Convertendo Drag n Drop para GML

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Qualidade Convertendo Drag n Drop para GML

Mensagem por Isaias em Qui 03 Jun 2010, 19:01

Como São Muitas Funções, elas estão em Spoiler, tem alguns comentários em inglês, foi que não tive tempo para traduzir ;s

Move
Spoiler:

Código:

move_fixed( direction, velocidade );

Código:

motion_set( direction, velocidade);

Código:

move_towards_point(x,y,speed);

Código:

hspeed = speed;

Código:

vspeed = speed;

Código:

gravity_direction = direction;
gravity = amount;

Código:

hspeed = -hspeed;

Código:

vspeed = -vspeed;

Código:

friction = amount;

Código:

x = value;
y = value;

Código:

x = xstart;
y = ystart;

Código:

move_random(1,1);

Código:

move_snap(hsnap,vsnap);

Código:

move_wrap(hort,vert,margin);

Código:

move_contact_solid(dir,maxdist);
move_contact_all(dir,maxdist);

Código:

move_bounce_all(advanced);
move_bounce_solid(advanced);

Código:

path_start(path,speed,endaction,absolute);

Código:

path_end();

Código:

path_position = value;

Código:

path_speed = value;

Código:

mp_linear_step(x,y,stepsize,checkall);

Código:

mp_potential_step(x,y,stepsize,checkall);

Main1
Spoiler:

Código:

instance_create(x,y,object0);

Código:

ID = instance_create(x,y,object1);
with (ID) motion_set(direction,speed);

Código:

instance_create(x,y,choose(object0,object1,object2,...));

Código:

instance_change(obj,perf);

Código:

instance_destroy();

Código:

position_destroy(x,y);


Código:

sprite_index = sprite0;


Código:

image_xscale = value;
image_yscale = value;
image_angle = value;
image_xscale = -image_xscale;
image_yscale = -image_yscale;


Código:

image_blend = color;
image_alpha = value;

Código:

sound_play(sound);
sound_loop(sound);


Código:

sound_stop(index);


Código:

if sound_isplaying(sound1) = true
{

}

Código:

room_goto_previous();


Código:

room_goto_next();


Código:

room_restart();


Código:

room_goto(room);


Código:

if room_previous(room) != -1
{
  room_goto_previous();
}


Código:

if room_next(room) != -1
{
  room_goto_next();
}


Main2
Spoiler:


Código:

alarm[0] = value;

Código:

sleep(numb);

Código:

timeline_index = timeline;

Código:

timeline_position = value;

Código:

show_message('Hello');

Código:

show_info();

Código:

show_video(fname,full,loop);

Código:

game_restart();

Código:

game_end();

Código:

game_save(fname);

Código:

game_load(fname);

Código:

sprite_replace(ind,fname,imgnumb,precise,transparent,smooth,preload,xorig,yorig);

Código:

sound_replace(index,fname,kind,loadonuse);
//kind: 0-normal, 1-background, 2-3d, 3-mmplayer

Código:

background_replace(ind,fname,transparent,smooth,preload);


Control
Spoiler:

Código:

if place_free(x+4,y) { /actions here. }

Código:

if place_meeting(x,y,object) { /actions here. }
if collision_point(x,y,obj,prec,notme) { /actions here. }
if collision_rectangle(x1,y1,x2,y2,obj,prec,notme) { /actions here. }
if collision_circle(xc,yc,radius,obj,prec,notme) { /actions here. }
if collision_ellipse(x1,y1,x2,y2,obj,prec,notme) { /actions here. }
if collision_line(x1,y1,x2,y2,obj,prec,notme) { /actions here. }

Código:

if place_meeting(x,y,object0) { /actions here. }

Código:

if instance_number(obj) = value { /actions here. }

Código:

if floor(random(value)) = 0 { /actions here. }

Código:

if show_question('Do you want to do this?') { / actions here. }

Código:

if (expression) { / actions here. }

Código:

if mouse_check_button(mb_)//mb_none,mb_left, mb_middle, or mb_right.
{

}

Código:

if place_snapped(value,value) { /actions here. }

Código:

{

Código:

}

Código:

else

Código:

exit;

Código:

repeat (value) { /actions here. };

Código:

event_inherited();

Código:

script_execute(ind,arguments);

Código:

// comentario


Código:


use "=" operator to assign to a variable.

Examples:

health = 50;
lives = 3;
name = 'Gordon';


Código:

if lives = 0 { /actions here. }


Código:

draw_text(x,y,variable);

Score
Spoiler:

Código:

score = value;

Código:

if score = value { /actions here. }

Código:

draw_text(x,y,'Score: ' + string(score));

Código:

highscore_set_background(back);
highscore_set_border(show);
highscore_set_colors(back,new,other);
highscore_set_font(name,size,style);
highscore_show(numb);

Código:

highscore_clear();

Código:

lives = value;

Código:

if lives = value { /actions here. }

Código:

draw_text(x,y,'Lives: ' + string(lives));

Código:

var a;
a = 0;
repeat(lives)
{
  draw_sprite(sprite0,0,view_xview+a,view_yview);a += sprite0.sprite_width;
}

Código:

health = value;

Código:

if health = value { /actions here. }

Código:

draw_healthbar(x1,y1,x2,y2,amount,backcol,mincol,maxcol,direction,showback,showborder);

Código:

show_score = value;
caption_score = string;
show_lives = value;
caption_lives = string;
show_health = value;
caption_health = string;

Extra
Spoiler:


Código:

index=part_system_create();

Código:

part_system_destroy(index);

Código:

part_system_clear(index);

Código:

index = part_type_create();
part_type_shape(index,shape);
part_type_size(index,size_min,size_max,size_incr,size_rand);
part_type_color(index,color_start,color_middle,color_end);

Código:

part_type_color1(ind,color1);
part_type_color2(ind,color1,color2);
part_type_color3(ind,color1,color2,color3);
// Alternativa:
part_type_color_mix(ind,color1,color2);  or...
part_type_color_rgb(ind,rmin,rmax,gmin,gmax,bmin,bmax);  or...
part_type_color_hsv(ind,hmin,hmax,smin,smax,vmin,vmax);

Código:

part_type_life(index,life_min,life_max);

Código:

part_type_speed(index,speed_min,speed_max,speed_incr,speed_rand);
part_type_direction(index,dir_min,dir_max,dir_incr,dir_rand);

Código:

part_type_gravity(index,grav_amount,grav_dir);

Código:

part_type_death(index,death_number,death_type);

Código:

index=part_emitter_create(ps);
part_emitter_region(ps,index,xmin,xmax,ymin,ymax,shape,distribution);

Código:

part_emitter_destroy_all(ps);

Código:

part_emitter_burst(ps,index,parttype,number);

Código:

part_emitter_stream(ps,index,parttype,number);

-------------
Funções de Cd precisa ser chamado o cd_init() primeiro

Código:

cd_play(first,last);

Código:

cd_stop();

Código:

cd_pause();

Código:

cd_resume();

Código:

if cd_present() = true { /actions here. }

Código:

if cd_playing() = true { /actions here. }

Código:

window_set_cursor(curs);
cursor_sprite=sprite0;

Código:

execute_shell('http//www.somepage.com',0);

Draw
Spoiler:

Código:

draw_sprite(sprite,subimage,x,y);

Código:

draw_background(back,x,y);
draw_background_tiled(back,x,y);

Código:

draw_text(x,y,string);

Código:

draw_text_transformed(x,y,string,xscale,yscale,angle);

Código:

draw_rectangle(x1,y1,x2,y2,outline);

Código:

draw_rectangle_color(x1,y1,x2,y2,col1,col2,col3,col4,outline);

Código:

draw_rectangle_color(x1,y1,x2,y2,col1,col2,col3,col4,outline);

Código:

draw_ellipse(x1,y1,x2,y2,outline);

Código:

draw_ellipse_color(x1,y1,x2,y2,col1,col2,outline);

Código:

draw_line(x1,y1,x2,y2);

Código:

draw_arrow(x1,y1,x2,y2,size);

Código:

draw_set_color(col);

Código:

draw_set_font(font);
draw_set_halign(halign);
draw_set_valign(valign);

/halign and valign : 0 for left/top, 1 for center, 2 for right/bottom

Código:

window_set_fullscreen(full);

Código:

screen_save(filename);

Código:

effect_create_below(efkind,x,y,size,color);
effect_create_above(efkind,x,y,size,color);

-------------
various effects:
ef_explosion, ef_ring, ef_ellipse, ef_firework, ef_smoke, ef_smokeup, ef_star, ef_spark,
ef_flare, ef_cloud, ef_rain, ef_snow




Última edição por Isaias em Qui 03 Jun 2010, 19:09, editado 1 vez(es)

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Qualidade Re: Convertendo Drag n Drop para GML

Mensagem por Suadao em Qui 03 Jun 2010, 19:03

Bom tutorial, com imagens e tudo Very Happy
Gostei, continue assim Happy
Espero ver mais tutoriais seus por aqui

Valew! flw

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Qualidade Re: Convertendo Drag n Drop para GML

Mensagem por Salathiel em Qui 03 Jun 2010, 19:07

Valeu, otimo tutorial.
Ate salvei nos favoritos.

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Qualidade Re: Convertendo Drag n Drop para GML

Mensagem por Cainã em Qui 03 Jun 2010, 19:17

Realmente muito bom, ajuda bastante a saber os códigos especificos de cada função.

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Mensagem por Mystery_boy_maker em Qui 03 Jun 2010, 19:36

Muito bom parabens ficou muito bem bolado otima iniciativa

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Qualidade Re: Convertendo Drag n Drop para GML

Mensagem por Isaias em Qui 03 Jun 2010, 21:33

vlw pessoal, tem me sobrado um pouco de tempo ultimamente, vou começar a postar tutoriais no forum

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Mensagem por kevin sousa em Qui 03 Jun 2010, 22:07

Muito bom tutorial fica melhor pra quem não sabe GML

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Qualidade Re: Convertendo Drag n Drop para GML

Mensagem por F. Nizzio em Qui 03 Jun 2010, 23:33

poxa, eu tava fazendo um tutorial assim :/

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