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[Resolvido]o sprite do player caindo bugou
3 participantes
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[Resolvido]o sprite do player caindo bugou
estou criando um jogo plataforma e o meu player tem todo um sistema de movimentação e esta funcionando direitinho mas só tem uma coisa:
quando ele cai ele tem que mudar o sprite para o sprite dele caindo certo? E ele muda o sprite, só que ele não ta executando a animação
aqui olha quando ele ta caindo ele só fica no primeiro frame
[img]
e aqui estao os frames que ele devia realizar
e aqui está o código
no create do player
no step do player
alguém que teve saco pra ler isso tudo, pfvr pode me ajudar?
quando ele cai ele tem que mudar o sprite para o sprite dele caindo certo? E ele muda o sprite, só que ele não ta executando a animação
aqui olha quando ele ta caindo ele só fica no primeiro frame
[img]
e aqui estao os frames que ele devia realizar
e aqui está o código
no create do player
- Código:
spd = 4;
hspd = 0;
vspd = 0;
grv = 0.2;
no step do player
- Código:
//controles
key_right = keyboard_check(ord("D"))
key_left = keyboard_check(ord("A"))
key_jump = keyboard_check(vk_space)
//movimentacao
var move = key_right - key_left
hspd = move * spd;
vspd = vspd + grv;
//virar pro lado
if (hspd != 0) image_xscale = sign(hspd);
//mudar sprites
if (!place_meeting(x,y+1,obj_parede_chao))
{
sprite_index =spr_player_pulando;
if(sign(vspd) > 0.5) sprite_index=spr_player_caindo; else sprite_index = spr_player_pulando;
}else
{
if(hspd != 0 )
{
sprite_index = spr_player_correndo;
}
}
if hspd =0
{
if place_meeting(x,y+1,obj_parede_chao)
{
sprite_index=spr_player_respirando;
}
}
if hspd !=0 {
if place_meeting(x,y+1,obj_parede_chao)
{
sprite_index= spr_player_correndo;
}
}
//colisao horizontal
if place_meeting(x+hspd,y,obj_parede_chao)
{
while (!place_meeting(x+sign(hspd),y,obj_parede_chao))
{
x = x + sign(hspd);
}
hspd = 0;
}
x = x + hspd;
//colisao vertical
if place_meeting(x,y+vspd,obj_parede_chao)
{
while (!place_meeting(x,y+sign(vspd),obj_parede_chao))
{
y = y + sign(vspd);
}
vspd = 0;
}
y = y + vspd;
//pulo
if place_meeting(x,y+1,obj_parede_chao) and key_jump
{
vspd -=12; //se voce quiser pode mudar o 8 pra ele pular mais alto
}
alguém que teve saco pra ler isso tudo, pfvr pode me ajudar?
Última edição por um cara ai em Sáb 27 Fev 2021, 14:40, editado 1 vez(es)
um cara ai- Games Ranking :
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Re: [Resolvido]o sprite do player caindo bugou
Iai, blz?
Cara fiz um teste aqui com seu código e as animações estão funcionando normalmente.
tenta aumentar o fps do seu sprite pode ser q esteja muito baixo e não da tempo de animar antes de tocar no chão
Cara fiz um teste aqui com seu código e as animações estão funcionando normalmente.
tenta aumentar o fps do seu sprite pode ser q esteja muito baixo e não da tempo de animar antes de tocar no chão
aminaro- Games Ranking :
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Re: [Resolvido]o sprite do player caindo bugou
ei @aminaro eu aumentei o fps e não funcionou .
um cara ai- Games Ranking :
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Re: [Resolvido]o sprite do player caindo bugou
Neste trecho:
Você precisaria melhor essa "máquina de estados".
Por enquanto, isto deve bastar:
- Código:
if (!place_meeting(x,y+1,obj_parede_chao))
{
sprite_index =spr_player_pulando;
if(sign(vspd) > 0.5) sprite_index=spr_player_caindo; else sprite_index = spr_player_pulando;
}
Você precisaria melhor essa "máquina de estados".
Por enquanto, isto deve bastar:
- Código:
if (!place_meeting(x,y+1,obj_parede_chao))
{
if(sign(vspd) > 0.5) novo_sprite=spr_player_caindo; else novo_sprite = spr_player_pulando;
if (sprite_index != novo_sprite) // o maior problema era ficar trocando o sprite, o que reinicia a animação em todo step
sprite_index = novo_sprite;
}
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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