Girar um objeto em torno de si mesmo.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Girar um objeto em torno de si mesmo.

Mensagem por Gianfranco em Dom 24 Ago 2008, 21:16

Quero que um objeto meu gire em torno de si, exemplo:

O objeto deve ficar sempre de frente para a posição do mouse, se o mouse vai para direita, objeto gira até ficar de frente para o mouse.

Tentei usar move towards, mais ai objeto vai para a posição do mouse, quero que ele simplesmete fique de frente para o mouse.

Se for ajudar meu game maker é 7.0 lite.

Gianfranco

Número de Mensagens : 143
Data de inscrição : 24/07/2008
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Girar um objeto em torno de si mesmo.

Mensagem por Janx em Dom 24 Ago 2008, 21:20

hummm nao tenhu certeza mas tenta isso:
no objeto que fika na direcao do mouse:
step:

Código:
direcao_po_mouse = point_direction(seu_player.x,seu_player.y,mouse_x,mouse_y)

x = 20*cos(direcao_po_mouse)
y = 20*sin(direcao_po_mouse)

altere o 20 por valores maiores se quiser mais longe do jogador

Janx

Número de Mensagens : 2417
Idade : 23
Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 2
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Girar um objeto em torno de si mesmo.

Mensagem por Gianfranco em Dom 24 Ago 2008, 21:27

O objeto ficou maluco, andando de lá pra cá.

Gianfranco

Número de Mensagens : 143
Data de inscrição : 24/07/2008
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Girar um objeto em torno de si mesmo.

Mensagem por Janx em Dom 24 Ago 2008, 21:28

Código:
direcao_po_mouse = point_direction(seu_player.x,seu_player.y,mouse_x,mouse_y)

x = 20*cos(direcao_po_mouse)+seu_player.x
y = 20*sin(direcao_po_mouse)+seu_player.y

ops tenta assim!

Janx

Número de Mensagens : 2417
Idade : 23
Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 2
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Girar um objeto em torno de si mesmo.

Mensagem por Gusba em Dom 24 Ago 2008, 21:30

no evento step do objeto, poe

image_angle = point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)

ela vai virar em direção ao mouse, o sprite inicialmente tem que estar virado para direita

Gusba

Número de Mensagens : 1156
Idade : 21
Data de inscrição : 03/08/2008
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   :
   :

http://www.ciganospictures.hd1.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Girar um objeto em torno de si mesmo.

Mensagem por Froidz em Dom 24 Ago 2008, 21:31

Coloca isso no Evento Step:

Código:
direction = point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)
image_angle = direction

A sprite do objeto estará sempre apontada para o mouse.. ^^

Froidz

Número de Mensagens : 1053
Idade : 23
Data de inscrição : 03/08/2008
Reputação : 4
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Girar um objeto em torno de si mesmo.

Mensagem por Froidz em Dom 24 Ago 2008, 21:32

ahh postamos ao mesmo tempoo.. xD
mas dah certo dos dois modos ^^

Froidz

Número de Mensagens : 1053
Idade : 23
Data de inscrição : 03/08/2008
Reputação : 4
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Girar um objeto em torno de si mesmo.

Mensagem por Gianfranco em Dom 24 Ago 2008, 21:33

Diz que só é possível na vresão PRO.

Gianfranco

Número de Mensagens : 143
Data de inscrição : 24/07/2008
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Girar um objeto em torno de si mesmo.

Mensagem por Froidz em Dom 24 Ago 2008, 21:34

eh.. o código image_angle eh soh pra versão pro mesmo..
então cara.. não vai dar pra vc fazer isso =/

Froidz

Número de Mensagens : 1053
Idade : 23
Data de inscrição : 03/08/2008
Reputação : 4
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Girar um objeto em torno de si mesmo.

Mensagem por Gusba em Dom 24 Ago 2008, 21:37

desculpa, nao sabia q image_angle é apenas para versao PRO

Gusba

Número de Mensagens : 1156
Idade : 21
Data de inscrição : 03/08/2008
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   :
   :

http://www.ciganospictures.hd1.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Girar um objeto em torno de si mesmo.

Mensagem por Janx em Dom 24 Ago 2008, 21:43

pera, nao intendi direito... vc quer que o objeto so gire ou sirva tipo de uma mira para fikar na frente do player??

Janx

Número de Mensagens : 2417
Idade : 23
Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 2
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Girar um objeto em torno de si mesmo.

Mensagem por Gianfranco em Dom 24 Ago 2008, 22:11

Só gire, servir de mira eu sei fazer.

Gianfranco

Número de Mensagens : 143
Data de inscrição : 24/07/2008
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Girar um objeto em torno de si mesmo.

Mensagem por Froidz em Dom 24 Ago 2008, 22:13

procura o crack do gm7 pela net e seja feliz cara.. xD
não se preocupe.. seu anti-vírus vai detectar vírus.. mas o crack do gm não eh nada de maiis.. ^^

Froidz

Número de Mensagens : 1053
Idade : 23
Data de inscrição : 03/08/2008
Reputação : 4
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Girar um objeto em torno de si mesmo.

Mensagem por Gianfranco em Dom 24 Ago 2008, 22:14

Nada de mais quanto?
Detectar como spyware?

Gianfranco

Número de Mensagens : 143
Data de inscrição : 24/07/2008
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Girar um objeto em torno de si mesmo.

Mensagem por Janx em Dom 24 Ago 2008, 23:38

cara eu sei outro geito!
vc axo que nem presisa do crack.
Amanha eu te ensino, é bem simples!

Janx

Número de Mensagens : 2417
Idade : 23
Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 2
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Girar um objeto em torno de si mesmo.

Mensagem por KinKing em Seg 25 Ago 2008, 11:38

O jeito sem image_angle seria criar 4 sprites diferentes a partir do original, simplesmente rotacionada em 90, 180 e 270º. Depois, mudar para a determinada sprite de acordo com a direction. Aí ficaria que nem o jogo Zelda para Super Nintendo.

KinKing

Número de Mensagens : 416
Data de inscrição : 29/05/2008
Reputação : 16
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://felipejoys.webnode.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Girar um objeto em torno de si mesmo.

Mensagem por Janx em Seg 25 Ago 2008, 13:31

olha, vc faz o seguinte, vai no sprite que vc quer que gire
aperta lah no edit sprite. Voce deve tar na tela onde da para ver a animaçao etc...
(obs so funciona se o sprite for so de uma imagem!!)
deixe o sprite virado inicialmente para cima!

dai vc vai em animation>rotation sequence>clockwise

vai aparecer uma telinha, deixe em 180 (so que 180 vai deixar meiu pesado... tente 72 ou 36 se nao gostar de 360)
e embaixo 360(tem que ser 360!!).

ai ele vai criar sprite do sprite inicial em todas as direçoes.

agora no objeto vc poe no step o codigo:

Código:
direcao = point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)
image_index = (-direcao+90)/2

MAS!!! se vc escolher usar :
72 divida por 5 e nao por 2.
36 divida por 10 e nao por 2!

Janx

Número de Mensagens : 2417
Idade : 23
Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 2
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Girar um objeto em torno de si mesmo.

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 11:30


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum