GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21


[TUTORIAL][3D] Como Fazer Alguma Coisa no Blender

3 participantes

Ir para baixo

[TUTORIAL][3D] Como Fazer Alguma Coisa no Blender Empty [TUTORIAL][3D] Como Fazer Alguma Coisa no Blender

Mensagem por Mr.Rafael Sáb 26 Dez 2020, 09:50

Tutorial de Como Fazer Alguma Coisa no Blender

Introdução

O Blender é um software de modelagem 3D gratuito e open-source.

Não entendo muito de modelagem 3D, mas é sempre bom conhecer e aprender a usar uma ferramenta dessas, mesmo que seja apenas o básico. Meu uso geralmente se resumiria mais a aprender alguns atalhos e aplicar texturas. Embora existam um monte de tutoriais já disponíveis por aí, eu queria que tivesse algo mais objetivo. Um tutorial que fosse menos como um curso e mais como um "guia passo-a-passo".

Sendo assim, este tutorial é destinado a mim mesmo. Se de repente eu esquecer de como usar o Blender, esse tutorial me ensinará agressivamente a como aprender a usar de novo. [TUTORIAL][3D] Como Fazer Alguma Coisa no Blender 916736

Iniciando

A primeira coisa é baixar o Blender. Você pode encontrá-lo clicando neste link.

Para criar um novo projeto, utilize a opção "File > New > General". Todo novo projeto do Blender inclui um cubo como referência.
[TUTORIAL][3D] Como Fazer Alguma Coisa no Blender 01

Observe as abas presentes lá no topo da barra de tarefas. Todo projeto começa na aba "Layout". Mas para mexer nesse cubo, precisamos ir para a aba "Modeling". Lá, nós poderemos modificar as faces, arestas e vértices dele.
[TUTORIAL][3D] Como Fazer Alguma Coisa no Blender 02

Observe, no canto superior esquerdo da tela, abaixo das opções da barra de ferramentas, estes botões aqui:

[TUTORIAL][3D] Como Fazer Alguma Coisa no Blender 03

Estes botões alternam a seleção de vértices, arestas e faces. Você notará pela exibição do modelo na tela. Você pode selecionar cada uma das partes desses modelos usando estes botões. Para selecionar múltiplas partes, clique enquanto pressiona a tecla Shift.

Para manipular uma destas partes selecionadas, você pode clicar com o botão direito na área do projeto. Várias opções aparecerão ali:
[TUTORIAL][3D] Como Fazer Alguma Coisa no Blender 04

O que cada uma delas faz? Sei lá, testa cada uma delas aí e descubra você mesmo. Laughing

Texturas


Observe, no canto direito da tela, esta barra de ferramentas aqui:

[TUTORIAL][3D] Como Fazer Alguma Coisa no Blender 04-5

Não há nada mais básico em modelagem 3D do que aprender como aplicar uma textura. E é isso que vamos fazer agora. Vá naquela última opção, a "Material Properties". Lá, você deverá encontrar uma série de opções envolvendo o uso de materiais, cores e texturas do modelo 3D.
[TUTORIAL][3D] Como Fazer Alguma Coisa no Blender 05

E onde está a opção de textura? Bom... ela está na opção "Base Color". Clique no botão do lado direito desta opção e você deverá encontrar uma série de opções de textura ali. Como vou aplicar uma imagem, selecionarei "Image Texture".
[TUTORIAL][3D] Como Fazer Alguma Coisa no Blender 06

Pronto. Com isso, a barra colorida foi substituída por um seletor de imagens. Clique no botão "Open" e procure pelo arquivo de imagem. Para este tutorial, eu usei esta aqui:

[TUTORIAL][3D] Como Fazer Alguma Coisa no Blender Texture

Os tutoriais mais básicos de como iniciar geralmente usam uma imagem só, mas achei legal ensinar com um texture atlas/spritesheet. investigador

Ao selecionar esta imagem, nossa textura já estará definida. Mas ela não vai aparecer ainda. Para resolver isso, observe, no canto superior direito da tela, próximo ao controle de coordenadas, estes botões aqui:

[TUTORIAL][3D] Como Fazer Alguma Coisa no Blender 08

Se você clicar no botão selecionado na imagem acima, você já deverá conseguir ver o cubo com a textura aplicada nele.
[TUTORIAL][3D] Como Fazer Alguma Coisa no Blender 09

Como você pode ver, o cubo está todo turvo e desfigurado. Vamos resolver isso já. Começando pela textura turva: vá em "Material Properties" e veja a opção abaixo do seletor de imagem. Ela provavelmente está como "Linear". Altere para "Closest" e a textura será corrigida.
[TUTORIAL][3D] Como Fazer Alguma Coisa no Blender 10

Para corrigir os lados da textura, vamos precisar avançar para outra área do Blender. Por enquanto, fizemos tudo dentro da aba "Modeling", mas agora, vamos para a aba "UV Editing".

UV Mapping

Seja bem-vindo a área de UV Mapping. Você deverá encontrar isso aqui:

[TUTORIAL][3D] Como Fazer Alguma Coisa no Blender 11

Não, os botões para ver as texturas não sumiram, é só a tela que ficou pequena demais e não sobrou espaço para eles aparecerem. Para corrigir isso, é só redimensionar os espaços.

Preste atenção na área esquerda. É lá onde vamos corrigir esta textura. Cada face deste cubo possui uma área de textura, mapeada através de um quadrilátero. Você pode mover cada vértice individualmente, do jeito que você quiser. Se precisar de uma coordenada específica, vá em "View" e ative a opçào "Sidebar".

[TUTORIAL][3D] Como Fazer Alguma Coisa no Blender 12

Daí, é só ir ajustando as texturas, uma por uma. Deve ter alguma maneira de acelerar isso aí, mas só sei fazer desse jeito mesmo. ¯\_(ツ)_/¯.

Ah, um detalhe: as coordenadas do UV Mapping não são em pixels, mas em porcentagens! Os valores variam entre 0% (0.0) a 100% (1.0). Exceder qualquer um destes valores criará alguns efeitos interessantes na textura, como um loop. Basta entender como eles funcionam e você conseguirá bons resultados com isso. investigador

Se a textura não ficar na posição correta, você também pode selecionar todos os vértices e rotacioná-los. Para corrigir os lados desse cubo, eu fui na opção de rotacionar, pressionei a tecla R e ao invés de usar o mouse, digitei diretamente o ângulo (não tem caixa de texto, é só digitar qualquer número ali mesmo) e fui corrigindo os lados.
[TUTORIAL][3D] Como Fazer Alguma Coisa no Blender 13

Outra opção bem útil para mexer nisso aí é "desembrulhando" a textura. Para isso, clique com o botão direito na área do modelo 3D e selecione "UV Unwrap Faces > Unwrap".

[TUTORIAL][3D] Como Fazer Alguma Coisa no Blender 15

Nesse caso, eu não precisei usar isso. Mesmo assim, é bom conhecer essa opção.

Resultado


Depois de ter feito todo esse tutorial, este é o resultado final:

[TUTORIAL][3D] Como Fazer Alguma Coisa no Blender 14

Conseguimos, enfim, baixar o Blender e fazer alguma coisa usando ele! cheers

Este tutorial é um mero "guia passo-a-passo". O intuito foi mais para ensinar a como começar a usar o Blender mesmo. Espero que ajude em alguma coisa. flw

o/
Mr.Rafael
Mr.Rafael

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A-C-B-A-A
Data de inscrição : 05/10/2010
Reputação : 94
Número de Mensagens : 502
Prêmios : [TUTORIAL][3D] Como Fazer Alguma Coisa no Blender Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 1 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Super Games e polosam gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL][3D] Como Fazer Alguma Coisa no Blender Empty Re: [TUTORIAL][3D] Como Fazer Alguma Coisa no Blender

Mensagem por theguitarmester Sáb 26 Dez 2020, 16:46

Bem bacana! bem escrito e ilustrado, algo que ajuda bastante a seguir.

Hoje e ontem eu olhei de novo bastante tutos de Blender, esse canal é muito bom:
theguitarmester
theguitarmester

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B + C
Data de inscrição : 28/02/2012
Reputação : 139
Número de Mensagens : 2211
Prêmios : [TUTORIAL][3D] Como Fazer Alguma Coisa no Blender Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
Plataformas :
  • Unity


http://guitarmester.no.comunidades.net/index.php?pagina=19362978

Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL][3D] Como Fazer Alguma Coisa no Blender Empty Re: [TUTORIAL][3D] Como Fazer Alguma Coisa no Blender

Mensagem por All-x Qua 30 Dez 2020, 13:30

Mr. Rafael escreveu:Se de repente eu esquecer de como usar o Blender, esse tutorial me ensinará agressivamente a como aprender a usar de novo.

Isso que da mexer só as vezes. Sempre tenho que revisitar o básico.

Boa ideia, só faltou um pouco de modelagem em si, que tu "larga a mão" e manda fuçar, mas texturizar o cubo já foi o bastante pra começar a conversa.
All-x
All-x

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : B A
Data de inscrição : 20/12/2008
Reputação : 189
Número de Mensagens : 2571
Prêmios : [TUTORIAL][3D] Como Fazer Alguma Coisa no Blender Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 25 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Javascript
  • C ou C++


https://redscreensoft.com

Ir para o topo Ir para baixo

[TUTORIAL][3D] Como Fazer Alguma Coisa no Blender Empty Re: [TUTORIAL][3D] Como Fazer Alguma Coisa no Blender

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos