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[TUTO VICACO] CONHECENDO O GM
5 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
[TUTO VICACO] CONHECENDO O GM
Pessoal vim postar um tuto que ja havia feito a muito tempo, mas como fiquei afastado não cheguei a postar.
É uma aula básica pra quem ainda ta começando a mexer com essa fantástica ferramenta que é o Game Maker. Aqui você conhecerá mais sobre o programa e daremos uma introdução da sua interface.
Nome: Conhecendo o GM
Descrição: Você vai conhecer a origem e um pouco da interface do programa.
Nível de dificuldade: Iniciante.
Requerimentos: GM 8-Pro/Lite.
Antes de começarmos a conhecer o programa acho legal sabermos um pouco mais da sua história, a sua trajetória até ser a incrível ferramenta que é hoje. Era uma vez... (ignorem isso )
"O Game Maker, por vezes referido apenas como "GM", é um software voltado à criação de jogos escrito em Delphi pelo Prof. Overmars. Originalmente o projeto se chamava "Animo", uma ferramenta para criação gráfica que posteriormente evoluiria para um motor de criação de jogos direcionado à desenvolvedores inexperientes.
Em 15 de Novembro de 1999 era lançada a primeira versão oficial do Game Maker (1.1), que possuía um visual bastante rudimentar. Como vocês podem ver na imagem, o programa era exibido apenas na forma de uma barra de ferramentas, sendo que cada botão abria uma janela com seu respectivo conteúdo:
O sistema de desenvolvimento principal do GM era o "Drag and Drop" (arraste e solte), que consiste em arranjar ícones pré-definidos em uma ordem lógica a fim de executar uma tarefa / etc (o que vamos aprender nessas aulas). Para os programadores mais experientes havia também uma linguagem nativa que foi criada especificamente para o programa chamada "GML" (Game Maker Language), esta que herda características de outras linguagens "oficiais" como o C e o Pascal.
Ao longo das versões tanto o sistema Drag and Drop quanto a linguagem GML foram sendo aprimorados, permitindo a criação de jogos cada vez mais elaborados e consequentemente elevando os requisitos de sistema, ainda que estes sejam considerados "leves" mesmo nas versões atuais.
Até a quarta versão o programa permaneceu totalmente gratuito, sendo que a partir da quinta o mesmo foi dividido em uma versão "registrada" e outra "não registrada". A versão não registrada era gratuita, porém, acarretava uma sér
ie de limitações como funções bloqueadas e exibição de uma pequena propaganda na inicialização dos jogos criados.
Em 26 de Janeiro de 2007 o Prof. Overmars anunciou uma parceria com uma empresa Britânica chamada YoYo Games, liderada por Sandy Duncan (ex vice presidente da Xbox Europa). O propósito da YoYo Games era apoiar o desenvolvimento do proeminente Game Maker assim como fundar uma comunidade para interação de desenvolvedores e jogadores.
Neste ponto o GM encontrava-se em sua mais nova versão, 7.0, que por razão da entrada da YoYo Games teve seu sistema de versões reformulado para "Pro" e "Lite", sendo que as limitações da versão gratuita eram semelhantes às das versões 5 e 6.
Após a reformulação do site os desenvolvedores contavam com um sistema de hospedagem gratuita para seus jogos. É possível fazer dowload ou jogá-los diretamente da internet (através de um plugin), bem como postar comentários e avaliações. Recentemente o site vem promovendo ainda concursos oficiais com premiações em dinheiro."
Trecho retirado do tópico História do Game Maker criado por jp_away no fórum Game Maker Brasil.
Quando se abre o GM pela primeira vez pergunta se você quer trabalhar no modo avançado. Mesmo estando iniciando agora, coloque no modo avançado porque não tem necessidade de omitir ferramentas do programa.
Caso você já tenha respondido que não quer ir para o modo avançado vá em File > Advanced Mode.
A interface do GM é bem simples:
A - Data Base
Aqui encontram-se todos os recursos que seu jogo possui como sprites, sons, backgrounds, fontes, etc. (no decorrer das aulas aprenderemos o que é cada um)
B - Barra de Menus
A barra de menus é muito parecida com a de outros programas por isso vou entrar em detalhes apenas no que for diferente.
FILE:
Create Executable... Aqui é onde você cria o arquivo executável do seu jogo, para poder distribui-lo pros amigos, familiares, amantes, cachorros...
Publish your Game... Te direciona para o site da Yoyo Games onde você pode publicar os seus jogos.
Preferences... Local onde pode configurar o GM.
EDIT:
Edita o recurso selecionado na área de recursos do jogo (aprenderemos mais tarde).
RESOURSES:
Aqui você pode criar e configurar os recursos do seu jogo.
SCRIPTS:
Serve para criar e editar os scripts. (Nessas aulas para iniciantes não aprenderemos scripts porque é algo mais avançado)
RUN:
Run normally Executa um teste do jogo.
Run in Debug mode Executa um teste do jogo com a ferramenta Debug, que identifica bugs do jogo.
WINDOW:
Administra as janelas abertas no programa diminuindo o tamanho e fechando todas.
HELP:
O grande help do GM. É um manual completo, lá você pode encontrar o que você precisa de maneira fácil de entender (unico problema é que é em inglês, mas que da pra se resolver com tradutor)
C - Barra de Ferramentas
A barra de ferramentas é onde se encontra atalhos para realizar diversas funções no Game Maker. Essas funções são:
Novo Projeto
Abrir Projeto
Salvar Projeto
Cria arquivo executável do projeto
Direciona ao site da Yoyo Games
Testa o jogo normalmente
Testa o jogo com o Debug
Cria sprites
Cria sons
Cria Backgrounds
Cria Paths
Cria Scripits
Cria fontes
Cria linhas do tempo
Cria objetos
Cria roons
Cria informações para o jogo
Vai as configurações globais do jogo
Adiciona libs (precisa da versão PRO)
Vai até o help
D - Área de Trabalho
Aqui é onde aparecem as janelas onde você realiza a programação do jogo. (onde o pau quebra)
Chegamos ao fim da primeira aula. Escrevi muito mas é pra ficar bem explicadinho. Bom aprendizado para vocês e até a próxima aula.
É uma aula básica pra quem ainda ta começando a mexer com essa fantástica ferramenta que é o Game Maker. Aqui você conhecerá mais sobre o programa e daremos uma introdução da sua interface.
Nome: Conhecendo o GM
Descrição: Você vai conhecer a origem e um pouco da interface do programa.
Nível de dificuldade: Iniciante.
Requerimentos: GM 8-Pro/Lite.
HISTÓRIA
Antes de começarmos a conhecer o programa acho legal sabermos um pouco mais da sua história, a sua trajetória até ser a incrível ferramenta que é hoje. Era uma vez... (ignorem isso )
"O Game Maker, por vezes referido apenas como "GM", é um software voltado à criação de jogos escrito em Delphi pelo Prof. Overmars. Originalmente o projeto se chamava "Animo", uma ferramenta para criação gráfica que posteriormente evoluiria para um motor de criação de jogos direcionado à desenvolvedores inexperientes.
Em 15 de Novembro de 1999 era lançada a primeira versão oficial do Game Maker (1.1), que possuía um visual bastante rudimentar. Como vocês podem ver na imagem, o programa era exibido apenas na forma de uma barra de ferramentas, sendo que cada botão abria uma janela com seu respectivo conteúdo:
O sistema de desenvolvimento principal do GM era o "Drag and Drop" (arraste e solte), que consiste em arranjar ícones pré-definidos em uma ordem lógica a fim de executar uma tarefa / etc (o que vamos aprender nessas aulas). Para os programadores mais experientes havia também uma linguagem nativa que foi criada especificamente para o programa chamada "GML" (Game Maker Language), esta que herda características de outras linguagens "oficiais" como o C e o Pascal.
Ao longo das versões tanto o sistema Drag and Drop quanto a linguagem GML foram sendo aprimorados, permitindo a criação de jogos cada vez mais elaborados e consequentemente elevando os requisitos de sistema, ainda que estes sejam considerados "leves" mesmo nas versões atuais.
Até a quarta versão o programa permaneceu totalmente gratuito, sendo que a partir da quinta o mesmo foi dividido em uma versão "registrada" e outra "não registrada". A versão não registrada era gratuita, porém, acarretava uma sér
ie de limitações como funções bloqueadas e exibição de uma pequena propaganda na inicialização dos jogos criados.
Em 26 de Janeiro de 2007 o Prof. Overmars anunciou uma parceria com uma empresa Britânica chamada YoYo Games, liderada por Sandy Duncan (ex vice presidente da Xbox Europa). O propósito da YoYo Games era apoiar o desenvolvimento do proeminente Game Maker assim como fundar uma comunidade para interação de desenvolvedores e jogadores.
Neste ponto o GM encontrava-se em sua mais nova versão, 7.0, que por razão da entrada da YoYo Games teve seu sistema de versões reformulado para "Pro" e "Lite", sendo que as limitações da versão gratuita eram semelhantes às das versões 5 e 6.
Após a reformulação do site os desenvolvedores contavam com um sistema de hospedagem gratuita para seus jogos. É possível fazer dowload ou jogá-los diretamente da internet (através de um plugin), bem como postar comentários e avaliações. Recentemente o site vem promovendo ainda concursos oficiais com premiações em dinheiro."
Trecho retirado do tópico História do Game Maker criado por jp_away no fórum Game Maker Brasil.
INTERFACE DO GM
Quando se abre o GM pela primeira vez pergunta se você quer trabalhar no modo avançado. Mesmo estando iniciando agora, coloque no modo avançado porque não tem necessidade de omitir ferramentas do programa.
Caso você já tenha respondido que não quer ir para o modo avançado vá em File > Advanced Mode.
A interface do GM é bem simples:
A - Data Base
Aqui encontram-se todos os recursos que seu jogo possui como sprites, sons, backgrounds, fontes, etc. (no decorrer das aulas aprenderemos o que é cada um)
B - Barra de Menus
A barra de menus é muito parecida com a de outros programas por isso vou entrar em detalhes apenas no que for diferente.
FILE:
Create Executable... Aqui é onde você cria o arquivo executável do seu jogo, para poder distribui-lo pros amigos, familiares, amantes, cachorros...
Publish your Game... Te direciona para o site da Yoyo Games onde você pode publicar os seus jogos.
Preferences... Local onde pode configurar o GM.
EDIT:
Edita o recurso selecionado na área de recursos do jogo (aprenderemos mais tarde).
RESOURSES:
Aqui você pode criar e configurar os recursos do seu jogo.
SCRIPTS:
Serve para criar e editar os scripts. (Nessas aulas para iniciantes não aprenderemos scripts porque é algo mais avançado)
RUN:
Run normally Executa um teste do jogo.
Run in Debug mode Executa um teste do jogo com a ferramenta Debug, que identifica bugs do jogo.
WINDOW:
Administra as janelas abertas no programa diminuindo o tamanho e fechando todas.
HELP:
O grande help do GM. É um manual completo, lá você pode encontrar o que você precisa de maneira fácil de entender (unico problema é que é em inglês, mas que da pra se resolver com tradutor)
C - Barra de Ferramentas
A barra de ferramentas é onde se encontra atalhos para realizar diversas funções no Game Maker. Essas funções são:
Novo Projeto
Abrir Projeto
Salvar Projeto
Cria arquivo executável do projeto
Direciona ao site da Yoyo Games
Testa o jogo normalmente
Testa o jogo com o Debug
Cria sprites
Cria sons
Cria Backgrounds
Cria Paths
Cria Scripits
Cria fontes
Cria linhas do tempo
Cria objetos
Cria roons
Cria informações para o jogo
Vai as configurações globais do jogo
Adiciona libs (precisa da versão PRO)
Vai até o help
D - Área de Trabalho
Aqui é onde aparecem as janelas onde você realiza a programação do jogo. (onde o pau quebra)
VÍDEO
Chegamos ao fim da primeira aula. Escrevi muito mas é pra ficar bem explicadinho. Bom aprendizado para vocês e até a próxima aula.
Última edição por victor_aco em Dom 24 Jul 2011, 00:22, editado 3 vez(es)
victor_aco- Data de inscrição : 25/03/2010
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Re: [TUTO VICACO] CONHECENDO O GM
Opa, esse sim explica bem direitinho, está com bastante imagens que ajuda muito no entendimento, tuto assim que eu gosto embora seja para novatos, mas está impecável e bem formatado, diferente de um treco que foi postado recentemente com o mesmo intuito !!!
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
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- C#
- Godot
- C ou C++
Re: [TUTO VICACO] CONHECENDO O GM
Muito bom mesmo
O meu não chega nem perto ao seu
kakakakaka
Minha nota é o numero de postagens suas
O meu não chega nem perto ao seu
kakakakaka
Minha nota é o numero de postagens suas
Mentos e Coca-cola- Games Ranking :
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Re: [TUTO VICACO] CONHECENDO O GM
Obrigado! São posts assim que me incentivam a criar mais tutoriais. Espero que possa ajudar aos novatos.
Em breve postarei mais tutoriais sobre outros assuntos.
Em breve postarei mais tutoriais sobre outros assuntos.
victor_aco- Data de inscrição : 25/03/2010
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Re: [TUTO VICACO] CONHECENDO O GM
bom isto vai ajudar os mais novatos, so que ja sabia de tudo que explicou neste tuto mais fiocu legal e bem explicadomeio grande mais facil de entender
ps: adoro seus tutos eles são otimas ferramentas para iniciants e intermedirarios
ps: adoro seus tutos eles são otimas ferramentas para iniciants e intermedirarios
peixoto- Games Ranking :
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Re: [TUTO VICACO] CONHECENDO O GM
mas onde vai abaixar o game pacman pq n seria lgl so ver a imagem^^
Blaze Knight- Data de inscrição : 16/01/2011
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Re: [TUTO VICACO] CONHECENDO O GM
Pessoal, mesmo passando muito tempo, eu resolvi adicionar um vídeo para ficar mais fácil entender. Como é o meu primeiro vídeo tem alguns problemas que vou resolver nos próximos como a qualidade do som e o mouse que não aparece.
victor_aco- Data de inscrição : 25/03/2010
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