GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Ontem à(s) 10:08

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21


E se discutíssemos várias plataformas?

+2
vinians
polosam
6 participantes

Ir para baixo

E se discutíssemos várias plataformas? Empty E se discutíssemos várias plataformas?

Mensagem por polosam Sáb 16 maio 2020, 12:50

Saudações, galera! Fazia anos que eu não criava um tópico aqui!

Direto ao ponto: antigamente eu via o Game Maker como um programa completo capaz de monopolizar o desenvolvimento amador aqui no Brasil, mas hoje isso não condiz mais com a realidade. A turma está usando engines 3D, outras linguagens, consoles... a procura pelo Game Maker diminuiu muito.

Não que o Game Maker seja passado, mas penso que se esta comunidade abordar mais essas outras engines nós teríamos um fluxo renovado de entusiastas. Eu mesmo sou um que gostaria de gastar bastante energia para aprender o Unity, e penso que ao invés de ir procurar outra turma seria muito mais bacana ficar frequentando este espaço cheio de conhecidos - que sabem muito, mas muito sobre C#.

O que vocês acham de concursos livres onde se possa usar qualquer engine? Vocês manjam Unity?

Grato a quem leu.
polosam
polosam

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A + B
Data de inscrição : 20/12/2010
Reputação : 120
Número de Mensagens : 749
Prêmios : E se discutíssemos várias plataformas? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4


Ir para o topo Ir para baixo

E se discutíssemos várias plataformas? Empty Re: E se discutíssemos várias plataformas?

Mensagem por vinians Sáb 16 maio 2020, 13:16

Olá ! Acho legal sim que o fórum possa ter uma abranência maior, não somente o GM. Eu particularmente uso o GMS2 para criar jogos porque para jogos 2D ainda não achei nada melhor. Para jogos 3D eu pretendo usar o Godot. Mas eu não sou criador de jogos profissionais, trabalho criando software em Java e outras linguagens, mas por enquanto jogos são hobby. Resumindo, acho que devemos ter espaço para todas as engines e linguagens sim.
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2715
Prêmios : E se discutíssemos várias plataformas? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

E se discutíssemos várias plataformas? Empty Re: E se discutíssemos várias plataformas?

Mensagem por polosam Sáb 16 maio 2020, 20:29

vinians escreveu:Olá ! Acho legal sim que o fórum possa ter uma abranência maior, não somente o GM. Eu particularmente uso  o GMS2 para criar jogos porque para jogos 2D ainda não achei nada melhor. Para jogos 3D eu pretendo usar o Godot. Mas eu não sou criador de jogos profissionais, trabalho criando software em Java e outras linguagens, mas por enquanto jogos são hobby. Resumindo, acho que devemos ter espaço para todas as engines e linguagens sim.

Acho até uma questão de sobrevivência para o fórum, Vinians. Se nós começássemos a criar tópicos sobre unity, por exemplo, creio que muitas pessoas viriam para cá e este espaço ficaria movimentado de novo.
polosam
polosam

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A + B
Data de inscrição : 20/12/2010
Reputação : 120
Número de Mensagens : 749
Prêmios : E se discutíssemos várias plataformas? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4


Ir para o topo Ir para baixo

E se discutíssemos várias plataformas? Empty Re: E se discutíssemos várias plataformas?

Mensagem por vinians Sáb 16 maio 2020, 20:33

É verdade, provavalmente eu vou postar sobre GMS2, Godot ou Java, mas é isso ai, qualquer coisa estamos ai pra ajudar !
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2715
Prêmios : E se discutíssemos várias plataformas? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

E se discutíssemos várias plataformas? Empty Re: E se discutíssemos várias plataformas?

Mensagem por traveller Sáb 16 maio 2020, 21:22

polosam escreveu:Direto ao ponto: antigamente eu via o Game Maker como um programa completo capaz de monopolizar o desenvolvimento amador aqui no Brasil, mas hoje isso não condiz mais com a realidade. A turma está usando engines 3D, outras linguagens, consoles... a procura pelo Game Maker diminuiu muito.
Na real o Game Maker nunca foi o "queridinho" da galera, longe disso. Desde o remoto The Games Factory a chamada "linha click" (referindo-se aos makers da Clickteam) já era predominante sobretudo com o pessoal que não tinha qualquer experiência prévia em programação.

A Gaming Brasil, primeira comunidade nacional de gamedev a se consolidar, praticamente desconhecia o Game Maker. O mesmo ocorreu com a BR Maker, formada por ex membros da anterior após esta chegar ao fim.

Mesmo lá por volta de 2008 quando o Game Maker já estava na versão 7 (sob o selo YoYo Games) era super comum chegar nas comunidades que sucederam a Gaming Brasil de alguma forma e encontrar um ambiente quase alheio à ferramenta. Havia pouquíssimas postagens sobre o Drag 'n' Drop e quase nada de GML, basicamente uma coisa de "nicho".

O surgimento da GMBR foi praticamente uma resposta a essa lacuna, agregando a minoria que tinha preferência pelo Game Maker devido ao "poder" que ele oferecia (ao menos pra quem sabia de fato programar). Com o tempo o forum cresceu mas como uma bolha onde quem estava dentro achava que o Game Maker era "A" ferramenta e quem estava fora via a comunidade como um grupinho de crianças fazendo joguinho da bolinha vermelha no matinho verde.

Acredito que o Game Maker só tenha ganho algum destaque quando a versão Studio ofereceu uma forma relativamente acessível de publicar para mobiles, e aqui ainda falando de amadores, pois quem buscou algum nível de profissionalização migrou para as opções padrão de mercado (principalmente Unity).

Pessoalmente considero o Game Maker a melhor ferramenta 2D, desde os tempos do GM7 (ou até o 6.1), mas pra um software que supostamente visava o público amador ele tinha um aspecto meio intimidativo, o que frequentemente era associado a algo "chato" e portanto afastava grande parte dos iniciantes.



polosam escreveu:Não que o Game Maker seja passado, mas penso que se esta comunidade abordar mais essas outras engines nós teríamos um fluxo renovado de entusiastas.
Não sei por onde algumas pessoas aqui tem "andado", mas o modelo forum vem perdendo espaço para as plataformas de redes sociais e bate papo (Slack, Discord, etc) já tem uns bons anos. A GMBR morreu, deu lugar ao The Game Makers Brasil que trouxe essa proposta multi-ferramentas e tambem morreu.

A "nova geração" de gamedevs só interage através de chats tipo Discord ou, de maneira muito mais superficial, no Twitter / grupo de Facebook. Na prática o que ocorria aqui alguns anos atrás simplesmente acabou, quando muito você consegue alguma sub-seção em algum forum generico que ainda resiste pela quantidade de usuários com 25-30 anos que permanecem ativos.

Se tem interesse em x ferramenta ou y linguagem, busque cursos online, assista material avulso no Youtube, enfim, não crie empecilhos pra si mesmo (ah se tivesse um forum disso aquilo eu estudava).
traveller
traveller

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 16/05/2020
Reputação : 2
Número de Mensagens : 2
Prêmios : E se discutíssemos várias plataformas? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

E se discutíssemos várias plataformas? Empty Re: E se discutíssemos várias plataformas?

Mensagem por vinians Sáb 16 maio 2020, 21:36

Na época eu conhecia a linha "click" mas achava muito ruim. O GM vinha sendo usado bastante em varios paises de lingua inglesa.
Eu comecei a usar desde o GM 4, porque eu gostei muito do conceito de Objetos e Herança basica que ele tinha, na epoca a linha "click" nao tinha nada disso, vc tinha que repetir tudo, muito ruim. Até mesmo o Construct que também concorria so veio implementar um conceito parecendo com objetos atraves de algo chamado "Familias" que ficou mais ou menos.
Até hoje não achei nada igual em nenum maker 2D. Eu não acho que foi devido ao mobile que ele fico famoso, ele ja era bem famosinho la fora e antes não tinha nada que criava para mobile porque os telefones rodavam jogos em Java Me.
Quando ao uso do Discord não gostei, acho muito tumultuado, porque existe uma diferença muito grande entre fórum e chat. O forum é mais lento e geralmente fica melhor para se concentrar. Mas são ferramentas, acho que devemos abrir o forum para qualquer ferramenta, mas mantendo o foco em games.
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2715
Prêmios : E se discutíssemos várias plataformas? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

E se discutíssemos várias plataformas? Empty Re: E se discutíssemos várias plataformas?

Mensagem por traveller Sáb 16 maio 2020, 22:59

vinians escreveu:Na época eu conhecia a linha "click" mas achava muito ruim. O GM vinha sendo usado bastante em varios paises de lingua inglesa.
Eu comecei a usar desde o GM 4, porque eu gostei muito do conceito de Objetos e Herança basica que ele tinha, na epoca a linha "click" nao tinha nada disso, vc tinha que repetir tudo, muito ruim. Até mesmo o Construct que também concorria so veio implementar um conceito parecendo com objetos atraves de algo chamado "Familias" que ficou mais ou menos.
Também não gosto, chega a ser cansativo você encadear aquele monte de ações pré-definidas pra fazer algo que com poucas linhas de código fica muito mais funcional. Mas a questão é que alguém que sabe porcamente o que são variáveis consegue pegar um starter template no Construct e adicionar ações pra sair um joguinho, e a qualidade desse joguinho vai depender muito mais da experiência do dev com jogos que o quanto ele domina da ferramenta (muito diferente do que acontece no Game Maker).

Eu mesmo conheço um cara que não sabe nem o que é uma instância, mas faz jogos muito superiores aos meus pelo fato que ele tem um histórico gigantesco com videogames (e não falo de conhecimento técnico nem nada disso, é vivência, jogar os ditocujos).

Pra alguém como esse cara o Game Maker é uma perda de tempo, muito provavelmente não conseguiria fazer o que faz no Construct ou mesmo MMF2 se tentasse aprender a programar. A massiva maioria pensa que no final o que importa é o resultado, dane-se se você fez funções recursivas otimizadas ou tem 1 objeto/ator pra cada botão do menu (contanto que funcione).



vinians escreveu:Até hoje não achei nada igual em nenum maker 2D. Eu não acho que foi devido ao mobile que ele fico famoso, ele ja era bem famosinho la fora e antes não tinha nada que criava para mobile porque os telefones rodavam jogos em Java Me.
Existe uma diferença entre ser conhecido e ser o (ou um dos) padrão. Dependendo do meio que você frequentasse o Game Maker era bastante comentado, eu mesmo conheci ele através de conteúdo que li sobre na internet.

Não posso afirmar como eram as comunidades estrangeiras porque não frequentei (com exceção da própria GMC mas que pra esse efeito não conta), mas aqui no Brasil era absurdamente nítido que algo como 7-8 em cada 10 joguinhos de maker publicados nos foruns eram da linha click.

Em relação a publicação de jogos, também era mais comum encontrar projetos desenvolvidos na linha click nos sites de download (Baixaki e afins). Já no caso do Game Maker algo que ao meu ver contribui pra vender a ideia que MMF/Construct eram mais "user friendly" foram os trabalhos precários que o pessoal enviava.

Nunca se tratou de uma ferramenta ser melhor ou pior que a outra, mas sim o público que as usava ter maior ou menor afinidade com videogame. Grosso modo os jogos de Game Maker tendiam a uma experiência mais próxima de títulos do DOS (só pra citar um exemplo), muito provavelmente porque os autores se identificaram com o Game Maker por serem mais velhos e talvez terem alguma experiência anterior com programação em PCs/lógica de programação.

Ao mesmo tempo os devs da linha click pendiam pra jogos mais estilizados, gêneros mais atuais (na época), talvez por serem mais jovens e com uma visão mais unilateral (não tem ideia de como funciona a programação de um jogo, mas cresceram jogando 16-32 bits).

Vale ressaltar que até mesmo a questão da pirataria pode ter pesado a favor da linha click no Brasil. Lembro que na BR Maker mesmo o pessoal compartilhava por fora versões crackeadas do MMF2 muito antes de surgirem cracks para o Game Maker pós YoYo Games.



vinians escreveu:Quando ao uso do Discord não gostei, acho muito tumultuado, porque existe uma diferença muito grande entre fórum e chat. O forum é mais lento e geralmente fica melhor para se concentrar. Mas são ferramentas, acho que devemos abrir o forum para qualquer ferramenta, mas mantendo o foco em games.
A geração atual (e até parte da anterior) não dá a mínima pro interpessoal, somente querem resolver o problema que está impedindo o progresso naquele momento, se possível de imediato e com uma solução oferecida pronta pra uso.

Dependendo do "nível" do ambiente você pode ser até hostilizado ao tentar explicar o problema pra pessoa (já recebi um "mano quero fazer x coisa, não quero diploma da nasa não ¬¬"). Fora isso tem o pessoal que gosta de assistir vídeos, mas que também não está nem ai pra aprender, querem seguir passo a passo igualzinho está lá, e geralmente não conseguem resultando em reclamação nos comentários.

Verdade seja dita, as comunidades de anos atrás não eram lá muito diferentes na questão do aprendizado, haviam alguns usuários que tinham interesse e disposição pra aprender, outros com paciência pra ensinar, mas no geral era pedir o que precisava naquele momento e esperar um bloco de código (ou print de ações pra linha click) pronto pra uso. A convivência se dava pela disponibilidade de grande parte dos usuários (em idade escolar), num mundo onde crianças de 4 anos não ficavam com um iPhone no nariz 12 horas por dia.

O forum está ai (assim como o TGM está lá), as pessoas não frequentam mais não porque é só sobre x ou y (e como já disse, o TGM é multi e morreu a mesma coisa), elas não frequentam porque o mundo mudou e por mais que alguns de nós mais velhos queiram que não, esse modal está totalmente obsoleto!

Volta e meia o assunto retorna, já foi debatido inúmeras vezes ao longo dos últimos anos e não por acaso quem está mais por dentro do cenário (e não em bolhas) tem uma posição parecida com a que o usuário Lukbebalduke postou dia desses:
Lukbebalduke em outro tópico escreveu:Além disso, outro desafio é que forum dedicado hoje em dia me parece uma coisa alienigena. Abrir esse forum é muito nostalgico, mas ao mesmo tempo eu acho engraçado porque jamais imaginaria alguem usando essa plataforma hoje em dia. Todo mundo parece usar o combo Reddit + Discord.
traveller
traveller

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 16/05/2020
Reputação : 2
Número de Mensagens : 2
Prêmios : E se discutíssemos várias plataformas? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

E se discutíssemos várias plataformas? Empty Re: E se discutíssemos várias plataformas?

Mensagem por vinians Sáb 16 maio 2020, 23:06

Como diz meu pai, "é memo". Mas então, o fórum está ai, quem quiser usar, estaremos ai pra tentar ajudar e porque não, participar, Discord ? Nem a pau Juvenal.
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2715
Prêmios : E se discutíssemos várias plataformas? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

E se discutíssemos várias plataformas? Empty Re: E se discutíssemos várias plataformas?

Mensagem por vinians Dom 17 maio 2020, 00:01

Eu acho é que o forum perde com discusões infinitas como essa ao invés de criarmos jogos, afinal o intuito deste fórum sempre foi a criação de jogos. Na minha opinião deveriamos nos ajudar, sem querer ser melhor que ninguem e nem ficar mastigando vento. Vamos criar jogos, vamos aumentar a abrangência das linguagens, e sim, vamos ser um clubinho de amigos, porque o que mais estamos precisando no momento é amizade.
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2715
Prêmios : E se discutíssemos várias plataformas? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

E se discutíssemos várias plataformas? Empty Re: E se discutíssemos várias plataformas?

Mensagem por PedroX Dom 17 maio 2020, 00:11

Serão apagados comentários que promovam a extinção, diminuição do uso ou a não utilização da GMBR. Certamente não é disso que o fórum se trata. A insistência resultará em anulação da conta. Postagens de membros que sabidamente foram banidos não serão igualmente aceitas.

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : E se discutíssemos várias plataformas? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

E se discutíssemos várias plataformas? Empty Re: E se discutíssemos várias plataformas?

Mensagem por vinians Dom 17 maio 2020, 00:20

PedroX escreveu:Serão apagados comentários que promovam a extinção, diminuição do uso ou a não utilização da GMBR. Certamente não é disso que o fórum se trata. A insistência resultará em anulação da conta. Postagens de membros que sabidamente foram banidos não serão igualmente aceitas.
Que bom ! Tem gente que só gosta de andar pra traz hehehe. Agente pode até fazer um jamzinho pra animar a galera, vamos nos aconchegando ai no forum pessoal ;-)
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2715
Prêmios : E se discutíssemos várias plataformas? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

E se discutíssemos várias plataformas? Empty Re: E se discutíssemos várias plataformas?

Mensagem por TRFN Dom 17 maio 2020, 21:03

Eu sou adepto a ideia de promovermos um concurso, para relembrar os bons tempos (ate criei um topico de sugestão mas enfim kk). Quanto a ideia mencionada pelo @polosam, e uma excelente concepção e deve ser considerada. Podemos aprofundar nossos conhecimentos e estudar outras ferramentas não atrapalharia a ideia geral do conceito de uma "comunidade virtual de aprendizado". Podemos começar introduzindo o C#, o que acham?
TRFN
TRFN

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C + C + C
Data de inscrição : 16/01/2012
Reputação : 70
Número de Mensagens : 1192
Prêmios : E se discutíssemos várias plataformas? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Web Tecnology
  • Javascript
  • Outros


https://site13.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

E se discutíssemos várias plataformas? Empty Re: E se discutíssemos várias plataformas?

Mensagem por vinians Dom 17 maio 2020, 21:12

Ola pessoal, acho á idéia de concurso bem legal! Eu participaria. Quanto ao C#já fiz alguma coisa nele, mas nada em relação a jogos, mas eu apoio qualquer iniciativa de conhecimento. Atualmente, pretendo estudar Godot mas fazendo os scrips em GDScript não em C#, estou brincando com PICO8 também :-)
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2715
Prêmios : E se discutíssemos várias plataformas? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

E se discutíssemos várias plataformas? Empty Re: E se discutíssemos várias plataformas?

Mensagem por polosam Dom 17 maio 2020, 21:24

Opa, se tiver concurso eu participo também! Não é porque estamos reduzidos que um evento assim fracassaria. Acho até que seria um respiro para o fórum ter esse tipo de movimento, onde os membros antigos se esforçariam para mostrar suas "novas habilidades".



polosam
polosam

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A + B
Data de inscrição : 20/12/2010
Reputação : 120
Número de Mensagens : 749
Prêmios : E se discutíssemos várias plataformas? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4


Ir para o topo Ir para baixo

E se discutíssemos várias plataformas? Empty Re: E se discutíssemos várias plataformas?

Mensagem por vinians Dom 17 maio 2020, 21:34

Seria legal mesmo! Estou estou sempre fazendo jogos por hobby. Não sei se vocês conhecem, mas já ourivam falar do PICO-8 ? É um console virtual que você pode fazer jogos e ele já esporta para HTML5 é ja tem editor de som, musica, sprites, etc, achei bem legal. Tem gente até criando jogos comerciais nele hehehe, mas eu participo seja la qual for a idéia de vocês, estamos juntos!
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2715
Prêmios : E se discutíssemos várias plataformas? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

E se discutíssemos várias plataformas? Empty Re: E se discutíssemos várias plataformas?

Mensagem por TRFN Dom 17 maio 2020, 21:39

vinians escreveu:Seria legal mesmo! Estou estou sempre fazendo jogos por hobby.  Não sei se vocês conhecem, mas já ourivam falar do PICO-8 ? É um console virtual que você pode fazer jogos e ele já esporta para HTML5 é ja tem editor de som, musica, sprites, etc, achei bem legal. Tem gente até criando jogos comerciais nele hehehe, mas eu participo seja la qual for a idéia de vocês, estamos juntos!
Bem interessante Vinians! Vou pesquisar a respeito do PICO-8. Eu andei utilizando o Tululoo Game Maker, tem uma proposta interessante se somado a novas tecnologias do JavaScript kk Uai galera bora organizar um concurso, criei um topico de ideia. Podemos desenvolve-lo e organizar o concurso, o que acham? Tópico: https://gmbr.forumeiros.com/t33210-ideia-concurso-para-relembrar-os-bons-tempos
TRFN
TRFN

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C + C + C
Data de inscrição : 16/01/2012
Reputação : 70
Número de Mensagens : 1192
Prêmios : E se discutíssemos várias plataformas? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Web Tecnology
  • Javascript
  • Outros


https://site13.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

E se discutíssemos várias plataformas? Empty Re: E se discutíssemos várias plataformas?

Mensagem por TRFN Dom 17 maio 2020, 21:39

vinians escreveu:Seria legal mesmo! Estou estou sempre fazendo jogos por hobby.  Não sei se vocês conhecem, mas já ourivam falar do PICO-8 ? É um console virtual que você pode fazer jogos e ele já esporta para HTML5 é ja tem editor de som, musica, sprites, etc, achei bem legal. Tem gente até criando jogos comerciais nele hehehe, mas eu participo seja la qual for a idéia de vocês, estamos juntos!
Bem interessante Vinians! Vou pesquisar a respeito do PICO-8. Eu andei utilizando o Tululoo Game Maker, tem uma proposta interessante se somado a novas tecnologias do JavaScript kk Uai galera bora organizar um concurso, criei um topico de ideia. Podemos desenvolve-lo e organizar o concurso, o que acham? Tópico: https://gmbr.forumeiros.com/t33210-ideia-concurso-para-relembrar-os-bons-tempos
TRFN
TRFN

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C + C + C
Data de inscrição : 16/01/2012
Reputação : 70
Número de Mensagens : 1192
Prêmios : E se discutíssemos várias plataformas? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Web Tecnology
  • Javascript
  • Outros


https://site13.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

E se discutíssemos várias plataformas? Empty Re: E se discutíssemos várias plataformas?

Mensagem por dharrison Ter 19 maio 2020, 00:51

vinians escreveu:Eu acho é que o forum perde com discusões infinitas como essa ao invés de criarmos jogos, afinal o intuito deste fórum sempre foi a criação de jogos. Na minha opinião deveriamos nos ajudar, sem querer ser melhor que ninguem e nem ficar mastigando vento. Vamos criar jogos, vamos aumentar a abrangência das linguagens, e sim, vamos ser um clubinho de amigos, porque o que mais estamos precisando no momento é amizade.

Concordo plenamente. Dando meu singelo pitaco aqui:

No passado houveram muitas coisas que aconteceram em decorrência de discussões como essas, e pode ser que a maioria das coisas seja verdade ou parcialmente verdade... Mas a questão é a seguinte:

Sempre fomos um grupo seleto de desenvolvedores amadores, dos quais alguns se tornaram profissionais, e antigamente havia a preocupação com a "perda da identidade" do fórum. Mas no final das contas pessoal, nós somos a comunidade, então vamos deixar com que o fórum fale sobre o que nós usamos para brincar ou trabalhar! :C:

E se o fórum continuar restrito a um bando de véio paia, que seja, estamos aqui pra isso mesmo kkkk blz
dharrison
dharrison

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : A - B
Data de inscrição : 04/02/2009
Reputação : 120
Número de Mensagens : 1363
Prêmios : E se discutíssemos várias plataformas? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 9 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 2.0
  • C#


Ir para o topo Ir para baixo

E se discutíssemos várias plataformas? Empty Re: E se discutíssemos várias plataformas?

Mensagem por vinians Ter 19 maio 2020, 01:01


Sempre fomos um grupo seleto de desenvolvedores amadores, dos quais alguns se tornaram profissionais, e antigamente havia a preocupação com a "perda da identidade" do fórum. Mas no final das contas pessoal, nós somos a comunidade, então vamos deixar com que o fórum fale sobre o que nós usamos para brincar ou trabalhar! :C:

E se o fórum continuar restrito a um bando de véio paia, que seja, estamos aqui pra isso mesmo kkkk blz
Adorei o seu ponto de vista! Estamos implementando algumas mudanças e logo teremos mais seções especificas pra várias tecnologias.
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2715
Prêmios : E se discutíssemos várias plataformas? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

E se discutíssemos várias plataformas? Empty Re: E se discutíssemos várias plataformas?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos