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Aula 1 - Conhecendo o programa
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Zerei
doidobr
Janx
LeoLindo
patoki
reddragon
10 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Aula 1 - Conhecendo o programa
Ola a todos eu sou RedDragon conhecido também como Rodrigo meu MSN é alo_pra_doo@hotmail.com
Bom, esta é a primeira aula de game maker e quero dizer a todos que elas não ensinarão a “programas em GML” (game maker linguagem) porque a programação é um processo criativo, imaginativo e de raciocínio e isso eu não posso ensinar ou dado a alguém, isto só é desenvolvido com o estudo dedicação e conhecimento em GML.
O que estas aulas são então ???
É uma coleção valorosa de dicas que eu juntei para ajudar principalmente quem esta começando agora no game maker.
Chega de lorota e vamos começar.
Se você ainda não tem o GM estalado clique aqui.
Pra quem já estalou não é necessário deixar o modo adivance desativo então vamos ativalo.
Siga os passos da imagem abaixo:
Se estiver marcado deixe, mas se não marque. Não é necessário o modo adivance estar desativado mesmo para os iniciantes, ele desativado impede funções úteis que não irão atrapalhar.
O GM é formado por três áreas principais, olhe a imagem a baixo.
1 = data base, 2 = área de trabalho, 3 = funções e criações rápidas.
1º Data Base.
Lugar onde ficaram todos os itens e você usar em seu jogo, imagens, sons, Backgrounds, scrpts, objects, etc.
2º área de trabalho.
É o lugar onde que você ira editar todos os seus itens que você ira ter em seu jogo dês das imagens até os objects.
3º funções e criações rápidas.
Novo projeto
Abrir projeto
Salvar projeto
Criador de executor automático para o jogo.
Publique seu jogo (colocar seu jogo na internet, no site da yoyogames)
Play ou teste.
Play ou teste monitorado onde que você consegue ter acesso a um formulário onde se encontra as variáveis de seu jogo tanto as globais quanto as de objects. (assunto para outras aulas)
Agora começa todos os criadores de seu GM. Criadores? Sim, esses botões criam todos os itens de deu projeto.
Criador de sprites.
Criador de sons.
Criador Backgrounds.
Criador de paths.
Criador scrpts.
Criador de fontes.
Criador de linhas do tempo.
Criador objects.
Criador de roons.
Configuração do jogo.
Criador de informações para seu jogo. (para quando você aperta F2)
Configurações globais para seu jogo desde área que ele ocupara na tela até o ícone que ele vai ter quando pronto.
Adicionar mais libs. (tem uma coleção de libs para ser adicionadas no site)
Ajuda do game maker. (tem uma ajuda em português para o gama maker no site)
Também é possível criar seus itens de outro jeito:
Clicando em cima das pastas no database com o segundo botão e em cima do creator correspondente, como na imagem abaicho.
para intender oque as setas e linhas querem dizer leia a aula 0.
Agora que conhecemos nosso programa vocês devem estar ansiosos para as primeiras dicas então ate a próxima aula. Mas funções do GM e truques que aprendi nas aulas seguintes ou drops.
Bom, esta é a primeira aula de game maker e quero dizer a todos que elas não ensinarão a “programas em GML” (game maker linguagem) porque a programação é um processo criativo, imaginativo e de raciocínio e isso eu não posso ensinar ou dado a alguém, isto só é desenvolvido com o estudo dedicação e conhecimento em GML.
O que estas aulas são então ???
É uma coleção valorosa de dicas que eu juntei para ajudar principalmente quem esta começando agora no game maker.
Chega de lorota e vamos começar.
Se você ainda não tem o GM estalado clique aqui.
Pra quem já estalou não é necessário deixar o modo adivance desativo então vamos ativalo.
Siga os passos da imagem abaixo:
Se estiver marcado deixe, mas se não marque. Não é necessário o modo adivance estar desativado mesmo para os iniciantes, ele desativado impede funções úteis que não irão atrapalhar.
O GM é formado por três áreas principais, olhe a imagem a baixo.
1 = data base, 2 = área de trabalho, 3 = funções e criações rápidas.
1º Data Base.
Lugar onde ficaram todos os itens e você usar em seu jogo, imagens, sons, Backgrounds, scrpts, objects, etc.
2º área de trabalho.
É o lugar onde que você ira editar todos os seus itens que você ira ter em seu jogo dês das imagens até os objects.
3º funções e criações rápidas.
Novo projeto
Abrir projeto
Salvar projeto
Criador de executor automático para o jogo.
Publique seu jogo (colocar seu jogo na internet, no site da yoyogames)
Play ou teste.
Play ou teste monitorado onde que você consegue ter acesso a um formulário onde se encontra as variáveis de seu jogo tanto as globais quanto as de objects. (assunto para outras aulas)
Agora começa todos os criadores de seu GM. Criadores? Sim, esses botões criam todos os itens de deu projeto.
Criador de sprites.
Criador de sons.
Criador Backgrounds.
Criador de paths.
Criador scrpts.
Criador de fontes.
Criador de linhas do tempo.
Criador objects.
Criador de roons.
Configuração do jogo.
Criador de informações para seu jogo. (para quando você aperta F2)
Configurações globais para seu jogo desde área que ele ocupara na tela até o ícone que ele vai ter quando pronto.
Adicionar mais libs. (tem uma coleção de libs para ser adicionadas no site)
Ajuda do game maker. (tem uma ajuda em português para o gama maker no site)
Também é possível criar seus itens de outro jeito:
Clicando em cima das pastas no database com o segundo botão e em cima do creator correspondente, como na imagem abaicho.
para intender oque as setas e linhas querem dizer leia a aula 0.
Agora que conhecemos nosso programa vocês devem estar ansiosos para as primeiras dicas então ate a próxima aula. Mas funções do GM e truques que aprendi nas aulas seguintes ou drops.
tutorial feito por RedDragon
reddragon- Data de inscrição : 19/03/2008
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Re: Aula 1 - Conhecendo o programa
desculpe-me para aqueles que não tem mas estas aulas foram feitas para versão PRO do GM
reddragon- Data de inscrição : 19/03/2008
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Re: Aula 1 - Conhecendo o programa
Mais tarde podera fazer aulas pa versao lite???
patoki- Data de inscrição : 19/12/2008
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Re: Aula 1 - Conhecendo o programa
sim quando comecei minhas aulas seria com essa intensão mas nao reparei quando usei comados que só o pro usa e quando me avisarão já tinha feito muito mais aulas.
reddragon- Data de inscrição : 19/03/2008
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Re: Aula 1 - Conhecendo o programa
LeoLindo escreveu:como eu baixo o game maker 7.0 pro?
Você pode compra-lo no site da yoyogames
Lembre-se, nao permitimos pirataria aki.
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: Aula 1 - Conhecendo o programa
F*ck...
Ja não vasta post duplo...agora post triplo?Kra,você não le as regras?
2-Post Duplo:
Postar duas vezes consecutivas no mesmo tópico.
Ao fazer posts consecutivos o usuário será alertado uma vez, se continuar, sua barra de ‘warning’ irá diminuir de 25% em 25% até que o usuário seja banido.
Isso inclue 3 tb,4,5,6,7,8,9,10,20000
Kara,da até nojo de ler o topico sabendo que jente ignorante não cumpre as regras
1-Flood:
Flood é um post desnecessário e sem conteúdo. Ao floodar, o usuário será alertado uma vez, se continuar, sua barra de ‘warning’ irá diminuir de 25% em 25% até que o usuário seja banido.
Alem de post triplo,flood¬¬"...
Quase esqueço,tb reviveu o topico...-.-"
~Topic
Aew tio RD,se n fosse você,eu nunca teria aprendido porr* nenhuma sobre Game Maker =D
Gogo continuar postando tutos
GoodaBay
~DoidoBr
Ja não vasta post duplo...agora post triplo?Kra,você não le as regras?
2-Post Duplo:
Postar duas vezes consecutivas no mesmo tópico.
Ao fazer posts consecutivos o usuário será alertado uma vez, se continuar, sua barra de ‘warning’ irá diminuir de 25% em 25% até que o usuário seja banido.
Isso inclue 3 tb,4,5,6,7,8,9,10,20000
Kara,da até nojo de ler o topico sabendo que jente ignorante não cumpre as regras
LeoLindo escreveu:respondam por favor
1-Flood:
Flood é um post desnecessário e sem conteúdo. Ao floodar, o usuário será alertado uma vez, se continuar, sua barra de ‘warning’ irá diminuir de 25% em 25% até que o usuário seja banido.
Alem de post triplo,flood¬¬"...
Quase esqueço,tb reviveu o topico...-.-"
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Aew tio RD,se n fosse você,eu nunca teria aprendido porr* nenhuma sobre Game Maker =D
Gogo continuar postando tutos
GoodaBay
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doidobr- Data de inscrição : 21/02/2009
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Re: Aula 1 - Conhecendo o programa
LeoLindo escreveu:respondam por favor
Como disse o doidobr... nao faça posts duplos/triplos/outros.. Na proxima vou ter que punilo.
Considere isso um alerta ;D
Bom cara, para vc pegar o GM pro vc presisa compra-lo.
Para isso:
1º
va na pagina inicial da yoyogames ( http://www.yoyogames.com/ )
2º clike no botao "MAKE" la no topo da pagina
3º clike no game maker 7.0
4º a esquerda vai ter 2 menus: Make e GameMaker
No menu "GameMaker"
procure por
Game Maker Pro
clike.
Vc presisará logar no site. Crie uma conta se nao tiver uma... Ai é so seguir os passos...
Flw
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: Aula 1 - Conhecendo o programa
O tutorial ta bom vlwzao to começando na área e o q eu quero aki é desenvolver o q eu aprendo na universidade lets learn!
vlw pelas aulas
vlw pelas aulas
Zerei- Data de inscrição : 04/08/2009
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Re: Aula 1 - Conhecendo o programa
Bom tutorial Reddragon, me ajudou muito a entender melhor o GM8
Comple_Sonic- Data de inscrição : 26/06/2011
Reputação : 0
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Re: Aula 1 - Conhecendo o programa
Desculpe, mas suas imagens não estão carregando, acho q tu tem q hospeda-las novamente
brepasil- Data de inscrição : 13/07/2013
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Número de Mensagens : 3
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Re: Aula 1 - Conhecendo o programa
os seus tutoriais também servem para o gm master collection?
Priv4te Ang3l- Data de inscrição : 07/06/2014
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1
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Re: Aula 1 - Conhecendo o programa
Primeiramente, bem vindo(espero que fique)
Bom, antes de você fazer uma pergunta, é bom verificar a ultima vez que o tópico foi atualizado(alguma mensagem nova), e, se não, ver se o autor do tópico ainda frequenta o fórum, para evitar reviver tópicos antigos de usuários não mais frequentadores do fórum.
Sobre a pergunta:
Pode ser usado no GMS, mas há algumas diferenças entre a versão usada no tópico, como por exemplo "Criador de informações para seu jogo. (para quando você aperta F2)" isso não há no GMS.
Bom, antes de você fazer uma pergunta, é bom verificar a ultima vez que o tópico foi atualizado(alguma mensagem nova), e, se não, ver se o autor do tópico ainda frequenta o fórum, para evitar reviver tópicos antigos de usuários não mais frequentadores do fórum.
Sobre a pergunta:
Pode ser usado no GMS, mas há algumas diferenças entre a versão usada no tópico, como por exemplo "Criador de informações para seu jogo. (para quando você aperta F2)" isso não há no GMS.
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