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[RESOLVIDO] Preparar recursos dos editores de código

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Mensagem por saim Sex 11 Set 2020, 23:54

Estou nas versões Unity 2020.1.2f1 (64-bit) e Unity 2020.1.5f1 (64-bit) do Unity.
Seguindo algumas aulas online, o instrutor usa o monodevelop para programar os códigos em C# e sempre aparecem as opções de autocompletar com os comandos e parâmetros que o Unity usa.
Mas quando instalei, o editor que veio "onboard" foi o visual studio 2019. Nada contra o visual studio, mas não consigo fazer funcionar o recurso de autocompletar. Já instalei o "visual studio 2019 tools for Unity", não mudou nada.
Não encontro, no editor, uma opção "autocompletar pro unity". Tem o intelisense, mas parece que ele só liga e desliga, não tem como definir qual pacote eu quero que ele use.

Tentei procurar alguma forma de usar outro editor, o notepad++, mas também não consegui encontrar uma forma dele autocompletar pro Unity.

Tentei seguir esse tutorial, mas não consegui. Na hora que configuro o visual studio community (ou mesmo  o visual studio) como editor padrão do Unity, os códigos não abrem - só abrem (pelo visual studio) quando coloco pra abrir em função da extensão. Não sei se tem mesmo diferença, mas quando abre, o recurso de autocompletar ainda não está ativado.

Não consegui baixar o monodevelop, li em algum lugar que ele caiu em desuso.

Enfim... topo qualquer editor, mesmo online, desde que ele coloque o recurso de autocompletar pra funcionar.


Última edição por saim em Seg 21 Set 2020, 08:23, editado 1 vez(es)
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Mensagem por theguitarmester Sáb 12 Set 2020, 01:28

Eu uso o Visual Studio aqui, mas quando instalei a Unity, ele também não venho com o autocomplete, com os nomes dos métodos da Unity, mas daí configurei essa extensão do Unity e coloquei também o Visual Studio lá na Unity como padrão, reiniciei ele, e funcionou. Não lembro qual tutorial eu vi, mas acho que vi alguns sites soltos na net de como configurar.

A minha conf do Visual Studio:
Visual Studio Community 2019 com as extensões:
- Visual Studio 2019 Tools For Unity
- Visual Studio Intellicode

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Mensagem por saim Sáb 12 Set 2020, 14:42

Cara, todo tutorial que eu vejo diz pra fazer isso... eu devo estar fazendo algo errado, só pode!
Tem essa questão de colocar como editor padrão do Unity, que não consigo. Quando coloco o visual studio, os scripts não abrem através do Unity (pra abrir, tenho que ir na pasta em que ele está, o que é a mesma coisa que não configurar nada no Unity).
Será que tem alguma configuração além do editor padrão? Quando mudo de "Open by file extension" para "Visual Studio 2019", tem umas caixas de seleção que estão todas marcadas. >ai<... Deixa de preguiça, saim, explica quais são as caixas!
São "Embedded packages / Local packages / Registry packages / Git packages / Buil-in packages / Local tarball / Packages from unknown sources / Player projects"
Depois tem um botão "regenerate project files", que já cliquei várias vezes sem ter nenhum resultado visível.
Por fim, antes que impere a preguiça de escrever todas as opções na seleção do editor, tem um último botão que me chamou atenção:
Image application, que estava com a opção "open by file extension", aí eu cliquei em "browse" e marquei o local do arquivo do Visual studio (o botão passou a dizer "visual studio 2019"), mas continua não abrindo os arquivos.

P.S.: Aquela janelinha, "Application.Message", que aparece na hora que o Unity vai abrir o visual studio aparece nos dois casos, mas some depois de um tempo quando não escolho "open by file extension"

Agora, sim, tem um monte de opção que nem li.

No seu está marcado do mesmo jeito?
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Mensagem por theguitarmester Sáb 12 Set 2020, 16:31

Ontem quando respondi tua mensagem, já havia fechado o Unity (o VS ainda não), bom, após abrir ele aqui, é assim que está configurado a questão do editor:
[RESOLVIDO] Preparar recursos dos editores de código Screen12

Aí quando eu clico em qualquer script no explorer do unity, a primeira vez vai abrir a IDE Visual Studio, e as outras vezes vai só abrir os scripts em uma nova aba da IDE

E no Visual Studio:
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Mensagem por saim Dom 13 Set 2020, 11:33

É... coloquei o meu igual, fechei e abri tudo... ainda não abre o editor dessa forma e da outra, não autocompleta.
Deixa quieto, o que tinha pra fazer, a gente fez. Um dia, em alguma atualização, isso se resolve. E por enquanto, eu refaço a sintaxe de cada linha de código tantas vezes que a economia de tempo nem é tão relevante, assim, é só uma irritação mesmo.

Se alguém tiver conseguido resolver o mesmo problema, me avise aqui!
Ah, e como faço pra postar prints aqui no fórum, mesmo? Já perguntei isso, no passado, mas pode ter havido alguma mudança.
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Mensagem por theguitarmester Dom 13 Set 2020, 15:39

Bah, que coisa, eu lembro que só quando baixei, parece que não tinha dado, aí tive que instalar talvez mais alguma coisa, mas não sei se era o plugin ou algo, não me alembro mesmo...

Sobre o print, to fazendo dessa forma:
Eu tiro print e salvo como imagem no pc, daí utilizo essa opção que tem agora ali de fazer o upload da imagem:
[RESOLVIDO] Preparar recursos dos editores de código Screen14
aí clico select files, e depois insert all:

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Mensagem por kazwtto Qua 16 Set 2020, 19:46

Eu recomendo que você baixe o Visual Studio Code (download) (VSCode é tipo o Visual Studio normal, só que apenas para códigos(e mais leve também))

Após instalar o VSCode, instale as extensões: "Visual Studio IntelliCode", "C#", "Debugger for Unity", "Unity Tools", "Unity Code Snippets" e "Unity Snippets". Depois de instalar todas, feche o programa.

Agora no Unity, vá em  Edit > Preferences... > External Tools. Em 'External Script Editor', selecione o Visual Studio Code(caso ele não apareça, procure por ele). Em seguida, marque a opção 'Embedded packages', depois clique em 'Regenerate project files', em seguida desmarque a opção 'Embedded packages' e clique novamente em 'Regenerate project files'.

Após isso, ainda no Unity, crie um arquivo de código c# e abra ele. Após isso, vai aparecer um icone de fogo(de cor amarela, se bem me lembro) indicando que o OmniSharp está instalando. Espere instalar e pronto.
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Mensagem por saim Seg 21 Set 2020, 08:21

Ah, moleque!!!
Rolou! Funcionou, finalmente!
Cara, eu instalei, desinstalei e reinstalei dúzias de editores e versões do Unity, com uma miríade de pacotes e expansões. Já tinha me dado por vencido... agora, essa mágica sua deu certo. Não sei porque, mas não vou ficar questionando, também. Eu digito "vec" e ele sugere "Vector3". Eu digito "ontri" e ele sugere "OnTriggerEnter"!
Exatamente o que eu queria! Muito obrigado!
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