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GML: como posso fazer o efeito da chuva?

em Qui 05 Out 2017, 09:22
como posso fazer 1 efeito de chuva, em 2D, sem usar muito CPU?
eu tenho este codigo, mas usa muito CPU:
Código:
//Create event:
enum RainPos{PositionX, PositionY};

RainOriginalPos[display_get_gui_width()/10]=0;

RainCount=ceil((display_get_gui_height()/8) *(display_get_gui_width()/8+display_get_gui_height()/8))
Rain[RainCount,2]=0;

RaintIndex=0;
i=0;
for (RainPosY=0;RainPosY<display_get_gui_height();RainPosY+=10)
{
    for (RainPosX=0; RainPosX<(display_get_gui_width()+display_get_gui_height()); RainPosX+=10)
    { 
        if (RainPosY==0)
        {
          RainOriginalPos[i]=RainPosX;
          i++;
        }   
        Rain[RaintIndex,RainPos.PositionX]=random(display_get_gui_width()+display_get_gui_height());
        Rain[RaintIndex,RainPos.PositionY]=RainPosY;
        RaintIndex++;
    }
}

//Step event:
RainSpeed=2;
for (i=0; i<RaintIndex-1; i++)
{
    Rain[i,RainPos.PositionX]-=RainSpeed;
    Rain[i,RainPos.PositionY]+=RainSpeed;
    if (Rain[i,RainPos.PositionY]==display_get_gui_height())
    {
        Rain[i,RainPos.PositionX]=random(display_get_gui_width()+display_get_gui_height());
        Rain[i,RainPos.PositionY]=0;
    }
}

//Draw GUI event:
draw_set_colour(c_gray);
for (i=0; i<RaintIndex-1; i++)
{
    draw_line(Rain[i,RainPos.PositionX],Rain[i,RainPos.PositionY],Rain[i,RainPos.PositionX]-8,Rain[i,RainPos.PositionY]+8);
}
a chuva é mostrada e em movimento:


o problema é que usa muito CPU. alguem me pode explicar como posso poupar no CPU?
(eu não estou a usar as particulas e isso devido a 1 actuclizaçao que preciso de fazer para o 3D... por alguma ração eu não posso usar particulas e efeitos 2D em 3D, mesmo no Draw GUI eventos)
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