Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» [Enquete] Concursos GMBR
por Willy Ontem à(s) 19:49

» CR - Concurso Relâmpago!!
por Willy Ter 18 Jul 2017, 17:11

» 3D:como rodar a camara em horizontal?
por Cambalinho Ter 18 Jul 2017, 15:09

» [Resolvido] pode explicar a d3d_set_projection()?
por Cambalinho Ter 18 Jul 2017, 11:28

» Escrever a resposta certa muda de room
por PedroX Seg 17 Jul 2017, 21:46

» Nota de esclarecimento - GMBR voltou!
por Mentos e Coca-cola Seg 17 Jul 2017, 17:05

» [CR] Campo Minado
por Katerp Dom 16 Jul 2017, 23:09

» [CR] The Bazooka Cat
por Tedi Ripper Dom 16 Jul 2017, 23:01

» Como melhorar um protótipo(Design)
por lolandoplayer Dom 16 Jul 2017, 22:56

» Diminuir velocidade ao arrastar objeto
por LwysF Dom 16 Jul 2017, 17:33

Quem está conectado
23 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 22 Visitantes

rafaelviodres1

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 324 em Ter 05 Out 2010, 13:36
Estatísticas
Temos 12700 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de Eduardo Gomes

Os nossos membros postaram um total de 220919 mensagens em 30412 assuntos

sprite segura solta ou atira para frente ou para cima

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

sprite segura solta ou atira para frente ou para cima

Mensagem por mika em Seg 17 Maio 2010, 01:20

(MILENA)ois tenho uma duvida que me deixou dia inteiro em casa , to fazendo jogo mario , queria saber como faço ele pergar objeto e depois soltar e como topico diz fazer outras funcoes, agradeço.! Question :heart:

mika

Ranking : Nota E
Data de inscrição : 02/05/2010
Número de Mensagens : 72
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: sprite segura solta ou atira para frente ou para cima

Mensagem por RodrigoM. em Seg 17 Maio 2010, 02:24

Bem, segue meu raciocino:

No objeto casca coloca na colisão com o mario:
x := obj_mario.x
y := obj_mario.y

se ficar muito perto configura no X e Y, exemplo:
para ficar mais longe:
x := obj_mario.x-4
mais perto do mario:
x := obj_mario.x +4

mais alto:
y := obj_mario.y-4
mais baixo:
y := obj_mario.y+4
configure como agradar vocês.

se vocÊ tem o sprite do mario com a casca, ai você tem inúmeras maneiras de fazer isso, uma delas é você destroir o objeto quando colidir com o mario e mudar a sprite do mario com o casco na mão,e depois quando jogar o casco, atribuir uma variavel para a animação do casco 'andando' e mudar a sprite do mario.

Exemplo:

Para começar você vai ter que em vez de coloca uma variavel substituindo a sprite do mario andando, em vez da sprite propriamente dita.

Ex:
create:
Código:

Casca := 2
global.sprite_marioup := sua_sprite_mario_andando_CIma
global.sprite_mariodown := sua_sprite_mario_andando_baixo
global.sprite_marioleft := sua_sprite_mario_andando_left
global.sprite_marioright := sua_sprite_mario_andando_Direita
step:
Código:

sprite_index := global.sprite_marioright
ou
sprite_index := global.sprite_marioleft

if Casca := 0 {
global.sprite_marioright := mario_com_a_casca
}
ai muda as variaveis global que representa os sprites para as sprites com a casca
if Casca := 1 {
if keyboard_check_pressed(vk_up){
obj_casca.y -= 5
global.sprite_marioup := sprite_dele_original
e assim por diante}
f keyboard_check_pressed(vk_left){
obj_casca.x -= 5 }
f keyboard_check_pressed(vk_right){
obj_casca.x += 5}
}

ai configura como agradar.
ai coloca na colisão com a casca:
Código:

if keyboard_check_pressed(ord("R") {
if Casca := 1 then Casca := 0;
else
{if Casca := 0 then Casca := 1}


ai no objeto casca coloca no outside view:
obj_mario.Casca := 2

ou no step:
if self.x or sprite_index > view_width[1] then Casca := 2
e assim por diante.

Deve ter ficado uma bagunça, mais to meio que com pressa, tenho que ir trabalhar cedo hoje ainda! DD:

mais se você não entender nada, ou tiver alguma duvida, eu ficarei feliz em responde-la.

RodrigoM.

Data de inscrição : 06/08/2009
Número de Mensagens : 569
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   :
   :
   :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum