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Movimento diagonal
4 participantes
Página 1 de 1
Movimento diagonal
gente to com mais um desafio na criação do meu jogo
bem, eu criei o movimento do meu heroi, otimo
porem, quando eu aperto baixo e esquerda (por exemplo)
ele anda na diagonal
bem, eu sei pq isso acontece, porem não sei com solucionar
eu queria criar um movimento q desse prioridade sempre pr a novo direção pedida mesmo com o botão de outra precionado
ex: se eu presinar para cima e depois para esquerda (sem soltar o botão cima):
Eu gostaria que o heroi fosse para esqueda e logo que eu precionace cima, para cima, e quando eu soltasse o cima, ele voltasse a ir para a esquerda.
porem eu não sei como fazer isso.
Help!!!
bem, eu criei o movimento do meu heroi, otimo
porem, quando eu aperto baixo e esquerda (por exemplo)
ele anda na diagonal
bem, eu sei pq isso acontece, porem não sei com solucionar
eu queria criar um movimento q desse prioridade sempre pr a novo direção pedida mesmo com o botão de outra precionado
ex: se eu presinar para cima e depois para esquerda (sem soltar o botão cima):
Eu gostaria que o heroi fosse para esqueda e logo que eu precionace cima, para cima, e quando eu soltasse o cima, ele voltasse a ir para a esquerda.
porem eu não sei como fazer isso.
Help!!!
theokof98- Games Ranking :
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Re: Movimento diagonal
Não sei se isso é possivel..
Mas, que uma ideia?
Faz com que o personagem pare ao precionar 2 teclas..
Exemplo
[STEP]
if keyboard_check_pressed(vk_left) && keyboard_check_pressed(vk_up)
{
speed=0
}
faz isso com as combinações de teclas possiveis, assim quando o cara apertar duas teclas juntas o carinha não anda..
Mas, que uma ideia?
Faz com que o personagem pare ao precionar 2 teclas..
Exemplo
[STEP]
if keyboard_check_pressed(vk_left) && keyboard_check_pressed(vk_up)
{
speed=0
}
faz isso com as combinações de teclas possiveis, assim quando o cara apertar duas teclas juntas o carinha não anda..
Gabreel- Data de inscrição : 02/10/2009
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- Game Maker Studio 2.0
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- Outros
Re: Movimento diagonal
mais eu não quero q ele pr de caminhar
eu quero q ele caminhe porem que tenha como prioridade a nova tecla que ele precionou
eu quero q ele caminhe porem que tenha como prioridade a nova tecla que ele precionou
theokof98- Games Ranking :
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Re: Movimento diagonal
da para fazer um esquema desse usando a matematica!!!
vou te dar um exemplo, se vc não entender eu faço uma parte da engine para você.
vamos dar os valores de cada movimento!!!
///EVENTO CREATE
direc = 0 ///não mude, direção padrão
direita = 1
esquerda = 2
cima = 5
baixo = 10
vel = 3 ///controla a velocidade
///EVENTO STEP
if direc = 1{hspeed = vel}
if direc = 2{hspeed = -vel}
if direc = 5{vspeed = -vel}
if direc = 10{hspeed = vel}
if direc = 6{hspeed = vel; vspeed = -vel}
if direc = 11{hspeed = vel; vspeed = vel}
if direc = 7{hspeed = -vel; vspeed = -vel}
if direc = 12{hspeed = -vel; vspeed = vel}
if keyboard_check_pressed(vk_right)
{
direc = direc + direita
}if keyboard_check_released(vk_right){direc = direc - direita}
if keyboard_check_pressed(vk_up)
{
direc = direc + cima
}if keyboard_check_released(vk_up){direc = direc - cima}
/////PRONTO AGORA SE VC APERTAR A SETA PATA CIMA E PARA A DIREITA ELE VAI ANDAR NA DIAGONAL direita para cima
vou te dar um exemplo, se vc não entender eu faço uma parte da engine para você.
vamos dar os valores de cada movimento!!!
///EVENTO CREATE
direc = 0 ///não mude, direção padrão
direita = 1
esquerda = 2
cima = 5
baixo = 10
vel = 3 ///controla a velocidade
///EVENTO STEP
if direc = 1{hspeed = vel}
if direc = 2{hspeed = -vel}
if direc = 5{vspeed = -vel}
if direc = 10{hspeed = vel}
if direc = 6{hspeed = vel; vspeed = -vel}
if direc = 11{hspeed = vel; vspeed = vel}
if direc = 7{hspeed = -vel; vspeed = -vel}
if direc = 12{hspeed = -vel; vspeed = vel}
if keyboard_check_pressed(vk_right)
{
direc = direc + direita
}if keyboard_check_released(vk_right){direc = direc - direita}
if keyboard_check_pressed(vk_up)
{
direc = direc + cima
}if keyboard_check_released(vk_up){direc = direc - cima}
/////PRONTO AGORA SE VC APERTAR A SETA PATA CIMA E PARA A DIREITA ELE VAI ANDAR NA DIAGONAL direita para cima
itallo- Games Ranking :
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Re: Movimento diagonal
Use uma switch pra coordenar o movimento de acordo com a última tecla pressionada. Coloque esse código no Step:
Resta saber se o movimento da instância é feito por incremento das coordenadas x e y OU se ele é feito por speed e direction. Se for com direction, é só assimilar o ângulo à tecla respectiva. Veja:
Boa sorte.
- Código:
switch (keyboard_lastkey)
begin
case (vk_left): x -= 10; break;
case (vk_right): x += 10; break;
case (vk_up): y -= 10; break;
case (vk_down): y += 10; break;
end;
Resta saber se o movimento da instância é feito por incremento das coordenadas x e y OU se ele é feito por speed e direction. Se for com direction, é só assimilar o ângulo à tecla respectiva. Veja:
- Código:
switch (keyboard_lastkey)
begin
case (vk_left): direction := 180 break;
case (vk_right): direction := 0 break;
case (vk_up): direction := 90 break;
case (vk_down): direction := 270 break;
end;
Boa sorte.
Convidad- Convidado
Re: Movimento diagonal
na verdade eu tenho outro tipo de movimento.
é q vc deve estar usando o jump to position(se for em D&D)
ou seja deve ta fazendo isso:
tem outro jeito:
se for isso q vc quer...Flws!
é q vc deve estar usando o jump to position(se for em D&D)
ou seja deve ta fazendo isso:
- Código:
if keyboard_check(vk_left)
{
x-=4
}...
tem outro jeito:
- Código:
if keyboard_check(vk_left)
{
motion_set(180,4)//no lugar do 4 vc coloca a velocidade q desejar
}
if keyboard_check(vk_right)
{
motion_set(0,4)
}
if keyboard_check(vk_up)
{
motion_set(90,4)
}
if keyboard_check(vk_down)
{
motion_set(270,4)
}
if keyboard_check(vk_nokey)
{
motion_set(0,0)
}//isso faz com q quando vc não ta pressionando nenhum botão o obj para.
se for isso q vc quer...Flws!
lucas mendes- Data de inscrição : 04/05/2009
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