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Pathfinding com mais de um inimigo

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Pathfinding com mais de um inimigo Empty Pathfinding com mais de um inimigo

Mensagem por Renato Ribeiro Sáb 15 Ago 2020, 12:56

Eu adicionei um sistema de Pathfinding para usar em um inimigo do meu jogo,assim ele ficaria mais inteligente e o jogo ficaria mais difícil,até ai tudo bem,porém no momento em que eu coloco mais de um inimigo na room,chega um momento em que eles ficam na mesma posição que o outro fazendo parecer que há apenas um inimigo na room,o que eu devo fazer?
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Pathfinding com mais de um inimigo Empty Re: Pathfinding com mais de um inimigo

Mensagem por polosam Sáb 15 Ago 2020, 13:10

Amigo, qual a versão do game maker?

Aqui no GM8, eu testei com step avoiding e deu certo os inimigos evitarem uns aos outros.

Pathfinding com mais de um inimigo Invejoso

O nome do objeto a ser seguido é object0 e o objeto que o segue (que recebe essa ação aí da imagem) nomeei como invejoso.

Você está fazendo via gml ou drag n'drop?
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Pathfinding com mais de um inimigo Empty Re: Pathfinding com mais de um inimigo

Mensagem por Renato Ribeiro Sáb 15 Ago 2020, 13:23

polosam escreveu:Amigo, qual a versão do game maker?

Aqui no GM8, eu testei com step avoiding e deu certo os inimigos evitarem uns aos outros.

Pathfinding com mais de um inimigo Invejoso

O nome do objeto a ser seguido é object0 e o objeto que o segue (que recebe essa ação aí da imagem) nomeei como invejoso.

Você está fazendo via gml ou drag n'drop?
Eu estou usando o Game Maker Studio 1.4 via GML
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Pathfinding com mais de um inimigo Empty Re: Pathfinding com mais de um inimigo

Mensagem por polosam Sáb 15 Ago 2020, 13:31

Qual o código do step dos inimigos?
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Pathfinding com mais de um inimigo Empty Re: Pathfinding com mais de um inimigo

Mensagem por Renato Ribeiro Sáb 15 Ago 2020, 14:00

polosam escreveu:Qual o código do step dos inimigos?


var xJogador = oJogador.x;
var yJogador = oJogador.y;

if (mp_grid_path(global.grade,caminho,x,y,xJogador,yJogador,true)){
   path_start(caminho,velocidade,path_action_stop,false);
}
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Pathfinding com mais de um inimigo Empty Re: Pathfinding com mais de um inimigo

Mensagem por polosam Sáb 15 Ago 2020, 14:19

Dê uma olhada neste link: mp_potential_step_object

Me parece ser uma função parecida com a do mp_grid_path, mas com a opção de evitar um objeto específico. Não sei se será uma solução definitiva, mas seria bom você dar uma olhada e ver se é possível testá-la dentro do seu projeto.
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Pathfinding com mais de um inimigo Empty Re: Pathfinding com mais de um inimigo

Mensagem por Renato Ribeiro Sáb 15 Ago 2020, 15:37

polosam escreveu:Dê uma olhada neste link: mp_potential_step_object

Me parece ser uma função parecida com a do mp_grid_path, mas com a opção de evitar um objeto específico. Não sei se será uma solução definitiva, mas seria bom você dar uma olhada e ver se é possível testá-la dentro do seu projeto.


Bem,usando isso eu consegui evitar outros inimigos porém não as paredes,em seguida descobri o uso da palavra reservada all,porém quando eu a usei eles ficaram um pouco burros e quando chegavam perto do jogador começavam a ficar muito malucos indo de um lugar pro outro e girando.
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Pathfinding com mais de um inimigo Empty Re: Pathfinding com mais de um inimigo

Mensagem por Diemorth Sáb 15 Ago 2020, 16:03

Você pode definir uma distância para eles usarem o pathfinding, no caso um distance_to_object pode ajudar a manter eles parados próximos do alvo ao invés de se movendo ao redor.

Possivelmente eles estão se movendo por tentar chegar na posição do personagem, o que é impossível já que há colisão ativa.

Uma outra coisa que pode ajudar é ajustar a lógica dependendo da distancia para o alvo.
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