Entrar
Últimos assuntos
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por elapor macmilam Sex 03 maio 2024, 12:17
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43
» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
Você usou muito drag n' drop?
+5
Willy
Ralphed
saim
vinians
polosam
9 participantes
Página 1 de 1
Você usou muito drag n' drop?
Apesar de usar o game maker há mais de uma década, ainda hoje prefiro fazer certas coisas com o bom e simples drag n' drop.
E quanto a vocês? Também começaram só com esse recurso, assim como eu, e só depois passaram para os códigos? Ou já começaram a mexer no game maker se preocupando em dominar a gml?
E quanto a vocês? Também começaram só com esse recurso, assim como eu, e só depois passaram para os códigos? Ou já começaram a mexer no game maker se preocupando em dominar a gml?
polosam- Games Ranking :
Notas recebidas : A + B
Data de inscrição : 20/12/2010
Reputação : 120
Número de Mensagens : 749
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
Super Games, Ralphed e Diemorth gostam desta mensagem
Re: Você usou muito drag n' drop?
Eu geralmente uso código diretamente, mas acho que isso não desmerece o programador, é apenas uma escolha pessoal pois a lógica permanece a mesma só muda o jeito que você diz ao GM o que precisa.
Flws!
Flws!
Super Games, Ralphed, polosam e Diemorth gostam desta mensagem
Re: Você usou muito drag n' drop?
Quando eu comecei a mexer no GM, estávamos no GM7, que tinha alguns recursos bloqueados na versão free. Ele vinha com tutoriais que só ensinavam DND. Por muito tempo, achei que a GML estava bloqueada pra usuários free e fiquei restrito ao DND. No dia que descobri que era possível usar GML, um mundo novo se abriu pra mim.
Daí, passei um tempo aprendendo a transformar os comandos que eu costumava usar no DND em seus correlatos em GML. Nem todos eram simples, alguns precisavam de mais de uma linha de comando, mas todos eram possíveis. Nunca mais voltei ao DND. Na minha opinião, uma vez acostumado ao GML, é muito mais difícil trabalhar com os ícones.
Daí, passei um tempo aprendendo a transformar os comandos que eu costumava usar no DND em seus correlatos em GML. Nem todos eram simples, alguns precisavam de mais de uma linha de comando, mas todos eram possíveis. Nunca mais voltei ao DND. Na minha opinião, uma vez acostumado ao GML, é muito mais difícil trabalhar com os ícones.
saim- Games Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Super Games, Ralphed, DiegoBr e Diemorth gostam desta mensagem
Re: Você usou muito drag n' drop?
No começo eu mexi com DND por justamente achar programação coisa de outro mundo, mas isso sempre me limitava para o que eu queria fazer e resolvi tentar ir pros scripts.
Jamais voltei pro DnD novamente hehehe. simplesmente acho DND coisa de quem ta aprendendo ou quem quer fazer algo rapido.
Jamais voltei pro DnD novamente hehehe. simplesmente acho DND coisa de quem ta aprendendo ou quem quer fazer algo rapido.
Ralphed- Data de inscrição : 18/08/2010
Reputação : 12
Número de Mensagens : 461
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
- Godot
- Outros
Super Games gosta desta mensagem
Re: Você usou muito drag n' drop?
Meu tempo de DnD foi de uns... 2~3 dias, talvez.
Me lembro que consegui fazer o fantasminha do GM6 se mover e bater numa árvore mal feita que fiz em alguns segundos e fiquei abismado em como era fácil. Eu não consegui ir muito além disso, então fui procurar tutoriais e acabei chegando na GMBR. Não me lembro se pedi ajuda criando um tópico ou apenas pesquisei por tutoriais, mas como só encontrei conteúdo pra GML, acabei largando o DnD rapidinho.
Nunca consegui gostar do DnD. Hoje eu vejo alguns pequenos blocos de DnD e fico maluco pensando em como dar manutenção pra aquilo. Ou em como deve ser difícil otimizar e flexibilizar alguma funcionalidade. Bom, simplesmente não consigo gostar e não troco a liberdade do GML por qualquer esquema mirabolante de DnD que inventem.
Me lembro que consegui fazer o fantasminha do GM6 se mover e bater numa árvore mal feita que fiz em alguns segundos e fiquei abismado em como era fácil. Eu não consegui ir muito além disso, então fui procurar tutoriais e acabei chegando na GMBR. Não me lembro se pedi ajuda criando um tópico ou apenas pesquisei por tutoriais, mas como só encontrei conteúdo pra GML, acabei largando o DnD rapidinho.
Nunca consegui gostar do DnD. Hoje eu vejo alguns pequenos blocos de DnD e fico maluco pensando em como dar manutenção pra aquilo. Ou em como deve ser difícil otimizar e flexibilizar alguma funcionalidade. Bom, simplesmente não consigo gostar e não troco a liberdade do GML por qualquer esquema mirabolante de DnD que inventem.
Super Games e Ralphed gostam desta mensagem
Re: Você usou muito drag n' drop?
Não, como eu já sabia mexer com programação, eu fui logo no GML mesmo.
E creio que o DnD deixe o jogo meio pesado, ou to falando asneira?
E creio que o DnD deixe o jogo meio pesado, ou to falando asneira?
Lothus- Data de inscrição : 03/08/2020
Reputação : 1
Número de Mensagens : 12
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
Super Games e Ralphed gostam desta mensagem
Re: Você usou muito drag n' drop?
Usei por algum tempo, mas sempre que possível tentava evitar, acabou que no fim depois de ir pra computação acabei migrando de vez pro GML.
Acaba demandando muito tempo usar o DnD depois que você já tem algum conhecimento com a linguagem, no caso comparando com escrever o código diretamente.
Ainda assim dá pra fazer bastante coisa usando só DnD, se não me engano já foi limitação de concurso até.
@Lothus no fim das contas o DnD é convertido pra código, então não creio que interfira muito. Ainda assim, sem sombra de dúvidas demanda mais tempo pra organizar e debugar DnD do que GML puro.
Devo muito ao DnD, motivou muito no começo com certeza. Blocos arrastáveis são mais cativantes pra quem está começando do que linhas de código em uma língua "totalmente estranha" num primeiro momento. :v
Acaba demandando muito tempo usar o DnD depois que você já tem algum conhecimento com a linguagem, no caso comparando com escrever o código diretamente.
Ainda assim dá pra fazer bastante coisa usando só DnD, se não me engano já foi limitação de concurso até.
@Lothus no fim das contas o DnD é convertido pra código, então não creio que interfira muito. Ainda assim, sem sombra de dúvidas demanda mais tempo pra organizar e debugar DnD do que GML puro.
Devo muito ao DnD, motivou muito no começo com certeza. Blocos arrastáveis são mais cativantes pra quem está começando do que linhas de código em uma língua "totalmente estranha" num primeiro momento. :v
Super Games e polosam gostam desta mensagem
Re: Você usou muito drag n' drop?
Olha amigo, eu comecei com Drag N' Drop, creio que todo mundo comece assim. Porém o Drag n' Drop sozinho não é suficiente para fazer um jogo
sem bugs, profissional mesmo sabe? Pois você precisa utilizar variáveis o tempo todo e isso é algo ideal de fazer usando os scripts.
A linguagem de blocos / drag, são muito ruins nesse sentido, pois provavelmente vai ter bugs que dificilmente vai ser resolvido sem usar script.
Digo isso por experiência própria... Mas com o tempo todo mundo passa a usar os scripts
Um problema gigante do Drag n' Drop é que ele faz cair teu fps, se tu usa muito ele, vai cair o fps, os scripts são lidos de forma mais leve, possibilitando fazer um grande projeto sem esses problemas de rendimento
Vou dar algumas dicas para você se acostumar a ir para as linhas e ver que vai abrir um leek de possibilidades sem limite:
COLISÃO COM OBJETO B:
CRIAR NOVO OBJETO B:
FAZER UM OBJETO A SEGUIR O OBJETO B na velocidade 5 pixel por segundo:
MOVIMENTAR O OBJETO PARA DIREITA, velocidade 5:
MOVIMENTAR O OBJETO PARA ESQUERDA, velocidade 8:
sem bugs, profissional mesmo sabe? Pois você precisa utilizar variáveis o tempo todo e isso é algo ideal de fazer usando os scripts.
A linguagem de blocos / drag, são muito ruins nesse sentido, pois provavelmente vai ter bugs que dificilmente vai ser resolvido sem usar script.
Digo isso por experiência própria... Mas com o tempo todo mundo passa a usar os scripts
Um problema gigante do Drag n' Drop é que ele faz cair teu fps, se tu usa muito ele, vai cair o fps, os scripts são lidos de forma mais leve, possibilitando fazer um grande projeto sem esses problemas de rendimento
Vou dar algumas dicas para você se acostumar a ir para as linhas e ver que vai abrir um leek de possibilidades sem limite:
COLISÃO COM OBJETO B:
- Código:
if place_meeting(x,y,OBJECT_B){}
CRIAR NOVO OBJETO B:
- Código:
instance_create(x, y, OBJECT_B);
FAZER UM OBJETO A SEGUIR O OBJETO B na velocidade 5 pixel por segundo:
- Código:
if instance_exist(OBJECT_B){move_towards_point(OBJECT_B.x, OBJECT_B.y, 5)}
MOVIMENTAR O OBJETO PARA DIREITA, velocidade 5:
- Código:
hspeed = 5
MOVIMENTAR O OBJETO PARA ESQUERDA, velocidade 8:
- Código:
hspeed = -8
polosam e DiegoBr gostam desta mensagem
Prefiro GML
o gml além de ser mais completo, ele abrange mais possibilidades.
joinacio- Data de inscrição : 11/09/2020
Reputação : 0
Número de Mensagens : 3
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» GML VS Drag and Drop
» criar um drag n drop
» Comprar e Drag'n Drop
» Drag-and-Drop é necessário?
» USO DE DRAG 'N DROP P/ INICIANTE!!!
» criar um drag n drop
» Comprar e Drag'n Drop
» Drag-and-Drop é necessário?
» USO DE DRAG 'N DROP P/ INICIANTE!!!
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|