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[Resolvido]Como faço o jogador piscar quando levar dano?

4 participantes

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[Resolvido]Como faço o jogador piscar quando levar dano? Empty [Resolvido]Como faço o jogador piscar quando levar dano?

Mensagem por Vaziu Sex 14 Ago 2020, 15:46

queria saber como fazer o jogador piscar em branco quando levar dano mais não estou conseguindo então queria ajuda para fazer isso poderia me ajudar

meu pc é muito fraco então eu uso o gmk 8
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[Resolvido]Como faço o jogador piscar quando levar dano? Empty Re: [Resolvido]Como faço o jogador piscar quando levar dano?

Mensagem por polosam Sex 14 Ago 2020, 15:51

Você já está usando algum código? Poderia nos mostrar?
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[Resolvido]Como faço o jogador piscar quando levar dano? Empty não entendi sua resposta

Mensagem por Vaziu Sex 14 Ago 2020, 18:41

polosam escreveu:Você já está usando algum código? Poderia nos mostrar?

caso sejá se eu estou tentando fazer ele e já tem um código lá ainda não tem um

mas se for os códigos do personagem esses são eles


[Resolvido]Como faço o jogador piscar quando levar dano? Czdigo12



Última edição por Vaziu em Sex 14 Ago 2020, 18:47, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : adicionar uma imagem)
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[Resolvido]Como faço o jogador piscar quando levar dano? Empty Re: [Resolvido]Como faço o jogador piscar quando levar dano?

Mensagem por TRFN Sex 14 Ago 2020, 18:50

Você pode trabalhar com imagem_alpha, ou então se for "necessariamente" branco, pode fazer uma sprite relativa completamente branca. Em ambos os casos você pode fazer a alternância com um alarm e uma variável.

Exemplo:

Create
Código:
piscando = true;
alarm[0] = 7; //quanto maior o tempo mais "lento" ficará o piscar

Alarm 0
Código:
if(piscando) then imagem_alpha = !image_alpha;
alarm[0] = 7; //quanto maior o tempo mais "lento" ficará o piscar

nesse exemplo, se você sentar o piscando como "true" (verdadeiro) ele irá piscar, caso seja setado como "false" (falso) o obj não irá piscar.
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[Resolvido]Como faço o jogador piscar quando levar dano? Empty me desulpe

Mensagem por Vaziu Sex 14 Ago 2020, 20:08

TRFN escreveu:Você pode trabalhar com imagem_alpha, ou então se for "necessariamente" branco, pode fazer uma sprite relativa completamente branca. Em ambos os casos você pode fazer a alternância com um alarm e uma variável.

Exemplo:

Create
Código:
piscando = true;
alarm[0] = 7; //quanto maior o tempo mais "lento" ficará o piscar

Alarm 0
Código:
if(piscando) then imagem_alpha = !image_alpha;
alarm[0] = 7; //quanto maior o tempo mais "lento" ficará o piscar

nesse exemplo, se você sentar o piscando como "true" (verdadeiro) ele irá piscar, caso seja setado como "false" (falso) o obj não irá piscar.

foi mal é que eu acabei não adicionando informação suficiente por favor releia o tópico
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[Resolvido]Como faço o jogador piscar quando levar dano? Empty Re: [Resolvido]Como faço o jogador piscar quando levar dano?

Mensagem por TRFN Sex 14 Ago 2020, 20:15

mas o dano é ocasionado por uma colisão certo? então basta setar a variável como true após a colisão e criar um alarm junto na colisão e seta-lá como false após o tempo do alarm. Agora sobre piscar branco você pode fazer uma sprite toda branca e depois ao invés de setar para o alarm[0] mudar o alpha mudar o sprite mesmo. Ainda, você pode trabalhar com image_blend (pro edition do GM8)
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[Resolvido]Como faço o jogador piscar quando levar dano? Empty Re: [Resolvido]Como faço o jogador piscar quando levar dano?

Mensagem por polosam Sex 14 Ago 2020, 22:07

TRFN escreveu:Agora sobre piscar branco você pode fazer uma sprite toda branca e depois ao invés de setar para o alarm[0] mudar o alpha mudar o sprite mesmo. Ainda, você pode trabalhar com image_blend (pro edition do GM8)

Gostaria de complementar que o image_blend resolve tudo, menos a cor branca. Quando declaramos que image_blend=c_white, a máquina entende imediatamente que a imagem ficará inalterada. Qualquer outra cor pinta a imagem, qualquer uma mesmo, mas o branco por padrão é o elemeto neutro. Por isso o TRFN disse que você poderia fazer sprites brancas à parte, Vaziu, porque declarar branco no game maker é o mesmo que dizer "deixe como está".

Agora, ainda falando da versão pro do GM8, até que dá para dar um migué com draw_set_blend_mode.
[Resolvido]Como faço o jogador piscar quando levar dano? Dilma

Aqui está o GMK: LINK

Usei este código no draw:
Código:

draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y);
if piscando=1
    {
    draw_set_blend_mode(bm_add); // FOI LIGADO O BLEND MODE BM ADD
        draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y);
        draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y);
        draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y);
        draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y);
    draw_set_blend_mode(bm_normal); // DESLIGAMOS O BM ADD
    } // PS.: Quanto mais sprites iguais você desenhar umas sobre as outras, maior o contraste.
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[Resolvido]Como faço o jogador piscar quando levar dano? Empty Re: [Resolvido]Como faço o jogador piscar quando levar dano?

Mensagem por saim Ter 18 Ago 2020, 14:21

Consegui achar! Estava na minha assinatura... que eu até revisei a pouco tempo, mas não tinha olhado essa parte.
Eu traduzi, a muito tempo, um tutorial sobre blend modes. As imagens que coloquei na época, já estão quebradas, mas no original estão lá, bonitinhas.

Usando blend modes e surfaces, você pode criar versões em preto-e-branco (ou totalmente brancas) de suas sprites. Ainda não me pergunte como, estou enferrujado, ainda. Mas tem um script, sprite_desaturate, que você pode pegar (por sua conta e risco) dando um ctrl+f nessa página aqui. Esse script promete te dar uma versão dessaturada de sua sprite (com animação e tudo). Alterne com a versão colorida a cada tanto tempo (com os alarms que a moçada falou acima) e pronto, vai estar piscando. Brinque com blend modes e surfaces e tenho certeza que vai ser possível fazer uma sprite toda branca, também.
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