Como eu faço quando o player colidir na ponta do espinho faze com que ele pula na hor de colidir?

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Como eu faço quando o player colidir na ponta do espinho faze com que ele pula na hor de colidir?

Mensagem por Joao99 em Qui 21 Jan 2010, 21:23

estava tentando fazer aki em casa isso mas eu não consegi eu queria saber como faço isso?Tentei usar pach mas n consegui como faço isso???Si puder ajudar eu agradeço =) tanks =)

Joao99

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Re: Como eu faço quando o player colidir na ponta do espinho faze com que ele pula na hor de colidir?

Mensagem por CPinheiro em Qui 21 Jan 2010, 21:28

Isso na colisão do player com o espinho (coloque no player):

Código:

if (bbox_bottom <= other.bbox_top) && (vspeed > 0)
{
vspeed = -8;
}


Última edição por CPinheiro em Sex 22 Jan 2010, 12:41, editado 1 vez(es)

CPinheiro

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Re: Como eu faço quando o player colidir na ponta do espinho faze com que ele pula na hor de colidir?

Mensagem por Joao99 em Sex 22 Jan 2010, 12:38

opa vlw ai deu certo aki mas quando eu fui rodar deu fatal error ai eu consegui resolver tirando o espaço entre os meios < = e coloquei assim <= e deu certo tanks pinheiro =).Eu queria saber tambem como faço as mesma coisa mas so que na horizontal esquerda e direita eu tentei modificar o codigo mas n deu nada si puder mi ajudar agradeço =) tanks

Joao99

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Re: Como eu faço quando o player colidir na ponta do espinho faze com que ele pula na hor de colidir?

Mensagem por CPinheiro em Sex 22 Jan 2010, 12:45

Joao99 escreveu:opa vlw ai deu certo aki mas quando eu fui rodar deu fatal error ai eu consegui resolver tirando o espaço entre os meios < = e coloquei assim <= e deu certo tanks pinheiro =).Eu queria saber tambem como faço as mesma coisa mas so que na horizontal esquerda e direita eu tentei modificar o codigo mas n deu nada si puder mi ajudar agradeço =) tanks

Ah, foi só uma pequena falta de atenção. Já editei.

Bem, coloque isso na colisão do espinho que fica na horizontal direita:

Código:
if (bbox_right >= other.bbox_left)
{
hspeed = -5;
}

E isso, no da esquerda:

Código:
if (bbox_left <= other.bbox_right)
{
hspeed = 5;
}

E isso no step do personagem:

Código:

if (hspeed < 0)
{
hspeed += 0.25;
}
else if (hspeed > 0)
{
hspeed -= 0.25;
}
if (hspeed > -0.3) && (hspeed < 0.3)
{
hspeed = 0;
}

CPinheiro

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Re: Como eu faço quando o player colidir na ponta do espinho faze com que ele pula na hor de colidir?

Mensagem por Joao99 em Sex 22 Jan 2010, 12:56

opa pinheiro deu certo aki mas o player ficou andando so na horzontal e não parava pq deu isso?Eu tipo queria que quando colidise andava so um pouquinho mas deu coreto aqui mas que codigo eu uso so para anda um pouquinho?

Joao99

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Re: Como eu faço quando o player colidir na ponta do espinho faze com que ele pula na hor de colidir?

Mensagem por CPinheiro em Sex 22 Jan 2010, 12:59

Troque o 5 por valores menores.

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Re: Como eu faço quando o player colidir na ponta do espinho faze com que ele pula na hor de colidir?

Mensagem por Joao99 em Sex 22 Jan 2010, 13:09

velinho a velocidade diminuil mas ele n para de anda oq deu?Si quiser posso passar o codigo de fonte para vc da uma olhadinha =)

Joao99

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Re: Como eu faço quando o player colidir na ponta do espinho faze com que ele pula na hor de colidir?

Mensagem por CPinheiro em Sex 22 Jan 2010, 13:12

Impossível, eu acabei de testar o código e o objeto para normalmente. O_O
Antes de qualquer coisa, você está falando do objeto em sim ou da animação do sprite?

CPinheiro

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Re: Como eu faço quando o player colidir na ponta do espinho faze com que ele pula na hor de colidir?

Mensagem por Joao99 em Sex 22 Jan 2010, 13:35

obj mano quando ele colide ele anda na horizontal mas ele n para de ir para horizontal intendeu agora?

Joao99

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Re: Como eu faço quando o player colidir na ponta do espinho faze com que ele pula na hor de colidir?

Mensagem por lucas mendes em Sex 22 Jan 2010, 13:40

então coloca uma friction.
no evento create.
Código:
friction=1

lucas mendes

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Re: Como eu faço quando o player colidir na ponta do espinho faze com que ele pula na hor de colidir?

Mensagem por Joao99 em Sex 22 Jan 2010, 13:43

opa com a friction deu legal mas quando pula buga vai caindo devagazinho

Joao99

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Re: Como eu faço quando o player colidir na ponta do espinho faze com que ele pula na hor de colidir?

Mensagem por lucas mendes em Sex 22 Jan 2010, 13:51

então faz isso:
no evento step:
Código:
if vspeed=10{friction=0}//no lugar do '10', tu coloca a velocidade vertical em que o seu player está caindo
if hspeed=-5{friction=0.7}
if hspeed=5{friction=0.7}//no lugar do '5' e '-5', tu coloca a velocidade horizontal em que o seu player estiver quando colide com o espinho.
VLW...

lucas mendes

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Re: Como eu faço quando o player colidir na ponta do espinho faze com que ele pula na hor de colidir?

Mensagem por CPinheiro em Sex 22 Jan 2010, 14:10

Só uma correção na primeira linha pra não bugar a queda:

Código:
if vspeed!=0{friction=0}

Como normalmente a vspeed vai aumentando na queda, colocar um valor fixo pode bugar.

CPinheiro

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Re: Como eu faço quando o player colidir na ponta do espinho faze com que ele pula na hor de colidir?

Mensagem por Joao99 em Sex 22 Jan 2010, 14:20

deu certo lucas e cp mas tipo dps de ter colidido com o espinho meu player (antes de colidir soltava poder de fogo tipo tiro)n solta mais poder de fogo pq deu isso?

Joao99

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Re: Como eu faço quando o player colidir na ponta do espinho faze com que ele pula na hor de colidir?

Mensagem por CPinheiro em Sex 22 Jan 2010, 14:23

Joao99 escreveu:deu certo lucas e cp mas tipo dps de ter colidido com o espinho meu player (antes de colidir soltava poder de fogo tipo tiro)n solta mais poder de fogo pq deu isso?

Não tem como sabermos.
Recomendo que você poste aqui o código que faz seu personagem "soltar poder de fogo".

CPinheiro

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Re: Como eu faço quando o player colidir na ponta do espinho faze com que ele pula na hor de colidir?

Mensagem por Joao99 em Sex 22 Jan 2010, 14:25

o codigo é esse

Código:
if tiro=true
{
instance_create(x,y,obj_fogo_esq)
}
else
{
//
}
tiro=false
if keyboard_check_pressed(ord("A")){ //se cima for pressionada
sound_play(Fogo)} //reproduz o som
if keyboard_check_released(ord("A")){ //quando soltar o cima
sound_stop(Fogo)} //para o som

para o obj da esquerda solta fogo esquer é esse para o da direita

Código:
if tiro=true
{
instance_create(x,y,obj_fogo)
}
else
{
//
}
tiro=false
if keyboard_check_pressed(ord("A")){ //se cima for pressionada
sound_play(Fogo)} //reproduz o som
if keyboard_check_released(ord("A")){ //quando soltar o cima
sound_stop(Fogo)} //para o som

Joao99

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Re: Como eu faço quando o player colidir na ponta do espinho faze com que ele pula na hor de colidir?

Mensagem por Gabreel em Sex 22 Jan 2010, 15:06

Código:

if tiro=true
{
instance_create(x,y,obj_fogo)
}
else
{
//
}
tiro=false
if keyboard_check_pressed(ord("A")){ //se cima for pressionada
sound_play(Fogo)
tiro=true //o tiro é criado
} //reproduz o som
if keyboard_check_released(ord("A")){ //quando soltar o cima
sound_stop(Fogo)} //para o som
tiro = false
}
seria isso? e-e

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Re: Como eu faço quando o player colidir na ponta do espinho faze com que ele pula na hor de colidir?

Mensagem por Joao99 em Sab 23 Jan 2010, 14:02

Olha biel testei o codigo mano mas n deu coreto aki continuo dando o bug de n poder atirar fogo mais =/

Joao99

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Re: Como eu faço quando o player colidir na ponta do espinho faze com que ele pula na hor de colidir?

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