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Usando condições e operadores

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Usando condições e operadores Empty Usando condições e operadores

Mensagem por PedroX Qui 15 Jul 2010, 13:42

Nome: Condições e operadores

No fim desse tutorial você estará bem preparado para usar as condições e operadores no game maker.
Você pode usar qualquer versão do Game Maker, mas recomendo as mais recentes.
Não há dificuldade, pelo menos para quem se esforçar.

Condições:

if -> verifica se uma condicao assume o valor esperado
Código:
if  (condicao)
{ação}

else -> se a condição usada acima não acontecer, então ocorre outra ação
Código:
if  (condicao)
{ação}
else
{outra ação}

while -> enquanto uma condição for verdadeira ocorre a ação escolhida
Código:
while (p<10)
{p+=1} //adiciona 1 na variavel enquanto esta for menor que 10

for -> Declara-se um valor inicial, e enquanto esse valor não se tornar o valor escolhido, executa-se uma ação, e muda-se o valor para outro.
Código:
for( i=0; i<=10; i+=1 )
{
show_message(string(i)); // mostra a contagem de 0 a 10
}

Outras funções:

begin - é o mesmo que '{'
end - é o mesmo que '}'

exit- sai da função
Código:
if vidas>0
exit;
game_end();
Se as vidas forem maiores que zero, então para de executar o codigo. Se não parar o codigo, encerra o jogo.

Operadores lógicos:

&& , and - são a mesma coisa
Código:
if vidas>0 && score>0
{show_message('Win')}
Se as vidas forem maiores que zero e o score for maior que zero, mostrar a mensagem.

or , || - São a mesma coisa - significam 'ou'.
Se uma função ou a outra for verdadeira, executa a ação.
No exemplo, se a vida ou a pontuação for igual a 100, passar de fase.
Código:
if (vida==100 or score==100){
room=room_fase2;
}

Operadores de comparação:

< Menor
<= Menor ou igual
== Igual
> Maior
>= Maior ou igual
!= Diferente


FLW


Última edição por Pedro Henrique em Seg 27 Jun 2011, 18:46, editado 1 vez(es)

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Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

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Mensagem por Da Galáxia Qua 28 Jul 2010, 10:29

Muito bom para quem não conhecia essas operações e palavras chave, eu particularmente não sabia como fazia o diferente, pois em algumas outras linguagens é <>. Se poder explicar o RETURN, o REPEAT (claro que ja diz tudo, mais ensinar o jeito de usar) e tambem o CASE (não sei como se usa essa palavra chave no GM) e por fim o SWITH e BREAK. VLW.
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Mensagem por Igor KinGamer Qua 28 Jul 2010, 11:41

exit - "sai" do script ou do piece of code.

return - quando você faz um script, você pode fazê-lo retornar um valor. Por exemplo, um script para multiplicar dois números (sim, é inútil, mas é só um exemplo):
Script "multiplicar":
Código:
return argument0*argument1;
Esse script pega o argumento 0, o argumento 1, e multiplica-os.
Você poderia usar assim:
Código:
resultado = multiplicar(5, 3);
O script multiplicaria 5 por 3, e armazenaria o resultado (15) na variável resultado. Um script termina quando aparece o return.

break - termina um loop. Pode ser usado no for, while, switch, repeat e with.

repeat - repete a quantidade de vezes entre parenteses as ações:
Código:
repeat (quantidade de vezes)
{
    // Ações
}

switch - dependendo de um valor (uma variável ou uma expressão), realiza determinadas ações. O case é usado nele.
Código:
switch (valor que será testado)
{
    case valor: <ações>; break;
    case valor2: <ações>; break;
    case valor3: <ações>; break;
    ...
    default: <ações>;
}
O break não é necessário. Porém, se você não colocá-lo, ao encontrar um valor que seja igual ao valor testado, ele realizará todas as ações posteriores que estão dentro do switch, inclusive as que estiverem após os outros case's. Ex.:
Código:
switch (nivel)
{
    case 5: bazuca = true;
    case 4: metralhadora = true;
    case 3: shotgun = true;
    case 2: pistola = true;
    case 1: faca = true;
}
Caso o valor da variável nível for 3, executará as ações: "shotgun = true", "pistola = true;" e "faca = true". Porém, se houver um break depois do "case 3: shotgun = true;", apenas o "shotgun = true" será executado.
O default também não é necessário. Ele ocorrerá se nenhum dos valores for o correto ou se não houver nenhum break antes dele.
Para mais detalhes, veja o help.
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Mensagem por Da Galáxia Seg 02 Ago 2010, 15:24

valeu!
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