Como criar um cronometro

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Como criar um cronometro

Mensagem por taigo pradau em Seg 19 Abr 2010, 15:34

Como criar um cronômetro
Gostaria de saber um código para cria um cronômetro no game maker
Que apareça no centro da room alguém sabe um que eu possa editar tipo cada room com um tempo diferente Very Happy


Última edição por taigo pradau em Seg 19 Abr 2010, 16:10, editado 1 vez(es)

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Re: Como criar um cronometro

Mensagem por Cainã em Seg 19 Abr 2010, 16:10

Para criar o cronometro é fácil:

CREATE:

Código:
{
segs=0;
mins=0;
hors=0;
}

STEP:

Código:

{
segs+=1/room_speed;

if segs=60{
mins+=1;
segs=0;
}

if mins=60{
hors+=1;
mins=0;
}
}

DRAW:

Código:
{
draw_text(x,y,string(hors)+':'+string(mins)+':'+string(floor(segs)));
}

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Re: Como criar um cronometro

Mensagem por taigo pradau em Seg 19 Abr 2010, 16:20

Bom o cronômetro pegou, mas sô que quando comecei a movimenta o objeto para frente ele não acompanhou que código pode coloca para que ele siga o view. Em movimento GM7

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Re: Como criar um cronometro

Mensagem por Cainã em Seg 19 Abr 2010, 16:23

No código do DRAW muda e coloca:

Código:
{
xx=view_xview[0]+120;
yy=view_yview[0]+120;
draw_text(xx,yy,string(hors)+':'+string(mins)+':'+string(floor(segs)));
}

Muda o 120 pelo X e Y na View.

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Re: Como criar um cronometro

Mensagem por taigo pradau em Seg 19 Abr 2010, 16:38

Cainã valeu esse código e muito bom, mas tenho outra duvida como poso fazer para quando o tempo do cronômetro chega a no limite. O objeto mudar de sprite ou de preferência objeto

GM7

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Re: Como criar um cronometro

Mensagem por Cainã em Seg 19 Abr 2010, 16:43

Eu editei os primeiros códigos:

CREATE:

Código:
{
segs=0;
mins=0;
hors=0;
limite_h=  //QUANTAS HORAS
limite_m=  //QUANTOS MINUTOS
limite_s=  //QUANTOS SEGUNDOS
}

Em cada um você coloca o limite de horas, minutos e segundos.

STEP:

Código:

{
segs+=1/room_speed;

if segs=60{
mins+=1;
segs=0;
}

if mins=60{
hors+=1;
mins=0;
}
if hors=limite_h && mins=limite_m && segs=limite_s{

//AÇÕES PARA MUDAR O OBJETO

}

}

Em ações você coloca o que quiser que aconteça.

DRAW:

Código:
{
draw_text(x,y,string(hors)+':'+string(mins)+':'+string(floor(segs)));
}

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Re: Como criar um cronometro

Mensagem por taigo pradau em Seg 19 Abr 2010, 16:57

Onde exatamente eu escrevo o nome do objeto
Código:
{
segs+=1/room_speed;

if segs=60{
mins+=1;
segs=0;
}

if mins=60{
hors+=1;
mins=0;
}
if hors=limite_h && mins=limite_m && segs=limite_s{

//AÇÕES PARA MUDAR O OBJETO

}

}

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Re: Como criar um cronometro

Mensagem por Cainã em Seg 19 Abr 2010, 17:00

Eu não coloquei nenhum evento para mudar o objeto, somente deixei o lugar para você colocar as suas ações mas já que você quer isso, tira //AÇÕES PARA MUDAR O OBJETO e no lugar coloca:

Código:
instance_create(x,y,NOME_DO_OBJETO);
instance_destroy();

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Re: Como criar um cronometro

Mensagem por taigo pradau em Seg 19 Abr 2010, 18:00

O código tem que esta no objeto porque eu criei um outro objeto diferente para executar o tempo só em room de bônus Very Happy

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Re: Como criar um cronometro

Mensagem por Cainã em Seg 19 Abr 2010, 18:09

Não é necessário, você pode usar:

Código:
with(OBJETO PLAYER){

instance_create(x,y,NOME_DO_OBJETO);
instance_destroy();

}

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Re: Como criar um cronometro

Mensagem por taigo pradau em Seg 19 Abr 2010, 19:11

Por favor, mi corrija se eu fiz erra do à junção dos códigos por que eu coloquei nessa ordem.

CREATE:
{
segs=0;
mins=0;
hors=0;
limite_h=1 //QUANTAS HORAS
limite_m=12 //QUANTOS MINUTOS
limite_s=60 //QUANTOS SEGUNDOS
}

STEP:

{
segs+=20/room_speed;

if segs=60{
mins+=1;
segs=0;
}

if mins=60{
hors+=1;
mins=0;
}
if hors=limite_h && mins=limite_m && segs=limite_s{

with(larga){

instance_create(x,y,no_bonus);
instance_destroy();

}

}

}

DRAW:

{
xx=view_xview[0]+120;
yy=view_yview[0]+120;
draw_text(xx,yy,string(hors)+':'+string(mins)+':'+string(floor(segs)));
}

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Re: Como criar um cronometro

Mensagem por Cainã em Seg 19 Abr 2010, 19:39

Está correto, mas lembre-se de colocar cada código em seu respectivo evento!

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Re: Como criar um cronometro

Mensagem por taigo pradau em Ter 20 Abr 2010, 11:00

Agora como poso fazer para quando o cronômetro chegar ao limite programado ele para a contagem Very Happy

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Re: Como criar um cronometro

Mensagem por itallo em Ter 20 Abr 2010, 11:13

CREATE:
{
pcontar = true
segs=0;
mins=0;
hors=0;
limite_h=1 //QUANTAS HORAS
limite_m=12 //QUANTOS MINUTOS
limite_s=60 //QUANTOS SEGUNDOS
}

STEP:

{
if pcontar = true
{
segs+=20/room_speed;

if segs=60{
mins+=1;
segs=0;
}

if mins=60{
hors+=1;
mins=0;
}
}
if hors=limite_h && mins=limite_m && segs=limite_s{
pcontar = false
with(larga){

instance_create(x,y,no_bonus);
instance_destroy();
}
}
}

DRAW:

{
xx=view_xview[0]+120;
yy=view_yview[0]+120;
draw_text(xx,yy,string(hors)+':'+string(mins)+':'+string(floor(segs)));
}

pronto agora vai parar de contar quando chegar ao limite

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Re: Como criar um cronometro

Mensagem por taigo pradau em Ter 20 Abr 2010, 11:29

Olha amigo coloquei o seu código e apareceu o seguinte erro

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Re: Como criar um cronometro

Mensagem por Isaias em Ter 20 Abr 2010, 11:38

provavelmente você esqueceu de alterar no evento "Create", por isso ele diz que a variavel nãoe está declarada

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Re: Como criar um cronometro

Mensagem por Cainã em Ter 20 Abr 2010, 13:00

Isso é impossível, ou você não definiu a variável no Create ou você escreveu algo errado.

Quanto ao Evento Step, porque você colocou segs+=20/room_speed ?
Isso não vai aumentar 1 segundo e sim 20 segundos por vez!

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Re: Como criar um cronometro

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