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Explosão colidir 1 vez apena
4 participantes
Página 1 de 1
Explosão colidir 1 vez apena
Estou com um serio problema na hora de criar a colisão de uma explosão no meu game.
Bem, isso porque diferentes do outros objetos de dano ela não simplismente desaparece ao acertar um inimigo, ela vai até o final da animação, e alem disso ela da dano em massa (ou seja, em varios objetos diferentes ao mesmo tempo.).
Bem, a grande questão é, alguem sabe como fazer essa explosão dar apenas 1 hit em cada objtos em sua area de dano, ao inves de vários. De uma forma que eu programe em um e funcione em outros objetos com o uso de parent.
Agradeço desde já.
Bem, isso porque diferentes do outros objetos de dano ela não simplismente desaparece ao acertar um inimigo, ela vai até o final da animação, e alem disso ela da dano em massa (ou seja, em varios objetos diferentes ao mesmo tempo.).
Bem, a grande questão é, alguem sabe como fazer essa explosão dar apenas 1 hit em cada objtos em sua area de dano, ao inves de vários. De uma forma que eu programe em um e funcione em outros objetos com o uso de parent.
Agradeço desde já.
theokof98- Games Ranking :
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Re: Explosão colidir 1 vez apena
No evento de colisão com o parent use variaveis para saber se o objeto já causou dano antes.
Crie uma variavel que vai guardar a id do objeto que faz a explosão
Crie uma variavel que vai guardar a id do objeto que faz a explosão
- Código:
o_id = noone;
- Código:
if o_id != other
{
life -= 1;
}
o_id = other;
Re: Explosão colidir 1 vez apena
Kabeção escreveu:No evento de colisão com o parent use variaveis para saber se o objeto já causou dano antes.
Crie uma variavel que vai guardar a id do objeto que faz a explosão
- Código:
o_id = noone;
No final "o_id = other" guarda o valor do objeto que acabou de colidir então o dano não vai se repetir.
- Código:
if o_id != other
{
life -= 1;
}
o_id = other;
Hmmm isso funciona se só tiver 1 objeto na hora do ataque! Mas e se tiverem 3 inimigos por exemplo? Dai vai ficar alternando entre eles e dará mais que apenas 1 hit em cada!
A solução é parecida com o que você falou, mas usando arrays:
CREATE:
- Código:
for (i=0; i<10; i+=1) //To levando em conta que teria no máximo 10 objetos de uma vez, aumente se necessário.
{obj_dano_chk[i] = noone;}
obj_dano_qnt = 0;
COLISÃO COM INIMIGO:
- Código:
var chk;
chk = true;
for (i=0; i<10; i+=1) //Use no lugar do 10 a mesma quantidade que usou no create!!
{
if obj_dano_chk[i] = other //Verificar se o objeto já levou dano desse ataque
{
chk = false;
}
}
if (chk) //Pode dar dano
{
obj_dano_chk[obj_dano_qnt] = other;
obj_dano_qnt += 1;
other.vida -= 10; //Tirar vida do inimigo
break; //Parar o loop
}
QUANDO A ANIMAÇÃO DO ATAQUE TERMINAR:
- Código:
for (i=0; i<10; i+=1) //Resetar lista
{obj_dano_chk[i] = noone;} //Para que um proximo ataque possa acertar os inimigos novamente.
obj_dano_qnt = 0;
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: Explosão colidir 1 vez apena
um jeito melhor eh usando mapas de instancias
no Create
no Create
- Código:
Collision = ds_map_create() // cria o mapa
- Código:
if ds_map_find_value(Collision,other.id) == false
{
ds_map_add(Collision,other.id,true);
// aqui causa o dano
}
dungeon333- Data de inscrição : 29/05/2009
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Re: Explosão colidir 1 vez apena
dungeon333 escreveu:um jeito melhor eh usando mapas de instancias
no Createno evento de Colisao
- Código:
Collision = ds_map_create() // cria o mapa
- Código:
if ds_map_find_value(Collision,other.id) == false
{
ds_map_add(Collision,other.id,true);
// aqui causa o dano
}
Legal! =O
Não conheço as funções ds_... Nunca usei elas...
No fim, provavelmente ela usa o mesmo esquema que eu fiz: Arrays.
Porem, isso facilita na criação do código! Bem legal!
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: Explosão colidir 1 vez apena
otimo o codigo!!
funcionou de forma perfeita no jogo!
vlw mesmo dungeon333!!!
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