Plataformas de criação de jogos

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Plataformas de criação de jogos

Mensagem por irlansn em Seg 10 Set 2012, 21:36

Eu uso o Game Maker a anos, e sou um eterno defensor desta plataforma para criação de jogos independentes (os famosos indie games). Porem venhamos e convenhamos que o Game Maker é ainda um pouco amador e perfeito apenas para criação de jogos casuais como Angry Birds, Cut the Rope, Cover Orange, Jetpack Joyride e outros, porem jogos indie games mais profissionais como Super Meat Boy, Fez, Braid, etc. Não é possível fazer-los no Game Maker, pois embora ele seja extremamente completo ele ainda é muito limitado, como por exemplo:
-Não faz jogos para rodar no Xbox 360;
-Não suporta com facilidade jogos com resoluções altas (como o full HD);
-Entre outras coisinhas que parecem ser bestas mas que fazem uma grande diferença no resultado final...

Estava pensando em estudar também o XNA que é da própria Microsoft e faz jogos para windows, Xbox 360...

Então eu queria saber, do pessoal que quer trabalhar MESMO com a criação de jogos independentes, o que querem fazer futuramente? Trocar de plataforma e usar o GM apenas para criação de jogos individuais? Para que plataforma mudar? Existe softwares não necessariamente mais simples porem mais potentes para criação de jogos individuais?

Queria ouvir a opinião do pessoal

flw

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Re: Plataformas de criação de jogos

Mensagem por Neutral em Seg 10 Set 2012, 22:27

Cara, os jogos para mobiles tão muito fortes no mercado, E o GMStudio é perfeito pra isso. Talvez os desenvolvedores indies tenham até mais chance desenvolvendo para mobiles do que Windows Live. E ao contrário do que você disse, o GM não serve só pra jogos casuais. Apesar de a maioria do pessoal apostar nos casuais, é tão possível quanto viável desenvolver outros tipos de jogos. Na minha opinião, as engines que HOJE eu mais apostaria no mercado indie são o GM, a Torque e a Unity, levando em consideração o preço e as plataformas para quais exportam.

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Re: Plataformas de criação de jogos

Mensagem por cascavelo em Seg 10 Set 2012, 22:40

Xna vai ser abandonado pela microsoft com a chegada do Windows 8, Com mais de 2500 jogos feitos em Xna na live acho que só uns 5 chegaram a ter lançamento comercial.
No GMS você pode fazer jogos profissionais sim, o principal limitador que era o desempenho não existe mais, o jogo ficam extemamente mais rápido. Novas funções estão sendo incorporadas dia a dia, estou esperando criarem uma sessão pra GMS pra poder abrir um Tópico "Diferenças do GM8 para o GMS". Isto porque todo mundo tá achando que é a mesma coisa, quero postar uns vídeos com os avanços em relação a versão antiga.
Se você gosta de jogos 2d, vá para o GMS, a informação o GM não dá bom suporte a gráficos HD não procede, o desempenho de jogos com gráficos em HD está diretamente ligado ao poder de processamento da placa gráfica.
Agora se o seu negócio é 3d, não tem nada melhor que Unity, é praticamente um GM voltado pra 3d. Baixe a versão gratuita pra você conhecer, já vem com um jogo inteirinho pronto pra você mexer a vontade. Precisa de um computador potente.
Dá uma olhada nesta página, tem praticamente tudo que você vai encontrar pra fazer indie games:
http://alternativeto.net/software/game-maker/

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Re: Plataformas de criação de jogos

Mensagem por PedroX em Seg 10 Set 2012, 23:18

O principal limitador que era o desempenho não existe mais, o jogo fica extremamente mais rápido.
De um jeito ou de outro os jogos HTML5 são sempre mais lerdos. Mas o runner em C++ para executáveis acelera bastante o que era mais lento.

estou esperando criarem uma sessão pra GMS pra poder abrir um Tópico "Diferenças do GM8 para o GMS". Isto porque todo mundo tá achando que é a mesma coisa, quero postar uns vídeos com os avanços em relação a versão antiga.
Sobre essa seção... como vocês esperam que ela seja (o que ela teria)?

Voltando ao tópico. O GM serve sim para fazer bons jogos. Agora se você quer fazer aqueles jogos imensos e com extrema velocidade, o melhor a fazer é usar uma linguagem de programação com uma de suas bibliotecas. Mas não é realmente necessário, pois o GM resolve grande parte do problema.

Até mais!

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Re: Plataformas de criação de jogos

Mensagem por irlansn em Seg 10 Set 2012, 23:20

Pessoal não estou dizendo que o GM é ruim, nem que ele não presta ou que não esta em constante evolução.
Eu conheço o GMS, claro que conheço, já testei e tudo, e não estou falando de HD, HD é mole, estou falando de FULL HD fases plataforma com 10.000 pixels de comprimento ou mais.
Sim sei que isso é referente a placa de vídeo, mas acho que uma placa de vídeo 4GB DDR3-1600 | GeForce GTX 580 | Intel core i7-2600 3.40GHz | 16GB RAM é mais que o suficiente, rsrs' Tenho o pc que eu trabalho, o que acabei de descrever e o que faço meus teste, pois não é todo mundo que vai ter um PC bom em casa....

Fico triste em saber que o Xna será abandonado... Mas ainda sim, queria uma plataforma mais potente para criação de jogos 2d, quero fazer jogos profissionais da qualidade 100%.
Como o Super Meat Boy que já sitei por exemplo. Um jogo que foi feito para xbox 360, feito por 2 pessoal, um indie game, com gráficos lindos e enormes, mas que rodando no windows gasta só 300 mb de RAM, um jogo feito no GMS/GM8 em full hd com gráficos semelhantes ao meat boy, usando um sistema de loading antes de cada faze, carregando as imagens só quando forem usadas, ultrapassa os 600 mb de RAM, sem contar com a placa gráfica... O GMS/GM são muito bons mas para fazer jogos em grande escala com umas 80/100 fases cada uma com seus gráficos diferenciados, e no minimo 5.000x5.000 em pixels ele é muito limitado.... Não sei como mas o Super Meat Boy e outros usam gráficos ainda maiores e são simplesmente leves....



Quero de fato viver de jogos e para isso é necessário fazer jogos extremamente polidos e perfectionistas.... (sugiro que assistam o filme: Indie Game: The Movie foi a fonte de minha inspiração)
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Re: Plataformas de criação de jogos

Mensagem por vinians em Seg 10 Set 2012, 23:32

Game Maker = Produtividade = Facilidade de Uso = Multiplataforma. Eu desconheço um programa que faça o que o GM faz. Quanto a usar outras plataformas para criar jogos imensos em Full HD real, creio que não é para um desenvolvedor solitario ou pra uma equipe <= 4 pessoas. Jogos em grandes escalas requerem uma grande equipe e muita grana pra poder criar. Acho que para desenvolvimento indie, o GM é perfeito. O que realmente precisa, para todos nós é foco, foco é a coisa mais dificil hoje em dia com tantas coisas tirando nossa atenção (eu por exemplo estou em um projeto e agora escrevendo este post e lendo emails etc), quando focarmos mais, e somente começarmos um projeto apos terminar completamente outro, a coisa muda de figura.
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Re: Plataformas de criação de jogos

Mensagem por irlansn em Seg 10 Set 2012, 23:40

vinians escreveu:Game Maker = Produtividade = Facilidade de Uso = Multiplataforma. Eu desconheço um programa que faça o que o GM faz. Quanto a usar outras plataformas para criar jogos imensos em Full HD real, creio que não é para um desenvolvedor solitario ou pra uma equipe <= 4 pessoas. Jogos em grandes escalas requerem uma grande equipe e muita grana pra poder criar. Acho que para desenvolvimento indie, o GM é perfeito. O que realmente precisa, para todos nós é foco, foco é a coisa mais dificil hoje em dia com tantas coisas tirando nossa atenção (eu por exemplo estou em um projeto e agora escrevendo este post e lendo emails etc), quando focarmos mais, e somente começarmos um projeto apos terminar completamente outro, a coisa muda de figura.
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Sim concordo, falta e MUITO foco, e como já falei, é serio gente o filme Indie Game: The Movie é quase que obrigatório se queremos trabalhar com isso... Mas é possível sim uma equipe com menos de 4 pessoas fazer um mega jogo, é disso que o filme fala, jogos que levam 2-5 anos para ficar prontos, mais são simplesmente PERFEITOS deixando os criadores milionários... Estou falando sim de MEGA jogos, jogos que sejam digamos "vendíveis" para virar febre por serem muito bons.... Só assim é possível viver de jogos indie com "conforto" digamos assim...

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Re: Plataformas de criação de jogos

Mensagem por PedroX em Seg 10 Set 2012, 23:42

10.000 pixels?

10.000 * 800 * 3 = 24.000.000 de bytes.

Carregar um background de 23,5 MB é pedir demais. O jogo irá carregar todos os sprites, sons, tiles juntamente com o background. Sua placa de vídeo vai sobrecarregar com tanta coisa. Tanto é que muitas vezes dá Unexpected Error.

O que esses jogos fazem geralmente é carregar partes do background. Só que antes de você chegar no fim eles já começam a carregar outra parte (o jogo não para nesses casos, pois são multi-threaded). Ao passar daquela parte eles liberam a memória do background anterior. Tanto é que mesmo você voltando para uma parte já carregada às vezes ele demora um pouco para carregar.

Até mais!

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Re: Plataformas de criação de jogos

Mensagem por irlansn em Seg 10 Set 2012, 23:50

Pedrø escreveu:10.000 pixels?

10.000 * 800 * 3 = 24.000.000 de bytes.

Carregar um background de 23,5 MB é pedir demais. O jogo irá carregar todos os sprites, sons, tiles juntamente com o background. Sua placa de vídeo vai sobrecarregar com tanta coisa. Tanto é que muitas vezes dá Unexpected Error.

O que esses jogos fazem geralmente é carregar partes do background. Só que antes de você chegar no fim eles já começam a carregar outra parte (o jogo não para nesses casos, pois são multi-threaded). Ao passar daquela parte eles liberam a memória do background anterior. Tanto é que mesmo você voltando para uma parte já carregada às vezes ele demora um pouco para carregar.

Até mais!

Ótimo, então como faço isso no GM?!... Esse é o problema... 10.000 pixels não é nada para um jogo indie game bem feito, principalmente se tratando de jogo plataforma, onde as fases tendem ser maiores que o "normal" em full hd então....
Novamente sitarei a fase que esta me dando tanto trabalho, a ponto de tentar mudar de plataforma:

Isso não é nada para o que quero fazer no jogo... isso é só a 1ª fase.... Comparando com uma fase de Meat boy por exemplo (dependendo da faze claro) isso não é nem 1/3....

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Re: Plataformas de criação de jogos

Mensagem por Lukbebalduke em Ter 11 Set 2012, 06:11

Código:
Ótimo, então como faço isso no GM?!...
Voce ta pensando de cabeça fechada amigo... sempre existem outras formas, me lembro de um jogo do Sigiloso que tinha um bonequinho nun laberinto azul... parecia tudo a mesma faze mas eram rooms diferentes ! (eu acho XD) entao sempre existe um jeito no Gm amigo.. Ou talvez quem sabe nao exista um jeito de onde voce for andando ir carregando ?

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Re: Plataformas de criação de jogos

Mensagem por irlansn em Ter 11 Set 2012, 06:46

pinpi escreveu:
Código:
Ótimo, então como faço isso no GM?!...
Voce ta pensando de cabeça fechada amigo... sempre existem outras formas, me lembro de um jogo do Sigiloso que tinha um bonequinho nun laberinto azul... parecia tudo a mesma faze mas eram rooms diferentes ! (eu acho XD) entao sempre existe um jeito no Gm amigo.. Ou talvez quem sabe nao exista um jeito de onde voce for andando ir carregando ?
Meu amigo, mesmo que revolvêssemos todos esses "incômodos" que existem para criação de jogos enormes, ainda sim o GM/GMS ainda não exporta para as maiores plataformas indie game de grande escala, que é principalmente o xbox 360....
EDITE:
Quem sabe o GMS com sua variação de exportação um dia faça jogos para varias outras plataformas, mas não dá para esperar se não se tem nem uma previsão como tinha antes com o motor 3D.....

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Re: Plataformas de criação de jogos

Mensagem por PedroX em Ter 11 Set 2012, 17:32

Ele exporta para várias plataformas. Mas também não existe engine que exporte para todas. Você sempre vai encontrar uma que exporta para uma e não para outra.

Até mais!

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Re: Plataformas de criação de jogos

Mensagem por vinians em Ter 11 Set 2012, 17:52

irlansn escreveu:
pinpi escreveu:
Código:
Ótimo, então como faço isso no GM?!...
Voce ta pensando de cabeça fechada amigo... sempre existem outras formas, me lembro de um jogo do Sigiloso que tinha um bonequinho nun laberinto azul... parecia tudo a mesma faze mas eram rooms diferentes ! (eu acho XD) entao sempre existe um jeito no Gm amigo.. Ou talvez quem sabe nao exista um jeito de onde voce for andando ir carregando ?
Meu amigo, mesmo que revolvêssemos todos esses "incômodos" que existem para criação de jogos enormes, ainda sim o GM/GMS ainda não exporta para as maiores plataformas indie game de grande escala, que é principalmente o xbox 360....
EDITE:
Quem sabe o GMS com sua variação de exportação um dia faça jogos para varias outras plataformas, mas não dá para esperar se não se tem nem uma previsão como tinha antes com o motor 3D.....

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A principal plataforma para jogos indie hoje em dia é Android e iOS e é claro jogos sociais como os jogos em js do facebook, e todas estas são cobertas pelo GMS. É justamente onde nós, meros mortais, ainda temos alguma chance de criar algo que venda.
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Re: Plataformas de criação de jogos

Mensagem por Joton em Ter 11 Set 2012, 18:20

estou esperando criarem uma sessão pra GMS pra poder abrir um Tópico "Diferenças do GM8 para o GMS". Isto porque todo mundo tá achando que é a mesma coisa, quero postar uns vídeos com os avanços em relação a versão antiga.

Pedro:

Sobre essa seção... como vocês esperam que ela seja (o que ela teria)?

Falei sobre isso na sala de reuniões no tópico de sugestões, e nem um adm se manifestou.

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Re: Plataformas de criação de jogos

Mensagem por irlansn em Ter 11 Set 2012, 18:45

vinians escreveu:A principal plataforma para jogos indie hoje em dia é Android e iOS e é claro jogos sociais como os jogos em js do facebook, e todas estas são cobertas pelo GMS. É justamente onde nós, meros mortais, ainda temos alguma chance de criar algo que venda.
Flws!

Volto a repetir (pela 3ª vez) que devemos assistir o filme Indie Game: The Movie (Joton pela sua assinatura já deve ter visto...) E como já disse, eu não estou falando de jogos casuais, estou falando de jogos em grande escala como Fez, Super Meat Boy, Minecraft, Braid etc... Jogos que não serão rodados em um android, um iOS ou em uma plataforma js tão sedo.... Claro que podemos fazer duas divisões dentro do seguimento "indie game" jogos casuais, não necessariamente mal feitos ou pequenos, mas sim jogos bem polidos e feitos para jogar como o próprio nome de por um acaso. Estou falando de jogos que os jogadores passem horas para zerar, jogos que sejam muito bem avaliados e que virem febre.... Também como já falei jogos com 80/100 fases ou mais....

Por favor galera, não confunda as coisas, não estou falando de um seguimento de indie games casuais, estou falando de jogos a grande escala, jogos que pareçam ser impossível ser feito por apenas 4 ou menos profissionais, mas que se torna possível com alguns anos de dedicação


Peguei a imagem no site do Joton

Joton por favor, não saia do assunto do tópico para não girar uma bagunça isso aqui Very Happy


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Re: Plataformas de criação de jogos

Mensagem por cascavelo em Ter 11 Set 2012, 19:19

Alguém está conseguindo ver as imagens que irlansn tá postando?
Eu não consegui ver nada, só aparece aquele quadradinho de quando não há imagem.

Como o Super Meat Boy que já sitei por exemplo. Um jogo que foi feito para xbox 360, feito por 2 pessoal, um indie game, com gráficos lindos e enormes
Super Meat Boy tem elementos repetitivos no cenário, preste bem atenção, não é feito com um background só, são tiles. Você sabia que tiles não precisam ser quadrados ? E podem ter transparência igual a sprites podendo ser sobrepostos?
Você viu o meu jogo Mr. toad? Aqueles ramos que tem dos lados são tiles com transparência e a room tem 600x10.000, não tive nenhum problema em fazer aquilo e olha que foi feito pra rodar em celular que tem ram de 150m e Cpu de 880mhz, imagina o que dá pra fazer em um jogo pra PC.

Meu amigo, mesmo que revolvêssemos todos esses "incômodos" que existem para criação de jogos enormes, ainda sim o GM/GMS ainda não exporta para as maiores plataformas indie game de grande escala, que é principalmente o xbox 360....
O xbox360 e o ps3 já está com seus dias contados, pode ter certeza que nenhum desenvolvedor indie vai conseguir fazer jogos para a próxima geração de videogames, de tão complexos que serão e ela vem justamente pra acabar com este mercado que está dando prejuízo pras grandes empresas. Só vai restar pra gente o mercado mobile mesmo, aproveite enquanto é tempo.
Se for do interesse da Yoyo games, pode ter certeza que o GMS vai exportar jogos pra XNA, não é nada difícil. Havia previsão de exportar jogos para PSP, tem até funções de PSP no GMS, mas como é uma platarforma fora de linha eles resolveram não investir mais.
Arruma o link da imagem do jogo que você quer fazer, porque não consigo ver e assim não posso lhe ajudar, se estiver mesmo a fim de resolver isto me passa a imagem por MP. Barreiras foram feitas pra serem ultrapassadas é assim em tudo na vida, não é diferente na produção de games.
Jogos que não serão rodados em um android, um iOS
Você não deve ter um android com tegra ou um Ipad de última geração, senão não diria tamanha besteira. A capacidade dos novos processadores pra mobile é tão grande que vão lançar um video game baseado em android com tegra3. Jogos exclusivos da nvidia rodando em tegra 3 chegam a ser melhores que jogos de X360.
Dá um olhadinha aqui:
http://www.tecmundo.com.br/video-game/26454-ouya-console-baseado-no-android-e-aberto-para-hackers-esta-pronto.htm





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Re: Plataformas de criação de jogos

Mensagem por Kabeção em Ter 11 Set 2012, 21:31

Esse jogo que está fazendo seria um perigo para nossos computadores se continuar a ver as coisas assim. nuu

Você está olhando apenas o resultado e não o conceito.

Quando aprender a metodologia por trás do uso dos resources vai perceber que todos os jogos que citou são coisas muito pequenas e simples principalmente Super Meat Boy e Braid.

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Re: Plataformas de criação de jogos

Mensagem por irlansn em Ter 11 Set 2012, 22:30

Bem amigos, eu passei o dia passando neste projeto....
É impossível negar que estou querendo de mais da placa de vídeo....
Mas não vejo como "dividir" a imagem e ficar carregando e descarregando sem dar leg no jogo, porque uma coisa é carregar antes da fase, outra é ficar carregando e descarregando durante a fase....
Fico triste em saber que não há softwares melhores que o GM no mercado, pois ainda acho ele meio limitador....
E bom os jogos que sitei possui varias fases que de fato se repede as imagens... mas ainda sim, tem umas que não vejo como ser feito isso, talvez seja isso de ficar carregando e descarregando durante o jogo....
Em relação as plataformas, eu não falo pela potencia, e sim pelo tamanho da tela, Sim temos resoluções maravilhosas nas ultimas versões mas ainda sim o controle do player não é bom....
Sinceramente percebo que estou meio desatualizado, estou com minha vida meio corrida e sem tempo para "ficar por dentro"....
O que vou fazer é pesquisar melhor sobre o assunto, ver o que posso fazer para deixar o jogo mais leve, e espero achar uma solução que não modifique o resultado final.... Talvez dividir o senário
em imagens minusculas pode fazer com que ele carregue e descarregue com mais facilidade...

cascavelo fiz um link para download: http://dl.dropbox.com/u/98454659/fase_01_final.jpg


Queri que não há nada impossível/difícil, apenas não foi estudado...
Tinha esquecido desta fase que eu mesmo idealizei há uns meses a traz, rsrs'

Para falar a verdade queria trocar de plataforma, pois todos ao meu redor (meus colegas da equipe desse projeto, que fazem a jogabilidade, sons, gráficos etc. Meu professor da SAGA... )em fim, todos acham o GM/GMS um programa amador, não um profissional...
Acho que estavam errados, foi bom que conheci melhor o programa que uso a tantos anos...


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Re: Plataformas de criação de jogos

Mensagem por Kabeção em Qua 12 Set 2012, 01:27

Não carregue nada durante o jogo, no máximo só no inicio de cada fase.

Você quer usar essa imagem toda de uma vez só? Esse é o problema.
A casa, nuvens, plano de fundo, lua, as arvores, cada parte de terra. Tudo tinha que ser separado em backgrounds e montado na room.

Se você tiver o source da imagem com o fundo, nuvens e a terra separada eu posso te fazer um exemplo de como organizar e montar tudo isso na room.

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Re: Plataformas de criação de jogos

Mensagem por irlansn em Qua 12 Set 2012, 06:55

Kabeção escreveu:Não carregue nada durante o jogo, no máximo só no inicio de cada fase.

Você quer usar essa imagem toda de uma vez só? Esse é o problema.
A casa, nuvens, plano de fundo, lua, as arvores, cada parte de terra. Tudo tinha que ser separado em backgrounds e montado na room.

Se você tiver o source da imagem com o fundo, nuvens e a terra separada eu posso te fazer um exemplo de como organizar e montar tudo isso na room.

O cascavelo me sugeriu a mesma coisa por MP, isso pode deixar o peso na placa gráfica menor, mas não vai aumentar a memoria RAM? ela já esta em 600 MB.....
Aqui as imagens da fase: https://www.dropbox.com/s/3uzvxuhwbqyj4t9/SPRITES_FASE_1.rar Tem o céu, as nuvens, os montes e o que fica na frente do player....

Obrigado pela ajuda de todos Very Happy
flw

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Re: Plataformas de criação de jogos

Mensagem por Grand Theft Minecart em Qua 12 Set 2012, 12:05

Cheguei atrasado no assunto, mas vamos lá, hehe.
Cara, você disse que o Game Maker não faz jogos ao nível de Super Meat Boy, Braid etc,(Esqueceu de Minecraft, ahhhhh)mas faz sim, existe jogos que vi que são incríveis que foram feitos no Game Maker, como:Focus, Karoshi etc(Vi tudo na YoyoGames, hehe), mas realmente, ele não faz jogos de PS3 e XBOX360, mas pensa bem:Minecraft foi um jogo, criado pelo Notch, acho que sozinho, feito em Java, que hoje é um dos jogos mais incríveis da história que foi lançado até para o XBOX360!
____________________________________________________________
Está é a minha opinião, eu digo só para terminar que eu faço jogos no GameMaker mais é para estudar um pouco programação de jogos para fazer alguns jogos a nível de Minecraft no futuro.

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Re: Plataformas de criação de jogos

Mensagem por Kabeção em Qua 12 Set 2012, 14:38

Olá amigo, antes de fazer o exemplo queria saber qual versão do GM que você usa e se você tem o arquivo source mesmo, o feito no editor porque precisa separar tudo até aquele degrade da parte inferior do resto das imagens porque do jeito que esta eu vou só repartir a imagem em blocos de 1024x1024 e não realmente separando cada objeto para economizar memória.
Da mesma forma que as plataformas e as nuvens nos arquivos que enviou. Já as coisa por dentro de outras imagens, como aquele olhos, as pedras e raizes não precisa separar pois não a espaços vazios.
Bem é meio difícil explicar sem mostrar o exemplo.

O cascavelo me sugeriu a mesma coisa por MP, isso pode deixar o peso na placa gráfica menor, mas não vai aumentar a memoria RAM? ela já esta em 600 MB.....
600mb para um jogo 2D é muito exagero, acho que o problema, assim como a imagem é que você não esta dividindo as coisas ou carregando tudo na memória de uma vez só.
Os espaço em branco de um objeto para o outro e a falta de tiles repetidos é o que torna o jogo tão pesado.
Você precisa evitar coisas como aquele céu e o degrade irregular, é impossível de se dividir em objetos menores pois é uma coisa só então o unico jeito é repartindo em blocos que como eu falei vai gastas mais memória.
Por causa deles separar o resto é um esforço que não compensa e de fato gastara mais memória.

Vou responder no tópico que fez na área de perguntas.

A propósito, o visual das imagens é muito bom.
Quero ver o jogo completado. Happy

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Re: Plataformas de criação de jogos

Mensagem por irlansn em Qua 12 Set 2012, 14:53

Kabeção Lhe responde por MP, claro que não colocar o link aqui no tópico para qualquer um vê e baixar(vai que plagiem)

E muito abrigado mesmo pela atenção que estão me dando Very Happy É a primeira vez que faço um projeto a esse nível... Uso o GM8 PRO (não quis o 8.1 e ainda não comprei o Studio, o conheço só pelo BETA)
Bom, sinceramente não sei o que fazer para diminuir o uso de RAM Sad

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Re: Plataformas de criação de jogos

Mensagem por Kapoty em Qua 12 Set 2012, 15:10

irlansn escreveu:
Bom, sinceramente não sei o que fazer para diminuir o uso de RAM Sad

Use a cleanmen.dll ela diminui o uso de memoria RAM.

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Re: Plataformas de criação de jogos

Mensagem por irlansn em Qua 12 Set 2012, 15:43

kapoty escreveu:Use a cleanmen.dll ela diminui o uso de memoria RAM.

NOSSA, que coisa maravilhosa, queria até saber como ele faz isso affraid Feliz Amei essa dll, não conhecia, vou usar em quase todo jogo meu Very Happy

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Re: Plataformas de criação de jogos

Mensagem por kadini em Qua 12 Set 2012, 16:03

obrigado por compartilhares essa super dll, o meu jogo de 100k passou para 8k, e nem sei se a estou a uzar corretamente Smile

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Re: Plataformas de criação de jogos

Mensagem por Need 90 em Qua 12 Set 2012, 16:19

kadini, a dll n muda o peso e sim a quantidade de memoria ram a ser usada, com a cleanmem diminui o uso de memoria

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Re: Plataformas de criação de jogos

Mensagem por kadini em Qua 12 Set 2012, 16:22

eu acho que não falei em peso, eu referime há memoria, no gestor de tarefas os valores aparecem em K que corresponde há memoria Ram... Smile

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Re: Plataformas de criação de jogos

Mensagem por PedroX em Qua 12 Set 2012, 16:30

Lembrando que a DLL não é mágica. O que ela faz é limpar a memória que não é mais necessária, incluindo o cache do Windows.

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Re: Plataformas de criação de jogos

Mensagem por vinians em Qua 12 Set 2012, 16:32

Pedrø escreveu:Lembrando que a DLL não é mágica. O que ela faz é limpar a memória que não é mais necessária, incluindo o cache do Windows.
Além do fato de prender o seu jogo a plataforma windows, dificultando a portabilidade dele para outras plataformas no futuro. O certo seria mesmo estudar uma maneira de resolver o problema sem utilizar dll's externas.
Flws!

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Re: Plataformas de criação de jogos

Mensagem por PedroX em Qua 12 Set 2012, 16:53

É fácil perceber que o melhor método é o gerenciamento eficiente dos recursos. Por exemplo, os sprites são carregados na memória. Ao mudar de fase, o jogo vai parar de desenhá-lo, já que a instância foi destruída. Mas o sprite continua na placa de vídeo. Se você não apagar o sprite da placa, ele não sairá de lá. Após concluir 15, 20, 30 ou mais fases o sprite continua lá. A soma dos recursos desnecessários na placa gera um maior consumo e um retardamento do computador, pois ele precisa fazer outras coisas, como tarefas em segundo plano. Como ele não tem espaço na memória, ele começa a ficar lento. A DLL de certa forma limpa esses rastros, mas como disse o Vinians você não pode usá-la em jogos de outras plataformas.

Até mais!

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Re: Plataformas de criação de jogos

Mensagem por irlansn em Qua 12 Set 2012, 18:15

É infelizmente funciona só no windows...
Mas eu já faço isso, a cada troca de room ele descarrega e carrega os resources que serão usados... E mesmo assim a dll deixou o jogo ainda mais leve.... O que pode ser feito é que como (esse jogo especificamente) é mais para PC, usa-se a dll no windows para diminuir ainda mais e nas outras plataformas contar só com a boa utilização dos recursos....

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Re: Plataformas de criação de jogos

Mensagem por Kabeção em Qua 12 Set 2012, 18:53

Essa DLL só limpa a memoria que não é mais usada. Só vai resolver 50% do problema pois primeiro você tem que saber como lidar com a memória que será usada.

Cara, só tem uma coisa que para mim não faz sentido, qual a diferença de dividir a imagem em "Blocos" (1024X1024) ou ate menor, e dividir em objetos, e no jogo não vai repetir nenhum objeto, e sendo assim porque evitar imagens como o céu se serão divididas?
Porque o gasto de memória e processamento equivale a quantidade de pixeis da imagem, ou seja, quanto maior mais memória e mais pesado (no sentido de lentidão) o jogo fica.
E porque é bom dividir os objetos... bom, vamos pegar essa parte da imagem:

Obs.: Como é só um exemplo dimini o tamanho delas mas os cálculos a seguir foram feitos com os tamanhos originais.

Só essa parte tem 1449x1710, ou seja, 2477790 pixeis carregados (largura * altura).
As partes transparentes são pixeis da mesma forma e esta sobrando bastante. Ai já temos disperdício.
No sistema de cor ARGB (alpha, red, blue e green) cada pixel equivale a 4 bytes.
2477790 * 4 = 9911160 bytes, ou seja, 9.9 mb de memória usadas.

Agora vamos dividir eliminando espaços e separando

1449x760 = 1101240 * 4 = 4404960 bytes, 4,4 mb.



610x432 = 263520 * 4 = 1054080 bytes, 1,05.



368x396 = 145728 * 4 = 582912 bytes, 0.5 mb.



Somando 4,4 + 1.05 + 0.5 = 5,95 mb.
Economizamos 3,95mb só ali. Quase 40% de desconto pra sua placa de video.
Daria pra fazer isso em diversas partes da imagem e imagine o resultado levando em quanta todas as fases.


Agora porque tiles e imagens repetidas são essenciais em jogos:
Esse é um dos meus tiles de um projeto que parei a algum tempo.



E um background.


A primeira tem 153x250 = 38250 * 4 = 153000 bytes, 0.1 mb.
A segunda tem 64x64 = 4096 *4 = 16384 bytes, 0.02mb

Com essas imagens posso fazer diversas montagens:






Tudo isso com esses 0.12 mb.
Assim como duas instancias do mesmo objeto gastam menos memória que duas instancias de dois objetos diferentes, os tiles são pedaços desenhados em diversos pontos diferentes mas tudo da mesma imagem.
Com um pouco mais de tiles e detalhes não é difícil fazer algo diferente com as mesmas coisas:





É esse o método que o jogo Meat Boy usa em fases como essa ou essa.
Já o Braid usa tiles e backgrounds irregulares que embora poucos se repitam são cortados estrategicamente para evitar o mesmo problema que o seu, tipo esse e esse.
No caso dele devido ao realismo pouca coisa pode se repetir mas isso não quer dizer que não pode ser otimizado.

É por isso que imagens do tipo do céu devem ser evitadas porque não a nada que eu posso apagar, otimizar e/ou aproveitar em outras partes.
É importante que o artista também tenha conhecimento dessas técnicas para o trabalho dele ser totalmente aproveitado sem pesar no jogo.

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Re: Plataformas de criação de jogos

Mensagem por PedroX em Qua 12 Set 2012, 19:13

Excelentes exemplos.

Outra coisa que é legal destacar é que toda regra tem sua exceção. Não é diferente no caso. Embora durante o jogo a memória consumida será menor, na hora de carregar irá demorar mais tempo, já que são mais imagens diferentes pra carregar. Ou seja, a velocidade é menor no carregamento, mas a memória é menos desperdiçada.

Tutorial:

http://gmbr.forumeiros.com/t19480-melhorando-o-desempenho-dos-jogos?highlight=desempenho

Até mais!

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Re: Plataformas de criação de jogos

Mensagem por Kabeção em Qua 12 Set 2012, 19:28

Pedrø escreveu:Outra coisa que é legal destacar é que toda regra tem sua exceção. Não é diferente no caso. Embora durante o jogo a memória consumida será menor, na hora de carregar irá demorar mais tempo, já que são mais imagens diferentes pra carregar. Ou seja, a velocidade é menor no carregamento, mas a memória é menos desperdiçada.
Ótima observação.
Se vai mesmo usar imagens desse tamanho é bom fazer rotinas de carregamento no inicio de cada fase, não se esqueça de dizer aos jogadores que está carregando (as famosas telas de loading) se não vão achar que alguma coisa travou. No final de cada fase limpar a memória que não será usada na próxima e para isso aquele DLL é bem útil.
Temos como exemplo disso os games comerciais de grandes produtoras.

Hoje em dia jogos como o Skyrim carregam o cenário de forma silenciosa enquando o jogador se move.
Esse método é útil no 3D de cenários gigantescos mas para jogos comuns de fase e 2D não vale a pena.

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Re: Plataformas de criação de jogos

Mensagem por irlansn em Seg 17 Set 2012, 14:45

Valeuuuuuu Kabeção blz me esclareceu muitas duvidas! Creio que com essas técnicas vou diminuir muito o peso de meu jogo Very Happy apesar que o objetivo é ser bem diverso nos gráficos (afinal são todos desenhados de uma vez só) então meu jogo vai ser como o Braid, farei de tudo para evitar desperdício, e creio que uma imagem ou outra, que não possa ser diminuída, não fará muita diferença se diminuir ao máximo o restante, então no caso do céu vou apenas dividi-la mesmo... E vou conversar com Gustavo, o designer do jogo, sobre isso.

E MUITO obrigado mesmo, acho que pensando bem é melhor não mudar de plataforma assim tão cedo, pois em outro programa não vou ter toda uma "equipe" pronta para tirar minhas duvidas como tenho aqui no fórum Very Happy claro que mesmo com outros programas essas técnicas se aplicam mas de forma geral não teria o apoio que esse fórum possibilita aos desenvolvedores! Smile

Pedrø Amei seu tutorial, vou dar uma olhada com mais calma e adequar o meu jogo a suas dicas, e acho que se colocar uma imagem (de "carregando") mesmo que sem animação já deixa o jogador mais tranquilo, pois o jogo já é com o sistema de usar imagens só no momento certo e ele demora só uns 5 segundos para carregar, neste sistema creio que não vá ultrapassar os 15... Mas de qualquer forma é bom manter um equilíbrio, obrigado pela dica.


EDITE:

E o Kabeção favou tudo que eu ia dizer Very Happy

EDITE2:

Só queria avisar de que mais do que certo, antes o jogo gastava 650 mb de RAM, agora gasta 250 mb, novamente muito obrigado pessoal Very Happy


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Re: Plataformas de criação de jogos

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