
meu_arquivo_abrir('local do arquivo');
*/
var nome, aberto;
nome := argument;
if file_exists(nome) then
begin
aberto := file_bin_open(nome,2);
if aberto > -1 then return (aberto);
end;
return -1;
Agora, o script para escrever um valor, nomeie-o como "meu_arquivo_grava":
- Código:
/*
O arquivo já deve ter sido aberto antes de usar esse script. O modo
de chamá-lo é meu_arquivo_grava(arquivo, valor). Ele vai retornar 0
se der tudo certo e -1 se houver erros.
*/
var valor, arquivo, a, b, c, r;
arquivo := argument0;
valor := argument1;
r := 256;
if is_real(valor) = false or valor > power(r,3) or arquivo < 0 then return (-1);
a := floor(valor/sqr(r));
b := floor((valor - a * sqr(r))/r);
c := valor - ((a * sqr(r)) + (b * r));
file_bin_write_byte(arquivo, a);
file_bin_write_byte(arquivo, b);
file_bin_write_byte(arquivo, c);
return 0;
Agora o script para ler um valor de uma determinada posição no arquivo. Nomeie-o como meu_arquivo_ler
- Código:
/*
meu_arquivo_ler(arquivo, posição);
*/
var arquivo, posicao, valor, a, b, c;
arquivo := argument0;
posicao := argument1;
if arquivo < 0 then return (-1);
file_bin_seek(arquivo,posicao);
a := file_bin_read_byte(arquivo);
b := file_bin_read_byte(arquivo);
c := file_bin_read_byte(arquivo);
valor := (a * 65536) + (b * 256) + c;
return (valor);
Por último, crie um script meu_arquivo_fechar:
- Código:
/*
meu_arquivo_fechar(arquivo)
*/
file_bin_close(argument);
Agora, pra usar os três, seguiria como no exemplo:
Escrever dados:
- Código:
savegame := meu_arquivo_abrir('.\savegame.dat');
meu_arquivo_grava(savegame, 15000); // Pontos
meu_arquivo_grava(savegame, 10); // Vidas
meu_arquivo_grava(savegame, 20); // Continues
meu_arquivo_fechar(savegame);
Ler dados:
- Código:
savegame := meu_arquivo_abrir('.\savegame.dat');
Pontos := meu_arquivo_ler(savegame,0);
Vidas := meu_arquivo_ler(savegame,3);
Continues := meu_arquivo_ler(savegame,6);
meu_arquivo_fechar(savegame);
Não se se ficou meio confuso! Acho que o confundirá mais deva ser a posição. Essa posição é dada em bytes (dentro o arquivo). Eu acho que o fórum ainda não tem algum tutorial mais detalhado, mas eu tenho um que eu fiz há muito tempo, assim que eu achá-lo aqui eu vou postar pra todo mundo. Não sei se vai ajudar isso aí que eu fiz, mas de qualquer forma boa sorte.
Última edição por ccphreaker em Ter 02 Nov 2010, 21:46, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Correção)
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Re: Codificar e Descodificar INI
Wow ccphreaker
Posta isso nos tutoriais, perfeito. Eu intendi, é bem legal esse sistema, nem você tem orientação no arquivo criado
Já posso começar meu savegame
arquivo < 0 then return (-1);
No editor do GM: Assignment operator expected
Não vi que precisava do IF D:
To juntando todos esses scripts que você passou e tou colocando em um só, adicionando o argument2 ..
É pra dar certo.
Posta isso nos tutoriais, perfeito. Eu intendi, é bem legal esse sistema, nem você tem orientação no arquivo criado
Já posso começar meu savegame
arquivo < 0 then return (-1);
No editor do GM: Assignment operator expected
Não vi que precisava do IF D:
To juntando todos esses scripts que você passou e tou colocando em um só, adicionando o argument2 ..
É pra dar certo.
Última edição por ·ßieL em Ter 02 Nov 2010, 20:07, editado 1 vez(es)
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Re: Codificar e Descodificar INI
E se entre os dados do jogo ele precisa-se guardar textos?
Poderia escreve-lo atraves das funções binárias mas o texto pode variar a quantidade de letras e não haveria como achar a posição exata.
Poderia escreve-lo atraves das funções binárias mas o texto pode variar a quantidade de letras e não haveria como achar a posição exata.
Re: Codificar e Descodificar INI
Kabeção, se você perguntou por curiosidade, blz.. Mas não vou guardar textos, só números.
Tipo,
global.estrela_1=1
global.estrela_2=0
global.coins=54
o arquivo vai ficar gigantesco, pois vou armazenar dados sobre todas as estrelas... O-o
Tipo,
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Re: Codificar e Descodificar INI
@biel
em vez de usar uma variavel para cada uma, use arrays...
claro que o numero de linhas no texto ia ficar do mesmo jeito mas diminuiria o uso de vars....
FLW
em vez de usar uma variavel para cada uma, use arrays...
claro que o numero de linhas no texto ia ficar do mesmo jeito mas diminuiria o uso de vars....
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Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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Re: Codificar e Descodificar INI
Pode ser Pedro... Da na mesma mas vlw. vou usar sim..
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Re: Codificar e Descodificar INI
·ßieL escreveu:arquivo < 0 then return (-1);
No editor do GM: Assignment operator expected
Foi mal, fiz meio rápido, não tinha visto isso. Já corrigi lá.
Kabeção escreveu:E se entre os dados do jogo ele precisa-se guardar textos?
Poderia escreve-lo atraves das funções binárias mas o texto pode variar a quantidade de letras e não haveria como achar a posição exata.
Bom, na realidade esse não é realmente um método que não dê um pouco de trabalho mesmo, mas é bastante seguro.
Não há muita complicação quando encaramos um texto apenas como "valores de bytes alinhados". Quando utilizamos esse tipo de arquivamento, era muito comum separar o arquivo por "partes". Você poderia separar "a parte" de strings após o byte 500 (só um exemplo).
Depois disso fica fácil, nem é necessário saber o comprimento das strings, basta apenas controlar o final de cada uma com algum caractere especial, como a quebra de linha (#13). Nesse caso precisaríamos saber apenas quantas variáveis strings estão gravadas no arquivo pois a cada char #13 "fecharíamos" uma string.
Como eu disse, é mais trabalhoso.
Para escrever a string (usando o script acima):
- Código:
texto := 'Teste de escrita de texto';
for (ch = 1; ch <= string_length(texto); ch += 1)
begin
meu_arquivo_grava(arquivo, ord(string_char_at(texto,ch) ));
end;
meu_arquivo_grava(arquivo, 13);
Para ler, poderia se usar um array e a posição inicial só precisamos saber que é depois do byte 500:
- Código:
var valor, indice;
indice := 0;
valor := indice;
linha[indice] := '';
quantidade := 10;
file_bin_seek(arquivo,500);
repeat (quantidade)
begin
do
valor := meu_arquivo_ler(arquivo, file_bin_position(arquivo));
linha[indice] += chr(valor);
until (valor = 13);
indice += 1;
end;
·ßie escreveu:o arquivo vai ficar gigantesco, pois vou armazenar dados sobre todas as estrelas... O-o
Talvez fique até menor que o INI. Boa sorte.
------ Editado ------
Vou fazer um post ou um tutorial explicando com mais calma. Esses exemplos eu fiz de cabeça (note que é feito por etapas, ou seja, TODA a escrita e depois TODA a leitura pois a posição do ponteiro é mudada em toda leitura também, o que pode atrapalhar a escrita!), deixa que eu vou fazer um script mais fácil de mexer (e mais exato) e posto ele aqui pra vocês quando eu entrar de novo.
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Re: Codificar e Descodificar INI
brendan eu tenho uma pergunta a fazer...
eu testei se o negocio poderia ser decifrado (o arquivo dat)...
1-abri no bloco de notas e vi caracteres estranhos... (nem todos)
2-ai eu fiquei pensando o que eles eram e vi que eram ASCII...
3-abri uma tabela ascii e procurei os simbolos, no caso so deu os tres primeiros... (aquele dos 15000, o valor de a,b,c)
4-ai eu vi o codigo decimal deles...
5-abri a formula de ler o arquivo no topico (algo como a*65536 + b*256...)
como eu tinha os valores decimais do codigo, joguei na formula e deu 14974... como o valor é 15000, eu pensei 'deve ser isso mesmo'...so que ta aproximado no codigo...
ai as perguntas sao:
1- O que eu fiz da para fazer com os outros caracteres que nao achei no ASCII?
2- É possivel fazer isso sem que seja possivel decodificar desse modo?
3- Por que quando voce lê aproxima para 15000 sem estar com ceil ou round ou nenhum comando para isso?
FLW
eu testei se o negocio poderia ser decifrado (o arquivo dat)...
1-abri no bloco de notas e vi caracteres estranhos... (nem todos)
2-ai eu fiquei pensando o que eles eram e vi que eram ASCII...
3-abri uma tabela ascii e procurei os simbolos, no caso so deu os tres primeiros... (aquele dos 15000, o valor de a,b,c)
4-ai eu vi o codigo decimal deles...
5-abri a formula de ler o arquivo no topico (algo como a*65536 + b*256...)
como eu tinha os valores decimais do codigo, joguei na formula e deu 14974... como o valor é 15000, eu pensei 'deve ser isso mesmo'...so que ta aproximado no codigo...
ai as perguntas sao:
1- O que eu fiz da para fazer com os outros caracteres que nao achei no ASCII?
2- É possivel fazer isso sem que seja possivel decodificar desse modo?
3- Por que quando voce lê aproxima para 15000 sem estar com ceil ou round ou nenhum comando para isso?
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Re: Codificar e Descodificar INI
1 - Todo texto lá são caracteres ASCII então dá.
2 - Não faria muita diferença já que o individuo não vai saber a forma como os dados então organizados e o que o valor representa.
3 - Não há perda de valores nem aproximação sé o número é inteiro, você deve ter feito algo errado mas valores quebrados são aredondados porque esse método não guarda as casas decimais.
2 - Não faria muita diferença já que o individuo não vai saber a forma como os dados então organizados e o que o valor representa.
3 - Não há perda de valores nem aproximação sé o número é inteiro, você deve ter feito algo errado mas valores quebrados são aredondados porque esse método não guarda as casas decimais.
Re: Codificar e Descodificar INI
Tava vendo meus últimos posts... Karalho, esqueci disso completamente!
Na verdade são valores de byte. O que acontece é que pra representar esses valores, o bloco de notas entende cada byte como um caractere, portanto segue a ordem de valores ASCII.
Note que você só conseguiu "decodificar" porque sabia "codificar". No exemplo que eu vou postar, eu coloquei vários valores diferentes pra serem escritos, desde "byte" até "longint". Vou explicar no tutorial. Eu tinha esquecido mesmo, desculpem aí kkkkkkkkk
Pra escrever valores "quebrados", você teria que escrever primeiro o valor inteiro e depois o fracionado. Mas no exemplo que eu vou postar pra vocês dá pra fazer isso usando só um tipo de escrita.
Pedro Henrique escreveu:1-abri no bloco de notas e vi caracteres estranhos... (nem todos)
2-ai eu fiquei pensando o que eles eram e vi que eram ASCII...
Na verdade são valores de byte. O que acontece é que pra representar esses valores, o bloco de notas entende cada byte como um caractere, portanto segue a ordem de valores ASCII.
2- É possivel fazer isso sem que seja possivel decodificar desse modo?
Note que você só conseguiu "decodificar" porque sabia "codificar". No exemplo que eu vou postar, eu coloquei vários valores diferentes pra serem escritos, desde "byte" até "longint". Vou explicar no tutorial. Eu tinha esquecido mesmo, desculpem aí kkkkkkkkk
Pra escrever valores "quebrados", você teria que escrever primeiro o valor inteiro e depois o fracionado. Mas no exemplo que eu vou postar pra vocês dá pra fazer isso usando só um tipo de escrita.
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