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Player "entrando" dentro de Bloco sólido!
2 participantes
Página 1 de 1
Player "entrando" dentro de Bloco sólido!
Boa noite!
No meu último projeto estou tendo um pequeno problema com a colisão do Player com um Bloco Sólido. Na realidade, a colisão em si não é o problema, o problema é que quando o Player está saindo de uma "plataforma" para cair num bloco sólido, *as vezes* ele acaba "afundando" para dentro do próprio bloco no momento de saída da plataforma. Isso acontece somente nas vezes que o Player usa o pulo máximo (o que aumenta sua velocidade na queda) e ele acaba passando direto para dentro do bloco por alguns pixels.
Coisas que precisam tomar nota:
- O bloco sólido é totalmente sólido e não deve ser atravessado de forma alguma.
- As "plataformas" só são sólidas quando o Player está sobre elas, caso contrário ele consegue atravessá-las.
- Tenho pra mim que o problema realmente está que quando o Player está numa queda muito veloz, a checagem de colisão não está sendo bem executada. Todavia, não sei como resolver este impasse.
Sobre as imagens:
- Imagem 1: Player na Plataforma enquanto ela o carrega até a outra parte do mapa.
- Imagem 2 (não deu pra postar aqui): Plataforma chega ao fim do caminho. Notem que ela adentra um pouco no bloco sólido, mas isso não causa danos à colisão do Player (acontece normalmente e ele não entra no bloco).
- Imagem 3: Quando o Player salta da plataforma para o bloco sólido, a colisão acontecendo de maneira correta.
- Imagem 4: Quando o Player salta da plataforma no pulo máximo e acaba "entrando" para dentro do bloco sólido.
Códigos Importantes:
No End Step Event da Plataforma:
imagem 1:
imagem 3:
imagem 4:
Por favor, se alguém souber como eu corrijo isso, me ajudaaaa!!!
No meu último projeto estou tendo um pequeno problema com a colisão do Player com um Bloco Sólido. Na realidade, a colisão em si não é o problema, o problema é que quando o Player está saindo de uma "plataforma" para cair num bloco sólido, *as vezes* ele acaba "afundando" para dentro do próprio bloco no momento de saída da plataforma. Isso acontece somente nas vezes que o Player usa o pulo máximo (o que aumenta sua velocidade na queda) e ele acaba passando direto para dentro do bloco por alguns pixels.
Coisas que precisam tomar nota:
- O bloco sólido é totalmente sólido e não deve ser atravessado de forma alguma.
- As "plataformas" só são sólidas quando o Player está sobre elas, caso contrário ele consegue atravessá-las.
- Tenho pra mim que o problema realmente está que quando o Player está numa queda muito veloz, a checagem de colisão não está sendo bem executada. Todavia, não sei como resolver este impasse.
Sobre as imagens:
- Imagem 1: Player na Plataforma enquanto ela o carrega até a outra parte do mapa.
- Imagem 2 (não deu pra postar aqui): Plataforma chega ao fim do caminho. Notem que ela adentra um pouco no bloco sólido, mas isso não causa danos à colisão do Player (acontece normalmente e ele não entra no bloco).
- Imagem 3: Quando o Player salta da plataforma para o bloco sólido, a colisão acontecendo de maneira correta.
- Imagem 4: Quando o Player salta da plataforma no pulo máximo e acaba "entrando" para dentro do bloco sólido.
Códigos Importantes:
No End Step Event da Plataforma:
- Código:
if instance_exists(oPlayer)
{
case oPlatMoveRight:
ptSpeed = 3;
ptHspeed = 0;
var wallCollision = place_meeting(x+(ptHspeed+1),y,oSolid);
if (wallCollision)
{
ptHspeed = 0;
}
else
{
ptHspeed = ptSpeed;
};
if place_meeting(x,y-1,oPlayer) && !place_meeting(x,y,oPlayer)
{
x += ptHspeed;
with(oPlayer)
{
if (!place_meeting(x+(other.ptHspeed),y,oSolid))
{
x+= other.ptHspeed;
}
else
{
while(!place_meeting(x+sign(other.ptHspeed),y,oSolid))
{
x+= sign(other.ptHspeed);
}}}}
imagem 1:
imagem 3:
imagem 4:
Por favor, se alguém souber como eu corrijo isso, me ajudaaaa!!!
bhreno- Games Ranking :
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Re: Player "entrando" dentro de Bloco sólido!
Imagino que isso possivelmente seja um problema na implementação da gravidade do jogador, já que você disse que se não pegar muito embalo ele costuma colidir corretamente com o bloco.
Você poderia me mostrar como está fazendo sua gravidade?
Você poderia me mostrar como está fazendo sua gravidade?
makgamer- Games Ranking :
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Re: Player "entrando" dentro de Bloco sólido!
makgamer escreveu:Imagino que isso possivelmente seja um problema na implementação da gravidade do jogador, já que você disse que se não pegar muito embalo ele costuma colidir corretamente com o bloco.
Você poderia me mostrar como está fazendo sua gravidade?
Bom dia!
Então, o código que uso para a gravidade é bem simples, apenas essa linha do End Step do oPlayer:
- Código:
pGravity = 1.5;
Na colisão do Player com as plataformas (que são sólidas apenas quando ele está "sobre elas", tem esse seguinte script:
- Código:
with(argument0)
{
if(other.pVspeed > 0)
{
if(place_meeting(x,y-ceil(other.pVspeed),other) && !place_meeting(x, y, other))
{
while(!place_meeting(x, y-1, other))
{
other.y += 1;
}
other.pVspeed = 0;
}
}
}
Acontece que está acontecendo também do Player passar direto por algumas plataformas quando ele pula sobre elas. Acredito que o problema também esteja relacionado ao aumento da velocidade da queda dele.
bhreno- Games Ranking :
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