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Player "entrando" dentro de Bloco sólido!

2 participantes

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Player "entrando" dentro de Bloco sólido! Empty Player "entrando" dentro de Bloco sólido!

Mensagem por bhreno Ter 20 Abr 2021, 20:16

Boa noite!
No meu último projeto estou tendo um pequeno problema com a colisão do Player com um Bloco Sólido. Na realidade, a colisão em si não é o problema, o problema é que quando o Player está saindo de uma "plataforma" para cair num bloco sólido, *as vezes* ele acaba "afundando" para dentro do próprio bloco no momento de saída da plataforma. Isso acontece somente nas vezes que o Player usa o pulo máximo (o que aumenta sua velocidade na queda) e ele acaba passando direto para dentro do bloco por alguns pixels.
Coisas que precisam tomar nota:
- O bloco sólido é totalmente sólido e não deve ser atravessado de forma alguma.
- As "plataformas" só são sólidas quando o Player está sobre elas, caso contrário ele consegue atravessá-las.
- Tenho pra mim que o problema realmente está que quando o Player está numa queda muito veloz, a checagem de colisão não está sendo bem executada. Todavia, não sei como resolver este impasse.

Sobre as imagens:
- Imagem 1: Player na Plataforma enquanto ela o carrega até a outra parte do mapa.
- Imagem 2 (não deu pra postar aqui): Plataforma chega ao fim do caminho. Notem que ela adentra um pouco no bloco sólido, mas isso não causa danos à colisão do Player (acontece normalmente e ele não entra no bloco).
- Imagem 3: Quando o Player salta da plataforma para o bloco sólido, a colisão acontecendo de maneira correta.
- Imagem 4: Quando o Player salta da plataforma no pulo máximo e acaba "entrando" para dentro do bloco sólido.

Códigos Importantes:

No End Step Event da Plataforma:
Código:

if instance_exists(oPlayer)
{
case oPlatMoveRight:
ptSpeed = 3;
ptHspeed = 0;
var wallCollision = place_meeting(x+(ptHspeed+1),y,oSolid);

if (wallCollision)
{
ptHspeed = 0;
}
else
{
ptHspeed = ptSpeed;
};

if place_meeting(x,y-1,oPlayer) && !place_meeting(x,y,oPlayer)
{
x += ptHspeed;
with(oPlayer)
{
if (!place_meeting(x+(other.ptHspeed),y,oSolid))
{
x+= other.ptHspeed;
}
else
{
while(!place_meeting(x+sign(other.ptHspeed),y,oSolid))
{
x+= sign(other.ptHspeed);
}}}}

imagem 1: Player "entrando" dentro de Bloco sólido! Imagem16
imagem 3: Player "entrando" dentro de Bloco sólido! Imagem17
imagem 4: Player "entrando" dentro de Bloco sólido! Imagem18

Por favor, se alguém souber como eu corrijo isso, me ajudaaaa!!!
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Player "entrando" dentro de Bloco sólido! Empty Re: Player "entrando" dentro de Bloco sólido!

Mensagem por makgamer Ter 27 Abr 2021, 22:42

Imagino que isso possivelmente seja um problema na implementação da gravidade do jogador, já que você disse que se não pegar muito embalo ele costuma colidir corretamente com o bloco.

Você poderia me mostrar como está fazendo sua gravidade?
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Player "entrando" dentro de Bloco sólido! Empty Re: Player "entrando" dentro de Bloco sólido!

Mensagem por bhreno Qua 28 Abr 2021, 10:23

makgamer escreveu:Imagino que isso possivelmente seja um problema na implementação da gravidade do jogador, já que você disse que se não pegar muito embalo ele costuma colidir corretamente com o bloco.

Você poderia me mostrar como está fazendo sua gravidade?

Bom dia!
Então, o código que uso para a gravidade é bem simples, apenas essa linha do End Step do oPlayer:
Código:
pGravity = 1.5;

Na colisão do Player com as plataformas (que são sólidas apenas quando ele está "sobre elas", tem esse seguinte script:

Código:
with(argument0)
{
  if(other.pVspeed > 0)
  {
      if(place_meeting(x,y-ceil(other.pVspeed),other) && !place_meeting(x, y, other))
      {
          while(!place_meeting(x, y-1, other))
          {
              other.y += 1;
          }
          other.pVspeed = 0;
      }
  }
}

Acontece que está acontecendo também do Player passar direto por algumas plataformas quando ele pula sobre elas. Acredito que o problema também esteja relacionado ao aumento da velocidade da queda dele.
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