GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Retorno da GMBR!!!
por vinians Qui 14 Mar 2024, 19:07

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


GML: como posso fazer o efeito da chuva?

2 participantes

Ir para baixo

GML: como posso fazer o  efeito da chuva? Empty GML: como posso fazer o efeito da chuva?

Mensagem por Cambalinho Qui 05 Out 2017, 09:22

como posso fazer 1 efeito de chuva, em 2D, sem usar muito CPU?
eu tenho este codigo, mas usa muito CPU:
Código:
//Create event:
enum RainPos{PositionX, PositionY};

RainOriginalPos[display_get_gui_width()/10]=0;

RainCount=ceil((display_get_gui_height()/8) *(display_get_gui_width()/8+display_get_gui_height()/8))
Rain[RainCount,2]=0;

RaintIndex=0;
i=0;
for (RainPosY=0;RainPosY<display_get_gui_height();RainPosY+=10)
{
    for (RainPosX=0; RainPosX<(display_get_gui_width()+display_get_gui_height()); RainPosX+=10)
    { 
        if (RainPosY==0)
        {
          RainOriginalPos[i]=RainPosX;
          i++;
        }   
        Rain[RaintIndex,RainPos.PositionX]=random(display_get_gui_width()+display_get_gui_height());
        Rain[RaintIndex,RainPos.PositionY]=RainPosY;
        RaintIndex++;
    }
}

//Step event:
RainSpeed=2;
for (i=0; i<RaintIndex-1; i++)
{
    Rain[i,RainPos.PositionX]-=RainSpeed;
    Rain[i,RainPos.PositionY]+=RainSpeed;
    if (Rain[i,RainPos.PositionY]==display_get_gui_height())
    {
        Rain[i,RainPos.PositionX]=random(display_get_gui_width()+display_get_gui_height());
        Rain[i,RainPos.PositionY]=0;
    }
}

//Draw GUI event:
draw_set_colour(c_gray);
for (i=0; i<RaintIndex-1; i++)
{
    draw_line(Rain[i,RainPos.PositionX],Rain[i,RainPos.PositionY],Rain[i,RainPos.PositionX]-8,Rain[i,RainPos.PositionY]+8);
}
a chuva é mostrada e em movimento:
GML: como posso fazer o  efeito da chuva? Rain10

o problema é que usa muito CPU. alguem me pode explicar como posso poupar no CPU?
(eu não estou a usar as particulas e isso devido a 1 actuclizaçao que preciso de fazer para o 3D... por alguma ração eu não posso usar particulas e efeitos 2D em 3D, mesmo no Draw GUI eventos)
Cambalinho
Cambalinho

Data de inscrição : 26/10/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 34
Prêmios : GML: como posso fazer o  efeito da chuva? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

GML: como posso fazer o  efeito da chuva? Empty Re: GML: como posso fazer o efeito da chuva?

Mensagem por Caxstudio Qua 07 Fev 2018, 21:26

não sei como fazer um draw de linhas mas vou te passar minha lógica de programação
Código:

/// crie um sprite que parece uma gota de chuva e depois crie um obj com esse sprite
/// usar isso no create
chuva = false;
localchuvax = 0;
timer = 0;

// usar isso no step
y + 1;
if (chuva == true)
{
     timer += 1; // sempre q a variavel chuva tiver true vai adicionar +1 a variavel timer
     if (timer = 10) // se a variavel timer for igual a 10
     {
         localchuvax = random_range(0,room_width; // se a variavel chuva for ativada a variavel local chuva vai criar lugares aleatorios no X da room
          instance_create_depth(localchuvax,0,0,objChuva); // cria um objChuva com o X da variavel localchuvax no y 0, profundidade 0 ( a que você preferir) e o obj que vai criar
          timer = 0; // seta a variavel timer para 0
     }     
}
if (x = room_height)
{
      instance_destroy
}


Última edição por Caxstudio em Qua 07 Fev 2018, 21:38, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : esqueci de colocar o codigo para destruir o obj)
Caxstudio
Caxstudio

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 07/02/2018
Reputação : 2
Número de Mensagens : 2
Prêmios : GML: como posso fazer o  efeito da chuva? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

GML: como posso fazer o  efeito da chuva? Empty Re: GML: como posso fazer o efeito da chuva?

Mensagem por Cambalinho Qui 08 Fev 2018, 19:32

desculpa, mas já agora, pensando no 3D, como pensa que podia fazer vários depth(frente.. trás)?
Cambalinho
Cambalinho

Data de inscrição : 26/10/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 34
Prêmios : GML: como posso fazer o  efeito da chuva? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

GML: como posso fazer o  efeito da chuva? Empty Re: GML: como posso fazer o efeito da chuva?

Mensagem por Caxstudio Qui 08 Fev 2018, 19:52

Cambalinho escreveu:desculpa, mas já agora, pensando no 3D, como pensa que podia fazer vários depth(frente.. trás)?

Bom, você pode usar o codigo instance_create_depth caso seu GMS for versão 2.0
Irei te passar os parametros dela :

instance_create_depth(x , y , depth , obj)
caso tu querer criar a chuva em um depth maior tu só muda o 3º parametro para maior..

Se no seu caso for no GMS 1.4 você entra no menu do objeto e no canto inferior esquerdo estará escrito depth e você muda para o numero desejado.. obg
Caxstudio
Caxstudio

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 07/02/2018
Reputação : 2
Número de Mensagens : 2
Prêmios : GML: como posso fazer o  efeito da chuva? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

GML: como posso fazer o  efeito da chuva? Empty Re: GML: como posso fazer o efeito da chuva?

Mensagem por Cambalinho Sex 09 Fev 2018, 17:46

muito obrigado por tudo amigo. muito obrigado
Cambalinho
Cambalinho

Data de inscrição : 26/10/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 34
Prêmios : GML: como posso fazer o  efeito da chuva? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

GML: como posso fazer o  efeito da chuva? Empty Re: GML: como posso fazer o efeito da chuva?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos