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Explosão colidir 1 vez apena

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Explosão colidir 1 vez apena

Mensagem por theokof98 em Qua 21 Jul 2010, 08:10

Estou com um serio problema na hora de criar a colisão de uma explosão no meu game.

Bem, isso porque diferentes do outros objetos de dano ela não simplismente desaparece ao acertar um inimigo, ela vai até o final da animação, e alem disso ela da dano em massa (ou seja, em varios objetos diferentes ao mesmo tempo.).

Bem, a grande questão é, alguem sabe como fazer essa explosão dar apenas 1 hit em cada objtos em sua area de dano, ao inves de vários. De uma forma que eu programe em um e funcione em outros objetos com o uso de parent.

Agradeço desde já.
Happy
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Re: Explosão colidir 1 vez apena

Mensagem por Kabeção em Qua 21 Jul 2010, 11:03

No evento de colisão com o parent use variaveis para saber se o objeto já causou dano antes.
Crie uma variavel que vai guardar a id do objeto que faz a explosão
Código:
o_id = noone;
Código:
if o_id != other
{
    life -= 1;
}
o_id = other;
No final "o_id = other" guarda o valor do objeto que acabou de colidir então o dano não vai se repetir.
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Re: Explosão colidir 1 vez apena

Mensagem por Janx em Qua 21 Jul 2010, 12:13

@Kabeção escreveu:No evento de colisão com o parent use variaveis para saber se o objeto já causou dano antes.
Crie uma variavel que vai guardar a id do objeto que faz a explosão
Código:
o_id = noone;
Código:
if o_id != other
{
    life -= 1;
}
o_id = other;
No final "o_id = other" guarda o valor do objeto que acabou de colidir então o dano não vai se repetir.

Hmmm isso funciona se só tiver 1 objeto na hora do ataque! Mas e se tiverem 3 inimigos por exemplo? Dai vai ficar alternando entre eles e dará mais que apenas 1 hit em cada!

A solução é parecida com o que você falou, mas usando arrays:

CREATE:
Código:
for (i=0; i<10; i+=1) //To levando em conta que teria no máximo 10 objetos de uma vez, aumente se necessário.
{obj_dano_chk[i] = noone;}
obj_dano_qnt = 0;

COLISÃO COM INIMIGO:
Código:
var chk;
chk = true;
for (i=0; i<10; i+=1) //Use no lugar do 10 a mesma quantidade que usou no create!!
{
  if obj_dano_chk[i] = other //Verificar se o objeto já levou dano desse ataque
  {
  chk = false;
  }
}

if (chk) //Pode dar dano
{
    obj_dano_chk[obj_dano_qnt] = other;
    obj_dano_qnt += 1;
    other.vida -= 10; //Tirar vida do inimigo
    break; //Parar o loop
}

QUANDO A ANIMAÇÃO DO ATAQUE TERMINAR:
Código:
for (i=0; i<10; i+=1) //Resetar lista
{obj_dano_chk[i] = noone;} //Para que um proximo ataque possa acertar os inimigos novamente.
obj_dano_qnt = 0;
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Re: Explosão colidir 1 vez apena

Mensagem por dungeon333 em Sex 23 Jul 2010, 00:35

um jeito melhor eh usando mapas de instancias
no Create
Código:

Collision = ds_map_create() // cria o mapa
no evento de Colisao
Código:

if ds_map_find_value(Collision,other.id) == false
{
ds_map_add(Collision,other.id,true);
// aqui causa o dano
}

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Re: Explosão colidir 1 vez apena

Mensagem por Janx em Sex 23 Jul 2010, 00:45

@dungeon333 escreveu:um jeito melhor eh usando mapas de instancias
no Create
Código:

Collision = ds_map_create() // cria o mapa
no evento de Colisao
Código:

if ds_map_find_value(Collision,other.id) == false
{
ds_map_add(Collision,other.id,true);
// aqui causa o dano
}

Legal! =O

Não conheço as funções ds_... Nunca usei elas...
No fim, provavelmente ela usa o mesmo esquema que eu fiz: Arrays.
Porem, isso facilita na criação do código! Bem legal!
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Re: Explosão colidir 1 vez apena

Mensagem por theokof98 em Sex 23 Jul 2010, 08:24

otimo o codigo!!
funcionou de forma perfeita no jogo!

vlw mesmo dungeon333!!!
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