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[TUTORIAL]Fazendo estórias
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GMBR :: Projetos :: Idéias e Enredos
Página 1 de 1
[TUTORIAL]Fazendo estórias
Autor: Spike
Email: sabermarionette-j@bol.com.br
Fonte: http://www.programadoresdejogos.com/forum/viewtopic.php?t=6173
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oBKo: achei interessante e que poderia ajudar aos outros
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Conteúdo:
Como criar roteiros para jogos
Olá! Este é meu primeiro tutorial e espero te ajudar. Procuro neste esclarecer as dúvidas que muitos roteiristas tem ao criar uma história. Escrevi este tutorial de modo a sintetizar os tipos de jogos e seu respectivos tipos de roteiro, como organizar idéias, criar personagens marcantes, etc. Nos próximos tutoriais, vou me aprofundar nesses tópicos isoladamente, formando uma série de tutoriais.
Bem, vamos lá!:
Para começar, vamos falar dos tipos de estórias segundo o estilo do jogo.
Os jogos e seus respectivos tipos de roteiro
->Ação: Jogos de ação tendem a ter uma estória simples, já q o intuito é atirar! =) Mas hoje em dia isto está mundando, e os jogadores do mundo inteiro exigem mais. Um bom exemplo para se perceber a infalível mistura de um bom roteiro e bom jogo é o Delta Focer BlackHawk Down. Repare que a história é um fato, aconteceu na Somália e tudo mais. Portanto, tiroteio desenfreado nem sempre significa estória sem graça.
->Estratégia: Aqui, a coisa começa a complicar um pouco mais. Para se fazer um bom jogo nesse estilo, é preciso uma boa história, com uma trama que se desenrola ao passar das fases. O jogador precisa se sentir parte da hisória, para mtivá-lo a passar horas diante do computador bolando uma estratégia, sem saber se esta pode mudar ou não o rumo do jogo. Exemplos : Age of Empires, Warcraft e Toda a série do Command & Conquer. Este último é meu favorito. No decorrer das fases, partes da estória são exibidas, tornando o jogo mais divertido, tentador e desafiador. Este tipo de jogo requer uma estória em que, segundo a maioria dos jogo, alguém lute contra outro alguém com finc de ter/dominar tal coisa.
->Aventura: Quem nunca jogou Mário ou Sonic, não sabe o que está perdendo. Este tipo de jogo exige uma estória rica, porém dinamica, senão o jogo se torna chato. Aqui é mais fácil, vou dar um exemplo: Sua namorada foi sequestrada e você tem que salvá-la. Pronto, um bom pretexto para se criar um jogo muito legal.
->RPG: Agora entramos em um campo perigoso...Aqui todo e qualquer detalhe TEM sua própria história, por menor que seja. (Isso se você planeja criar um jogo de sucesso). Sua estória não precisa ser fantasiosa, pode ser realista, contanto que esta envolva o jogador de tal maneira que ele não consiga mais parar de jogar. Exemplos: Final Fantasy, Diablo. Vários personagens nesse tipo de jogo interagem, e cada um deles possui uma história, amigos, inimigos, pontos fracos, romances, casas (ou não), gosto por alguma coisa, resumindo, se você gosta de detalhes e tem uma boa idéa, aposte neste gênero.
->Simulação: Neste estilo não é preciso muito. Vamos usar aviões como exemplo. No jogo "Fly or die" (ele não existe, é um exemlo!), você é um piloto de um caça e deve destruir uma raça alienígena. Pronto, é só criar as fases. Mas é lógico, para o jogo ficar melhor, siga, também, as "regras" dos jogos de estratégias.
Espero não ter esquecido de nada! =)
Depois dessa introdução, a parte crucial do tutorial:
Tendo idéias
A pior coisa que pode acontecer é querer fazer um jogo sobre alguma coisa mas não se ter idéias. Ficamos encarando o papel sem conseguir pensar em nada. Ouvir música, ver TV, ler um livro, passear, vai refrescar sua cabeça e você se acalmará. As idéias vem mais facilmente assim. Volte a tentar a "ter um idéia". Rabisque um papel, escreva algumas coisas, só não fique parado. As idéias vêm assim. Mas não se contente com a primeira coisa que lhe vier à cabeça. Anote-a mas pense mais.
Organizando idéias
Quem nunca teve uma boa idéia para uma estória, atire a primeira pedra! Aposto q pelomenos 10% de quem ler esse tutorial já acordou com uma idéia na cabeça mas acabou por perder parte ou totalmente a mesma porque não anotou ou demorou muito para fazer isso. Isso da muita raiva! Para não acontecer mais isso, siga estes passos que vão te ajudar muito:
-Ao ter uma idéia, a transcreva para o papel o mais rápido possível, Você terá chances de modificá-la ou melhorá-la mais tarde e não perderá a idéia central.
-Se perdeu parte da idéia, pesquise a respeito desta. Exemplo: Você teve a idéa de criar um jogo de guerra ambientado na Segunda Guerra Mundial. Pesquise sobre o assunto e, com certeza, sua idéia voltará, senão voltar é certeza que terá uma outra melhor virá. Ou quem sabe a mistura dos dois!
Personagens: O coração da estória
Boas estórias têm sempre personagens "vivos". Chamo de vivo porque estes tem uma história de vida, trabalham, tem amigos, namorada(o), essas coisas. Um jogo pode ficar muito superficial se não for trabalhado o personagem, pois este vai girar em torno do personagem e seu ambiente. Capriche, crie um visual marcante, uma vida marcante.
Cenário: As artérias da estória
Bem, você tem personagens carismáticos e tudo mais só que estes não interagem do nada. É preciso uma cena, um fundo em que eles possam conversar, comprar, lutar, etc. Um cenário não quer dizer somente, por exemplo, uma casa na qual os personagens se encontram. É o que se passa no momento na estória. Assim: Seu personagem principal é um sobrevivente de um massacre e que se vingar. Então vai até uma loja de armas de uma cidade próxima e compra uma M4 e uma Glock. Muito bem, mas porque massacraram sua cidade? Eis aí a história de fundo, na qual a história do seu personagem vai estar.
Conhecimento: Uma arma estratégica
Pelo amor de Deus, não escreva uma história para um jogo sobre a guerra do Iraque onde samurais estejam presentes! "Ah, mas minha estória é fantasiosa!" Tudo bem, mas deixe claro no jogo o porquê dos samurais do Iraque! Leia revistas, jornais, mantenha-se informado.
Chegamos ao fim...
Lembre-se que isso é o básico do básico. Mas para quem pretende escrever estórias, saiba de uma coisa:
"Não seja burro, leia!"
Um bom escritor é um bom leitor, e SEMPRE fará boas estórias.
obs: Estória é um neologismo proposto por João Ribeiro (membro da Academia Brasileira de Letras) em 1919, para designar, no campo do folclore, a narrativa popular, o conto tradicional[1].
Email: sabermarionette-j@bol.com.br
Fonte: http://www.programadoresdejogos.com/forum/viewtopic.php?t=6173
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oBKo: achei interessante e que poderia ajudar aos outros
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Como criar roteiros para jogos
Olá! Este é meu primeiro tutorial e espero te ajudar. Procuro neste esclarecer as dúvidas que muitos roteiristas tem ao criar uma história. Escrevi este tutorial de modo a sintetizar os tipos de jogos e seu respectivos tipos de roteiro, como organizar idéias, criar personagens marcantes, etc. Nos próximos tutoriais, vou me aprofundar nesses tópicos isoladamente, formando uma série de tutoriais.
Bem, vamos lá!:
Para começar, vamos falar dos tipos de estórias segundo o estilo do jogo.
Os jogos e seus respectivos tipos de roteiro
->Ação: Jogos de ação tendem a ter uma estória simples, já q o intuito é atirar! =) Mas hoje em dia isto está mundando, e os jogadores do mundo inteiro exigem mais. Um bom exemplo para se perceber a infalível mistura de um bom roteiro e bom jogo é o Delta Focer BlackHawk Down. Repare que a história é um fato, aconteceu na Somália e tudo mais. Portanto, tiroteio desenfreado nem sempre significa estória sem graça.
->Estratégia: Aqui, a coisa começa a complicar um pouco mais. Para se fazer um bom jogo nesse estilo, é preciso uma boa história, com uma trama que se desenrola ao passar das fases. O jogador precisa se sentir parte da hisória, para mtivá-lo a passar horas diante do computador bolando uma estratégia, sem saber se esta pode mudar ou não o rumo do jogo. Exemplos : Age of Empires, Warcraft e Toda a série do Command & Conquer. Este último é meu favorito. No decorrer das fases, partes da estória são exibidas, tornando o jogo mais divertido, tentador e desafiador. Este tipo de jogo requer uma estória em que, segundo a maioria dos jogo, alguém lute contra outro alguém com finc de ter/dominar tal coisa.
->Aventura: Quem nunca jogou Mário ou Sonic, não sabe o que está perdendo. Este tipo de jogo exige uma estória rica, porém dinamica, senão o jogo se torna chato. Aqui é mais fácil, vou dar um exemplo: Sua namorada foi sequestrada e você tem que salvá-la. Pronto, um bom pretexto para se criar um jogo muito legal.
->RPG: Agora entramos em um campo perigoso...Aqui todo e qualquer detalhe TEM sua própria história, por menor que seja. (Isso se você planeja criar um jogo de sucesso). Sua estória não precisa ser fantasiosa, pode ser realista, contanto que esta envolva o jogador de tal maneira que ele não consiga mais parar de jogar. Exemplos: Final Fantasy, Diablo. Vários personagens nesse tipo de jogo interagem, e cada um deles possui uma história, amigos, inimigos, pontos fracos, romances, casas (ou não), gosto por alguma coisa, resumindo, se você gosta de detalhes e tem uma boa idéa, aposte neste gênero.
->Simulação: Neste estilo não é preciso muito. Vamos usar aviões como exemplo. No jogo "Fly or die" (ele não existe, é um exemlo!), você é um piloto de um caça e deve destruir uma raça alienígena. Pronto, é só criar as fases. Mas é lógico, para o jogo ficar melhor, siga, também, as "regras" dos jogos de estratégias.
Espero não ter esquecido de nada! =)
Depois dessa introdução, a parte crucial do tutorial:
Tendo idéias
A pior coisa que pode acontecer é querer fazer um jogo sobre alguma coisa mas não se ter idéias. Ficamos encarando o papel sem conseguir pensar em nada. Ouvir música, ver TV, ler um livro, passear, vai refrescar sua cabeça e você se acalmará. As idéias vem mais facilmente assim. Volte a tentar a "ter um idéia". Rabisque um papel, escreva algumas coisas, só não fique parado. As idéias vêm assim. Mas não se contente com a primeira coisa que lhe vier à cabeça. Anote-a mas pense mais.
Organizando idéias
Quem nunca teve uma boa idéia para uma estória, atire a primeira pedra! Aposto q pelomenos 10% de quem ler esse tutorial já acordou com uma idéia na cabeça mas acabou por perder parte ou totalmente a mesma porque não anotou ou demorou muito para fazer isso. Isso da muita raiva! Para não acontecer mais isso, siga estes passos que vão te ajudar muito:
-Ao ter uma idéia, a transcreva para o papel o mais rápido possível, Você terá chances de modificá-la ou melhorá-la mais tarde e não perderá a idéia central.
-Se perdeu parte da idéia, pesquise a respeito desta. Exemplo: Você teve a idéa de criar um jogo de guerra ambientado na Segunda Guerra Mundial. Pesquise sobre o assunto e, com certeza, sua idéia voltará, senão voltar é certeza que terá uma outra melhor virá. Ou quem sabe a mistura dos dois!
Personagens: O coração da estória
Boas estórias têm sempre personagens "vivos". Chamo de vivo porque estes tem uma história de vida, trabalham, tem amigos, namorada(o), essas coisas. Um jogo pode ficar muito superficial se não for trabalhado o personagem, pois este vai girar em torno do personagem e seu ambiente. Capriche, crie um visual marcante, uma vida marcante.
Cenário: As artérias da estória
Bem, você tem personagens carismáticos e tudo mais só que estes não interagem do nada. É preciso uma cena, um fundo em que eles possam conversar, comprar, lutar, etc. Um cenário não quer dizer somente, por exemplo, uma casa na qual os personagens se encontram. É o que se passa no momento na estória. Assim: Seu personagem principal é um sobrevivente de um massacre e que se vingar. Então vai até uma loja de armas de uma cidade próxima e compra uma M4 e uma Glock. Muito bem, mas porque massacraram sua cidade? Eis aí a história de fundo, na qual a história do seu personagem vai estar.
Conhecimento: Uma arma estratégica
Pelo amor de Deus, não escreva uma história para um jogo sobre a guerra do Iraque onde samurais estejam presentes! "Ah, mas minha estória é fantasiosa!" Tudo bem, mas deixe claro no jogo o porquê dos samurais do Iraque! Leia revistas, jornais, mantenha-se informado.
Chegamos ao fim...
Lembre-se que isso é o básico do básico. Mas para quem pretende escrever estórias, saiba de uma coisa:
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obs: Estória é um neologismo proposto por João Ribeiro (membro da Academia Brasileira de Letras) em 1919, para designar, no campo do folclore, a narrativa popular, o conto tradicional[1].
Última edição por oBKo em Qua 17 Fev 2010, 21:57, editado 1 vez(es)
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Re: [TUTORIAL]Fazendo estórias
NOTA 10 muito bom cara !! isso pode influenciar muito nos meu futuros projetos
Re: [TUTORIAL]Fazendo estórias
gostei muito do tuto,
e é estórias mesmo, estoria é tipo ficcaoou conto e historia é verdade
e é estórias mesmo, estoria é tipo ficcaoou conto e historia é verdade
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: [TUTORIAL]Fazendo estórias
ESTORIAS:
Ah, e é HISTORIAS e não ESTORIAS
Estória são textos que contam coisas que na verdade não aconteceram!
Histórias:
São textos que falam coisas verdadeiras, fatos que realmente aconteceu!
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Re: [TUTORIAL]Fazendo estórias
muito bom cara, tinha coisas ai que eu nunca tinha percebido... vou ficar mais atento agora...
Re: [TUTORIAL]Fazendo estórias
Já vou dar uma de Kojima agora.vlw
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Re: [TUTORIAL]Fazendo estórias
Exato como estou fazendo em meus projetos ri muito no ""nao leve samuraia para a guerra do iraque" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
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