Plataformas moveis...

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Plataformas moveis...

Mensagem por dennsurfsk8 em Seg 08 Set 2008, 01:11

Como fazer plataformas que fiquem indo pra cima e pra baixo , pra 1 lado e pra outro e que caia depois d alguns segundos com o player nela...?

dennsurfsk8

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Re: Plataformas moveis...

Mensagem por Convidad em Seg 08 Set 2008, 10:26

Coloque no evento Create da plataforma:

Código:
movimento:=0;
calc_movimento:=0;

Agora no Step:

Código:
calc_movimento+=.02;
movimento:=4*(cos(calc_movimento));
x+=movimento;

Isso vai fazer com que ela se mova de um lado para o outro de forma suave sem a necessidade do friction ou hspeed... Para fazer outros tipos de movimento, basta alterar alguns valores. Ex:

Movimento "mais curto e mais rápido":

Código:
calc_movimento+=.05;
movimento:=5*(cos(calc_movimento));
x+=movimento;

Pra fazê-la "cair"...

Defina no Create:

Código:
player_above:=false;

No Colision com o player:

Código:
if player_above = false then
  begin
  player_above:=true;
  alarm[0]:=10
  end;

Vamos criar um alarme de 10 steps para que ela possa cair (dê um tempo pro player pensar o que vai fazer). Note que estou explicando como fazer a plataforma "cair" não como subir nela!

Coloque no evento "Alarm 0":

Código:
gravity_direction:=270;
gravity:=.07;

Agora crie um evento para destruí-la quando sair da room, senão ela vai se movimentar para o "infinito e avante" até o jogo terminar!!!

Vá nos eventos "Other -> Outside Room" e arraste o ícone "Destroy the Instance".

A platafoma vai se movimentar de um lado para o outro sem a necessidade de vspeed ou friction. Quando o player colidir com ela (não se esqueça de incluir as condições do seu jogo! Se estiver de pé..., se estiver sobre ela..., etc) ela vai aguardar um tempo e depois cair. Quando ela ultrapassar o limite da sala ela vai se auto-destruir.

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Re: Plataformas moveis...

Mensagem por dennsurfsk8 em Seg 08 Set 2008, 13:22

Blz , mas acontece q ao pisar nela o player nao cai , mas se ela for pra direita o player fica parado , como fazer o player ao estar nela seguir seu movimento?

dennsurfsk8

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Re: Plataformas moveis...

Mensagem por Janx em Seg 08 Set 2008, 13:29

ai vc faz para se ele tiver em cima dela:

x += other.movimento

(se é essa a variavel que vc usou para ela andar...)

Janx

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Re: Plataformas moveis...

Mensagem por dennsurfsk8 em Seg 08 Set 2008, 14:09

movimento:=0;
calc_movimento:=0;


Agora no Step:

Código:
calc_movimento+=.02;
movimento:=4*(cos(calc_movimento));
x+=movimento;



Fiz assim , como seria a colisao do player com a plat?

dennsurfsk8

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Re: Plataformas moveis...

Mensagem por Convidad em Seg 08 Set 2008, 14:46

Não! O janx quiz dizer que o x é o do player!!!!!!! Very Happy Pra ele poder acompanhar a plataforma! ;)

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Re: Plataformas moveis...

Mensagem por dennsurfsk8 em Seg 08 Set 2008, 14:50

nao to entendendo , essas sao minhas variaveis :

direita = true
parado = true
velocidade = 6
image_speed = 0.3
penochao = true
abaixado = false
atirando = false
pulo_kike = false
tiro = 1
pulo = false

da 1 explicadinha galera ... olha a preguica hein...

dennsurfsk8

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Re: Plataformas moveis...

Mensagem por Janx em Seg 08 Set 2008, 15:33

nao agente ta falando da plataforma, pro movimento dela vc fez que nem o brendan falo ali em cima??

se vc fez vai no player poe um evento de colisao com a plataforma, se ja tiver blz, dai vc poe la o cidigo na ultima linha:

x += other.movimento

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Re: Plataformas moveis...

Mensagem por dennsurfsk8 em Seg 08 Set 2008, 16:33

meu create da plat ta assim :

movimento:=0;
calc_movimento:=0;

o step dela ta assim :

calc_movimento+=.02;
movimento:=4*(cos(calc_movimento));
x+=movimento;


agora o q eu boto no Player Collision with Plat ?

dennsurfsk8

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Re: Plataformas moveis...

Mensagem por Janx em Seg 08 Set 2008, 18:51

intao, agora vai no player e faz oque eu falei antes.
cloca colisao com essa plat ai e poe akele codigo que falei

Janx

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Re: Plataformas moveis...

Mensagem por dennsurfsk8 em Seg 08 Set 2008, 19:02

po ta dificil a comunicacao ....rsrsrsrs

olha como ta a colisao com a plat do meu player :


move_contact_solid(270,Cool
vspeed = 0
pulo = false

x += other.movimento


agora me diz ai ... o q q ta errado?

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Re: Plataformas moveis...

Mensagem por dennsurfsk8 em Seg 08 Set 2008, 19:03

obs : 8+) = Cool

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Re: Plataformas moveis...

Mensagem por Janx em Seg 08 Set 2008, 19:12

vc pois NO PLAYER o evento de colisao com a plataforma neh??

se fez isso é pra tar funcionando normal...

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Re: Plataformas moveis...

Mensagem por dennsurfsk8 em Seg 08 Set 2008, 19:52

era pra funcionar mas nao ta funcionando .. tu deve ta esquecendo d alguma coisa , o player continua ficando pra tras...

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Re: Plataformas moveis...

Mensagem por dennsurfsk8 em Seg 08 Set 2008, 20:42

e pra fazer plataformas q se movem na posicao vertical???

dennsurfsk8

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Re: Plataformas moveis...

Mensagem por Janx em Seg 08 Set 2008, 20:44

vc inverte x para y

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Re: Plataformas moveis...

Mensagem por dennsurfsk8 em Seg 08 Set 2008, 23:09

Olha me da 1 ajuda , pra me movimentar uso hspeed e vspeed tenho essas variaveis no create do player :

direita = true
parado = true
velocidade = 6
image_speed = 0.3
penochao = true
abaixado = false
atirando = false
pulo_kike = false
tiro = 1
pulo = false

eu coloquei assim na colisao com a plataforma

move_contact_solid(270,Cool
vspeed = 0
pulo = false
hspeed = other.velocidade


e assim no create da plataforma :
velocidade:=0;
calc_movimento:=0

e no step da plataforma :

calc_movimento+=.02;
velocidade:=4*(cos(calc_movimento));
x+=velocidade;


sera q alguem pode me dar 1 resposta clara?

o player toca na plataforma e acompanha 1 pouco ela , mas quando ela volta ele cai , poxa so falta isso pra eu poder terminar meu game ...

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Re: Plataformas moveis...

Mensagem por Convidad em Ter 09 Set 2008, 00:04

Lá na colisão com a plataforma você acrescenta:

Código:
x:=plataforma.x;

ou

Código:
x:=other.x;

Se mesmo assim o player tá ficando pra trás alguma coisa tá errada ou há alguma outra condição interferindo no que você quer fazer.

Se o player não tá acompanhado a plataforma na colisão, então pode não estar havendo colisão.

Pode ser que o x da sprite da plataforma esteja fora da área de contado fazendo o player deixar de colidir.

Ficaria bem mais fácil pra gente se você postar seu projeto ou pelo menos detalhá-lo melhor. Pode estar havendo um milhão de coisas diferentes...

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Re: Plataformas moveis...

Mensagem por Janx em Ter 09 Set 2008, 13:21

brendan escreveu:Lá na colisão com a plataforma você acrescenta:

Código:
x:=plataforma.x;

ou

Código:
x:=other.x;

Se mesmo assim o player tá ficando pra trás alguma coisa tá errada ou há alguma outra condição interferindo no que você quer fazer.

Se o player não tá acompanhado a plataforma na colisão, então pode não estar havendo colisão.

Pode ser que o x da sprite da plataforma esteja fora da área de contado fazendo o player deixar de colidir.

Ficaria bem mais fácil pra gente se você postar seu projeto ou pelo menos detalhá-lo melhor. Pode estar havendo um milhão de coisas diferentes...
cara se fizer desse geito ai, a posiçao x ia ser a posisao de origem do sprite da plataforma... ou seja se ele ta no meio da plataforma e o carinha cai na esquerda bem na ponta ele ia ser 'jogado' para o meio da plataforma...

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Re: Plataformas moveis...

Mensagem por Convidad em Ter 09 Set 2008, 14:09

janx escreveu:cara se fizer desse geito ai, a posiçao x ia ser a posisao de origem do sprite da plataforma... ou seja se ele ta no meio da plataforma e o carinha cai na esquerda bem na ponta ele ia ser 'jogado' para o meio da plataforma...
É mesmo janx. Eu nem pensei nisso...

Então tem que ser assim, no colision da plataforma com o player:

Código:
player.x+=(x-xprevious);

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Re: Plataformas moveis...

Mensagem por Kabeção em Ter 09 Set 2008, 14:22

player.x+=(x-xprevious);
E eu tava quebrando a cabeça aqui para fazer exatamente isso, somar o posicão do player ao movimento da plataforma.
No final das contas era bem simples. :oops:

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Re: Plataformas moveis...

Mensagem por Convidad em Ter 09 Set 2008, 14:26

kabecao escreveu:
player.x+=(x-xprevious);
E eu tava quebrando a cabeça aqui para fazer exatamente isso, somar o posicão do player ao movimento da plataforma.
No final das contas era bem simples. :oops:

Ás veses eu me esqueço completamente do xprevious e do yprevious. Putz! Esses dois são uma mão na roda! Já me salvaram a vida.

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Re: Plataformas moveis...

Mensagem por Janx em Ter 09 Set 2008, 14:26

nossa a sua vida?? foi taooo grave assim xD?!!

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Re: Plataformas moveis...

Mensagem por Convidad em Ter 09 Set 2008, 14:28

janx escreveu:nossa a sua vida?? foi taooo grave assim xD?!!

Me poupou tempo. E tempo nunca se recupera, só se ganha um pouco às veses...

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Re: Plataformas moveis...

Mensagem por Kabeção em Ter 09 Set 2008, 14:32

Eu também, acho que usei esses previous so umas duas vezes.

Então para uma plataforma que se move em varias direções é so fazer o mesmo com o y.
Código:
player.x+=(x-xprevious);
player.y+=(y-yprevious);
E pensar no tanto de projetos que deixei pra trás por causa disso. Laughing

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Re: Plataformas moveis...

Mensagem por dennsurfsk8 em Ter 09 Set 2008, 15:47

Sera q alguem pode me explicar o que eu coloco na colisao do player com a plataforma o nome do meu objeto jogavel e Hero e o nome da minha plataforma movel e PlatmovelH

create da plataforma :

movimento:=0;
calc_movimento:=0

step da plataforma :

calc_movimento+=.02;
movimento:=4*(cos(calc_movimento));
x += movimento;

assim esta a colisao do Hero com a PlatmovelH :

move_contact_solid(270,Cool
vspeed = 0
pulo = false


sera q alguem pode me dizer o que colocar pro Hero acompanhar o movimento da plataforma (baseado nos meus objetos) ... ja tentei d tudo e nao ta funcionando ...

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Re: Plataformas moveis...

Mensagem por dennsurfsk8 em Ter 09 Set 2008, 15:49

aqui esta a minha movimentacao do Hero :

Gravidade(x,y,Hero)
if y >= room_height {instance_destroy(); room_restart()}
if abaixado = false {
if keyboard_check(vk_right)
{
direita = true
if place_free(x+velocidade,y) {
x += velocidade
parado = false
}
}
if keyboard_check(vk_left)
{
direita = false
if place_free(x-velocidade,y) {
x -= velocidade
parado = false
}
}
if (keyboard_check_released(vk_right or vk_left)){parado = true}
if keyboard_check(vk_down)
{
abaixado = true
}
}
else
{
if (keyboard_check_released(vk_down))
{
abaixado = false
parado = true
}
else{parado = true}

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Re: Plataformas moveis...

Mensagem por Gianfranco em Ter 09 Set 2008, 18:56

Não se faz posts DUPLOS.

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Re: Plataformas moveis...

Mensagem por Convidad em Qua 10 Set 2008, 00:28

dennsurfsk8 escreveu:assim esta a colisao do Hero com a PlatmovelH :

move_contact_solid(270,
vspeed = 0
pulo = false

Blz


Agora vai lá na plataforma (PlatmovelH) e põe no colision dela com o Hero:

Código:
Hero.x+=(x-xprevious);

Tenta aêêêê Like a Star @ heaven Like a Star @ heaven What a Face

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Re: Plataformas moveis...

Mensagem por dennsurfsk8 em Qua 10 Set 2008, 01:00

Fiz exatamente o q vc falou e nao deu certo...

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Re: Plataformas moveis...

Mensagem por Convidad em Qua 10 Set 2008, 10:24

Então alguma coisa que tu fez aí tá errada, porque eu acabei de tertar de novo e tá tudo certo aqui.

dennsurfsk8 escreveu:Fiz exatamente o q vc falou e nao deu certo...

Especifique melhor o problema, o que ainda está acontecendo ou não está acontecendo. Se o hero fica parado ou cai, se ele fica azul ou amarelo, se a plataforma empurra ele ou pára...

Ou senão, poste teu projeto pra gente baixar e corrigir a falha, porque se a gente continuar aeeim o tópico vai ficar gigante, cansativo e sem solução.

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Re: Plataformas moveis...

Mensagem por dennsurfsk8 em Qua 10 Set 2008, 10:34

olha , o Hero fica parado , eu entendi esse procedimento , sei que teoricamente teria q funcionar , vou mostrar como fiz pro Hero se mover ...

Gravidade(x,y,Hero)
if y >= room_height {instance_destroy(); room_restart()}
if abaixado = false {
if keyboard_check(vk_right)
{
direita = true
if place_free(x+velocidade,y) {
x += velocidade
parado = false
}
}
if keyboard_check(vk_left)
{
direita = false
if place_free(x-velocidade,y) {
x -= velocidade
parado = false
}
}
if (keyboard_check_released(vk_right or vk_left)){parado = true}
if keyboard_check(vk_down)
{
abaixado = true
}
}
else
{
if (keyboard_check_released(vk_down))
{
abaixado = false
parado = true
}
else{parado = true}
}
/

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Re: Plataformas moveis...

Mensagem por Convidad em Qua 10 Set 2008, 10:42

Cara, tem muita coisa que ainda está ominida pra gente... eu vi que tu usou um script "gravidade(x,y,hero)" cujo conteúdo não faço idéia. Faz o seguinte: entra no chatbox lá na página principal ou poste teu jogo pra gente descobrir o erro.

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Re: Plataformas moveis...

Mensagem por dennsurfsk8 em Qua 10 Set 2008, 10:44

ai isso q na no meu script d gravidade :


//DEFINIÇÕES DE GRAVIDADE
//#############################
if place_free(argument0,argument1+1)
{
argument2.penochao = false
argument2.gravity = 0.75
}
else
{
argument2.penochao = true
argument2.gravity = 0
}
if (argument2.vspeed > 10) {argument2.vspeed = 10}
//#############################

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Re: Plataformas moveis...

Mensagem por Convidad em Qua 10 Set 2008, 10:55

A plataforma também fica parada Question

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Re: Plataformas moveis...

Mensagem por dennsurfsk8 em Qua 10 Set 2008, 11:23

nao ,ela se move d 1 lado pro outro ... o Hero q fica parado em cima dela...

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Re: Plataformas moveis...

Mensagem por gilomania3d em Qua 10 Set 2008, 11:34

Usa path com o movimento desejado e adicione o path á plataforma desjada.

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Re: Plataformas moveis...

Mensagem por dennsurfsk8 em Qua 10 Set 2008, 12:30

nao quero usar patch nao ... vai limitar minhas intencoes...

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Re: Plataformas moveis...

Mensagem por ryan_b em Qua 10 Set 2008, 12:30

dennsurfsk8, pelo que eu percebi, você deve ter colocado um ou mais objetos do seu jogo como sólidos (solid). Se tiver feito isso, o que o janx e o brendan disseram não vai dar certo a menos que você faça uma regra muito exata com vspeed e hspeed...

Eu fiz uma engine para você ver como funciona esse "mecanismo" : Download

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Re: Plataformas moveis...

Mensagem por dennsurfsk8 em Qua 10 Set 2008, 13:48

Vi sua engine , nosssssa parece tao simples ... mas acontece q aqui nao funcionou , bem tudo meu tava solido , agora ate mudei isso , so o q esta solido e o chao e a parede senao o Hero passa por dentro , bem se eu deixar a PlatmovelH solida o Hero fica parado em cima dela e se eu deixa-la nao solida o Hero ate pega o movimento , mas ele fica por dentro dela no sprite do pulo , ja to ficando com raiva dessa porra ... daqui a poco vou deletar meu projeto...

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Re: Plataformas moveis...

Mensagem por ryan_b em Qua 10 Set 2008, 13:56

dennsurfsk8 escreveu:Vi sua engine , nosssssa parece tao simples ... mas acontece q aqui nao funcionou , bem tudo meu tava solido , agora ate mudei isso , so o q esta solido e o chao e a parede senao o Hero passa por dentro , bem se eu deixar a PlatmovelH solida o Hero fica parado em cima dela e se eu deixa-la nao solida o Hero ate pega o movimento , mas ele fica por dentro dela no sprite do pulo , ja to ficando com raiva dessa porra ... daqui a poco vou deletar meu projeto...

Fica frio. Se você tá começando a programar agora é bom se acostumar com isso. Tem que ter paciência, os melhores programadores são os mais pacientes.

brendan escreveu:Faz o seguinte: entra no chatbox lá na página principal ou poste teu jogo pra gente descobrir o erro.

Faz um link de download do seu projeto, pra eu poder te ajudar. Não precisa ter medo de alguém copiar porque quem só copia não aprende e não vai pra frente.

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Re: Plataformas moveis...

Mensagem por Kabeção em Qua 10 Set 2008, 14:04

Humm, mas porque você não coloca um link pra downlaod do seu projeto.
Isso não gasta nem 2 minutos, é so você ir aqui http://www.zshare.net/ por o arquivo lá, marcar o "I have read and agree to the TOS" e clicar em "Share It!", dai é so postar aqui o link.

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Re: Plataformas moveis...

Mensagem por dennsurfsk8 em Qua 10 Set 2008, 14:11

se ela ficar solida o Hero nao pega o movimento dela , e se ela nao ficar solida o Hero nao "pisa" nela

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Re: Plataformas moveis...

Mensagem por ryan_b em Qua 10 Set 2008, 14:17

Cara, só vou te ajudar se fizer o link. O kabecao que é moderador já disse o que você tem que fazer. Nó já estamos na página 4. Você também tem que cooperar porque eu nem ninguém somos advinhadores ou Mães-Dinás, ValtersMercados.

Põe o link.

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Re: Plataformas moveis...

Mensagem por dennsurfsk8 em Qua 10 Set 2008, 14:28

Vlw , ta ai o link do meu projeto : http://rapidshare.com/files/144168854/New_Folder.rar.html

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Re: Plataformas moveis...

Mensagem por dennsurfsk8 em Qua 10 Set 2008, 15:07

Galera ai so ta faltando meu scrip de gravidade , coloca o nome do script d Gravidade:

//DEFINIÇÕES DE GRAVIDADE
//#############################
if place_free(argument0,argument1+1)
{
argument2.penochao = false
argument2.gravity = 0.75
}
else
{
argument2.penochao = true
argument2.gravity = 0
}
if (argument2.vspeed > 10) {argument2.vspeed = 10}
//#########################


coloca esse script ai e no primeiro step do Hero , na primeira linha coloquem :

Gravidade(x,y,Hero)

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Re: Plataformas moveis...

Mensagem por dennsurfsk8 em Qua 10 Set 2008, 19:16

Postei meu projeto e ninguem disse nada........

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Re: Plataformas moveis...

Mensagem por Janx em Qua 10 Set 2008, 19:24

Cara, cuidado vc ta fasendo mtos posts TRIPLOS E DUPLOS! (oque nao é bom!)
se ninguem ajudou é que ainda nao viram ou nao consiguiram fazer, ou n querem te ajudar XD!!


Verifique o codigo se vc nao fez nada errado, mtas veses é isso q acontece!

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Re: Plataformas moveis...

Mensagem por dennsurfsk8 em Qua 10 Set 2008, 19:53

Po Janx ja tentei d tudo , e nao funcionou , minha ultima esperanca e q alguem analise meu projeto e talvez alguem vendo com outros olhos pode encontrar o erro....

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Re: Plataformas moveis...

Mensagem por Kabeção em Qua 10 Set 2008, 22:19

Seguinte, o plataforma não deve ser solida, pelo visto o personagem até se movimenta mais fica atravessado no objeto.
É simples, o problema e onde você defini a origem da sprite que la ta bem no meio da imagem.
É melhor você sempre por a origem nas "solas" dos pés e o mesmo com a mask.

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Re: Plataformas moveis...

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