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GM RPG - 3º Lição - Janelas Flutuantes estilo Ragnarok - 1º parte
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GM RPG - 3º Lição - Janelas Flutuantes estilo Ragnarok - 1º parte
Lá venho eu com mais uma lição de GM RPG. Sei que muitos tem lido, mas não sei estou agradando, afinal todos sabemos que fazer um jogo em GM é complexo, demorado, e na maioria das vezes apanhamos pra cacete pra fazer algo parecido com o que queremos.
Eu peço aos leitores que testem, tentem, achem erros, jeitos mais fáceis de fazer. Estou na ponta do Iceberg sobre o assunto, ainda há muito o que escrever e falar e, seria fácil postar aqui uma "engine" de jogo RPG, mas dessa forma se acaba copiando muito e aprendendo nada. Chega de enrolação e vamos começar.
Uma das coisas que você deve saber e, se ainda não sabe, é que o evento Draw com certeza é e sempre será o evento mais usado quando falamos de mostrar informações na tela.
Hoje, você aprenderá a fazer uma janela, onde poderá mostrar o que quiser, criar várias delas com informações diferentes, etc. A vantagem é que, usando scripts, basta mudar alguns parãmetros e temos janelas completamente distintas em conteúdo, mas no mesmo padrão de desenho, como devem ser.
Para que você se familiarize com o evento Draw, não iremos usar imagens para desenhar nossa janela, usaremos apenas GML, e o resultado final será esse:
Com o código que você aprenderá aqui, você fará uma janela que, além de flutuante, podendo ser movida com o arrastar/soltar do mouse, ela será retrátil(palavra difícil), ou seja, ao se dar um duplo clque ela se abre e se fecha. Mãos à obra.
Antes de mais nada precisamos de 2 resources do GM: um sprite e uma Fonte. Nosso sprite será a máscara que o objeto janela usará para ser arrastado, e a fonte para ser desenhada na janela. A sprite deve seguir as configurações da figura abaixo:
e a fonte assim:
Agora, criaremos uma pancada de scripts, que serão explicados passo a passo depois. Crie os scripts abaixo usando o nome em negrito.
mouseover
Agora a parte mais difícil. Crie um objeto, chame-o de objJanela. Adicione 3 eventos, um Create, um Alarm0 e um Draw. Abaixo segue o código de cada um:
Create
Crie uma room, adicione o objJanela na mesma e rode. Ao clicar na barra superior e arrastar, a janela se move. Ao clicar duas vezes, a janela se expande, mudando o texto na barra. Para que se apareça um texto na parte de baixo da janela, inclua este código no Draw do objJanela:
Caso queria ver a coisa realmente legal, crie uma room grande, adicione uma view e um objeto que se move e... a janela acompanha a tela !!
Já deu pra sacar que parece difícil demais, mas foi muito fácil. O tópico já está de um tamanho bom e eu muito cansado.
Na próxima parte desta lição eu explicarei item por item dos scripts, e mudaremos o layout de nossa janela para usar imagens, dando mais vida à mesma.
Até a próxima.
Eu peço aos leitores que testem, tentem, achem erros, jeitos mais fáceis de fazer. Estou na ponta do Iceberg sobre o assunto, ainda há muito o que escrever e falar e, seria fácil postar aqui uma "engine" de jogo RPG, mas dessa forma se acaba copiando muito e aprendendo nada. Chega de enrolação e vamos começar.
Uma das coisas que você deve saber e, se ainda não sabe, é que o evento Draw com certeza é e sempre será o evento mais usado quando falamos de mostrar informações na tela.
Hoje, você aprenderá a fazer uma janela, onde poderá mostrar o que quiser, criar várias delas com informações diferentes, etc. A vantagem é que, usando scripts, basta mudar alguns parãmetros e temos janelas completamente distintas em conteúdo, mas no mesmo padrão de desenho, como devem ser.
Para que você se familiarize com o evento Draw, não iremos usar imagens para desenhar nossa janela, usaremos apenas GML, e o resultado final será esse:
Com o código que você aprenderá aqui, você fará uma janela que, além de flutuante, podendo ser movida com o arrastar/soltar do mouse, ela será retrátil(palavra difícil), ou seja, ao se dar um duplo clque ela se abre e se fecha. Mãos à obra.
Antes de mais nada precisamos de 2 resources do GM: um sprite e uma Fonte. Nosso sprite será a máscara que o objeto janela usará para ser arrastado, e a fonte para ser desenhada na janela. A sprite deve seguir as configurações da figura abaixo:
e a fonte assim:
Agora, criaremos uma pancada de scripts, que serão explicados passo a passo depois. Crie os scripts abaixo usando o nome em negrito.
mouseover
- Código:
x1 = argument0 //posição x inicial
x2 = argument1 //posição x final
x3 = argument2 //posição y inicial
x4 = argument3 //posição y final
if mouse_x >= x1 && mouse_x <= x2 && mouse_y >= x3 && mouse_y <= x4{return true;}
else{return false;}
- Código:
x1 = argument0;
x2 = argument1;
x3 = argument2;
x4 = argument3;
cor = argument4;
aberta = argument5;
txtAberta = argument6;
txtFechada = argument7;
tela(x1,x2,x3,17,cor);
if aberta {
textoJanela(x1,x2,txtAberta);
tela(x1,x2+16,x3,x4+16,cor);
}
else {
textoJanela(x1,x2,txtFechada);
tela(x1,x2+16,x3,17,cor);
}
- Código:
x1 = argument0
x2 = argument1
x3 = argument2
x4 = argument3
cor = argument4
if cor == 0 then cor = c_white;
//Desenha o fundo
draw_set_color(make_color_rgb(74,74,132))
draw_set_alpha(0.7)
draw_rectangle(x1,x2,x1 + x3,x2 + x4,false)
draw_set_color(cor)
draw_set_alpha(1)
//desenha as bordas
draw_rectangle(x1,x2,x1 + x3,x2 + x4,true)
draw_rectangle(x1 + 1,x2 + 1,x1 + (x3 - 1),x2 + (x4 - 1),true)
return true;
- Código:
if move == false{
move = true;
d_x = x - mouse_x;
d_y = y - mouse_y;
}
timer += 1
alarm[0] = 20
if timer > 1{
if opened == true{
opened = false;
timer = 0;
break;
}
else{
opened = true;
timer = 0;
break;
}
}
- Código:
draw_set_color(c_white);
draw_set_font(menubarra);
draw_text(argument0+5,argument1+1,argument2);
- Código:
if mouseover(x,x+largura,y,y+15){
if mouse_check_button_pressed(mb_left){
LPress();}
}
if mouse_check_button_released(mb_left){
move = false;}
if move = true{
valor_x = abs(view_xview - (mouse_x + d_x));
valor_y = abs(view_yview - (mouse_y + d_y));
}
x = view_xview + valor_x;
y = view_yview + valor_y;
janela(x,y,largura,altura,cor,opened,argument0,argument1);
Agora a parte mais difícil. Crie um objeto, chame-o de objJanela. Adicione 3 eventos, um Create, um Alarm0 e um Draw. Abaixo segue o código de cada um:
Create
- Código:
opened = false;
timer = 0;
cor = c_white;
move = false
d_x = 0;
d_y = 0;
valor_x = 0;
valor_y = 0;
largura = 220;
altura = 180;
image_xscale = 6;
- Código:
timer = 0;
- Código:
janelaDraw("Menu","HP - 100");
Crie uma room, adicione o objJanela na mesma e rode. Ao clicar na barra superior e arrastar, a janela se move. Ao clicar duas vezes, a janela se expande, mudando o texto na barra. Para que se apareça um texto na parte de baixo da janela, inclua este código no Draw do objJanela:
- Código:
if opened {
textoJanela(x,y+20,"HP - 100");
}
Caso queria ver a coisa realmente legal, crie uma room grande, adicione uma view e um objeto que se move e... a janela acompanha a tela !!
Já deu pra sacar que parece difícil demais, mas foi muito fácil. O tópico já está de um tamanho bom e eu muito cansado.
Na próxima parte desta lição eu explicarei item por item dos scripts, e mudaremos o layout de nossa janela para usar imagens, dando mais vida à mesma.
Até a próxima.
Re: GM RPG - 3º Lição - Janelas Flutuantes estilo Ragnarok - 1º parte
Muito bem bolado João! Esse eu gostei, afinal quem não precisa duma janelinha de vez em quando né?
Re: GM RPG - 3º Lição - Janelas Flutuantes estilo Ragnarok - 1º parte
eh isso ai João gostei pra caramba.
valew.
ou vo te q fazer otra conta la na jrpg
pq eles atualizou o site e meu login tava
gravado agora nao sei mais qual eh.
flw.
valew.
ou vo te q fazer otra conta la na jrpg
pq eles atualizou o site e meu login tava
gravado agora nao sei mais qual eh.
flw.
xxxAKIRAxxx- Data de inscrição : 04/02/2009
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Re: GM RPG - 3º Lição - Janelas Flutuantes estilo Ragnarok - 1º parte
muito legal um menu bem planejado e com bons recursos.
gostei bastante agora vamos a próxima
gostei bastante agora vamos a próxima
reddragon- Data de inscrição : 19/03/2008
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Re: GM RPG - 3º Lição - Janelas Flutuantes estilo Ragnarok - 1º parte
Cara, você manja XD
Tutorial muito bom, bem legal. Parece que o próximo vai falar de skins, mas ainda não li. Espero que esteja tão bom quanto este.
Tutorial muito bom, bem legal. Parece que o próximo vai falar de skins, mas ainda não li. Espero que esteja tão bom quanto este.
Re: GM RPG - 3º Lição - Janelas Flutuantes estilo Ragnarok - 1º parte
Joao, muito bom o tutorial, mas tipo eu mudei o jeito de andar, coloquei no botao esquerdo, ai quando eu clico na janela o personagem anda tb, ai fica bugando o movimento da janela, ela começa a tipo repelir as bordas muito estranho, sera q num tem como fazer das janelas algo "alem" do mapa, como exemplo o do ragnarok mesmo, que quando vc clica na janela vc não clica no mapa tb. Vlw!
Metal_X- Data de inscrição : 10/03/2009
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Re: GM RPG - 3º Lição - Janelas Flutuantes estilo Ragnarok - 1º parte
no meu nao pegou.pega na lite?
jpaulo- Data de inscrição : 21/03/2010
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Re: GM RPG - 3º Lição - Janelas Flutuantes estilo Ragnarok - 1º parte
no meu nao funcionou o segundo codigo
jpaulo- Data de inscrição : 21/03/2010
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Re: GM RPG - 3º Lição - Janelas Flutuantes estilo Ragnarok - 1º parte
Sei que é um post antigo, mas tem como renovar as imagens?
Riccardoric- Data de inscrição : 17/06/2014
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