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Sistema de ler sprite em disco para GM8

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Sistema de ler sprite em disco para GM8 Empty Sistema de ler sprite em disco para GM8

Mensagem por Mauricio Sex 08 Jan 2010, 17:54

Olá!

Estou usando a extensão Resource System no GM7 para carregar sprites em disco no momento em que irei usá-los, já que colocar tudo no projeto é impossível (muita imagem para carregar no inicio). Esta extensão é muito boa, pois permite criar um sistema de arquivo próprio, que contém a imagem, descrição de bounding box, pivot, etc. Então é bom pois já ajusta tudo isso previamente e permite proteger a arte, não colocando direto no disco os png, jpg, etc.
O sistema tb gerencia memória, limpando tudo que não usa mais, carregando só o necessário naquela fase... Enfim muito bom, sou fã do negócio.

Porém no GM8 ele não funciona, a transparência do sprite fica com problema (já que o GM8 lê alpha direto no png e mudou os sistemas de carregar imagens em disco).

Então pergunto, alguém conhece uma outra extensão tão boa como essa que funciona no GM8? Ou um sistema manual eficiente de carregar sprites no momento que precisa, mas definindo todos os parâmetros sem dor de cabeça e gerenciando memória (livrando o que não é mais usado depois etc). No GM8 tem uma ação de replace sprite, mas isso não ajuda, pois posso ter em uma fase 5 sprites e na outra 30.

Ah, o autor desta extensão me disse que ele não lida mais com GM, então não irá fazer a adaptação completa, mas me deu os códigos fontes, dll, para eu ajustar se quiser. Mas isso parece ser bem complicado, enfim se alguém quiser tentar posso passar os arquivos.

Valeu.
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Sistema de ler sprite em disco para GM8 Empty Re: Sistema de ler sprite em disco para GM8

Mensagem por fonetico Sex 08 Jan 2010, 18:37

Olha, porque você não tenta ver o que tem dentro desta extenção, e tenta fazer só que na versão 8 do GM?

PS: Você já viu? O GM8 converte strips em imagens sem precisar editar Very Happy
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Sistema de ler sprite em disco para GM8 Empty Re: Sistema de ler sprite em disco para GM8

Mensagem por Mauricio Sex 08 Jan 2010, 18:46

O que ele mandou é um ged (que abre no editor de extensões, mas só tem definição de funções), um gex (a extensão em si), um .gml (pilha de código, mas complicado de entender), além de dll. Tem que ser um verdadeiro hardcore um gml para entender isso tudo e adaptar ao GM8... não dá para mim no momento...

Essa de converter strips em imagens não vi... mas como eu geralmente crio as sprites na mão, sem usar strips, não muda muito...
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Sistema de ler sprite em disco para GM8 Empty Re: Sistema de ler sprite em disco para GM8

Mensagem por fonetico Sex 08 Jan 2010, 20:20

Tipo, é só você fazer o download da strip que o GM8 já adapta em imagens sequenciais, mt massa.
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