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Movimento diagonal

em Seg 28 Dez 2009, 02:47
gente to com mais um desafio na criação do meu jogo
bem, eu criei o movimento do meu heroi, otimo

porem, quando eu aperto baixo e esquerda (por exemplo)
ele anda na diagonal
bem, eu sei pq isso acontece, porem não sei com solucionar

eu queria criar um movimento q desse prioridade sempre pr a novo direção pedida mesmo com o botão de outra precionado

ex: se eu presinar para cima e depois para esquerda (sem soltar o botão cima):
Eu gostaria que o heroi fosse para esqueda e logo que eu precionace cima, para cima, e quando eu soltasse o cima, ele voltasse a ir para a esquerda.

porem eu não sei como fazer isso.

Help!!!
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Re: Movimento diagonal

em Seg 28 Dez 2009, 03:08
Não sei se isso é possivel..

Mas, que uma ideia?

Faz com que o personagem pare ao precionar 2 teclas..
Exemplo

[STEP]
if keyboard_check_pressed(vk_left) && keyboard_check_pressed(vk_up)
{
speed=0
}

faz isso com as combinações de teclas possiveis, assim quando o cara apertar duas teclas juntas o carinha não anda..
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Re: Movimento diagonal

em Seg 28 Dez 2009, 11:28
mais eu não quero q ele pr de caminhar
eu quero q ele caminhe porem que tenha como prioridade a nova tecla que ele precionou
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Re: Movimento diagonal

em Seg 28 Dez 2009, 12:21
da para fazer um esquema desse usando a matematica!!!
vou te dar um exemplo, se vc não entender eu faço uma parte da engine para você.

vamos dar os valores de cada movimento!!!
///EVENTO CREATE
direc = 0 ///não mude, direção padrão
direita = 1
esquerda = 2
cima = 5
baixo = 10
vel = 3 ///controla a velocidade

///EVENTO STEP
if direc = 1{hspeed = vel}
if direc = 2{hspeed = -vel}
if direc = 5{vspeed = -vel}
if direc = 10{hspeed = vel}
if direc = 6{hspeed = vel; vspeed = -vel}
if direc = 11{hspeed = vel; vspeed = vel}
if direc = 7{hspeed = -vel; vspeed = -vel}
if direc = 12{hspeed = -vel; vspeed = vel}

if keyboard_check_pressed(vk_right)
{
direc = direc + direita
}if keyboard_check_released(vk_right){direc = direc - direita}

if keyboard_check_pressed(vk_up)
{
direc = direc + cima
}if keyboard_check_released(vk_up){direc = direc - cima}

/////PRONTO AGORA SE VC APERTAR A SETA PATA CIMA E PARA A DIREITA ELE VAI ANDAR NA DIAGONAL direita para cima
Convidad
Convidado

Re: Movimento diagonal

em Seg 28 Dez 2009, 23:28
Use uma switch pra coordenar o movimento de acordo com a última tecla pressionada. Coloque esse código no Step:

Código:
switch (keyboard_lastkey)
begin
    case (vk_left): x -= 10; break;
    case (vk_right): x += 10; break;
    case (vk_up): y -= 10; break;
    case (vk_down): y += 10; break;
end;

Resta saber se o movimento da instância é feito por incremento das coordenadas x e y OU se ele é feito por speed e direction. Se for com direction, é só assimilar o ângulo à tecla respectiva. Veja:

Código:
switch (keyboard_lastkey)
begin
    case (vk_left): direction := 180 break;
    case (vk_right): direction := 0 break;
    case (vk_up): direction := 90 break;
    case (vk_down): direction := 270 break;
end;

Boa sorte.
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Re: Movimento diagonal

em Seg 28 Dez 2009, 23:44
na verdade eu tenho outro tipo de movimento.
é q vc deve estar usando o jump to position(se for em D&D)
ou seja deve ta fazendo isso:
Código:
if keyboard_check(vk_left)
{
x-=4
}...

tem outro jeito:
Código:
if keyboard_check(vk_left)
{
motion_set(180,4)//no lugar do 4 vc coloca a velocidade q desejar
}
if keyboard_check(vk_right)
{
motion_set(0,4)
}
if keyboard_check(vk_up)
{
motion_set(90,4)
}
if keyboard_check(vk_down)
{
motion_set(270,4)
}
if keyboard_check(vk_nokey)
{
motion_set(0,0)
}//isso faz com q quando vc não ta pressionando nenhum botão o obj para.

se for isso q vc quer...Flws!
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