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colisão bugou e o player da entrando no bloco
4 participantes
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colisão bugou e o player da entrando no bloco
resumindo: player ta entrando no bloco.
Quando eu pulo e encosto do lado direito do bloco se eu aperto pra direita e fica preso e ele só sai se eu aperto pra esquerda
(o mesmo vale pro lado esquerdo )
aqui o código:
create do player:
no step do player:
alguém pode me ajudar?
Quando eu pulo e encosto do lado direito do bloco se eu aperto pra direita e fica preso e ele só sai se eu aperto pra esquerda
(o mesmo vale pro lado esquerdo )
aqui o código:
create do player:
- Código:
spd = 4;
hspd = 0;
vspd = 0;
grv = 0.2;
no step do player:
- Código:
//controles
key_right = keyboard_check(ord("D"))
key_left = keyboard_check(ord("A"))
key_jump = keyboard_check(vk_space)
//movimentacao
if global.parodesemexer = false{
var move = key_right - key_left
hspd = move * spd;
vspd = vspd + grv;
}
//virar pro lado
if (hspd != 0) image_xscale = sign(hspd);
//colisao horizontal
if place_meeting(x+hspd,y,obj_parede_chao)
{
while (!place_meeting(x+sign(hspd),y,obj_parede_chao))
{
x = x + sign(hspd);
}
hspd = 0;
}
x = x + hspd;
//colisao vertical
if place_meeting(x,y+vspd,obj_parede_chao)
{
while (!place_meeting(x,y+sign(vspd),obj_parede_chao))
{
y = y + sign(vspd);
}
vspd = 0;
}
y = y + vspd;
//pulo
if global.parodesemexer=false
{
if place_meeting(x,y+1,obj_parede_chao) and key_jump
{
vspd -=8; //se voce quiser pode mudar o 8 pra ele pular mais alto
}
}
alguém pode me ajudar?
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Re: colisão bugou e o player da entrando no bloco
o tamanho da mascara e as origem x e y tem que ser igual em todos os prites do player. da uma olhada ai se a mascara do pulo é diferente
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Re: colisão bugou e o player da entrando no bloco
as mascara ta tudo certinho @aminaro
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Re: colisão bugou e o player da entrando no bloco
Creio que achei o problema:
Tenta colocar esse código do pulo antes da colisão, geralmente colisões em código tem que vir por último depois de todo o cálculo das velocidades.
Tenta aí.
- Código:
//pulo
if global.parodesemexer=false
{
if place_meeting(x,y+1,obj_parede_chao) and key_jump
{
vspd -=8; //se voce quiser pode mudar o 8 pra ele pular mais alto
}
}
Tenta colocar esse código do pulo antes da colisão, geralmente colisões em código tem que vir por último depois de todo o cálculo das velocidades.
Tenta aí.
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Re: colisão bugou e o player da entrando no bloco
NPH escreveu:Creio que achei o problema:Ele está programado após a colisão (abaixo dela) e não antes (acima)
- Código:
//pulo
if global.parodesemexer=false
{
if place_meeting(x,y+1,obj_parede_chao) and key_jump
{
vspd -=8; //se voce quiser pode mudar o 8 pra ele pular mais alto
}
}
Tenta colocar esse código do pulo antes da colisão, geralmente colisões em código tem que vir por último depois de todo o cálculo das velocidades.
Tenta aí.
e como eu faço esse codigo?
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Re: colisão bugou e o player da entrando no bloco
Simples meu caro colega de GM, veja que no seu código você fez toda a colisão e depois fez o pulo:um cara ai escreveu:e como eu faço esse codigo?
- Código:
//colisao horizontal
[...]
//colisao vertical
[...]
//pulo <-- esta parte do codigo esta depois da colisao
if global.parodesemexer=false
{
if place_meeting(x,y+1,obj_parede_chao) and key_jump
{
vspd -=8; //se voce quiser pode mudar o 8 pra ele pular mais alto
}
}
- Código:
//pulo <-- esta parte do codigo AGORA esta antes da colisao
if global.parodesemexer=false
{
if place_meeting(x,y+1,obj_parede_chao) and key_jump
{
vspd -=8; //se voce quiser pode mudar o 8 pra ele pular mais alto
}
}
//colisao horizontal
[...]
//colisao vertical
[...]
Espero que consiga resolver agora, até o/
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Re: colisão bugou e o player da entrando no bloco
NPH escreveu:Simples meu caro colega de GM, veja que no seu código você fez toda a colisão e depois fez o pulo:um cara ai escreveu:e como eu faço esse codigo?Basta você colocar antes de //colisao horizontal :
- Código:
//colisao horizontal
[...]
//colisao vertical
[...]
//pulo <-- esta parte do codigo esta depois da colisao
if global.parodesemexer=false
{
if place_meeting(x,y+1,obj_parede_chao) and key_jump
{
vspd -=8; //se voce quiser pode mudar o 8 pra ele pular mais alto
}
}Pois pelo que você nos descreveu na sua dúvida isto só ocorre na hora de pular, daí o porque de se programar a movimentação antes da colisão, igual o próprio Game Maker faz com os eventos, repare que sempre vem o Create, Step, Draw e depois disso tudo vem o Collision, pois os cálculos e afins vem antes.
- Código:
//pulo <-- esta parte do codigo AGORA esta antes da colisao
if global.parodesemexer=false
{
if place_meeting(x,y+1,obj_parede_chao) and key_jump
{
vspd -=8; //se voce quiser pode mudar o 8 pra ele pular mais alto
}
}
//colisao horizontal
[...]
//colisao vertical
[...]
Espero que consiga resolver agora, até o/
ei nph continua entrando da mesma forma
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Re: colisão bugou e o player da entrando no bloco
Remova esse if global.parodesemexer=false:
- Código:
//pulo <-- esta parte do codigo AGORA esta antes da colisao
if global.parodesemexer=false
{
if place_meeting(x,y+1,obj_parede_chao) and key_jump
{
vspd -=8; //se voce quiser pode mudar o 8 pra ele pular mais alto
}
}
- Código:
if place_meeting(x,y+1,obj_parede_chao) and key_jump
{
vspd -=8; //se voce quiser pode mudar o 8 pra ele pular mais alto
}
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Re: colisão bugou e o player da entrando no bloco
NPH escreveu:Remova esse if global.parodesemexer=false:e deixe assim:
- Código:
//pulo <-- esta parte do codigo AGORA esta antes da colisao
if global.parodesemexer=false
{
if place_meeting(x,y+1,obj_parede_chao) and key_jump
{
vspd -=8; //se voce quiser pode mudar o 8 pra ele pular mais alto
}
}Talvez essa CONDIÇÃO que você colocou está atrapalhando a verificação, veja se removendo ela de todo o seu código não resolve...
- Código:
if place_meeting(x,y+1,obj_parede_chao) and key_jump
{
vspd -=8; //se voce quiser pode mudar o 8 pra ele pular mais alto
}
ei NPH continua não funcionando
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Re: colisão bugou e o player da entrando no bloco
Qual GMS você usa? o antigo 1.4 ou o GMS2?
Você precisa analisar seu código e verificar o que está causando esse problema, pode ser máscaras de colisão incorretas assim como o "origin" dos sprites, condições no evento step que estão causando este problema, objetos intercalados porque colisões em código são boas para se programar com parentes, tipo obj_solidparent contendo como filhos obj_parede, obj_caixas etc...
No seu caso eu estou entendendo que você está com problemas apenas quando ele pula... Tente analisar seu código nesta parte, foque no problema do pulo, testa com plataformas ao invés de um lugar fechado, tente com objetos individuais, pega um quadrado, coloca na room e estica...
Eu tentei lhe ajudar. Alguma coisa no seu código ou na room mesmo deve estar muito errada :C
Você precisa analisar seu código e verificar o que está causando esse problema, pode ser máscaras de colisão incorretas assim como o "origin" dos sprites, condições no evento step que estão causando este problema, objetos intercalados porque colisões em código são boas para se programar com parentes, tipo obj_solidparent contendo como filhos obj_parede, obj_caixas etc...
No seu caso eu estou entendendo que você está com problemas apenas quando ele pula... Tente analisar seu código nesta parte, foque no problema do pulo, testa com plataformas ao invés de um lugar fechado, tente com objetos individuais, pega um quadrado, coloca na room e estica...
Eu tentei lhe ajudar. Alguma coisa no seu código ou na room mesmo deve estar muito errada :C
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Re: colisão bugou e o player da entrando no bloco
NPH escreveu:Qual GMS você usa? o antigo 1.4 ou o GMS2?
Você precisa analisar seu código e verificar o que está causando esse problema, pode ser máscaras de colisão incorretas assim como o "origin" dos sprites, condições no evento step que estão causando este problema, objetos intercalados porque colisões em código são boas para se programar com parentes, tipo obj_solidparent contendo como filhos obj_parede, obj_caixas etc...
No seu caso eu estou entendendo que você está com problemas apenas quando ele pula... Tente analisar seu código nesta parte, foque no problema do pulo, testa com plataformas ao invés de um lugar fechado, tente com objetos individuais, pega um quadrado, coloca na room e estica...
Eu tentei lhe ajudar. Alguma coisa no seu código ou na room mesmo deve estar muito errada :C
ok obrigado @NPH por tentar me ajudar cara
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NPH gosta desta mensagem
Re: colisão bugou e o player da entrando no bloco
Olá o código abaixo está num jogo que estou desenvolvendo, ele basicamente faz o bloco expulsar o player. Então vc precisa colocar esse código no step_event do bloco, parede... (não sei qual nome vc deu ao objeto).
//tirando o player caso ele entre no bloco
//enquanto o player está na parede
while(place_meeting(x, y, obj_player))
{
//guardando o player
var player = obj_player.id;
//player preso a direita do bloco, expulsando p/ direita
if (place_meeting(bbox_right, y, player)) player.x++;
//player preso a esquerda do bloco, expulsando p/ esquerda
else if (place_meeting(bbox_left, y, player)) player.x--;
//player preso em baixo do bloco, expulsando p/ baixo
if (place_meeting(x, bbox_bottom, player)) player.y++;
//player preso em cima do bloco, expulsando p/ cima
else if (place_meeting(x, bbox_top, player)) player.y--;
}
//tirando o player caso ele entre no bloco
//enquanto o player está na parede
while(place_meeting(x, y, obj_player))
{
//guardando o player
var player = obj_player.id;
//player preso a direita do bloco, expulsando p/ direita
if (place_meeting(bbox_right, y, player)) player.x++;
//player preso a esquerda do bloco, expulsando p/ esquerda
else if (place_meeting(bbox_left, y, player)) player.x--;
//player preso em baixo do bloco, expulsando p/ baixo
if (place_meeting(x, bbox_bottom, player)) player.y++;
//player preso em cima do bloco, expulsando p/ cima
else if (place_meeting(x, bbox_top, player)) player.y--;
}
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