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Ajuda com tempo das sprites
2 participantes
Página 1 de 1
Ajuda com tempo das sprites
Bom gente o problema é o seguinte, estou fazendo um jogo simples e decidi colocar uma mecanica de ataque melee no personagem, então toda vez que eu aperto um determinado botão a sprite de ataque é acionada, só que ela não consegue terminar toda a sua animação, ao menos que o botão de ataque fique pressionado até o fim, mas dessa forma a animação irá ficar repetindo até o botão parar de ser pressionado.
Resumindo: Queria colocar um limite de tempo em que é possível realizar o ataque e arrumar esse problema da animação da sprite não ir até o final.
Já vi algo parecido aqui no forum mas sinceramente não resolveu o meu problema, já pesquisei sobre os alarms mas também não ajudaram.
Seria algo mais ou menos assim:Resumindo: Queria colocar um limite de tempo em que é possível realizar o ataque e arrumar esse problema da animação da sprite não ir até o final.
Já vi algo parecido aqui no forum mas sinceramente não resolveu o meu problema, já pesquisei sobre os alarms mas também não ajudaram.
- Código:
if keyboard_check(ord("J")) and lado==direita {
sprite_index = spr_ataque_direita;
// Alguma coisa para por um limite de tempo para o botão ser pressionado de novo e alguma coisa para arrumar o problema da sprite não ir até o final
}
Se puderem me ajudar agradeço MUITO!
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Re: Ajuda com tempo das sprites
Amigo, se o que você quer é que a animação toque até o final mesmo que você tenha deixado de pressionar o botão, na real você precisa retirar a ação do evento keyboard_check_released que provavelmente você está usando, e fazer isso de uma forma diferente, segue exemplo:
Create do player:
Step do player:
Se desejar o evento Animation End. coloque nele:
Espero ter ajudado amigo.
Create do player:
- Código:
Animation=false; // está variável serve pra verificar se o player está em animação e se pode ou não pressionar outro botão
Step do player:
- Código:
if keyboard_check(vk_left) and Animation==false{ // se você pressionou pra esquerda e o player não está em animação
sprite_index= spr_player_andando_esquerda;
Animation=true; // então agora a animação está tocando e eu não posso mais pressionar pra esquerda ou direita enquanto a animação
não parar de tocar.
}
// A partir daqui você vai precisar verificar quantos frames tem sua animação e fazer o cálculo, no caso utilizando o comando image_index, ele começa a contar o frame do zero, não do 1, lembre disso. o primeiro frame é 0, image_index==0, vamos usar um if para verificar se a animação chegou ao fim, ou você pode usar também o evento Animation End, mas prefiro assim.
if image_index>(NumeroDeFrames-1){ // se os frames chegaram ao fim
Animation=false; // então a variável é igual a false o player pode pressionar algum botão novamente
if sprite_index==spr_player_andando_direita{ // e se o player estava andando pra direita, ou seja, com esse sprite
sprite_index=spr_player_parado_direita; // ele volta ao seu estado natural parado pra direita
}
PS: repita esse código que verifica qual sprite o player tem pra cada animação, eu só verifiquei acima se o player estava andando pra
direita, faça o resto. Exemplo:
if sprite_index==spr_player_andando_esquerda{ // e se o player estava andando pra esquerda, ou seja, com esse sprite
sprite_index=spr_player_parado_esquerda; // ele volta ao seu estado natural parado pra esquerda
}
}
Se desejar o evento Animation End. coloque nele:
- Código:
Animation=false;
if sprite_index==spr_player_andando_direita{
sprite_index=spr_player_parado_direita;
}
if sprite_index==spr_player_andando_esquerda{ // e se o player estava andando pra esquerda, ou seja, com esse sprite
sprite_index=spr_player_parado_esquerda; // ele volta ao seu estado natural parado pra esquerda
}
Espero ter ajudado amigo.
AG Hydra- Data de inscrição : 23/04/2012
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Re: Ajuda com tempo das sprites
Obrigado pela ajuda amigo, acredito que seu código funcione perfeitamente para meu problema, mas tive problemas para adaptá-lo na minha engine, poderia mandar uma engine com esse exemplo para eu poder dar uma olhada? Se não der não tem problema, você já me ajudou muito, OBRIGADO!
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Re: Ajuda com tempo das sprites
Sim, vou enviar logo que possível, pois estou meio atarefado, mas amanhã mesmo te envio.
AG Hydra- Data de inscrição : 23/04/2012
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Re: Ajuda com tempo das sprites
Ok! Muito obrigado mesmo, mas só para você ter uma ideia de como estou tentando fazer vou mostrar essa parte do meu código.
- Código:
if atacando=false and chao and ataque {
sprite_index = spr_player_atacando;
atacando=true;
if image_index > (3-1) {
atacando=false;
}
}
Só para explicar a variável chao significa uma colisão vertical abaixo do personagem e a variável ataque nada mais é do que o botão do teclado para atacar, agora que eu vi que você disse que provavelmente estou usando keyboard_check_released, mas na verdade estou usando keyboard_check mesmo.
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Re: Ajuda com tempo das sprites
Olá de novo amigo, o problema não é isso, quando me referi a keyboard_check_released me referi a você por uma ação nesse evento ordenando que o sprite do player mude para um sprite de stand, ou seja, um sprite que represente o player imóvel, desse jeito não há como a animação continuar, pois você ordenou através desse evento que ela pare se você para de pressionar, essa verificação não deve existir pois irá cessar a animação e aqui estamos fazendo a animação parar de forma automática, mas se você não usou esse evento pra nada então o código já devia estar funcionando. Faz o seguinte, upa a engine e me manda, eu vou editá-la.
AG Hydra- Data de inscrição : 23/04/2012
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Re: Ajuda com tempo das sprites
Estou tentando te mandar o link para download do projeto mas o fórum não está permitindo, quer que eu envie para seu email ou algo do tipo?
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Re: Ajuda com tempo das sprites
Sim, envie para meu email allefmedeiros60@gmail.com.
AG Hydra- Data de inscrição : 23/04/2012
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Re: Ajuda com tempo das sprites
Pronto, email enviado
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