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erro de codigo

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erro de codigo Empty erro de codigo

Mensagem por abakte Qui 07 Jan 2021, 17:34

eu estou fazendo a um tempo um jogo de luta entre personagens, e no desemvolvimento tive algumas duvidas que não consegui achar soluções, como um dos personagens, tendo ele duas habilidades, uma que lançaria uma pedro e em poucos segundos ela iria parar, e a outra faria a msm coisa com a diferença que essa pedra diferente atrairia todas as outras para ela, no codigo que eu botei dava erro caso eu lançasse a normal primeiro, mas caso eu lançasse a diferente e depois a normal ela iria normalmente, etn tentei botar um codigo no step da normal  dizendo o seguinte(obj_grav é a diferente):

Código:
camera_create()
var xx = camera_get_view_x(view_camera[0]);
var yy = camera_get_view_y(view_camera[0]);
var width = xx + camera_get_view_width(view_camera[0]);
var height = yy + camera_get_view_height(view_camera[0]);

if(obj_grav.x >= xx && obj_grav.x <= width && obj_grav.y >= yy && obj_grav.y <= height){
          mp_potential_step(obj_grav.x, obj_grav.y, 3, false);
}

mas do msm jeito ela n estava indo, poderiam me ajudar nisso?(caso tenha alguma ideia de código diferente tambem seria bom)
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erro de codigo Empty Re: erro de codigo

Mensagem por All-x Sex 08 Jan 2021, 19:31

Essa primeira linha "camera_create()" está criando câmeras indefinidamente sem precisão. Remova essa linha.

(...) no codigo que eu botei dava erro caso eu lançasse a normal primeiro ...

Da erro se tu lançar a normal primeiro, porque o obj_grav ainda não existe e você está usando ele no código.

Toda vez que referenciar um objeto ou uma instância (cópia) dele tu tem que verificar se ela existe antes. Logo todo trecho de código que utiliza o nome da instância ou objeto deve estar dentro de uma condição:

Código:
var xx = camera_get_view_x(view_camera[0]);
var yy = camera_get_view_y(view_camera[0]);
var width = xx + camera_get_view_width(view_camera[0]);
var height = yy + camera_get_view_height(view_camera[0]);

// Se existe uma instância de 'obj_grav' na room
if instance_exists(obj_grav)
{
   // Seu código de seguir
   if(obj_grav.x >= xx && obj_grav.x <= width && obj_grav.y >= yy && obj_grav.y <= height)
   {
      mp_potential_step(obj_grav.x, obj_grav.y, 3, false);
   }
}
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