Entrar
Últimos assuntos
» Colisões não funcionandopor RastaMaan Hoje à(s) 19:49
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Hoje à(s) 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
with - testando variaves do mesmo objeto
Página 1 de 1
with - testando variaves do mesmo objeto
Olá,
Tenho instanciado o objeto o_personagem 100 vezes no mapa, vou definir variaves dele por ID:
for (i = 0; i < 100; i++)
{
with (o_personagem.instance_id[i]) variavel = novo valor;
}
até aí blz.
Bom, oq é feito aí é que todas as instancias sao guardadas num vetorzão, o problema é que digamos que eu instancie antes um predio no mapa, veja bem: estou instanciando um object predio e depois 100 o_personagens. O que ocorre é que aqui neste vetor está sendo guardado o prédio na posicao 1, e isso tá comprometendo meu desenvolvimento.
Antes que alguém diaga: "instancia antes todos os personagens entao", já digo, até funciona, mas tô afim de resolver de verdade
Alguém sabe oq fazer?
Muito obrigado!
[]´s
Tenho instanciado o objeto o_personagem 100 vezes no mapa, vou definir variaves dele por ID:
for (i = 0; i < 100; i++)
{
with (o_personagem.instance_id[i]) variavel = novo valor;
}
até aí blz.
Bom, oq é feito aí é que todas as instancias sao guardadas num vetorzão, o problema é que digamos que eu instancie antes um predio no mapa, veja bem: estou instanciando um object predio e depois 100 o_personagens. O que ocorre é que aqui neste vetor está sendo guardado o prédio na posicao 1, e isso tá comprometendo meu desenvolvimento.
Antes que alguém diaga: "instancia antes todos os personagens entao", já digo, até funciona, mas tô afim de resolver de verdade
Alguém sabe oq fazer?
Muito obrigado!
[]´s
felipefrosi- Data de inscrição : 06/03/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 11
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: with - testando variaves do mesmo objeto
Você pode usar isso aqui a qualquer hora que só as variáveis do objeto que você quer serão mudadas:
- Código:
for (n = 0; n < instance_count; n += 1)
begin
if instance_id[n].object_index = o_personagem then instance_id[n].variavel := novo_valor;
end;
Convidad- Convidado
Re: with - testando variaves do mesmo objeto
Opa! isso já ajuda!
Mas oq eu queria é algo que as instancias de o_personagem na ordem que foram instanciados, do tipo vetor_pers[0] o primeiro, vetor_pers[1] o segundo e assim por diante... o GM nao faz isso então? to pensando em criar esse sisteminha na mão com variaves globais
Obrigado
Mas oq eu queria é algo que as instancias de o_personagem na ordem que foram instanciados, do tipo vetor_pers[0] o primeiro, vetor_pers[1] o segundo e assim por diante... o GM nao faz isso então? to pensando em criar esse sisteminha na mão com variaves globais
Obrigado
felipefrosi- Data de inscrição : 06/03/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 11
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: with - testando variaves do mesmo objeto
É. Nesse caso então não vai funcionar porque o instance_count atende ao depth e não ao id. Então a gente poderia usar justamente o id:
var ultimo_id, quantidade, vetor;
ultimo_id := 0; vetor := 0; quantidade := 0;
for (n = 0; n < instance_count; n += 1)
begin
ultimo_id := max(ultimo_id, instance_id[n]);
end;
for (i = 100001; i <= ultimo_id; i += 1)
begin
if instance_exists(i) then
begin
if i.object_index = o_personagem then
begin
vetor[quantidade] := i;
quantidade += 1;
end;
end;
end;
Desse jeito, a gente criou um array e cada índice dele remete à uma instância do objeto o_personagem, por ordem exata de criação. Você vai poder usar esse vetor pra muitas coisas, inclusive pra trocar as variáveis que queria:
var ultimo_id, quantidade, vetor;
ultimo_id := 0; vetor := 0; quantidade := 0;
for (n = 0; n < instance_count; n += 1)
begin
ultimo_id := max(ultimo_id, instance_id[n]);
end;
for (i = 100001; i <= ultimo_id; i += 1)
begin
if instance_exists(i) then
begin
if i.object_index = o_personagem then
begin
vetor[quantidade] := i;
quantidade += 1;
end;
end;
end;
Desse jeito, a gente criou um array e cada índice dele remete à uma instância do objeto o_personagem, por ordem exata de criação. Você vai poder usar esse vetor pra muitas coisas, inclusive pra trocar as variáveis que queria:
- Código:
vetor[0].image_xscale := 2;
vetor[32].sprite_index := 10;
vetor[40].energia := 20;
Convidad- Convidado
Tópicos semelhantes
» [resolvido]Como fazer o mesmo objeto ir para o mesmo local com caminhos diferentes?
» Passar de fase com mesmo objeto
» mesmo objeto com health diferente
» Girar um objeto em torno de si mesmo.
» Contagem de Sprites de um mesmo objeto?
» Passar de fase com mesmo objeto
» mesmo objeto com health diferente
» Girar um objeto em torno de si mesmo.
» Contagem de Sprites de um mesmo objeto?
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|