Erro num codigo

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Erro num codigo

Mensagem por Kyuubi em Sex 21 Maio 2010, 09:29

aqui gente,eu to fazendo um game (wikis in crazy world) como vcs sabem,eu resolvi colocar um checkpoint no meu game,ai vendo uns topicos aqui no site eu achei essa engine:
Fazer o download
ai eu achei um check point bom,um que não precise usar aquele save do gmkr,ai eu copiei o codigo para meu game:acompanhem:
no create tem esse codigo:
Código:
 if( global.start_x == -1 && global.start_y == -1)
{
    global.start_x = x;
    global.start_y = y;
}
x = global.start_x;
y = global.start_y;
e na colisão com o check point:
Código:
 global.start_x = other.x;
global.start_y = other.y;
mas na hora que eu dou play no jogo
aparece esse erro:
__________________________________________
ERROR in
action number 3
of Create Event
for object character:

Error in code at line 1:
if( global.start_x == -1 && global.start_y == -1)

at position 12: Unknown variable start_x
alguem me ajuda,esse codigo tá no sonic,é so fazer o download da engine.
vlws!!!!

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Re: Erro num codigo

Mensagem por Convidad em Sex 21 Maio 2010, 23:39

Amigão, como você copiou parte do código, pode ser que tenha se esquecido de algo. Aí no erro tá dizendo que a variável "global.start_x" não existe, provavelmente porque ainda não foi definida ou foi definida de forma errada.

É só definí-la antes desse código ser executado e eu acredito que vá funcionar. Boa sorte!

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Re: Erro num codigo

Mensagem por victor_aco em Sab 22 Maio 2010, 08:00

Coloque no CREATE do player:
Código:
global.start_x=Coloque aqui a cordenada x onde o player começa sem checkpoint
global.start_y= mesma coisa que o x so que com o y
Aqui você está definindo as variareis global.start x e y que vão armazenar as coordenadas aonde o player irá nascer quando morrer.

Na colisão com o objeto chekpoint coloque:
Código:
global.start_x = other.x;
global.start_y = other.y;
Isso faz com que a coordenada de onde ele irá nascer mude para a coordenada do checkpoint

No evento DESTROY coloque para a room ser resetada (pode ser em drag'n drop msm)

Novamente no CREATE coloque:
Código:
obj_player.x=global.start_x
obj_player.y=global.start_y
Faz com que ao ser criado ele vá para a coordenada correta.

EDIT:
Se você quiser que a imagem do checkpoint altere coloque na colisão do checkpoint com o obj_player:
Código:
sprite_index=spr_checkpointacionado
E havia me esquecido de falar. Caso você não resete a room quando o player morre você tambem pode colocar no destroy para criar uma instância do obj_player.


Última edição por victor_bh em Sab 22 Maio 2010, 09:11, editado 1 vez(es)

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Re: Erro num codigo

Mensagem por Kyuubi em Sab 22 Maio 2010, 09:08

aqui o player começa assim x=48,y=224,mas o meu player ao morrer transforma-se num obj_dead,ai o obj_dead volta no check_point.

*se eu nao responder é que eu sai ,é que minha conta fica logada,é que eu tenho que vacinar meu cachorro.
vlws!!!

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Re: Erro num codigo

Mensagem por victor_aco em Sab 22 Maio 2010, 09:17

Então coloque no evento destroy do player:
Código:
instance_create(x,y,obj_dead);
Faz ele virar o obj_dead

Caso você queira que depois de um tempo o obj_deade suma e o player volte a jogar coloque no create.
Código:
alarm[0] = 150;
Lembrando que 150 steps = 5 segundos voce tem que multiplicar por 30 o tempo que voce quer.

Crie o evento Alarm 0 e coloque nele o que voce iria colocar no destroy do player antes. Leia o meu EDIT.

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Re: Erro num codigo

Mensagem por Kyuubi em Dom 23 Maio 2010, 10:49

Amigo pode deixar,não deu certo,eu resolvi que não vou precisar disso agora pois as primeiras fases do meu game são pequenas,eu vou precisar mais pras fases finais,mais se alguem tiver um check point melhor que esse e se puder postalo aqui eu agreceria muito Happy !!!
flws!!!

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Re: Erro num codigo

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