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[Tutorial] Multi-Resolução Android Game maker 2

em Qui 22 Fev 2018, 16:18
Fala rapaziada, hoje vou trazer para vocês como deixa seus jogos android adaptável em múltiplas resolucoes moveis no game Maker 2.

--1ºPasso: Criando a Room--

Primeiramente temos que criar as medidas de nossa room.
Como exemplo vou deixar minha room com Widht = 480 e o Height =  1000;
No caso sera em Orientação Portrait

Obs: Meu celular fica com a resolução adequada com as dimensões 480x800, porem na room a altura eu coloco a mais por medidas de adequação com as varias resoluções;

--2ºPasso:Criando os códigos--

Vamos Criar event create e adicionar o código:

Código:
larg = display_get_gui_width();  //vai pegar a largura do celular
alt = display_get_gui_height();  //vai pegar a altura do celular

asp = 480/larg;    //aqui vamos criar o aspect ratio. O 480 sera a largura da room que no caso nao sera alterada

altura = alt*asp;  //aqui é a magica; o codigo vai pegar o tamanho da tela e multiplicar com o ratio

camera_set_view_size(view_camera[0], 480, altura);  // vai gerar o tamanho adaptado em varios dispositivos

camera_set_view_pos(view_camera[0],0,(1000 - altura) /2); // O valor 1000 representa o tamanho total da room e e coloca a câmera sempre no centro da room.


Explicando o ultimo código: Se meu dispositivo gera 800px de altura o Y da minha câmera ficará a 100px abaixo do inicio da room, ou seja, não sera mostrada 100px a cima e 100px a baixo da câmera.
Se no caso a minha altura da câmera gerar 600px? então ficaram de fora 400px de 1000px da room, ou seja, 200px em cima não sera mostrada e nem 200px em baixo.

Obs¹: Lembrem-se de criar o jogo ja pensando na posibilidade de perda na sua room.
Obs²: Lembrem-se de ativar a viewport nas configuracoes da room e marcar em options>Android>Graphics: a opção Full scale.

cheers  cheers  cheers  cheers
Para quem ainda usa a versão 1.4, no fórum já existe um tutorial.
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