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sprite segura solta ou atira para frente ou para cima

em Seg 17 Maio 2010, 01:20
(MILENA)ois tenho uma duvida que me deixou dia inteiro em casa , to fazendo jogo mario , queria saber como faço ele pergar objeto e depois soltar e como topico diz fazer outras funcoes, agradeço.! Question :heart:
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Re: sprite segura solta ou atira para frente ou para cima

em Seg 17 Maio 2010, 02:24
Bem, segue meu raciocino:

No objeto casca coloca na colisão com o mario:
x := obj_mario.x
y := obj_mario.y

se ficar muito perto configura no X e Y, exemplo:
para ficar mais longe:
x := obj_mario.x-4
mais perto do mario:
x := obj_mario.x +4

mais alto:
y := obj_mario.y-4
mais baixo:
y := obj_mario.y+4
configure como agradar vocês.

se vocÊ tem o sprite do mario com a casca, ai você tem inúmeras maneiras de fazer isso, uma delas é você destroir o objeto quando colidir com o mario e mudar a sprite do mario com o casco na mão,e depois quando jogar o casco, atribuir uma variavel para a animação do casco 'andando' e mudar a sprite do mario.

Exemplo:

Para começar você vai ter que em vez de coloca uma variavel substituindo a sprite do mario andando, em vez da sprite propriamente dita.

Ex:
create:
Código:

Casca := 2
global.sprite_marioup := sua_sprite_mario_andando_CIma
global.sprite_mariodown := sua_sprite_mario_andando_baixo
global.sprite_marioleft := sua_sprite_mario_andando_left
global.sprite_marioright := sua_sprite_mario_andando_Direita
step:
Código:

sprite_index := global.sprite_marioright
ou
sprite_index := global.sprite_marioleft

if Casca := 0 {
global.sprite_marioright := mario_com_a_casca
}
ai muda as variaveis global que representa os sprites para as sprites com a casca
if Casca := 1 {
if keyboard_check_pressed(vk_up){
obj_casca.y -= 5
global.sprite_marioup := sprite_dele_original
e assim por diante}
f keyboard_check_pressed(vk_left){
obj_casca.x -= 5 }
f keyboard_check_pressed(vk_right){
obj_casca.x += 5}
}

ai configura como agradar.
ai coloca na colisão com a casca:
Código:

if keyboard_check_pressed(ord("R") {
if Casca := 1 then Casca := 0;
else
{if Casca := 0 then Casca := 1}


ai no objeto casca coloca no outside view:
obj_mario.Casca := 2

ou no step:
if self.x or sprite_index > view_width[1] then Casca := 2
e assim por diante.

Deve ter ficado uma bagunça, mais to meio que com pressa, tenho que ir trabalhar cedo hoje ainda! DD:

mais se você não entender nada, ou tiver alguma duvida, eu ficarei feliz em responde-la.
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