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Usando condições e operadores
3 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
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Usando condições e operadores
Nome: Condições e operadores
No fim desse tutorial você estará bem preparado para usar as condições e operadores no game maker.
Você pode usar qualquer versão do Game Maker, mas recomendo as mais recentes.
Não há dificuldade, pelo menos para quem se esforçar.
if -> verifica se uma condicao assume o valor esperado
else -> se a condição usada acima não acontecer, então ocorre outra ação
while -> enquanto uma condição for verdadeira ocorre a ação escolhida
for -> Declara-se um valor inicial, e enquanto esse valor não se tornar o valor escolhido, executa-se uma ação, e muda-se o valor para outro.
Outras funções:
begin - é o mesmo que '{'
end - é o mesmo que '}'
exit- sai da função
Operadores lógicos:
&& , and - são a mesma coisa
or , || - São a mesma coisa - significam 'ou'.
Se uma função ou a outra for verdadeira, executa a ação.
No exemplo, se a vida ou a pontuação for igual a 100, passar de fase.
Operadores de comparação:
< Menor
<= Menor ou igual
== Igual
> Maior
>= Maior ou igual
!= Diferente
FLW
No fim desse tutorial você estará bem preparado para usar as condições e operadores no game maker.
Você pode usar qualquer versão do Game Maker, mas recomendo as mais recentes.
Não há dificuldade, pelo menos para quem se esforçar.
Condições:
if -> verifica se uma condicao assume o valor esperado
- Código:
if (condicao)
{ação}
else -> se a condição usada acima não acontecer, então ocorre outra ação
- Código:
if (condicao)
{ação}
else
{outra ação}
while -> enquanto uma condição for verdadeira ocorre a ação escolhida
- Código:
while (p<10)
{p+=1} //adiciona 1 na variavel enquanto esta for menor que 10
for -> Declara-se um valor inicial, e enquanto esse valor não se tornar o valor escolhido, executa-se uma ação, e muda-se o valor para outro.
- Código:
for( i=0; i<=10; i+=1 )
{
show_message(string(i)); // mostra a contagem de 0 a 10
}
Outras funções:
begin - é o mesmo que '{'
end - é o mesmo que '}'
exit- sai da função
- Código:
if vidas>0
exit;
game_end();
Operadores lógicos:
&& , and - são a mesma coisa
- Código:
if vidas>0 && score>0
{show_message('Win')}
or , || - São a mesma coisa - significam 'ou'.
Se uma função ou a outra for verdadeira, executa a ação.
No exemplo, se a vida ou a pontuação for igual a 100, passar de fase.
- Código:
if (vida==100 or score==100){
room=room_fase2;
}
Operadores de comparação:
< Menor
<= Menor ou igual
== Igual
> Maior
>= Maior ou igual
!= Diferente
FLW
Última edição por Pedro Henrique em Seg 27 Jun 2011, 18:46, editado 1 vez(es)
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Usando condições e operadores
Muito bom para quem não conhecia essas operações e palavras chave, eu particularmente não sabia como fazia o diferente, pois em algumas outras linguagens é <>. Se poder explicar o RETURN, o REPEAT (claro que ja diz tudo, mais ensinar o jeito de usar) e tambem o CASE (não sei como se usa essa palavra chave no GM) e por fim o SWITH e BREAK. VLW.
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Re: Usando condições e operadores
exit - "sai" do script ou do piece of code.
return - quando você faz um script, você pode fazê-lo retornar um valor. Por exemplo, um script para multiplicar dois números (sim, é inútil, mas é só um exemplo):
Script "multiplicar":
Você poderia usar assim:
break - termina um loop. Pode ser usado no for, while, switch, repeat e with.
repeat - repete a quantidade de vezes entre parenteses as ações:
switch - dependendo de um valor (uma variável ou uma expressão), realiza determinadas ações. O case é usado nele.
O default também não é necessário. Ele ocorrerá se nenhum dos valores for o correto ou se não houver nenhum break antes dele.
Para mais detalhes, veja o help.
return - quando você faz um script, você pode fazê-lo retornar um valor. Por exemplo, um script para multiplicar dois números (sim, é inútil, mas é só um exemplo):
Script "multiplicar":
- Código:
return argument0*argument1;
Você poderia usar assim:
- Código:
resultado = multiplicar(5, 3);
break - termina um loop. Pode ser usado no for, while, switch, repeat e with.
repeat - repete a quantidade de vezes entre parenteses as ações:
- Código:
repeat (quantidade de vezes)
{
// Ações
}
switch - dependendo de um valor (uma variável ou uma expressão), realiza determinadas ações. O case é usado nele.
- Código:
switch (valor que será testado)
{
case valor: <ações>; break;
case valor2: <ações>; break;
case valor3: <ações>; break;
...
default: <ações>;
}
- Código:
switch (nivel)
{
case 5: bazuca = true;
case 4: metralhadora = true;
case 3: shotgun = true;
case 2: pistola = true;
case 1: faca = true;
}
O default também não é necessário. Ele ocorrerá se nenhum dos valores for o correto ou se não houver nenhum break antes dele.
Para mais detalhes, veja o help.
Igor KinGamer- Data de inscrição : 26/09/2008
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