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⚠️Erro de colisão/Personagem entrando no bloco⚠️

2 participantes

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⚠️Erro de colisão/Personagem entrando no bloco⚠️ Empty ⚠️Erro de colisão/Personagem entrando no bloco⚠️

Mensagem por Teahwks Dom 28 Ago 2022, 23:34

Olá, boa noite, eu estou com uma dúvida/problema com o meu jogo que é com a colisão do personagem, quando eu ando contra a parede ele funciona normalmente mas quando eu mudo a direção dele, o sprite/colisão entra dentro do bloco sólido e fica preso lá e só sai se eu mexer ele para fora do bloco. até aí okay mas, está sendo um problema porque as vezes ele acaba enganchando nos blocos se puderem me ajudar ficaria muito agradecido. OBS:A máscara de colisão está certa no personagem.⚠️Erro de colisão/Personagem entrando no bloco⚠️ Captur12

Variáveis:
Código:
velocidade = 5;
vHorizontal = 0;
vVertical = 0;
direita = 0;
esquerda = 0;
cima = 0;
baixo = 0;
direcao = 3;

Código do Personagem:
Código:
//CHECAGEM DE TECLAS
cima = keyboard_check(vk_up);
baixo = keyboard_check(vk_down);
direita = keyboard_check(vk_right);
esquerda = keyboard_check(vk_left);

//CALCULO DE MOVIMENTAÇÃO
vHorizontal = ((direita - esquerda) * velocidade);
vVertical = ((baixo - cima) * velocidade);

//PARADO
if vHorizontal == 0 && vVertical == 0{
 switch direcao {
 case 0: sprite_index = spt_PlayerLado;break;
 case 1: sprite_index = spt_Player;break;
 case 2: sprite_index = spt_PlayerLado;break;
 case 3: sprite_index = spt_PlayerCostas;break;
 }
}

//MOVIMENTANDO
if vHorizontal != 0 || vVertical !=0 {
 x+= vHorizontal;
 y+= vVertical;
}

//COLISÃO HORIZONTAL
if (place_meeting(x + vHorizontal,y, obj_Parede)){
 while !place_meeting(x + sign(vHorizontal),y, obj_Parede){
 x += sign(vHorizontal);
 }
 vHorizontal = 0;
}
//COLISÃO VERTICAL
if (place_meeting(x, y + vVertical, obj_Parede)){
 while !place_meeting(x, y + sign(vVertical), obj_Parede){
 y += sign(vVertical);
 }
 vVertical = 0;
}

//SPRITES MOVIMENTO

if (vVertical > 0){
 sprite_index = spt_PlayerRun;  //BAIXO
 direcao = 1;
}
if (vVertical < 0){
 sprite_index = spt_PlayerCostasRun; //CIMA
 direcao = 3;
}
if (vHorizontal > 0){
 sprite_index = spt_PlayerLadoRun; //DIREITA
 image_xscale = 4;
 direcao = 0;
}
if (vHorizontal < 0){
 sprite_index = spt_PlayerLadoRun; // ESQUERDA
 image_xscale = - 4;
 direcao = 2;
}
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⚠️Erro de colisão/Personagem entrando no bloco⚠️ Empty Re: ⚠️Erro de colisão/Personagem entrando no bloco⚠️

Mensagem por Teahwks Seg 29 Ago 2022, 02:44

Resolução do Problema investigador

Aparentemente eu acabei fazendo os sprites de tamanhos diferentes, por conta de um pixel que acabei deixando passar despercebido (que conseguimos ver na imagem aliás na parte da cabeça) quando ele trocava os sprite do personagem de lado para ele de frente, esse pixel a mais dele de frente acabava entrando dentro do bloco e bugando. até agora não teve mais nenhum problema. Vi que poderia também ser o código de colisão que estava muito em cima e que geralmente se coloca ele no final do código então mudei o código de colisão e deixei ele abaixo do código de trocar os sprites e devo admitir que ficou bem melhor mesmo.

Espero que esse post ajude alguém de alguma forma!!lol!
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Mensagem por TRFN Seg 29 Ago 2022, 08:44

Que bom que conseguiu achar a solução. Certamente ajudará sim, obrigado por compartilhar como resolveu.
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