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[Resolvido]Como criar um evento com base no tempo de um cronômetro?
2 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
[Resolvido]Como criar um evento com base no tempo de um cronômetro?
Oi!
Eu estou desenvolvendo o meu primeiro jogo e é um jogo baseado em "waves". Ele possui um cronômetro com contagem regressiva (de 10 minutos até 0) que, ao iniciar a partida um determinado inimigo aparece e permanece aparecendo a cada 10 segundos. A minha dúvida é a seguinte:
Como faço para que esse tipo de inimigo pare de aparecer quando for 9:00 de partida e um inimigo 2 comece a surgir? Isso vai ocorrendo sucessivamente com inimigo 3, 4 e 5 dependendo de outros minutos da partida.
Outra pergunta: Como faço para que quando chegar os 2 minutos de partida o cronômetro pare, apareça um determinado inimigo mais forte (o "boss" da partida) e após sua morte o cronômetro volte a contar novamente?
Dês de já agradeço <3.
Eu estou desenvolvendo o meu primeiro jogo e é um jogo baseado em "waves". Ele possui um cronômetro com contagem regressiva (de 10 minutos até 0) que, ao iniciar a partida um determinado inimigo aparece e permanece aparecendo a cada 10 segundos. A minha dúvida é a seguinte:
Como faço para que esse tipo de inimigo pare de aparecer quando for 9:00 de partida e um inimigo 2 comece a surgir? Isso vai ocorrendo sucessivamente com inimigo 3, 4 e 5 dependendo de outros minutos da partida.
Outra pergunta: Como faço para que quando chegar os 2 minutos de partida o cronômetro pare, apareça um determinado inimigo mais forte (o "boss" da partida) e após sua morte o cronômetro volte a contar novamente?
Dês de já agradeço <3.
Última edição por Pumba em Ter 08 Ago 2023, 19:50, editado 1 vez(es)
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Re: [Resolvido]Como criar um evento com base no tempo de um cronômetro?
Olá @Pumba, vou te ajudar com alguns conceitos.
Para seu caso em especifico recomendo trabalhar sempre com o tempo em segundos, e caso precise mostrar em minutos para o jogador faça isso apenas na hora de imprimir o tempo na tela do jogo.
Primeiro vamos criar um cronometro gerenciável, crie um novo SCRIPT e adicione o seguinte código:
Esse código te da um cronometro regressivo que recebe o tempo (em segundos) e te permite iniciar, pausar, recuperar o tempo restante do cronometro e recuperar o status do cronometro (se esta pausado ou não). Também te da liberdade para adicionar mais funcionalidades facilmente dentro do mesmo.
Agora vou te ensinar como usar, crie um objeto e coloque na sua room.
No evento CREATE crie uma nova instancia do cronometro adicionando o seguinte código:
No evento STEP adicione o seguinte código:
No evento DRAW adicione o seguinte codigo:
O código acima pode ser instanciado quantas vezes quiser, podendo rodar mais de um cronometro simultâneo de forma independente.
Agora vou te passar alguns conceitos para fazer oque você precisa usando o cronometro acima.
Crie uma variável para definir qual tipo de inimigo deve ser gerado naquele momento e faça uma verificação para definir o valor dessa variavel de acordo com o tempo, da seguinte forma:
Lembrando que a variável "inimigo" deve ser definida anteriormente e que o código acima deve ser executado em um evento STEP.
Sobre o BOOS aos 2 minutos de partida...
Seguindo o código acima assim que faltar 120 segundos você pode mudar a variável "inimigo" para o valor referente ao tipo de BOOS, utilizar a função "contador.pause()" do cronometro para pausar a contagem e assim que o BOOS for eliminado você usa a função "contador.play()" para continuar a contagem do cronometro.
Minha intenção não foi escrever o código e te entregar pronto, mas sim te passar alguns conceitos de como isto pode ser implementado para que você mesmo possa desenvolver o seu próprio código da forma que melhor o atenda.
Qualquer duvida estou a disposição, abraços!
Para seu caso em especifico recomendo trabalhar sempre com o tempo em segundos, e caso precise mostrar em minutos para o jogador faça isso apenas na hora de imprimir o tempo na tela do jogo.
Primeiro vamos criar um cronometro gerenciável, crie um novo SCRIPT e adicione o seguinte código:
- Código:
function counter(_tempo) constructor{
tempo = _tempo;
ativo = false;
//inicia o timer
play = function(){
ativo = true;
}
//Pausa o timer
pause = function(){
ativo = false
}
//Executa o timer
run = function(){
if (ativo){
tempo -= delta_time / 1000000;
}
}
//Retorna segundos restantes
get_tempo = function(){
return floor(tempo);
}
//Retorna se timer esta rodando ou pausado
get_status = function(){
return ativo;
}
}
Esse código te da um cronometro regressivo que recebe o tempo (em segundos) e te permite iniciar, pausar, recuperar o tempo restante do cronometro e recuperar o status do cronometro (se esta pausado ou não). Também te da liberdade para adicionar mais funcionalidades facilmente dentro do mesmo.
Agora vou te ensinar como usar, crie um objeto e coloque na sua room.
No evento CREATE crie uma nova instancia do cronometro adicionando o seguinte código:
- Código:
contador = new counter(600); //Aqui o valor 600 representa 600 segundos, ou 10 minutos
No evento STEP adicione o seguinte código:
- Código:
contador.run(); //Esse código é responsável por executar o cronometro
//O código abaixo é apenas para testes (permite clicar na tela para iniciar e pausar o cronometro
if mouse_check_button_pressed (mb_left){
if (contador.get_status()){
contador.pause();
}else{
contador.play();
}
}
No evento DRAW adicione o seguinte codigo:
- Código:
draw_set_color(c_black);
draw_text(20,20,contador.get_tempo());
O código acima pode ser instanciado quantas vezes quiser, podendo rodar mais de um cronometro simultâneo de forma independente.
Agora vou te passar alguns conceitos para fazer oque você precisa usando o cronometro acima.
Crie uma variável para definir qual tipo de inimigo deve ser gerado naquele momento e faça uma verificação para definir o valor dessa variavel de acordo com o tempo, da seguinte forma:
- Código:
var _tempo = contador.get_tempo();
if (_tempo <= 10*60) && (_tempo > 9*60){
imimigo = 1; //Tipo de inimigo entre 9 e 10 minutos
}else if (_tempo <= 9*60) && (_tempo > 8*60){
inimigo = 2; //Tipo de inimigo entre 8 e 9 minutos
}else if (_tempo <= 8*60) && (_tempo > 7*60){
inimigo = 3; //Tipo de inimigo entre 7 e 8 minutos
}
//Aqui você pode dar sequencia ao código definindo o tipo de inimigo a ser gerado de acordo com o tempo...
Lembrando que a variável "inimigo" deve ser definida anteriormente e que o código acima deve ser executado em um evento STEP.
Sobre o BOOS aos 2 minutos de partida...
Seguindo o código acima assim que faltar 120 segundos você pode mudar a variável "inimigo" para o valor referente ao tipo de BOOS, utilizar a função "contador.pause()" do cronometro para pausar a contagem e assim que o BOOS for eliminado você usa a função "contador.play()" para continuar a contagem do cronometro.
Minha intenção não foi escrever o código e te entregar pronto, mas sim te passar alguns conceitos de como isto pode ser implementado para que você mesmo possa desenvolver o seu próprio código da forma que melhor o atenda.
Qualquer duvida estou a disposição, abraços!
GabrielXavier- Games Ranking :
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